Como Usar Roçadeira – Passo A Passo!

Não importa se estamos falando de uma roçadeira elétrica ou a gasolina, antes de mais nada, você deve saber como usar uma roçadeira!

Neste artigo nós iremos focar justamente isso, em lhe apresentar um passo a passo de como usar sua roçadeira da maneira correta. Além disso, nós também separamos alguns cuidados importantes que você deve ter, de modo a garantir a vida útil máxima de sua roçadeira!

Então, se você quer aprender de uma vez por todas como usar sua roçadeira, e começar o quanto antes seus trabalhos, é só continuar por aqui com a gente!

Como usar uma roçadeira?

Como usar uma roçadeira

Abaixo nós separamos um passo a passo simples, para lhe ensinar a como usar sua roçadeira de maneira correta. Ou seja, já vai salvando esse passo a passo para sempre que você precisar poder retornar até ele!

Então vamos começar!

1 – Comece pelo manual de instruções

Todos os modelos contém, ou deveriam conter, um manual de instruções, sendo o objetivo do manual lhe familiarizar com o seu modelo de roçadeira em específico. Ou seja, apesar de todas as dicas que iremos lhe dar aqui, ainda assim é importante que você leia atentamente o manual de seu modelo, pois somente através dele você poderá se familiarizar com sua roçadeira e conseguir utilizá-la corretamente!

Não cometa o erro de simplesmente descartar seu manual, pensando que ele não é importante, pois ele é!

2 – Antes de iniciar o corte

Antes de você começar a usar sua roçadeira, há alguns cuidados que você deve tomar, como por exemplo:

  • Mantenha o cinto do ombro sempre bem posicionado, pois assim você manterá o correto equilíbrio da roçadeira com o seu corpo, e poderá utilizá-la de modo confortável;
  • Sempre examine a vela antes de começar a usar sua roçadeira. Se sua vela estiver com uma coloração castanho-avermelhado, então isso significa que está tudo certo com ela. Mas, caso a vela apresente alguma outra cor, então você precisará limpá-la ou substitui-la;
  • Verifique também a lâmina de corte, confira se ela não possui nenhum dano, limpe-a bem e aplique também um protetor contra corrosão;
  • Com relação ao fio de corte, é necessário armazená-lo sempre em local úmido, de modo que você possa manter sua elasticidade;
  • E claro, na hora de usar sua roçadeira nunca se esqueça dos equipamentos de proteção! São eles que irão assegurar sua segurança, então é imprescindível que você os utilize durante todo o processo. Nada de roupas muito largas, sem adereços como cachecóis, joias e gravatas , e quanto aos equipamentos de proteção os aconselháveis aqui são:

3 – Ligando sua roçadeira

Agora que você já tomou todos os cuidados prévios, podemos começar efetivamente a usar nossa roçadeira, sendo que ligá-la é o primeiro passo.

Na hora de ligá-la, sempre deixe-a apoiada no chão, livre de quaisquer obstáculos. Isso é importante pois, se você tentar ligá-la “no ar”, além de ser bem mais difícil, você ainda pode acabar perdendo o controle e atingindo objetos ou até mesmo pessoas que estejam próximas a você.

Então a dica para iniciar é: sempre ligue sua roçadeira com ela apoiada no chão!

4 – A cordinha

Em seguida nós temos de “puxar a cordinha”, e até mesmo o puxão deve ser regulado! Nunca puxe-a desde o início, nada de dar trancos em sua roçadeira, pois isso pode acabar comprometendo todo o sistema.

O ideal aqui é que você faça esse processo devagar. Vá puxando a cordinha devagar, até que você consiga ouvir o motor girando e, quando ouvi-lo, aí sim você poderá puxar tudo de uma vez, bem forte e até o fim!

Então nesse passo a dica é: comece puxando a cordinha devagar, até ouvir o motor girar, e então puxe-a forte e até o final!

Ainda há dois fatores específicos, tratando-se de purgador e afogador, que vale a pena ressaltarmos:

  • É comum que algumas roçadeiras contem com um purgador de ar, o qual funciona para eliminar o ar da linha de combustível, e caso o seu modelo possua um, antes de usar sua roçadeira é necessário que você pressione este botão por pelo menos 10 vezes;
  • Se o motor de sua roçadeira estiver frio, ou seja, com ao menos 15 minutos desligado, você precisará acionar o afogador. Para fazer isso é fácil, você só precisará desligar o afogador, e em seguida puxar a cordinha novamente.

Mas, caso sua roçadeira seja um modelo elétrico, então é mais fácil. Basta que você aperte o botão de ligar e pronto!

Viu só como não há dificuldades em utilizar sua roçadeira?

Onde posso usar minha roçadeira?

A função de uma roçadeira é bem específica, ou seja, o local mais óbvio que você poderá utilizá-la é no quintal de sua casa, aparando o seu jardim. Para esta ocasião o mais aconselhável é que você utilize uma roçadeira elétrica, pois além de ser mais barata, é também mais fácil de se utilizar aqui.

