Como Armazenar Brocas? A Melhor Maneira!

Na construção civil é normal que trabalhemos com várias brocas diferentes, o que torna importante encontrar um meio correto de as armazenar!

Pois aqui neste artigo nós iremos focar justamente nisso, em lhe ensinar a maneira correta de armazenar suas brocas. Assim você poderá sempre deixá-las armazenadas e prontas para o próximo trabalho que você tiver, seja lá qual for!

Então, se você quer aprender de uma vez por todas a como armazenar suas brocas, é só continuar a leitura!

Para que servem as brocas?

Antes de mais nada, você sabe dizer para que, afinal de contas, servem as brocas?

As brocas são parte essencial das furadeiras, sendo elas as responsáveis pelos furos que você deseja fazer. Aqui é importante ter em mente que há uma broca específica para cada tipo de material que você deseje perfurar. Ou seja, há uma broca específica para madeira, para ferro, para concreto, etc.

Então, de nada adianta você ter em mãos a melhor furadeira, se não tiver também a broca certa para o serviço. Uma não funciona sem a outra!

Uma vez que você já tenha entendido para que servem as brocas, vamos focar agora na importância de as armazenar!

Por que é importante armazenar brocas?

Logo de cara nós já podemos destacar a organização como principal fator para armazenar brocas.

Nós podemos destacar a organização pois uma caixa de ferramentas mal organizada irá acabar lhe prejudicando bastante. Acima nós falamos que há uma broca certa para cada tipo de material/superfície que você deseja perfurar, imagine só se você simplesmente jogar suas brocas no mesmo lugar e depois não encontrar a certa?

Nesse caso você pode acabar utilizando uma broca inapta para aquele material em específico, o que poderá gerar danos tanto ao material quanto a furadeira. Por isso é tão importante manter suas brocas organizadas, de modo que você sempre encontre a certa quando precisar dela.

Nós também podemos citar que até mesmo para a boa manutenção das brocas o seu armazenamento é importante. Assim você evita que suas brocas se danifiquem, e que na hora de usá-las elas estejam em perfeitas condições!

Recapitulando, nós podemos dizer então que armazenar suas brocas é importante para manter uma boa organização, bem como para manter as brocas sempre em perfeitas condições de uso!

Como armazenar brocas

Bom, vamos então focar no ponto central deste nosso artigo, lhe ensinar a como armazenar suas brocas!

Para tal nós iremos apresentar um passo a passo abaixo para a construção de um suporte para suas brocas, suporte tal qual o da imagem abaixo:

Suporte para brocas

Se você reparar bem neste suporte, verá que as brocas ficarão armazenadas acima dele, postas na vertical, enquanto na parte dianteira deste suporte há diversos furos. Estes furos possuem a função de te ajudar a definir qual broca usar.

Ou seja, se você pretende perfurar determinada superfície, basta conferir qual dos furos na frente de seu suporte corresponde aquele que você deseja fazer, e então escolher a broca específica para ele. Você também pode simplesmente encaixar os parafusos no furo da frente e ver qual broca corresponde aquele parafuso em específico.

Esse é um sistema bem simples, que te evita tempo se decidindo por qual broca usar, sendo que basta conferir os furos!

Já que você entendeu a ideia por trás deste suporte, vamos então te ajudar a montá-lo!

Passo #1 – Separando os materiais

A primeira coisa aqui é começar separando os materiais de que você precisará para montar este suporte e conseguir armazenar suas brocas. Anote então todos os materiais que usaremos:

  • Uma furadeira;
  • Brocas – Todas as brocas que você tiver e quiser armazenar;
  • Uma peça retangular de madeira – O tamanho dessa peça depende de quantas brocas você for armazenar nela, sendo que quanto maior ela for, mais espaço você terá para suas brocas. E claro, você também pode construir vários suportes pequenos, tais como o da imagem acima, separando suas brocas por tamanho, tipo, material, etc, tudo de acordo com seu gosto;
  • Régua;
  • Caneta;
  • Lixa para madeira.

Tudo em mãos? Pois então vamos começar!

