Lixadeira Bosch É Boa? Vale A Pena?

Está pensando em comprar uma lixadeira da Bosch mas não sabe dizer se esta marca é boa? Pois sem problemas, nós te ajudamos com isso!

Abaixo nós separamos vários modelos de lixadeira Bosch para as comparar e analisar se a Bosch é realmente boa. Nós iremos também analisar todas as lixadeiras Bosch tomando como base os principais fatores que são esperados em uma lixadeira!

Então, se você está pensando em adquirir uma lixadeira Bosch, não deixe antes de conferir este artigo!

Conhecendo a Bosch

Para quem já procurou por ferramentas na internet, seja uma lixadeira ou qualquer outra, com certeza já se deparou com a Bosch. Ao todo são mais de 65 anos de história só no território brasileiro, com mais de 8 mil colaboradores e registrando um faturamento líquido superior a R$ 5 bilhões no Brasil, e de mais de R$ 70 bilhões ao redor do mundo!

Bosch no Brasil

A qualidade de seus produtos, e seu desejo por sempre buscar oferecer soluções cada vez mais inovadoras para casas fazem com que a Bosch seja uma das líderes do mercado nacional. O principal objetivo da Bosch é oferecer produtos cada vez mais inteligentes e sofisticados, tudo pensando em sua comodidade!

Tudo isto faz com que a Bosch pareça ótima, não é mesmo? Porém todas as informações acima foram retiradas diretamente do site oficial da Bosch. Ou seja, não é como se a Bosch fosse a melhor fonte para falar de si mesma.

Mas então como poderíamos saber se a Bosch, e consequentemente sua lixadeira, são realmente boas?

Simples, através do Reclame AQUI!

A Bosch no Reclame AQUI

O Reclame AQUI é o maior site nacional para avaliar a reputação e confiabilidade de outras empresas. Através dele todos os clientes podem computar reclamações sobre uma determinada empresa, sendo que cabe ao Reclame AQUI avaliar estas reclamações e dar para a empresa em questão uma nota de reputação. Como a nota de reputação influencia diretamente na imagem daquela empresa, é claro que ela costuma levar as reclamações dos clientes bem a sério.

No caso da Bosch, ao analisarmos a página inicial da Bosch no Reclame AQUI já de cara podemos ver algumas informações importantes. A Bosch está no Reclame AQUI já fazem 11 anos, tendo recebido um total de mais de 36 mil visualizações só nos últimos 12 meses, mas para nós o que importa mesmo é sua nota de Reputação.

Analisando-se com base nos últimos 12 meses, a Bosch possui uma nota de reputação de 8.2 de 10, o que a configura um status de ÓTIMO. Nós nem precisamos dizer que isto é algo muito bom, não é mesmo? Afinal de contas, agora nós já sabemos que a marca Bosch é sim confiável!

Mas é bom lembrar que esta nota de reputação diz respeito a Bosch e todos os seus produtos, não apenas a sua lixadeira. Então, para começarmos a analisar a lixadeira Bosch, vamos conferir alguns de seus principais modelos abaixo!

A lixadeira Bosch

Lixadeira Bosch

A seguir nós separamos alguns dos principais modelos de lixadeira que a Bosch tem a oferecer, de modo que possamos analisar um por um!

Lixadeira Orbital de Palma Bosch GSS 140

Começamos com um dos modelos mais econômicos da Bosch, que apresenta uma potência de 220 W, com uma velocidade máxima de 28.000 OPM e um rendimento super confortável que cabe na palma de sua mão. Além disso, este modelo conta ainda com uma base de alumínio e borracha rígida, um revestimento de alta qualidade, um botão liga/desliga com um acesso fácil, e ainda lhe permite utilizar a empunhadura em diferentes posições, gerando menos fadiga e uma maior flexibilidade.

Acompanham este modelo 3 folhas de lixa e 1 manual de instruções, suas dimensões (C x L x A) são de 21 x 11,5 x 14 cm, e seu peso é de 1,35 Kg.

Lixadeira Orbital de Palma com Filtro Bosch GSS 140-1A

Já este próximo modelo é uma evolução do modelo anterior, mesmo que com uma potência um pouco menor.

Este modelo conta com uma potência de 180 W, bem como com uma velocidade de 24.000 OPM, ou seja, é menos potência e velocidade do que o modelo anterior. Além disso, ela conta ainda com um sistema microfiltro Bosch para remoção de até 90% do pó gerado, um sistema Easy-Fit que faz com que a troca das folhas de lixa seja mais rápida, além também de ser um modelo bastante silencioso!