Já para trabalhos maiores e mais específicos, como por exemplo na agricultura familiar, ou para aparar o gramado de um sítio/fazenda, o ideal já é uma roçadeira a gasolina. Apesar de serem um pouquinho mais difíceis de se operar, elas são bem mais potentes, e não necessitam de tomadas para serem utilizadas!

Confira também: O que fazer quando sua roçadeira perde força quando acelera?

Para que serve cada lâmina da roçadeira?

Na hora de usar sua roçadeira, você já deve ter notado que elas possuem diferentes tipos de lâminas, não é mesmo? Pois saiba que cada lâmina é referente a uma aplicação específica, e abaixo nós iremos discorrer melhor sobre todas elas, confere só!

Se você precisa de um corte com mais precisão, então a serra circular é a ideal aqui. Esta lâmina é aconselhável para troncos lenhosos de até 10 cm, bem como para arbustos.

Já para trabalhos de limpeza, manutenções e cortes de dificuldade baixa e média, lâminas de duas pontas são as melhores. Elas apresentam uma produtividade e rotação elevadas, e podem ser utilizadas em equipamentos com alta cilindrada.

As lâminas de três pontas são as mais indicadas aqui para cortes de dificuldade alta. Ou seja, quando se têm um gramado mais alto e denso pela frente, e é preciso reduzi-lo aos poucos.

E por último nós temos os fios de nylon, ideais para acabamentos próximos a árvores, muros, postes ou demais obstáculos, de modo a não ocasionarem prejuízos e danos.

Confira também: Qual o melhor fio de nylon para roçadeira?

Dicas de cuidados a se tomar antes de usar sua roçadeira!

A seguir nós separamos algumas dicas que você deve se atentar antes de começar a usar sua roçadeira, assim você garante que tudo ocorra sem acidentes e que sua roçadeira dure sua vida útil máxima!

1 – Sistema de combustível

Sempre verifique se está tudo certo com a vedação do sistema de combustível, em especial com as peças que você já pode reparar logo de cara, tais como conexões da mangueira, a tampa do tanque e a bomba manual do combustível. Caso note o mínimo sinal de vazamentos, não ligue o motor, pois isso pode ocasionar em um incêndio!

O melhor a se fazer nesse cenário é levar sua roçadeira até uma assistência técnica o quanto antes, para só então recomeçar seus trabalhos.

2 – Atenção a ferramenta de corte e aos dispositivos de segurança

Confira se a ferramenta de corte, bem como o implemento de corte, estão ambos montados de maneira correta, sem nenhum tipo de dano. Lembre-se também de averiguar todos os dispositivos de segurança, se eles estão bem montados e em perfeitas condições de uso.

Se você notar que alguma peça está danificada, trate de substitui-la o quanto antes, é importante que você não use sua roçadeira com peças que não estejam em perfeita condição de uso.

3 – O acelerador

Tanto o acelerador quanto sua trava devem, obrigatoriamente, possuir um manuseio facilitado, então verifique se eles estão operando corretamente. O acelerador deverá sempre voltar a sua posição inicial assim que você soltá-lo, assim como o interruptor combinado, o qual deve ser posto facilmente na posição de STOP.

Certifique-se também de que todos os cabos da mão estejam secos e limpos, nada de sujeiras e óleos, pois somente assim seu manuseio será seguro.

4 – A lubrificação

O conjunto de corte deve sempre estar lubrificado com graxa, do contrário ele poderá acabar se danificando durante o uso.

5 – Cintos e cabos

Sempre regule cintos e cabos de acordo com sua altura, pois eles devem sempre estar confortáveis para quem irá usar a roçadeira.

É importante também treinar a retirada rápida do cinto, pois assim você já estará se preparando caso ocorram acidentes. E claro, quando estiver treinando essa retirada rápida, jamais jogue a máquina no chão, pois isso poderá causar danos séries ao seu equipamento.

Confira também: Roçadeira 2 tempos Vs Roçadeira 4 tempos, qual a melhor?

A limpeza de sua roçadeira

A limpeza de sua roçadeira é outro passo importantíssimo, que você deve sempre se atentar.

É importante que você limpe o filtro de ar todos os dias, ou, pelo menos, sempre depois de utilizá-lo. Basta que você lave-o com água e sabão, e logo depois de secá-lo insira-o de novo na roçadeira.

Já a lubrificação, como citada acima, deve sempre ser realizada a cada 30 horas de uso. Logo acima do local onde você fixa a lâmina é possível encontrar um parafuso, esse é o parafuso que lhe permite acessar a engrenagem, ou seja, basta retirá-lo para que então você possa passar a graxa para rolamento, elevando assim sua durabilidade.

Agora você já sabe como usar sua roçadeira!

Acima nós lhe informamos o passo a passo correto para usar sua roçadeira, bem como diversas outras informações que lhe podem ser úteis na hora de utilizá-la! Então, agora que você já sabe tudo sobre como suar sua roçadeira, o próximo passo é adquirir a sua e começar o quanto antes com seus trabalhos, então mãos a obra!

Restaram dúvidas sobre a utilização de uma roçadeira? Pois então basta nos perguntar nos comentários abaixo e estaremos prontos para lhe ajudar!