Como Regular O Óleo Da Corrente Da Motosserra Stihl

Não tem nem ideia de como regular o óleo da corrente de sua motosserra Stihl? Pois sem problemas, você veio ao lugar certo!

Isso pois, neste artigo nós iremos te mostrar todo o passo a passo para regular o óleo da corrente de sua motosserra, para você não ter mais problemas com isso. Além disso, também focamos em algumas outras dicas que poderão lhe ajudar bastante na hora de usar sua motosserra!

Então, se você está com dúvidas sobre como regular  o óleo da corrente de sua motosserra Stihl, é só continuar a leitura!

Por que é importante regular o óleo da corrente da motosserra?

Não importa se estamos falando da motosserra Stihl ou de qualquer outra marca, regular o óleo da corrente é de extrema importância. E não apenas para dar mais qualidade ao trabalho em si, mas também pela segurança do próprio operador e das pessoas ao redor.

Abaixo nós focaremos no passo a passo para regular  o óleo da corrente de uma motosserra Stihl bem como de qualquer outra marca. Mas antes, é necessário que você tenha em mente que, caso a corrente possua pouco óleo, poderá ocorrer roturas na lâmina de corte, o que consequentemente pode resultar em acidentes graves e mortais!

Ou seja, regular o óleo da correte de sua motosserra não é algo que deve ser visto como dispensável, mas sim essencial!

E se você ainda está se perguntando como a lubrificação do óleo funciona, nós te ajudamos.

O óleo que você usa na corrente de sua motosserra não está necessariamente oferecendo uma lubrificação entre a madeira e a serra de corte. O que realmente ocorre é que o óleo irá lubrificar a ranhura, reduzindo assim o atrito conforme sua corrente gira em rotações elevadas.

Ou seja, o atrito em excesso acaba por danificar sua corrente, aumentando a chance de quebras e consequentemente de acidentes, tal como citamos acima. Exatamente por isso é importante regular o óleo da corrente de sua motosserra o tempo todo, seja ela uma Stihl ou qualquer outra!

Qual óleo usar?

É bastante normal que surjam perguntas sobre qual é o melhor óleo para a motosserra, e nós vamos te ajudar justamente a responder estas perguntas.

O ideal é que o óleo utilizado possua uma boa adesão, uma boa fluidez, de modo que ele evite que seivas de árvore ou detritos acabem grudando na corrente de sua motosserra. Mas, ao mesmo tempo, eles também devem ser pegajosos de modo que consigam permanecer na corrente, levando em conta que sua corrente irá girar em velocidades super elevadas. O óleo padrão aqui para lubrificar a corrente de uma motosserra é a base de petróleo.

Outra dica é ficar de olho nos óleos de marca. Isso pois, determinado óleo pode ser fabricado especificamente para a corrente de uma determinada marca de motosserra, como Stihl ou qualquer outra. E claro, caso seja possível adquirir óleos específicos, é sempre melhor.

Abaixo nós destacamos o óleo ideal que você deve procurar para utilizar na corrente de sua motosserra Stihl.

Óleo biodegradável

Importante ter em mente que você não deve reciclar o óleo utilizado em sua motosserra. Ou seja, após o uso é necessário descartá-lo corretamente, de modo a não infringir danos ao meio ambiente. Porém já é bom considerar que, caso esteja utilizando um óleo de motosserra que não é ecológico, você irá causar mais danos ao meio ambiente ao redor.

Além disso, só ao utilizar a motosserra você já estará entrando em contato com o óleo, o que pode resultar em consequências para você, como por exemplo problemas respiratórios e irritações na pele.

Exatamente por isso é tão importante utilizar óleos que sejam biodegradáveis. Tais óleos não são raros de serem encontrados, tendo muitas empresas que investem em sua produção, e também não são inferiores, pois há diversos aditivos que contribuem na manutenção da motosserra por ainda mais tempo.

Óleo vegetal

Mas, se você busca por um óleo que seja mais barato e ao mesmo tempo ecológico, então o óleo vegetal acaba se tornando uma boa opção.

