Como Soldar Com Máquina Inversora

Olá, seja bem-vindo(a) ao nosso site! Hoje vamos falar um pouco sobre como soldar com uma máquina de solda inversora.

A vantagem de se ter uma máquina inversora e o fato de que o seu preço é mais em conta se comparado a um transformador de solda, além disso ela é leve e pode ser transportada com facilidade.

Existem diversas marcas e tipos de máquinas inversoras no mercado, sendo assim, antes de adquirir uma deve-se ficar atento ao tipo de trabalho que você deseja realizar. Caso for realizar trabalhos em chapas finas as mais indicadas são as máquinas inversoras de 140 amperes e para trabalhos mais pesados com eletrodos com mais de 4 milímetros a máquina inversora deverá ter no mínimo 175 amperes. 

Cuidados que você deve ter

Antes de você começar a soldar com sua máquina inversora, é importante sempre checar as condições dos cabos externos da sua máquina. Assim como manter apertada a conexão do engate dos cabos, pois a má manutenção e uso incorreto pode resultar em um superaquecimento, causando o derretimento dos conectores e até mesmo a queima da máquina inversora.

É sempre recomendado fazer manutenções preventivas, e a limpeza do equipamento com ar comprimido, mas para isso procure sempre um técnico qualificado.

Dicas uteis de como soldar com máquina inversora 

  Fique ligado nessas dicas porque elas podem te ajudar na hora de soldar com sua máquina inversora!

  • Se você não tem experiência comece usando chapas para teste, pois você pode danificar a sua chapa ou o objeto a ser soldado;
  • Comece soldando as chapas finas, pois elas são as mais difíceis de serem soldadas, sem falar também que os eletrodos finos são mais baratos;
  • Amperagem alta é o que faz derreter o eletrodo, caso ele não esteja derretendo aumente a amperagem.
  • Para aquecer o seu eletrodo utilize uma barra sem uso, de preferência de um material mais grosso. 
  • Faça recortes bem alinhados na peça a ser usada uma vez que isso garante um melhor resultado, principalmente quando está se juntando duas peças.
  • A espessura do eletrodo vai depender da espessura da chapa, e a amperagem também, por exemplo: chapa fina eletrodo fino e amperagem baixa.
  • Quando a chapa for fina, para não furá-la, comece a soldar com pontilhados e depois faça um cordão.

Equipamentos que você deve ter para lhe auxiliar

Posteriormente vamos lhe explicar como soldar com sua máquina inversora, mas antes você precisa ficar atento aos equipamentos que são necessários ter para garantir um trabalho de qualidade. São os seguintes equipamentos:

  1. Um avental de Raspa de Couro, que é apropriado para solda; 
  2. Um par de mangote de raspa, que serve para proteger os braços; 
  3. Uma máscara para solda. Se você está iniciando na solda aconselhamos que compre uma máscara de escurecimento automática, pois ela é mais prática. Além disso, o escurecimento automático garante que a radiação que chega aos seus olhos seja em uma quantidade segura, consequentemente ela não prejudicará a sua visão;
  4. Um martelo picador de solda, que é indicado para retirar os restos do eletrodo (casquinha que fica na parte de cima da solda);
  5. Uma escova de aço, utilizada para limpar a superfície soldada.

Passo a passo de como soldar com maquina inversora

A seguir nós separamos um passo a passo para lhe auxiliar na hora de soldar com sua máquina inversora, então confere só!

  1. Limpe bem a peça a ser soldada;
  2. Encaixe o cabo terra (aquele que tem a garra) na parte negativa;
  3. Encaixe o cabo porta eletrodo na parte positiva da máquina; 
  4. Ligue a garra do cabo terra na peça a ser soldada;
  5. Pegue seu eletrodo e o encaixe no cabo de porta eletrodo. Você pode colocá-lo em posições diferentes 45º / 90º graus ou de topo (mais recomendado para locais estreitos). Lembrando que não tem uma posição correta e essa deve ser a que você se sentir mais confortável em realizar o trabalho. É importante lembrar que o eletrodo deve estar seco e caso esteja molhado coloque no sol ou em uma estufa para que ele perca a umidade; 
  6. O próximo passo é ligar a máquina inversora e a regular de acordo com a indicação de cada eletrodo;
  7. Quando o eletrodo esta grande é mais difícil para soldar, então quem é iniciante e não tem uma boa coordenação motora pode apoiar o eletrodo com a luva. Mas é importante usar uma luva de qualidade, para que você não se queime ou sofra um choque;
  8. Começando a solda você vai encostar o eletrodo na peça rapidamente, e depois o retirar. Durante toda a solda você irá fazer esse movimento para evitar que o eletrodo aquecido fure a peça;
  9. Assim que terminar de fazer o cordão de solda, bata na casca que se forma sobre a solda com um martelo;
  10. Por último limpe a chapa soldada com a escova de aço.

Viu só como não tem segredo para começar a soldar com sua máquina inversora?

Mas, caso queira conferir mais dicas, e ver o processo sendo feito, então é só dar play no vídeo abaixo retirado do canal Edilson Luiz de Oliveira:

Agora que você já sabe usar a sua máquina inversora!

Acima nós lhe informamos quais são os equipamento para utilizar na soldagem, demos algumas dicas e explicamos o passo a passo de como utilizar a máquina inversora.  Então agora você já está pronto para colocar a mão na massa! Não desanime se das primeiras vezes a solda não sair perfeita, pois um bom soldador nasce com a pratica! 

Se sobrou alguma dúvida sobre como usar a máquina inversora ou esquecemos de algum detalhe. Comente aqui nos comentários abaixo!