Como Funciona O Sistema Airless

Afinal de contas, como funciona o sistema airless? 

Você sabia que o sistema airless é umas das mais potentes ferramentas para pintura?

Só para você ter ideia da potencia da pintura airless, sabia que ele é capaz de pintar, em um dia, até mil metros quadrados

Mas como esse faz isso?

Como o sistema airless realmente funciona, internamente

Como o sistema airless funciona, internamente

Como funciona o sistema airless?
O sistema airless possibilita uma pintura rápida graças ao uso da pressão

Para aprendermos melhor como funciona o sistema airless, primeiramente precisamos saber o que é a pintura airless. 

Assim como o nome já diz, airless (que em inglês significa “sem ar”) é um método de pintura pelo qual não se utilizar ar. 

Mas calma lá, todo spray não precisa de ar?

Não no caso do sistema airless!

No lugar do compressor de ar, o sistema airless faz uso de uma bomba de pistão, ou uma bomba de diafragma, ligado a um motor elétrico. Essa aparelhagem toda é feita para criar pressão usando a própria tinta. 

Esse sistema pulveriza o produto com atomização por pressão, ou seja, ele quebra o fluído da tinta em partículas pequenas usando motor elétrico, sem ter que fazer uso de ar comprimido.

Para fazer isso, a tinta é bombeada por uma pressão alta até chegar ao bico de spray. Assim a tinta emerge com um fluxo sólido, porém esse fluxo é rompido em contato com o ar.

E depois que o fluido é rompido em pequenos fragmentos, a atomização faz o produto ficar em partículas ainda menores, assim formando um leque de spray. 

 E faz isso tudo sem nem utilizar pressão pneumática

Por causa disso tudo, o sistema airless é o mais eficiente para pintar projetos amadores, comerciais, industriais ou qualquer outro tipo de pintura em paredes.  

E temos mais.

Temos mais 3 benefícios que o sistema airless pode oferecer. 

3 benefícios do sistema airless

Como funciona o sistema airless?
Com sistema airless é possível pintar qualquer superfície sem muita dificuldade

Beneficio 1 – Veloz e prático

A pistola airless consegue substituir tanto o pincel quanto o rolo com grande facilidade.

Principalmente quando o projeto é muito grande e demorado.

Pense bem, o pincel é ótimo para pintar detalhes pequenos e com menos erros, mas demora horrores para terminar.

Já o rolo é mais rápido que o pincel, mas essa ferramenta tem tendência de deixar marca e danificar a pintura na parede. 

E o pulverizador airless? O sistema airless funciona de tal modo que ele consegue fazer o trabalho dessas duas ferramentas com grande eficácia , velocidade e muita qualidade. 

Beneficio 2 – Aplicação uniforme 

Ao contrário de outros tipos de pinturas, o sistema airless consegue pintar em paredes irregulares. Isto é, você pode aplicar a tinta em qualquer tipo de parede que a cor ficará surpreendentemente uniforme e contínua. 

Beneficio 3 – Economia de tempo e dinheiro

O pulverizador airless oferece uma enorme economia de tempo por usar uma grande quantidade de tinta em pouco tempo. 

Claro, isso será garantindo contanto que você saiba como usar e escolher o bico airless. 

Porém, cuidado para não aplicar muita tinta num lugar só, se não pode sair muito mais caro do que deveria. 

Vimos três grandes benefícios, mas também temos dicas.

Dicas sobre como fuciona e como usar o sistema airless

Como o pulverizador airless consegue cobrir uma boa área da superfície muito facilmente, ele também pode acabar pintando áreas que você não queira.

Portanto, quando for pintar usando um bico airless, faça questão de cobrir as áreas que você quer proteger, principalmente na questão dos móveis.

Outra dica interessante também é analisar a direção e a força do vento, pois ele pode espalhar as gotas de tinta em direções indesejáveis.  

Agora para finalizar esse tópico, nunca se esqueça de limpar o produto após terminar a pintura, pois a tinta seca pode danificar ou entupir o bico e você não irá querer isso nunca. 

Contudo, como o airless se compara ao pneumático? 

Sistema Airless Vs Pneumática

Para reforçar o entendimento de como funciona o sistema airless, vamos comparar com o compressor de ar.

Só pelo fato de não usar compressor de ar, o sistema airless consegue fazer maior pressão em comparação a outros pulverizadores de tinta. 

Além disso, como o pulverizador pneumático faz uso do ar para aplicar a tinta, o risco de bolhas e defeitos na pintura é muito grande, o que por consequência dificulta, danifica e até mesmo atrasa o seu projeto. Coisa que não acontece com um bico airless. 

Se quiser, você mesmo pode fazer o teste: Apenas arranje um local ou objeto para realizar uma pintura teste e use o sistema airless de um lado e o pneumático no outro, você notará a diferença logo de começo. 

Enfim, agora que vimos quase todos os detalhes do sistema airless, ainda não falamos dos modelos

Modelos existente no sistema airless

Cada setor profissional possui demandas especificas, e para atender isso, se foi criando novos modelos de pintura airless. 

Atualmente temos várias opções, como: 

  • Elétrico;
  • Bateria;
  • Pneumático;
  • Gasolina;
  • Dentre outros.

Da lista acima, vamos falar dos três modelos mais usados, que são os seguintes:

  • Os modelos elétricos são usados mais na pintura residencial para pintar paredes como em tetos, pisos ou telhados;
  • Agora os de gasolina já são utilizados em construções e áreas externas, como também em sinalizações;
  • Já os pneumáticos são preparados  para  indústrias que podem prover a energia necessária para as ser usada na pintura industrial. 

Agora você aprendeu como funciona o sistema airless

Acima nós lhe informamos sobre o sistema airless, e como você pode ver, ele é uma das melhores ferramentas para profissionais de pintura.

Esse sistema é muito mais forte, fácil e eficiente do que as pneumáticas e ainda lhe da um acabamento incrível e limpo, e o melhor de tudo isso é que ele é feito de uma maneira rápida. 

Afinal, existe uma boa razão pelo qual o sistema airless é popular entre os profissionais. Porém, você pode entender como ele funciona, mas não é o mesmo que usar. 

Por Isso, escolha o melhor airless para você, busque um tempo para aprender como usar o sistema airless de forma eficiente e pinte!

Restaram dúvidas sobre como funciona o sistema airless? Pois então é só nos perguntar nos comentários abaixo e nós estaremos prontos para lhe responder!