Como Remover Um Parafuso Espanado?

O parafuso espanado costuma ser um dos problemas mais incômodos em obras e reformas, por isso é importante saber como o remover!

E neste artigo nós iremos focar justamente nisso, em te ajudar a remover um parafuso espanado!

Assim você não precisará se estressar quando isso acontecer com você, pois é quase certo de que em algum momento irá sim acontecer. Basta manter a calma e usar algum dos vários métodos que iremos lhe mostrar abaixo para remover esse parafuso espanado!

Então, se você quer se prevenir contra este problema, ou se você já está sofrendo com isso agora mesmo e quer encontrar uma solução, é só continuar por aqui com a gente!

Por que o parafuso espana?

Antes de começarmos a lhe ensinar a como remover um parafuso espanado, você sabe dizer o por quê dele espanar?

Basicamente falando, o parafuso irá espanar somente devido ao erro do operador. Ou seja, um parafuso espanado nada mais é do que aquele parafuso que tenha sofrido com remoção constante, ou com aplicação incorreta. Isso faz com que sua cabeça se deforme, sendo difícil de  entrar com a chave de fenda nele.

Esse tipo de parafuso pode comprometer a qualidade de fixação da peça, mas, além disso, ele também traz muito stress para o operador!

Além deste parafuso, nós também podemos citar o parafuso sextavado, que também corre o risco de espanar. Estes parafusos espanam devido a utilização do tamanho errado da chave de boca que você está utilizando. Isso fará com que a cabeça deles, ao invés do aspecto sextavado, fique arredondada, sendo impossível você girá-los com a chave de boca.

Mas sem problemas, não precisa se preocupar nem com o parafuso comum e nem com o sextavado. Isso pois, abaixo nós lhe ensinaremos vários métodos de como remover um parafuso espanado, seja ele sextavado ou convencional.

Como remover um parafuso sextavado espanado?

Como remover um parafuso sextavado espanado?

Vamos começar com a remoção do parafuso sextavado espanado. Abaixo nós separamos três métodos que você poderá utilizar para remover o seu parafuso sextavado espanado, confere só!

1 – Utilizando um alicate de pressão

Caso o seu parafuso sextavado já esteja com a cabeça completamente arredondada, um alicate de pressão poderá lhe ajudar em sua remoção. Isso pois, o sistema mecânico que o alicate de pressão possui permite que você o prenda na cabeça do parafuso que está espanado.

Comece então regulando o bico de seu alicate de pressão, para que ele fique de acordo com o tamanho da cabeça do parafuso que você deseja encaixar. Uma vez que tenha regulado o bico, basta agora prender o alicate no parafuso e começar a girá-lo.

O alicate já irá se prender bem no parafuso, e todo o processo de giro será facilitado para você. Ao final você conseguirá remover o seu parafuso sextavado que está espanado!

2 – Utilizando uma lima

O nosso próximo método aqui se dá utilizando uma lima.

O principio do parafuso sextavado espanado é que sua cabeça está arredondada, então o objetivo da lima é corrigir isso. Para isso você utilizará sua lima para desbastar a cabeça do parafuso, de modo que ele perca o aspecto arredondado e fique “quadrado”. Uma vez que ele esteja quadrado, é só utilizar uma chave de boca para retirar o parafuso.

Bem fácil, não é mesmo?

3 – Utilizando um extrator de parafusos

Já nosso último método é mais “profissional”, pois aqui a ideia é que você utilize o Extrator de Parafuso Bolt Grip para lhe ajudar a remover aquele parafuso espanado.

O Extrator de Parafuso Bolt Grip é feito exclusivamente para a remoção de parafusos espanados, sejam eles sextavados ou não. Ou seja, com ele você pode remover qualquer tipo de parafuso que esteja espanado, bastando pagar um pouquinho a mais por isso. Mas no final das contas esse valor acaba sim valendo a pena!

Como remover um parafuso espanado?

Uma vez que tenhamos focado na remoção do parafuso espanado sextavado, vamos agora olhar como remover o parafuso normal.

Abaixo nós separamos vários métodos que você poderá utilizar para te ajudar com isso, então confere só!

1 – Comece usando um elástico!

Como remover um parafuso espanado?

Antes de passarmos para métodos mais elaborados, a primeira coisa que você deve tentar é utilizar um elástico e uma chave de fenda.

Basta colocar o elástico sobre o parafuso espanado, e então inserir a ponta da chave de fenda por cima do elástico e dentro do parafuso, e começar a girar devagar. O elástico ajudará para que a chave de fenda possa preencher o espaço do parafuso que está espanado, e assim você conseguirá retirá-lo sem grandes problemas.

Caso não tenha um elástico, você pode utilizar em seu lugar a lã de aço, fita adesiva ou então um pedaço da parte áspera daquela esponja de cozinha que você possui.

2 – Alicates de pressão e o extrator de parafusos

Esses dois métodos foram citados acima, e eles podem ser utilizados tanto para remover um parafuso espanado sextavado quanto o normal. Ou seja, tenha em mente que eles também poderão lhe ajudar aqui!

