Como Tirar Ferrugem Das Ferramentas?

A ferrugem é um problema bastante comum que pode atingir suas ferramentas, por isso é importante saber como a tirar!

E este é exatamente nosso objetivo aqui neste artigo, lhe ensinar a como tirar a ferrugem de suas ferramentas.

Assim você não corre riscos ao manusear ferramentas com ferrugem durante seus trabalhos, e poderá utilizá-las sem maiores problemas. A seguir nós separamos alguns métodos que poderão lhe ajudar a tirar a ferrugem de suas ferramentas.

Então, se você quer aprender um pouco mais sobre a ferrugem, e saber como a tirar de uma vez por todas de suas ferramentas, é só continuar por aqui com a gente!

Como se forma a ferrugem?

Ferramenta com ferrugem

Antes de mais nada, você sabe dizer o que ocasiona a ferrugem? Para que a ferrugem possa se formar, ela só precisa de três coisas: ferro, ar e água!

Nós podemos dizer que a ferrugem se dá pelo resultado entre a reação do ferro e o oxigênio, com uma ajudinha da água. Na atmosfera o próprio ar já possui muita umidade, o que faz com que você não precise necessariamente derramar água sobre um metal para enferrujá-lo.

Já percebeu que todo ferro quando em contato direto com a natureza acaba enferrujando? Pois é justamente pela reação destes três elementos, ferro, água e ar.

“Ok, mas então por que cascos de navio não enferrujam? Por que a bicicleta que fica ao ar livre não enferruja?”

Essas são perguntas válidas, e cuja resposta é bastante simples: eles não enferrujam pela prevenção!

Ou seja, navios possuem suas partes de metal em contato direto com o ar e a água, seria praticamente tirar sua ferrugem constantemente, como é o caso das ferramentas,  então o melhor aqui é prevenir. Mas como prevenir? Com tintas e óleos específicos para tal, assim você não corre o risco de enferrujar.

E nas bicicletas é a mesma lógica, geralmente apenas a parte que não é pintada acaba enferrujando, enquanto todo o resto não sofre com isso.

Mas então não seria mais fácil prevenir a ferrugem de ferramentas do que a tirar depois? Sim, é claro, mas no caso das ferramentas o processo é diferente. Você não consegue protegê-las com tintas e óleos, tendo em vista que elas irão sofrer pressão de trabalho. No caso de ferramentas a melhor prevenção é sempre guardá-las nos locais certos, em caixas e embalagens, longe do contato direto com o oxigênio e água.

Também é possível que, a cada 6 meses, você aplique óleo anticorrosivo em suas ferramentas, isso também lhe ajudará bastante na prevenção.

Perigos da ferrugem

Ao falarmos dos perigos da ferrugem, nós temos de citar sua ingestão, mesmo que esse não seja o caso em ferramentas. A ingestão de ferrugem pode ocasionar em problemas graves para a saúde, como por exemplo diabetes, paradas cardíacas e cirrose.

Mas este não é especificamente o tipo de perigo que nós enfrentamos aqui, afinal de contas, ninguém vai ingerir ume ferramenta com ferrugem, o processo para a tirar depois seria no mínimo doloroso!

O maior risco aqui é se manusear uma ferramenta com ferrugem e se cortar com ela, o que irá resultar no tétano. O tétano é uma doença infecciosa, gerada com cortes em objetos enferrujados, e que provoca tensão muscular, afeta músculos do abdômen e diafragma, gerando insuficiência respiratória e podendo levar até mesmo a morte.

O tétano é evitado através da vacinação, sendo necessário ter tomado ao menos três doses dessa vacina, a tríplice, a vacina dupla e também a cada 10 anos uma dose de reforço. Mas, no caso de contrair a doença, utiliza-se antibióticos, relaxantes musculares e também imunoglobulinas.

Tirar a ferrugem de suas ferramentas é ainda a melhor maneira de prevenir este tipo de problema. Mas claro, sempre há a possibilidade de você acidentalmente se cortar em um ferro que esteja enferrujado, ou simplesmente pisar em um prego enferrujado. Por isso é tão importante estar com a vacinação em dia, para evitar problemas mais graves.

Além disso, a ferrugem também prejudica diretamente a qualidade de suas ferramentas, bem como sua vida útil, comprometendo todo seu trabalho, sendo muito mais fácil apenas a tirar.

Como tirar a ferrugem de ferramentas?

Como tirar a ferrugem das ferramentas?

Uma vez que agora você já entende melhor o que é a ferrugem, e os perigos de ter ferrugem em suas ferramentas, vamos ver como a tirar. Abaixo nós separamos várias opções que você pode ir atrás para tirar a ferrugem de suas ferramentas, então confere só!

1 – Sal e limão

Não, o sal e o limão não serão usado aqui para preparar um suco, mas sim para tirar a ferrugem de suas ferramentas!

(Mas depois de terminado o trabalho nada te impede de fazer sim um suco para comemorar)

O que acontece aqui é que as substâncias ácidas são muito boas na remoção de ferrugem, e é aí que o limão entra em ação.

