Como Limpar Carburador De Roçadeira

Ter em mãos uma boa roçadeira é sempre bom para te ajudar com os trabalhos mais pesados. Entretanto, mais cedo ou tarde surge a necessidade de aprender a como limpar o carburador de sua roçadeira, e é aí que nós entramos!

Nesse artigo nós separamos para você o passo a passo de como limpar o carburador de sua roçadeira, para te ajudar com isso de uma vez por todas! Assim você consegue utilizar sua roçadeira em sue máximo, sem se preocupar com problemas ocasionados pelo carburador.

Então, se você quer aprender de uma vez por todas a como limpar o carburador de sua roçadeira, é só continuar a leitura!

Para que serve o carburador?

Antes de mais nada, você sabe dizer para que serve o carburador da roçadeira?

O carburador tem como função abastecer o motor que será alimentado por gasolina, ou seja, aqui estamos focando apenas as roçadeiras a gasolina. É ele o responsável por criar, e também dosar, a correta mistura de ar + combustível presente nos motores de combustão interna!

Já deu pra ver que ele é importante, não é mesmo? Pois para que ele funcione sem problemas, é necessário mantê-lo sempre bem conservado e limpo. Vamos conferir então como limpar o carburador de sua roçadeira!

Como limpar o carburador de sua roçadeira!

Passo a Passo de como limpar o carburador da roçadeira

Abaixo nós separamos um passo a passo para te ajudar a limpar o carburador de sua roçadeira, você verá que não há nenhum segredo nisso. Então confere só!

Passo 1 – Mantenha-a em local plano, e sempre desligada!

Aqui nós iremos trabalhar no carburador, então é claro que você deve antes certificar-se de que sua roçadeira esteja totalmente desligada.

Após ter certeza de que ela está desligada, mantenha-a sobre um local plano, para que então você possa começar a “destrinchá-la” até chegar ao carburador. A dica aqui é ir anotando, e preferencialmente tirando fotos, conforme for tirando as peças de sua roçadeira. Isso é importante pois assim você não corre o risco de errar nada quando for colocar tudo de volta!

Passo 2 – Há conexões abertas?

Uma roçadeira conta com vários cabos/conexões, tais como acelerador, eletricidade, braçadeiras de entrada e saída de ar e a mangueira da gasolina. Todas essas conexões estão abertas?

Tenha em mente que para chegar até o carburador você precisará desconectar algumas conexões, você saberá como voltá-las corretamente para o lugar depois? Por isso é tão importante fotografar e anotar os seus passos, para não ter nenhum problema depois.

Passo 3 – Retire a tampa

A maioria dos modelos possui um parafuso em cima e embaixo da tampa do carburador, de modo a fixá-la. Ou seja, para retirar a tampa do carburador você precisará de uma chave de fenda.

Mas muito cuidado nesse processo, pois a tampa é uma parte muito frágil, e a força em excesso pode acabar por danificá-la.

Passo 4 – Começando a limpeza

Todos os passos anteriores foram para chegarmos até onde interessa, para podermos limpar o carburador da roçadeira!

Para começar sua limpeza você precisará ter em mãos dois itens:

  • Uma escova de dente velha;
  • Um desengraxante.

NÃO utilize água para limpara o carburador de sua roçadeira, a regra aqui é que você somente poderá limpar com o desengraxante!

Passo 5 – Utilizando o desengraxante

Com a escova de dente e o desengraxante em mãos, utilize-os em todas as peças do carburador, caso necessário você pode fazer essa limpeza até mesmo com os dedos.

Terminou de limpar? Pois agora você deixará todas as peças secando sobre um papel de toalha, em um local onde não terá risco de sujeira/poeira caírem sobre a peça. Para as peças de plástico do carburador você deverá utilizar um pano úmido para limpá-las, e depois seque-as bem.

Passo 6 – Hora de voltar com tudo para o lugar

Depois de limpar o carburador de sua roçadeira, agora é o momento de voltar com todas as peças para seu lugar!

Lembra das fotos que você tirou, e que nós insistimos que você devia ter tirado? Pois agora é a hora de utilizá-las para te ajudar a remontar seu carburador e voltar com todas as peças para seus lugares certos! Atenção, essa parte é importante pois, caso você remonte sua roçadeira de maneira errada, ela não irá funcionar corretamente.

Mas após realizar todos os passos acima você terá terminado de limpar o carburador de sua roçadeira, tudo rápido e fácil, sem maiores problemas!

Como regular o carburador de sua roçadeira!

Acima nós lhe ensinamos a limpar o carburador de sua roçadeira, mas você sabe como pode regulá-lo?

A maioria dos modelos já são padronizados, ou seja, eles já funcionam em uma mistura ideal de combustível + ar, o que faz com que você não precise regular. Mas, caso você sinta que precisa sim regular o carburador de sua roçadeira, sem problemas, nós te ajudamos:

