Como Usar Pistola Elétrica De Pintura

Se você tem uma pistola elétrica de pintura e ainda não sabe como usar, fique ligado no nosso artigo e prepare-se para colocar a mão na massa!

Mas caso você veio parar aqui de paraquedas e ainda não comprou a sua pistola elétrica de pintura, temos uma análise no nosso site que pode te ajudar! 

Antes de falarmos como usar a pistola elétrica de pintura iremos detalhar como ela funciona.

Como a pistola elétrica de pintura funciona?

A pistola de pintura é um equipamento que permite uma pintura por pulverização, ou seja, a pistola borrifa a tinta em micro gotículas através do ar comprimido. Atualmente, a maioria dos profissionais tem optado pelo uso da pistola elétrica de pintura ao invés dos rolos e pincéis, isso se dá porque ela diminui drasticamente o tempo de trabalho. Além disso, a pistola elétrica de pintura proporciona a realização de um trabalho de qualidade, economia de tinta, reduz o tempo de trabalho e seu uso diminui os movimentos repetitivos que a longo prazo podem ser prejudiciais à saúde.

Existem várias marcas e tipos diferentes de pistolas elétricas de pintura no mercado e na hora de escolher você deve optar por aquela que melhor atende a sua demanda, seja para uso pessoal ou para uso profissional.

Antes de usar sua pistola elétrica de pintura você precisa

A primeira coisa que você deve fazer é se atentar a superfície a ser pintada, esta deve estar limpa, seca e sem poeira. Caso for pintar superfícies de metal como portões, portas ou janelas, você vai precisar utilizar uma lixa especifica para ferro para poder eliminar ferrugem e resíduos de tinta. 

Quando for pintar paredes você deve eliminar descascamento, buracos, trincas e rachaduras. A área a ser pintada deve estar totalmente seca, e caso exista alguma infiltração você precisa resolver o problema antes de realizar a pintura.

Você deve utilizar equipamentos de segurança tais como máscaras, óculos proteção e luvas ao manusear a pistola elétrica de pintura. É muito importante também comprar o tipo ideal de tinta, pois para cada tipo de superfície é indicado uma tinta com características especificas.

Como usar pistola elétrica de pintura passo a passo

Existem vários modelos de pistolas elétricas de pintura no mercado, elas podem ter o compressor acoplado ou separado e elas também podem ter o recipiente na parte superior ou inferior. Componentes da sua pistola elétrica de pintura:

 

Pistola elétrica de pintura
Atenção: está imagem é meramente ilustrativa!

Agora e só você seguir as instruções:

  1. Proteja o chão e os moveis com uma lona plástica e o rodapé, portas e janelas com fita adesiva e papel;
  2. Conecte a mangueira ao compressor e a pistola;
  3. O ideal é que você faça a diluição da tinta em um recipiente diferente do que acompanha a pistola, isso é bom para garantir que a sua tinta fique bem misturada sem impurezas e com uma boa textura.

Usando o funil de diluição da tinta 

Após diluir a tinta é muito importante utilizar o funil medidor de viscosidade, pois isso evita que seu equipamento entupa, até mesmo queime, e além disso se a viscosidade estiver muito baixa resulta no escorrimento da tinta.

Como saber se a tinta está com a densidade ideal:

  1. Tampe a saída do funil;
  2. Encha-o de tinta;
  3. Depois libere a saída inferior do medidor e marque o tempo;
  4. A tinta deve escorrer em 40 segundos ou menos;
  5. Caso isso não aconteça você precisa diluir mais a tinta até chegar na viscosidade ideal.

Após controlar a viscosidade da tinta continue com o passo a passo

  1. Coloque a tinta no reservatório da pistola respeitando a quantidade máxima; 
  2. Após isso conecte o reservatório no corpo da pistola; 
  3. Utilize o bico/capa da pistola para ajustar o jato de tinta na horizontal, vertical e circular;
    Pistola de pintura elétrica
  4. Ajuste a regulagem de vasão do produto para controlar a quantidade de tinta que você quer que passar para a superfície, confira o manual para saber como é a regulagem do seu equipamento, pois em alguns ela é feita na parte de traz da pistola elétrica de pintura e em outras na porca da capa (na imagem anterior a porca da capa é essa que fica atrás do bico);
  5. É aconselhável utilizar uma superfície para teste;
  6. Se você chegar muito próximo da superfície a ser pintada pode acontecer da tinta escorrer, portanto é indicado uma distância de 15 cm a 25 cm;
  7. Quando for começar a pintura aperte o gatilho da pistola com a mão em movimento, pois o jato direcionado faz com que a tinta escorra, e quando soltar o gatilho permaneça em movimento até que o jato de tinta termine. Esse processo faz com que a sua pintura não fique manchada; 
  8. Geralmente a primeira demão de tinta não dá uma cobertura completa. Sendo assim é importante respeitar o tempo de secagem da tintura que vem em seu rótulo e após este tempo dar outra demão de tinta.

Lembrando, todas essas dicas serão importantes para você, mas se o seu equipamento não estiver bem limpo após a utilização, ele não irá funcionar bem. Sendo assim, sempre faça uma manutenção preventiva da sua pistola de pintura elétrica, e sempre que finalizar uma pintura limpe o seu equipamento de acordo com as instruções do fabricante.

Agora que você já sabe como usar pistola elétrica de pintura!

Anteriormente lhe informamos sobre como usar uma pistola elétrica de pintura, cuidados básicos com a superfície e também lhe demos algumas dicas de regulagem. Então agora que você já viu que o equipamento é de fácil uso coloque a mão na massa, pois a prática leva a perfeição! 

Caso tenha sobrado dúvidas sobre esse processo nos pergunte nos comentários abaixo e caso tenha alguma dica comenta aí!