Como Trocar A Broca Da Furadeira?

Para quem usa furadeira sabe da importância de ter uma boa broca em disposição, mas você sabe como trocar essa broca quando precisar?

Se não tem ideia de como trocar a broca de sua furadeira, sem problemas, pois nesse vídeo nós iremos te ajudar justamente com isso!

A seguir nós separamos um passo a passo da maneira correta de trocar a broca, para que você não tenha mais problemas com isso, e mais importante ainda, que evite acidentes!

Então, se você quer aprender a maneira correta de trocar a broca de sua furadeira, é só continuar a leitura!

Conhecendo sua furadeira

Antes de mais nada, é importante que você conheça bem a ferramenta que irá utilizar, no caso, sua furadeira.

Para te ajudar com isso nós separamos abaixo uma imagem esquemática de uma furadeira, onde destacamos seus principais elementos. Nós iremos lhe explicar com mais detalhe sobre cada um destes elementos, de modo que você possa conhecê-los separadamente.

Partes de uma furadeira

Essa imagem acima apresenta todos os principais elementos de uma furadeira, mas é importante também ter em mente que nem todas as partes destacadas acima são comuns em todos os modelos no mercado. Ou seja, há funções específicas que uma furadeira pode apresentar e outra não.

Uma vez que você tenha analisado a imagem acima, vamos então lhe explicar todos os seus itens!

Mandril

Comecemos pelo mandril, que é justamente onde você a broca que você for usar, ou trocar, irá ficar. Para trocar a broca de sua furadeira você usará bastante o mandril.

Chave de mandril

Já a chave de mandril está diretamente relacionada ao seu mandril, e você precisará dela na hora de trocar sua broca. É ela quem irá lhe ajudar tanto a alargar quanto a apertar seu mandril para que você possa trocar a broca. Nem todos os modelos costumam acompanhar uma chave de mandril, mas como você pode ver, vale a pena conferir, e até mesmo optar para que o seu a contenha.

Limitador de profundidade

Limitador de profundidade é um acessório extra, sendo seu objetivo literalmente limitar a profundidade do furo que você for executar. Assim você consegue um maior controle sobre o que está furando, sem ultrapassar a medida que deseja e correr o risco de acidentes ou imperfeições.

Empunhadura Lateral

empunhadura lateral tem a função de lhe dar maior segurança na hora de usar sua furadeira, assim você consegue segurá-la mais firmemente na hora do furo. Trata-se de um item extra, e não obrigatório para o uso, mas claro, se você tiver a oportunidade de utilizá-la faça isso, ela está aqui justamente para lhe ajudar!

Controle de reversão

Já o controle de reversão está diretamente relacionado a velocidade de sua furadeira e ao lado do giro. Normalmente as furadeiras giram para um único lado, mas com o controle de reversão você é capaz de reverter o lado de giro dela. E no que isso pode lhe ser útil? Para desparafusar parafusos, pois assim você conseguirá tanto parafusar um parafuso sem precisar ficar girando a chave, quanto desparafusá-lo sem maiores esforços.

Função martelete

E por último temos a função martelete (ou martelo rompedor), a qual tem a função específica de fazer com que sua furadeira apresente muito mais força do que o normal. Essa função não é comum a todos os modelos, sendo preferível apenas caso você pretenda perfurar concreto ou demais superfícies resistentes.

Uma vez que você já conheça melhor sobre as principais partes de uma furadeira, nós podemos passar para a parte principal aqui, sobre como trocar a broca de sua furadeira.

Para isso nós temos duas maneiras.

Como trocar a broca de sua furadeira sem usar a chave de mandril

Nós falamos acima que você precisaria do mandril para trocar a broca de sua furadeira, mas há sim uma maneira de fazer isso sem ele.

  1. Para tal, comece afrouxando o mandril. Para tal basta segurar bem o cabo da furadeira com uma de suas mãos, enquanto com a outra você irá girar o mandril no sentido anti-horário.
    • No mandril de sua furadeira há presilhas que estão ali para “agarrar” a broca, por isso é importante afrouxá-lo, de modo que a broca que já está ali possa sair e depois você possa a trocar por uma outra;
  2. Uma vez que tenha conseguido afrouxar o mandril, agora é a hora de retirar a broca.
    • A broca que você acabou de retirar está danificada? Pois então jogue-a fora, nada de usar uma broca defeituosa!
  3. Depois de retirar a broca agora é só colocar a nova broca no mandril. Lembrando que você deve segurar a broca ao posicioná-la no mandril, pois as presilhas estão abertas e ela não irá se fixar sozinha se você simplesmente a largar ali.
  4. Ao invés de ficar girando o mandril para prender a broca, você pode simplesmente puxar o gatilho. Para isso mantenha uma mão segurando a broca no mandril, e com a outra vá acionando o gatilho de leve, isso fará com que o mandril vá se fechando ao redor de sua broca e você consiga prendê-la bem ali.
    • Mas atenção, esse é um processo bastante arriscado, então cuidado extra ao fazer isso!
  5. Se sua furadeira tiver um mecanismo de catraca, não esqueça de acioná-lo, para isso basta girar firme próximo ao mandril no sentido horário, até que possa ouvir um clique.