Passo #2 – Realizando as medições

O primeiro passo é realizar as medições na peça de madeira, para tal utilize a régua e a caneta.

Suporte para brocas

O ideal é que suas brocas fiquem bem na parte central superior da peça de madeira, e com um espaçamento de 2 cm entre cada uma delas. Na imagem acima você pode ver que tais medições estão sendo feitas com o auxílio da régua.

Uma vez que você tenha feito essas marcações na parte superior do suporte, agora deverá estendê-las para a parte frontal do suporte, lembrando que a ideia é justamente mostrar na frente o tipo de broca correspondente.

Suporte para brocas

Pela imagem acima você pode ver esta marcação sendo estendida até a frente do suporte, sendo que cada linha corresponde a uma broca.

Repita essas marcações para todas as brocas que você deseja armazenar neste suporte.

Após terminar todas as marcações, nós podemos passar para o próximo passo.

Passo #3 – Os furos

Agora é a hora de começarmos a realizar os furos, tanto na parte superior quanto na parte frontal da peça de madeira.

Suporte para brocas

Na imagem acima você pode conferir melhor como os furos são feitos, tanto na parte superior quanto na parte frontal do suporte.

Mas atenção, é importante que você faça cada furo com a broca respectiva que ficará guardada ali. Não use a mesma broca para todos os furos!

A ideia aqui é justamente diferenciar os furos, fazendo com que eles sejam específicos para a broca a ser utilizada, então certifique-se de usar a broca certa para cada tipo de furo.

Ao terminar de fazer os furos, basta agora guardar as brocas em seus lugares específicos.

Suporte para brocas

Passo #4 – A broca chata

Até então nós fizemos a separação e os furos para as brocas comuns, mas você também pode ajeitar para guardar as brocas chatas.

Suporte para brocas

As brochas chata são mais largas do que as brocas convencionais, então, apesar do processo ser o mesmo, é um pouquinho diferente.

Aqui a única diferença é no espaçamento que você deverá deixar entre cada broca, sendo que ao invés de 2 cm, o aconselhável é separar 4 cm entre as brocas chata.

Uma vez que tenha feito as marcações, agora basta perfurar, tanto na parte superior quanto na parte frontal.

Na parte superior você pode realizar os furos com uma broca comum, pois ali você apenas irá guardar suas brocas chata. Mas na parte frontal o ideal é que você faça cada furo com a respectiva broca chata, de modo que você possa identificar a qual broca cada furo representa.

Suporte para brocas

Pela imagem acima você pode ver o furo frontal sendo feito com a broca chata, enquanto o furo superior foi feito com uma broca comum. Isso pois acima é onde você irá armazenar sua broca, enquanto na frente é onde você precisa ver ela realmente em ação.

Passo #5 – Agora é só lixar!

Uma vez que você tenha terminado as marcações e os furos, agora é só lixar seu suporte, de modo que ele fique bem liso, sem farpas ou irregularidades.

Suporte para brocas

Após isso tudo pronto, você acabou de montar um suporte para armazenar suas brocas. Bem fácil, não é mesmo?

Todo este passo a passo foi retirado do canal Empoeirados, e caso queira ver ele sendo feito, basta dar play no vídeo abaixo:

Agora você já sabe como armazenar suas brocas!

Acima nós lhe informamos sobre a importância de armazenar suas brocas, bem como lhe mostramos o passo a passo para a construção de um suporte de modo que você possa deixar suas brocas sempre bem armazenadas e a sua disposição. Então agora não tem mais porquê deixar tudo jogado e desarrumado, basta construir o seu suporte e deixar tudo muito bem organizado!

E claro, tenha em mente que este é apenas o modelo de um suporte que você pode construir para armazenar suas brocas, sendo que há vários outros modelos que você pode buscar para tal. Se você estiver se sentindo inspirado, pode sempre montar o seu próprio modelo, e nesse caso não deixe de compartilhá-lo com a gente!

Restaram dúvidas sobre a construção do suporte ou sobre o armazenamento das brocas? Pois então é só perguntar nos comentários abaixo e nós faremos o possível para lhe responder!