Entretanto, caso opte por um óleo vegetal (como por exemplo o óleo de canola), a dica aqui é que você fique bem atento ao reservatório. Isso pois, em temperaturas elevadas o óleo vegetal tende a ser mais fino, ou seja, ele irá fluir mais rapidamente. Ajustar corretamente a serra lhe ajudará a diminuir a quantidade de óleo utilizada.

E atenção, é necessário ter alguns cuidados extras ao utilizar óleos vegetais em temperaturas baixas, pois eles necessitam de aditivos anticongelantes. Não deixe óleo vegetal dentro de sua motosserra em épocas de frio, sempre drene todo o óleo de seu reservatório.

O óleo que você NÃO deve usar!

Se for para se lembrar de apenas uma coisa neste tópico, que seja o tipo de óleo que você deve sempre evitar!

Então confere só o que você jamais deverá fazer:

  • Não utilize óleo residual, eles são nocivos tanto para a motosserra quanto para você mesmo;
  • Jamais utilize óleo reciclado, ou drenado, de veículos;
  • Em hipótese alguma tente reabastecer enquanto a motosserra estiver em funcionamento;
  • Não use a motosserra com a barra seca.

Reabastecendo o óleo

A maioria dos modelos de motosserra contam com uma lubrificação automática da corrente, o que acaba sendo de grande ajuda para o operador. Além disso, tudo é dimensionado de tal maneira que a gasolina possa terminar antes do óleo, contanto que você faça uso do óleo de corrente certo.

Você também deve se lembrar de realizar uma boa regulação do carburador. Isso pois, caso a mistura seja muito pobre, isso fará com que o óleo acabe antes da gasolina, necessitando de uma maior quantidade de óleo do que o normal.

Vamos agora focar em regular o óleo da corrente de sua motosserra Stihl!

Como regular o óleo da corrente de sua motosserra Stihl

Como regular o óleo da corrente da motosserra Stihl

Por fim, vamos focar em regular o óleo da corrente de sua motosserra, seja ela Stihl ou qualquer outra marca.

Sempre que você for reabastecê-la, será necessário conferir se esta tudo de acordo com a lubrificação da corrente. E como você pode verificar isto? Confere só:

  1. Comece pondo a ponta da barra na distância de 20 cm de um objeto fixo;
  2. Coloque sua motosserra a 3/4 de sua aceleração, e deixe-a funcionar assim por cerca de 1 minuto;
  3. Após este 1 minuto, você deve ser capaz de observar uma linha de óleo no objeto em que você deixou sua motosserra funcionando.

Mas, se você não conseguiu observar nada, tenha certeza de que o canal de óleo está realmente aberto e limpo, se a guia de barra se encontra em perfeito estado, e se a cabeceira de enrolamento da roda está girando bem.

  • Canal de óleo → Limpe-o bem;
  • Guia da barra → Limpe-a bem;
  • Cabeceira de enrolamento da roda → Limpe-a bem e, se for preciso, a lubrifique.

Mas, se mesmo após todas essas medidas, a lubrificação não estiver fazendo efeito, então o melhor é buscar por assistência técnicda especializada!

Agora você já sabe como regular o óleo da corrente de sua motosserra Stihl!

Acima nós lhe informamos bastante sobre o óleo da corrente de sua motosserra, seja ela Stihl ou não, como por exemplo sobre como o regular e qual o óleo ideal a ser utilizado. Nós esperamos que após a leitura desse artigo você agora já entender melhor sobre como regular o óleo da corrente de sua motosserra Stihl, além de ter conseguido tirar outras dúvidas.

E por último, nós trouxemos um vídeo diretamente do Canal Silver Box falando um pouquinho mais sobre essa regulagem do óleo da corrente da motosserra, bem como sobre se o óleo queimado pode ou não ser utilizado. Vale a pena dar uma conferida:

Mas claro, caso ache que algo não tenha ficado claro, e ainda tenham restado dúvidas, basta nos dizer através dos comentários abaixo que nós faremos o possível para lhe responder!