  1. A primeira coisa que você deve fazer aqui é conferir se o motor está realmente desligado. Após ter certeza disso, confira o filtro de ar, veja se será necessário substitui-lo por outro;
  2. Quer fazer a regulagem padrão de sua roçadeira? Pois para isso você precisará girar, no sentido anti-horário, o parafuso principal de regulagem (H), até o encosto na rosca, gire-o somente até 3/4 de uma volta. Depois você irá girar, em sentido horário, o parafuso da marcha lenta de regulagem (L) até atingir o encosto da rosca, e depois girá-lo, agora no sentido anti-horário, mais uma volta e meia, finalizando assim sua regulagem padrão;
  3. Quer fazer a regulagem de marcha lenta? Pois comece realizando todo o passo acima para a regulagem padrão, e depois identifique o problema a ser tratado:
    1. O motor está apagando na marcha lenta → Gire, no sentido horário, o parafuso de encosto da marcha lenta (LA), de modo que o motor irá funcionar uniformemente.
    2. A ferramenta de corte está girando na marcha lenta → Gire, no sentido anti-horário, o parafuso de encosto da marcha lenta (LA), de modo que a ferramenta de corte agora permaneça parada. Após isso, gire mais uma vez, na mesma direção, até mais de uma volta.
    3. Pouca aceleração → Gire, no sentido anti-horário, o parafuso de regulagem (L), aqui você irá girá-lo cerca de 1/4 de volta, de modo que o motor possa voltar a funcionar e acelerar bem.
    4. Aceleração muito alta → Aqui você irá fazer o inverso do passo acima, ou seja, girar no sentido horário, também cerca de 1/4 de volta, o parafuso de regulagem de marcha lenta (L), de modo que o motor possa voltar ao seu normal e acelerar bem.
    5. Mesmo após tudo isso, ainda assim a ferramenta de corte não para na marcha lenta → Se mesmo após testar todas as opções acima, você ainda encontrar problemas relativos a ferramenta de corte não parar durante a marcha lenta, então o melhor é procurar por ajuda especializada nos postos de atendimento mais próximos de você!

Acima nós separamos algumas dicas para te ajudar a regular melhor sua roçadeira mas, caso você queira conferir essas dicas na prática, então é só dar play no vídeo abaixo do canal STIHL Brasil lhe mostrando todo esse passo a passo:

Algumas dicas de uso para sua roçadeira

Acima nós lhe mostramos como limpar e como regular o carburador de sua roçadeira. Então, para finalizarmos, nós separamos abaixo algumas dicas finais para te ajudar quando você estiver usando sua roçadeira!

Dica: Como ter mais eficiência em um terreno de grama alta

O mais comum é utilizar a roçadeira em pequenas áreas, tal como um jardim de casa. Mas isso não significa que elas não sejam também utilizadas em terrenos comerciais, extensos e com grama alta, como por exemplo para fazer a limpeza de um terreno abandonado.

Caso você esteja lidando com um terreno de grama alta, então o ideal é cortar a grama em duas direções, de forma separada. Comece roçando, pela direita, a parte de cima dessa grama, e depois, pela esquerde, corte a parte de baixo. É quase como um movimento de vai e vem, onde você irá lidar com o topo para depois lidar com a base.

E isso não é apenas uma ordem aleatória de corte que nós acabamos de inventar, pois isso fará com que todos os resíduos da grama fiquem acumulados no lado esquerdo de sua roçadeira, o que irá tornar todo o trabalho mais fácil e rápido para você!

Dica: O jeito certo de trabalhar em áreas planas e extensas

Dá pra usar a roçadeira em uma área muito grande? Sim, a resposta é que dá sim!

Para tal você precisará de um modelo com uma embreagem reforçada, além é claro de a lâmina certa para esse tipo de serviço. Talvez o principal problema que você irá enfrentar aqui será por conta da organização de trabalho, pois cada pessoa tem aquele método próprio de trabalho, que é sempre infalível e o melhor para utilizar

Mas quer uma dica para te ajudar nessa empreitada? Divida toda a área em quadrados! Feito isso, sempre comece seu trabalho pelas extremidades (pelas “beiradas”), até que você vá se aproximando do centro. Acredite, isso deixará seu trabalho mais rápido e fácil!

Dica: O que fazer quando há obstáculos onde você irá usar sua roçadeira?

Quando falamos de obstáculos, estamos nos referindo a árvores, muros, arbustos, estatuas, e tudo o mais que possa estar ali, justamente onde você irá utilizar sua roçadeira.

Para tal você precisará contar com uma lâmina de qualidade elevada, que seja resistente e precisa em seu corte. Por vezes terá determinadas plantas ou objetos muito próximas uma das outras, sendo necessário afastá-las para continuar seu trabalho, o que você poderá fazer manualmente mesmo.

Mas a dica aqui é simples, você deve sempre direcionar a roçadeira ao longo do obstáculo, com movimentos ao redor deste obstáculo, como se você o estivesse contornando. Isso fará com que o obstáculo permaneça protegido, e que ao mesmo tempo você consiga cortar sua superfície ao redor.

Dica: O jeit0 certo para trabalhar em encostas

A essa altura você já deve ter percebido que as roçadeiras são bastante versáteis em sue uso, não é mesmo? Você pode utilizá-las em pequenos jardins, áreas extensas, para limpar lotes abandonados e até mesmo em locais com muitos obstáculos. Mas e quanto a encostas? No caso de encostas, sua utilização é um pouquinho diferente!

Para trabalhar em encostas você precisará rolar uma faixa que esteja paralela a esta encosta, e depois voltar nessa mesma faixa já cortada. Após isso basta repetir o processo igualmente em demais faixas, sempre lembrando que a grama que você cortou será descartada em outra área.

Estas foram apenas algumas dicas rápidas, de questões que sempre entram em dúvida quando chega a hora de utilizar a roçadeira. E caso tenha mais dúvidas como esta, é só perguntar nos comentários abaixo!

Agora você já sabe como limpar o carburador de sua roçadeira e muito mais!

Acima nós lhe informamos todo o passo a passo de como limpar o carburador de sua roçadeira, bem como diversas outras informações que são úteis para todos os que forem trabalhar com uma roçadeira. Assim sendo, agora você já sabe o que fazer para manter a vida útil de sua roçadeira sempre no máximo, então nada de preguiça, mãos a obra e vai logo dar uma limpeza geral em sua roçadeira, ela agradece!

E claro, caso tenham sobrado quaisquer dúvidas com relação a como limpar o carburador da roçadeira é simples, basta perguntar nos comentários abaixo e nos estaremos prontos para lhe ajudar!