Como você viu, é possível sim trocar a broca de sua furadeira sem a chave de mandril, mas tenha em mente que não são todos os modelos que você pode fazer isso. E,  ainda assim, utilizar a chave é sempre a melhor opção, sendo que ela é feita especificamente para isso!

Como trocar a broca de sua furadeira usando a chave de mandril

Uma vez que tenhamos concordado que o melhor é usar a chave de mandril para trocar a broca de sua furadeira, vamos ao seu passo a passo!

  1. Você poderá observar que no mandril de sua furadeira há uns “buraquinhos”, sendo eles próprios para o encaixe da chave de mandril. A chave de mandril possui em sua extremidade engrenagens dentadas, o que a fazem perfeita para encaixar neste buraquinho de seu mandril. Ou seja, basta colocar a chave de mandril no espaço correto de seu mandril, tal como a imagem abaixo.
    Chave de mandril no mandril
  2. Uma vez que tenha colocado a chave de mandril na posição correta, basta agora girá-la no sentido anti-horário. Quando você fizer isso as presilhas da chave irão girar o mandril, fazendo com que suas presilhas se abram e você possa retirar a broca que está presa ali.
  3. Quando perceber que a broca está frouxa, basta retirá-la. Cuidado para que a broca simplesmente não caia no chão, isso pode acabar a danificando.
    • E aqui segue a mesma dica acima, caso a broca já esteja danificada, jogue-a fora, nada de ficar utilizando uma broca defeituosa.
  4. Agora é a hora de trocar a broca de sua furadeira. Aproveite que você afrouxou as presilhas de seu mandril e coloque a nova broca nele, caso necessário, afrouxe mais para que a nova broca possa entrar.
  5. E por fim basta utilizar a chave de mandril para poder apertar o mandril. Enquanto com uma mão você segura a broca na posição certa, com a outra você irá girar a chave de mandril no sentido horário, até que as presilhas se fechem ao redor da broca e a prendam bem. Lembre-se sempre de apertar todos os três furos do mandril, de modo que sua broca fique bem fixa por igual.

Após isso tudo pronto, você acabou de trocar a broca de sua furadeira, tudo fácil e sem problemas. E claro, não se esqueça de fazer um teste e conferir se a broca está bem presa. Caso note que a broca está tremendo no mandril, pode ser que você não a tenha encaixado direito. Daí é só encaixá-la melhor e depois apertar novamente o mandril com a chave de mandril!

E caso queira ver esse processo sendo feito, o vídeo abaixo do Canal AL23 pode lhe ajudar com isso:

Dicas de segurança na hora de usar sua furadeira

Uma vez que você já saiba como trocar a broca de sua furadeira, nós separamos algumas dicas que irão lhe ajudar bastante na hora de utilizá-la. Então confere só!

  • Tenha em mente que há uma broca certa para cada serviço que você for realizar. Ou seja, é importante saber o que você deseja perfurar, para então ir atrás da broca certa para aquela superfície/material. Usar uma broca ineficaz poderá acabar estragando o material em questão, ou até mesmo sua própria furadeira;
  • Antes de começar a usar sua furadeira, não se esqueça dos equipamentos de proteção. Óculos e luvas de proteção não podem faltar, principalmente os óculos, que estão ali para lhe proteger de eventuais detritos que possam sair voando;
  • Sempre que for trocar a broca no mandril, faça isso com sua furadeira desligada e fora da tomada, para evitar acidentes;
  • Após encaixar a nova broca, realize um teste em sua furadeira. Para tal basta ligá-la e observar se ela irá girar normalmente, sem ficar “sambando”. Caso note que ela não está fixa, desligue a furadeira e refaça todo o processo de encaixe da broca;
  • Antes de perfurar um local, tenha em mente onde é esse local. Ou seja, saiba se não há nada por detrás que você possa atingir, como por exemplo uma fiação ou um encanamento;
  • Na hora de usar sua furadeira sempre segure-a reta, em uma posição de 90º;
  • E por fim, mas que costuma ser algo ignorado por muitos usuários, leia o manual. O manual não é um brinde, ele está ali para lhe passar informações importantes, então vale sim a pena tirar uns minutinhos para lê-lo.

Essas são apenas algumas dicas que nós separamos e que poderão lhe ajudar na hora de usar sua furadeira, de modo que não ocorram nenhum tipo de acidente!

Agora você já sabe como trocar a broca de sua furadeira!

Acima nós lhe informamos todo o passo a passo para trocar a broca de sua furadeira, então agora que você já sabe como é feito não precisa mais quebrar a cabeça e continuar usando sempre a mesma broca para tudo. Aliás, não é bom usar a mesma broca para tudo!

Tenha em mente que o bom uso e bom cuidado de sua furadeira e broca dependem de você, então faça sempre o certo, colocando a segurança em primeiro lugar!

Restaram dúvidas sobre esse processo de troca de broca na furadeira? Pois então é só nos perguntar nos comentários abaixo, e nós estaremos prontos para lhe ajudar!