Acompanham este modelo 3 folhas de lixa, 1 manual de instruções, 1 filtro com sistema microfilter e 1 gabarito perfurador, suas dimensões (C x L x A) são de 25,8 x 11,3 x 14,2 cm, e seu peso é de 1,4 Kg.

Lixadeira Roto Orbital Bosch GEX 125-1 AE

Este modelo da Bosch apresenta uma potência de 250 W, bem como um controle eletrônico de velocidade de 15.000 a 24.000 OPM. Além disso, ela conta ainda com um sistema microfiltro Bosch para remoção de até 90% do pó gerado, um sistema de fixação fácil e rápida da lixa, e uma empunhadura ergonômica inovadora com uma pegada Soft Grip para menor fadiga do operador.

Acompanham este modelo 1 coletor de pó com sistema microfiltro, 1 manual de instruções, 1 disco de lixa e 1 prato de lixa macia, suas dimensões (C x L x A) são de 22,7 x 12,2 x 15 cm, e seu peso é de 1,3 Kg.

Lixadeira Orbital Bosch GSS 23 AE

Já este último modelo da Bosch apresenta uma potência de 190 W, bem como uma velocidade variável de 14.000 – 24.000 OPM. Além disso, este modelo conta ainda com um sistema Easy-Fit para troca fácil e rápida das lixas, seus rolamentos de esferas são vedados contra a poeira, e possui também um sistema de extração de pó com microfiltro e armazenamento de poeira.

Acompanham este modelo 2 folhas de lixa, 1 manual de instruções 1 coletor de pó e 1 base perfuradora, suas dimensões (C x L x A) são de 31,8 x 9,8 x 15,8 cm, e seu peso é de 1,7 Kg.

Comparando as lixadeiras Bosch!

Acima nós lhe mostrando alguns dos melhores modelos de lixadeira Bosch, mas individualmente fica um pouco difícil compará-las. Então, para te ajudar com a comparação, abaixo nós colocamos todos estes modelos em uma tabela!

Lixadeira Bosch
GSS 140GSS 140-1AGEX 125-1 AEGSS 23 AE
Potência220 W180 W250 W190 W
Velocidade Máxima28.000 OPM24.000 OPM15.000 – 24.000 OPM14.000 – 24.000 OPM
Possui controle de velocidade?NãoNãoSimSim
Diâmetro do círculo de oscilação1,5 mm1,6 mm2,5 mm2,0 mm
Possui Sistema Soft Grip?NãoNãoSimNão
Possui Sistema Microfiltro Bosch?NãoSimPossuiSim
Vibrações7 m/s²5 m/s²5 m/s²4,5 m/s²
Possui Sistema Easy-Fit?NãoSimNãoSim
Dimensões (C x L x A)21 x 11,5 x 14 cm25,8 x 11,3 x 14,2 cm22,7 x 12,2 x 15 cm31,8 x 9,8 x 15,8 cm
Peso1,35 Kg1,4 Kg1,3 Kg1,7 Kg
Acompanha3 folhas de lixa e 1 manual de instruções3 folhas de lixa, 1 manual de instruções, 1 filtro com sistema microfiltro e 1 gabarito perfurador1 coletor de pó com sistema microfiltro, 1 manual de instruções, 1 disco de lixa e 1 prato de lixa macia2 folhas de lixa, 1 manual de instruções 1 coletor de pó e 1 base perfuradora

Através desta tabela você consegue ter uma noção do que cada modelo se diferencia, assim sendo, você será capaz de selecionar aquela que melhor lhe serve.

Entretanto, isso não responde a pergunta se a lixadeira Bosch é realmente boa, pois acima nós apenas separamos seus principais modelos. Assim sendo, abaixo nós iremos comparar a lixadeira Bosch de acordo com os principais fatores que você deve analisar na hora de escolher uma boa lixadeira!

Analisando a lixadeira Bosch

A seguir nós separamos os principais fatores que você deve sempre levar em consideração na hora de escolher uma lixadeira, de modo que possamos conferir se a Bosch atende a todos estes requisitos. Então confere só!

