Alicate De Pressão Para Que Serve?

Dependendo do trabalho que você for desempenhar é importante ter o melhor alicate de pressão em mãos, mas você sabe dizer para que ele serve? Se não souber responder muito bem para que ele serve não tem problema, pois nosso objetivo aqui é justamente te ajudar com isso!

Neste artigo nós vamos focar em te mostrar para que serve um alicate de pressão, bem como algumas outras informações a respeito dele que você deve saber antes de começar efetivamente a utilizá-lo!

Ou seja, se você pretende ir atrás de um alicate de pressão, então antes disso vem com a gente aprender mais sobre ele!

Para que serve um alicate de pressão?

Qual o melhor alicate de pressão?

Vamos começar então pelo ponto central deste artigo, te mostrar para que, efetivamente, serve um alicate de pressão!

Essencialmente, um alicate de pressão serve para pressionar, e não há qualquer tipo de pegadinha aqui, é apenas a função dele mesmo. Com ele você poderá pressionar peças e superfícies, bem como desapertar parafusos e porcas que estejam muito apertados, e até mesmo crimpar terminais.

Abaixo nós separamos algumas das funções que você pode desempenhar com o seu alicate de pressão, sendo elas:

  • A remoção de parafusos sextavados que esteja, ou que tenham sido, danificados;
  • A remoção de um castelo danificado na torneira de um chuveiro;
  • Segurar desde tubos metálicos até peças nos mais diferentes perfis, sendo as peças mais finas até as mais espessas;
  • Vários outros serviços que possam surgir no dia a dia.

Nós falamos de outros serviços que possam surgir no dia a dia pois a funcionalidade de um alicate de pressão é bastante ampla.

Ou seja, tudo aqui vai depender exclusivamente do serviço que você está executando, e do seu julgamento se o alicate de pressão poderá ou não lhe ser útil para aquele tipo de serviço. De qualquer modo, é sempre bom contar com ao menos um alicate de pressão em sua caixa de ferramentas, pois a chance de aparecer um serviço que irá requerer seu uso é bem alta.

Agora que você já entende melhor para que serve o alicate de pressão, ou assim nós esperamos, vamos então conferir quais são suas vantagens e desvantagens!

Vantagens e desvantagens de um alicate de pressão

Sempre que você pensar em adquirir uma ferramenta, seja lá qual for, é importante colocar na balança suas vantagens e desvantagens. Somente assim você poderá entender melhor se sua compra vale a pena ou não. E mais importante ainda, se aquela ferramenta poderá ou não te ajudar no seu trabalho em específico!

Vamos começar então pelas vantagens, onde o preço de um alicate de pressão é a primeira delas. Há sim modelos que destoam dos demais e são mais caros, entretanto, no geral, os modelos de alicate de pressão possuem todos um valor baixo. E como ele não é uma ferramenta que você irá utilizar com tanta frequência assim, a tendência é que ele possa render por muito tempo, fazendo sua compra valer totalmente a pena!

Em seguida nós devemos destacar a versatilidade que essa ferramenta lhe traz, pois logo acima nós lhe mostramos que ele é um verdadeiro coringa e possui diversas aplicações. E claro, se levarmos em consideração o “jeitinho brasileiro” de improvisar, o alicate de pressão é a ferramenta ideal para te ajudar naquelas improvisações, que nós chamamos de “gambiarras”.

Para poder aguentar o tranco pesado dos trabalhos, em oficinas mecânicas, canteiros de obra, etc, é claro que trata-se de uma ferramenta resistente!

E se mudarmos a página, e analisarmos agora as desvantagens, o alicate de pressão possui uma desvantagem que o destaca acima de todas as demais, sua necessidade constante de manutenção. Caso pense em adquirir um, é melhor já se preparar para sempre lubrificar e limpar suas articulações, sempre depois de um trabalho mais pesado. Esse cuidado é essencial para aumentar sua vida útil máxima.

Mas, mesmo quando colocamos vantagens e desvantagens lado a lado, as vantagens ainda assim vencem. Com isso nós podemos constatar que, não importa o trabalho, ter um alicate de pressão com você vale sim a pena!

Os diferentes bicos de um alicate de pressão

Depois de lhe explicarmos para que serve o alicate de pressão, nós devemos também focar em lhe apresentar todos os seus diferentes bicos! Esses bicos são também chamados de perfis de mordente.

É importante ter em mente que cada bico desempenha uma função em específico, ou seja, pode surgir uma situação em um determinado trabalho que você precise de dois alicates de pressão em mãos. A seguir nós lhe mostraremos os três principais perfis de mordente, bem como suas respectivas indicações.

  • Perfil triangular → No perfil triangular um dos bicos apresenta o formato em “V”, enquanto o outro bico é reto. Ele é indicado para placas, tubos e também em perfis retangulares e sextavados;
  • Perfil curvo → Já aqui a abertura dos bicos apresenta um formato oval. Esse alicate é indicado tanto para perfis retangulares quanto sextavados, mas ele também pode ser usado para placas.
  • Perfil reto → Já este último é indicado para aqueles perfis retangulares e placas mais estreitas.

Dentre todos os perfis que citamos acima, o curvo e o triangular são os mais comuns. Eles lhe permitem atender a uma maior variedade de trabalhos, e também são os que nós indicamos para compra e uso.

Como usar um alicate de pressão?

Uma vez que você já saiba para que serve um alicate, agora é necessário que lhe mostremos um passo a passo para utilizá-lo!

Não há qualquer tipo de segredo na hora de usar um alicate, porém é preciso ficar atento, pois o alicate de pressão possui algumas particularidades. Com isso nós chamamos atenção especificamente para as alavancas que tem como função multiplicar a força do alicate.

Para se ter uma ideia, o sistema de trava de um alicate de pressão pode fazer com que seu aperto no objeto chegue a uma força próxima de 1 tonelada!

Então, para te ajudar com isso, nós separamos abaixo um passo a passo bem simplesinho, que qualquer pessoa será capaz de executar!

  1. Coloque na boca do alicate o objeto que você deseja segurar;
  2. Com sua outra mão force o alicate a fechar bem sobre o objeto. Caso julgue que ele não está firme o suficiente você poderá regular sua pressão, para isto basta girar aquele parafuso que se encontra na parte traseira de seu alicate;
    • Mas atenção na hora de regular a pressão! A pressão ideal é quando você conseguir apertar e fechar seu alicate com apenas uma única mão, nada de ficar batendo um martelo no alicate para aumentar o aperto dele;
  3. Na hora de abrir e destravar seu alicate é só apertar o gatilho nele e pronto!

Viu só como é fácil e sem segredos? Mas, caso você queira ver o uso do alicate de pressão, sem problemas, é só dar play no vídeo abaixo retirado do canal “DICAS DO MAU“, onde além de conferir o uso você também tem acesso a diversas dicas úteis que lhe ajudarão bastante!

Agora você já sabe para que serve um alicate de pressão!

Acima nós lhe passamos diversas informações sobre o alicate de pressão, desde para que ele serve até mesmo dicas de como utilizá-lo da melhor maneira possível. Com isso nós esperamos que você consiga não apenas encontrar o melhor alicate, mas também utilizá-lo da melhor maneira possível, seja lá qual forem suas necessidades para com ele!

E claro, caso tenham restado dúvidas sobre o alicate de pressão é só nos perguntar nos comentários abaixo, e nós faremos o possível para lhe responder!