3 – A chave de fenda

Em alguns casos, basta a chave de fenda para remover o parafuso, e seguir as instruções abaixo:

  • O parafuso está preso em um metal? Então borrifar um pouquinho de óleo penetrante, e o deixar agir por cerca de 15 minutos, pode fazer a diferença;
  • Sempre utilize a maior chave de fenda que couber na entrada de seu parafuso;
  • Prender o cabo de sua chave de fenda com uma chave inglesa lhe ajudará a ter um maior torque sobre a torção do parafuso;
  • Você também pode bater suavemente com um martelo em sua chave de fenda para fixá-la melhor ao parafuso. Isso lhe garantirá uma maior aderência na hora de girar o parafuso espanado, mas claro, não faça isso se você estiver trabalhando com ferramentas/superfícies delicadas.

Ao fazer tudo isso, note se a chave de fenda está ou não escorregando sobre seu parafuso. Se ela estiver escorregando, pare tudo na mesma hora, pois isto apenas fará com que o parafuso espane ainda mais e sua remoção seja ainda mais difícil!

Você também pode utilizar uma micro retífica, ou um serrote, para fazer um corte na cabeça de seu parafuso. Fazer este corte poderá lhe ajudar a encaixar uma chave de fenda chata sobre a cabeça do parafuso, para que então você comece a girá-lo. E é claro que você pode combinar isso com qualquer uma das outras dicas dadas acima!

Também é possível utilizar uma pistola de calor para esquentar o parafuso, isso pode ajudar a soltar as roscas. Não se esqueça de mover a fonte de calor constantemente, de modo a não superaquecer nada. Quando o parafuso estiver bastante quente, ao nível de ferver uma gotinha de água, deixe-o esfriar e depois torne a tentar retirá-lo.

4 – A furadeira

Você também poderá utilizar uma furadeira pra te ajudar a remover um parafuso espanado.

A ideia aqui é utilizar a furadeira para fazer um furinho pequeno no parafuso que está espanado, de modo que você consiga introduzir sua chave de fenda mais profundamente e ter uma maior aderência na hora de girá-lo.

Caso vá utilizar a furadeira, certifique-se apenas de que a broca utilizada é específica para metais. Tome cuidado também para não perfurar demais o parafuso, pois sua cabeça poderá acabar quebrando, e é bem mais difícil retirar um parafuso quebrado do que espanado!

5 – A chave de impacto

A chave de impacto é exclusiva para retirar porcas e parafusos, por mais apertados que eles estejam, e ela também pode te ajudar a remover um parafuso que esteja espanado. Mas atenção, para remover um parafuso espanado você não deve utilizar uma chave de impacto elétrica, pois a força utilizada pode acabar a danificando.

Para a remoção do parafuso espanado basta seguir esse passo a passo abaixo:

  1. Comece preparando sua chave de impacto para soltar os parafusos. É possível encontrar uma alavanca em alguns modelos, enquanto em outros você pode simplesmente definir o sentido de giro pelo cabo;
  2. Encaixe a broca certa em sua chave de impacto, colocando-a sobre o parafuso em um ângulo de 90º. Lembre-se de segurar sua chave no ponto médio, de modo que sua mão fique sempre longe da ponta;
  3. Bata na ponta de sua chave de impacto com uma marreta, de modo que ela possa se afixar bem no parafuso. Deixe a chave de impacto agir a cada batida, de modo que ela possa girar e ir retirando o parafuso;
  4. Sempre verifique se a posição de sua chave de impacto é a correta, pois após cada golpe de marreta elas podem acabar mudando de posição, então sempre volte-a para a posição correta;
  5. Vá repetindo este processo até que o parafuso solte. Uma vez que ele estiver solto basta usar uma chave de fenda para removê-lo do buraco.

6 – Utilizando uma porca

Sim, você também pode utilizar uma simples porca para lhe ajudar aqui!

Para isto basta você ter em mãos uma porca que se encaixe bem no parafuso que esteja espanado, e depois é só utilizar epóxi para unir a porca ao parafuso.

Feito isso agora é só esperar essa união curar, de acordo com as instruções encontradas na embalagem do epóxi utilizado, e depois é só usar uma chave de soquete para girar.

Se você não tiver uma porca que se encaixe bem no parafuso, você poderá utilizar uma menor, mas tenha em mente que ela não irá fornecer uma alavancagem tão boa assim.

Agora você já sabe como remover um parafuso espanado!

Acima nós lhe informamos vários métodos diferentes que você pode utilizar para remover um parafuso espanado, seja ele um parafuso sextavado ou comum. Então agora que você já sabe tudo o que deve fazer, o processo fica bem mais fácil, nada mais de se estressar com este tipo de situação!

Restaram dúvidas sobre a remoção do parafuso espanado? Ou você usa algum outro método que nós não citamos acima para lidar com este problema? Pois então não deixe de nos contar isso nos comentários abaixo!