Comece cortando o limão ao meio, e o esfregando bem nas partes de sua ferramenta que estiverem enferrujadas. Depois disso, espere alguns minutos antes de lavar a ferramenta e a secar.

Mas, se a ferrugem em suas ferramentas estiver mas intensa, ainda assim dá para a tirar com sal e limão. Para isso basta colocar esta ferramenta em uma vasilha, cobri-la com sal e em seguida despejar o suco de limão sobre ela (sim, no final você ainda conseguiu o seu suco), até cobri-la totalmente. Feito isso deixe a ferramenta nesta vasilha por cerca de um dia, depois é só a lavar e secar!

2 – Bicabornato de sódio

Praticamente todas as casas possuem um pouquinho de bicabornato de sódio, então vale sim a pena aprender a como utilizá-lo para tirar a ferrugem de suas ferramentas.

Comece misturando o bicabornato em água (não utilize muita água), e misture bem, até que você consiga uma pasta consistente.

Uma vez que tenha formado esta pasta, utilize um pincel para aplicá-la diretamente nas partes de sua ferramenta que apresentem a ferrugem e espera secar. Quando essa pasta estiver quase seca sobre a ferramenta, utilize agora uma escova de dentes velha sobre esta peça, sempre em movimentos suaves.

Por fim, lave sua ferramenta e seque-a por completo!

3 – Vinagre

Outro produto que também não costuma faltar em residências é o vinagre, e vamos utilizá-lo também para tirar a ferrugem das ferramentas.

O vinagre é o que apresenta o processo mais fácil aqui, pois basta que você mergulhe as ferramentas enferrujadas em um recipiente cheio de vinagre branco e pronto.

Mas se você não tiver vinagre o suficiente para isso, ainda assim é possível dar um jeitinho. Você também poderá despejar vinagre sobre uma toalha e a enrolar na parte de sua ferramenta que estiver enferrujada. Deixe esse pano sobre a ferramenta por algumas horas, para depois removê-lo e lavar bem sua ferramenta. Após isto basta secá-la e pronto!

4 – Refrigerante

Não muito bom para a saúde, mas um bom aliado na luta contra a ferrugem! Mas atenção, para isto você deverá utilizar apenas refrigerantes de cola ou de limão, os quais contem ácidos em suas fórmulas.

Usar refrigerante para tirar ferrugem das ferramentas segue o mesmo processo do vinagre, ou seja, você deverá despejar o refrigerante em um recipiente de modo a cobrir toda a ferramenta. Feito isso, deixe a ferramenta de molho no refrigerante por algumas horas, e depois é só lavar e secar tudo!

Bem simples, não é mesmo? E no final você ainda pode tomar o refrigerante que você não utilizou, mas NÃO o refrigerante em que a ferramenta estava submersa!

5 – Batatas

A batata pode ser considerada como o grande coringa da culinária, servindo em praticamente todas as situações. E sim, ela pode até mesmo lhe ajudar a tirar a ferrugem de suas ferramentas!

O que acontece aqui é que a batata possui o ácido ascórbico, e esse ácido é responsável tanto por desenferrujar quanto por dar brilho as ferramentas. Ou seja, ela é realmente útil.

Para tal, corte a batata em rodelas, e passe um pouquinho de detergente sobre elas. Coloque todas essas rodelas em um recipiente, de modo que você forme uma cama de batatas, a qual irá receber sua ferramenta enferrujada. Coloque essa ferramenta por cima da caminha de batatas, e depois cubra-a por outra camada de rodelas de batata.

Deixe sua ferramenta enferrujada sobre esta camada de batatas por alguns minutos, e depois é só lavar e a secar bem!

6 – Produtos específicos para isso!

Todas as receitas que mostramos acima são caseiras, mas você sempre poderá ir atrás de produtos específicos para a remoção de ferrugem em ferramentas!

Produtos como o removedor de ferrugem e o condicionador de metais são alguns dos exemplos específicos que você pode ir atrás para te ajudar nisso. Claro, eles irão sim custar mais do que as soluções caseiras, mas por serem específicos para este tipo de aplicação o resultado é bem mais garantido.

Entretanto, o melhor a fazer é sempre prevenir, de modo que você não precise correr atrás depois que o problema já estiver feito.

Agora você já sabe como fazer para tirar a ferrugem de suas ferramentas!

Acima nós lhe mostramos vários tutoriais de como tirar a ferrugem de suas ferramentas, além disso também apresentamos algumas informações importantes a respeito dos riscos da ferrugem. Então agora que você já sabe o que deve fazer para remover a ferrugem de suas ferramentas, não há mais desculpas.

Nada de deixar suas ferramentas ao vento, ou simplesmente jogá-las fora ao menor sinal de ferrugem, sendo que você pode simplesmente tratá-las e resolver este problema!

Restaram dúvidas sobre a ferrugem em ferramentas? Pois então basta perguntar nos comentários abaixo e nós faremos o possível para lhe responder!