Como Usar Plaina Elétrica? Passo A Passo!

A plaina elétrica é a ferramenta que todo artesão deve sempre ter em mãos, mas você sabe como a usar? Não? Pois sem problemas!

Isso pois o intuito deste artigo é justamente este, te ensinar a como usar sua plaina elétrica. Além disso, nós também separamos as principais dúvidas que você pode ter com relação a plaina elétrica para lhe esclarecer sobre tudo, de modo que não restem dúvidas e que você domine totalmente esta ferramenta ao final deste artigo!

Então, se você quer aprender tudo sobre a plaina elétrica de uma vez por todas, é só continuar aqui com a gente!

Para que serve uma plaina elétrica?

Antes de mais nada, é importante que você tenha em mente qual a função de uma plaina, para que então possamos lhe mostrar o passo a passo de como utilizá-la.

A plaina é uma ferramenta de correção, ou seja, ela é utilizada para reduzir dimensões e corrigir irregularidades de diversos materiais e objetos. Ela é mais comumente utilizada em objetos de madeira, e por artesões. Sabe aquele pedacinho desproporcional da peça que você irá trabalhar, e que está estragando toda a peça? Muitas vezes esse pedacinho acaba sendo delicado demais para usar a serra, e grande demais para lixá-lo, e é aí que a plaina elétrica entra em ação. Pois com a plaina você pode corrigir este pedacinho, modelando a peça para ficar do jeitinho que você deseja.

A plaina elétrica é mais aconselhada a usar para quando você possui uma alta demanda pela frente, como no caso de uso industrial, por exemplo. Em contrapartida, a manual é focada nos detalhes, em detrimento da rapidez. Abaixo você poderá entender melhor a diferença entre estas duas plainas.

Plaina elétrica Vs Plaina Manual

A plaina elétrica é o tipo de ferramenta em que o foco é a rapidez, a alta demanda, o uso industrial. Se você possui uma demanda elevada pela frente, então é claro que deverá optar pela plaina elétrica, pois somente ela irá lhe dar toda a agilidade de que você necessita para atender esta demanda.

Mas, em contrapartida, usar a plaina elétrica não tem o mesmo nível de detalhamento que a manual oferece. Até por isso a plaina manual acaba sendo a preferidinha de vários profissionais, justamente por sua precisão. A plaina manual oferece um maior grau de precisão, de detalhamento, durante seu trabalho, sem contar que ela é também mais silenciosa, e gera uma menor quantidade de sujeiras. Ou seja, tudo isso qualifica a plaina manual como melhor opção para hobbies!

E qual das duas é a melhor? Pois este é o tipo de pergunta que não há uma resposta certa, e depende muito mais do que você deseja alcançar. Você tem uma alta demanda pela frente? Pois então o melhor é usar a plaina elétrica! Você deseja algo para hobbies, focando em um trabalho de cada vez e com grande precisão? Então a plaina manual acaba sendo a melhor opção!

Passo a passo de como usar sua plaina elétrica!

Como usar plaina elétrica?

Vamos então para a parte que interessa, onde você poderá entender melhor como usar sua plaina elétrica! Então confere só o passo a passo que nós separamos abaixo para você:

  1. A primeira coisa a se fazer é fixar bem a madeira que você irá trabalhar. Coloque-a em uma altura confortável, a qual você possa atingir sem maiores dificuldades;
  2. Na hora de usar sua plaina elétrica, é importante sempre se lembrar de que ela deverá seguir o sentido da fibra da madeira, ou seja, posicione a madeira de modo que você consiga seguir o sentido de sua fibra. Mas, se você não tem ideia de qual o sentido da fibra na madeira que irá trabalhar, sem problemas. Para descobrir o sentido correto basta colocar a plaina elétrica na madeira, desligada, e a empurrar devagar. Caso a plaina deslize suavemente, isso significa que você está no sentido certo, mas se ela começar a vibrar ela está no lado oposto, e aí é só invertê-la;
  3. O próximo passo é regular a altura, sempre tende em mente que várias passadas finas são melhores do que uma única passada forte, pois assim você não irá desgastar a lâmina;
  4. E focando na lâmina, ajuste-a sempre de acordo com o trabalho e o tipo de material que você for executar;
  5. Até aqui nós estamos nos passos preparatórios, então confere só algumas outras dicas que poderão lhe ajudar bastante:
    • Para um melhor deslizamento da plaina você pode aplicar parafina sobre a madeira;
    • E marcar com um lápis a espessura que você pretende atingir também poderá lhe ajudar bastante;
  6. Vamos começar agora então a usar a plaina elétrica, sempre com uma mão na parte dianteira e a outra na empunhadura;
  7. Quando estiver pronto, coloque a ponta da plaina na madeira, e aplique força para baixo, de modo suave, e para que a peça tenha um contato uniforme. Depois é só ir empurrando, sempre suavemente, a plaina para a frente, conforme você vai imprimindo força à ela;
  8. Quando estiver chegando ao final da madeira, diminua um pouco a pressão aplicada sobre a plaina, de modo que ela saia da madeira de maneira suave;
  9. Caso sua plaina esteja oscilando é só aumentar a pressão na parte dianteira quando estiver iniciando o trabalho, e quando estiver terminando, inverta isso e aumente agora a pressão em sua parte traseira;
  10. É só fazer isso e pronto, você conseguiu usar sua plaina elétrica!

Viu só como usar a plaina elétrica é algo simples e sem segredos? Mas, se você ainda quiser ver a coisa sendo feita, então o vídeo abaixo do canal Oficina de Casa irá tirar todas as dúvida que ainda lhe restem sobre isso:

Regulando a profundidade

Especificamente nos modelos elétricos você conta com um regulador de profundidade, sendo necessário regulá-lo antes de usar sua plaina elétrica.

A profundidade da plaina elétrica está relacionada a quantos pedaços de madeira ela irá conseguir retirar, ou seja, quanto maior a profundidade, mais pedaços. Assim sendo, se você não quer tirar muitos pedaços, então o melhor a deixar a menor profundidade possível para sua plaina.

Isso fará com que você tenha de passar a plaina mais vezes pela superfície, para que você possa atingir o ponto de nivelamento que você deseja. Sim, isso lhe dará mais trabalho, mas ao menos irá garantir que você não acabe retirando, por acidentes, partes importantes. Caso isso ocorra não há mais volta, elas não poderão ser repostas.

Ou seja, regular a profundidade é importante, algo que você deve prestar bastante atenção!

Medidas de segurança!

E claro, nós não podemos nunca nos esquecer de tomar todas as medidas de segurança necessárias!

  • Óculos de segurança e luvas de proteção são dois dos equipamentos de proteção que devem estar com você durante todo o processo;
  • O manual de instruções costuma ser ignorado pela maioria das pessoas, mas é algo que você não deve deixar de lado. Isso pois, é nele que você irá encontrar todas as principais informações sobre sua plaina, então não o deixe de lado;
  • Sempre tenha certeza de que a madeira em que você irá usar a plaina está bem fixa, bem presa;
  • Segura a plaina bem firme, e com ambas as mãos;
  • Na hora de realizar os movimentos de vai e vem, não deixe que a plaina repouse por muito tempo em um único local, pois assim ela poderá acabar desgastando a madeira;
  • Usar a plaina elétrica não tem muito segredo, mas requer prática, então o ideal é que você nunca comece já na peça em que irá trabalhar, mas que teste a plaina várias vezes antes, em pedaços de madeira que poderão ser descartados depois.

Estas são apenas algumas pequenas dicas de segurança que poderão lhe ajudar na hora de usar sua plaina elétrica, e que vale a pena ficar atento!

Agora você já sabe como usar uma plaina elétrica!

Acima nós lhe informamos o passo a passo completo para usar sua plaina elétrica, de modo que você consiga utilizá-la sem maiores problemas. Por mais que a plaina elétrica seja fácil de se usar, nós novamente voltamos a bater na tecla de que é necessário treino e prática. Não comece já na peça que você irá usar em seu trabalho, treine, pratique, e só quando estiver dominando a plaina inicie seus trabalhos. E claro, jamais se esqueça das medidas de segurança que citamos acima, elas servem para lhe ajudar a utilizar sua plaina ao máximo!

Sobraram dúvidas com relação a utilização da plaina elétrica? Pois então é só nos perguntar nos comentários abaixo!