Quanto ao uso

A primeira coisa que você deve ter em mente aqui é o uso, ou seja, sobre como você irá usar sua lixadeira. E com isso nós queremos dizer se sua lixadeira será utilizada profissionalmente, residencialmente ou apenas para hobby. Isso é algo que você deve ter em mente antes de ir atrás de um modelo que lhe atenda!

Se tratando da lixadeira Bosch, há modelos que são aconselháveis tanto para uso residencial e de hobby, como por exemplo o GSS 140-1A, quanto modelos que são aconselháveis para o uso profissional, como é o caso do GSS 23 AE. Ou seja, com relação ao uso depende muito mais de suas necessidades, pois já dá pra ver que, independente de qual ela seja, a Bosch possui um bom modelo para você!

Quanto a potência

Já analisando com relação a potência, ela é um dos principais fatores que devemos levar em consideração aqui! Isso pois, é a potência quem dita a facilidade com que a lixadeira poderá realizar determinado trabalho, sem que seja necessário ficar a repassando sobre aquela superfície.

Mas é importante também saber o modelo da lixadeira, de modo que você possa comparar a potência de acordo com seu modelo. E por modelos estamos nos referindo a lixadeira orbital, roto-orbital, etc. Por exemplo, no caso de uma lixadeira orbital, a potência que você deve buscar para trabalhos profissionais deve estar sempre próxima de 200 W, podendo se estender até os 300 W.

Quanto a vibrações e nível de ruído

O nível de vibrações é outro fator importante que deve ser analisado, pois quanto mais uma lixadeira vibrar, mais força você deverá aplicar sobre ela para compensar suas vibrações. Ou seja, um nível elevado de vibrações apenas lhe exigirá maior força para “domar” a lixadeira.

Além disso, como em muitos dos casos o trabalho efetuado por uma lixadeira tende a ser bem delicado, aplicar muita força sobre ela apenas colocará todo aquele trabalho em risco.

Passando agora para o nível de ruído, ele não chega bem a ser um problema, mas sim um incômodo. Mas claro, dependendo da região em que você for usar sua lixadeira, como por exemplo próximo de escolas e hospitais, o nível de ruído torna-se sim um problema. Basta você ficar de olho se o nível de ruído não esta acima da média e pronto!

Se tratando da lixadeira Bosch, tanto as vibrações quanto os níveis de ruído possuem bons níveis, e não encontramos reclamações dos clientes mediantes a isso, o que é um ótimo indicador aqui!

Quanto a ergonomia

O uso de uma lixadeira é um trabalho inteiramente manual, então é claro que a ergonomia deve ser levada bem a sério!

Dimensão e peso são bons fatores para se ficar de olho aqui e, além disso, há o “sistema soft grip”. O sistema soft grip é um diferencial da lixadeira Bosch, pois neste caso o modelo é projetado especificamente se pensando na ergonomia do operador que irá utilizá-lo, de modo que não hajam problemas relativos a fadigas.

Ou seja, com relação a ergonomia a lixadeira da Bosch não deve em nada a de demais marcas!

Quanto a compatibilidade com lixas

Outro fator bastante importante, e que infelizmente acaba sendo ignorado pela maioria das pessoas, é a compatibilidade com lixas.

Imagine só você adquirir a melhor lixadeira do mercado, e simplesmente não encontrar lixas para ela em sua região, sendo obrigado a importar lixas sempre que quiser utilizá-la. Parece algo bem incômodo, não é mesmo?

Assim sendo, o melhor é sempre fazer uma pesquisa se o modelo que você planeja adquirir possui compatibilidade com lixas, e principalmente se essas lixas estão disponíveis perto de você.

Dentre os modelos da Bosch que nós apresentamos acima você pode perceber que a maioria deles acompanha algumas lixas, então fica mais fácil pra você pesquisar se é fácil ou não encontrar essas lixas em sua região!

Quanto ao preço

E por último, mas não menos importante, o preço é algo que você deve sempre levar em consideração aqui!

Isso pois de nada adianta você ter encontrado a melhor lixadeira de todas, se o seu orçamento simplesmente não lhe permite adquiri-la. Pelos modelos da Bosch que nós separamos acima você pode perceber que há lixadeiras de preços variados, indo de R$ 300,00 até R$ 700,00.

Ou seja, o esperado aqui é que os modelos não pesem em seu orçamento, de modo que você possa ter um bom modelo sem pagar um preço muito elevado por isso!

A lixadeira da Bosch é boa mesmo?

Acima nós lhe apresentamos vários bons modelos de lixadeira Bosch, nós realizamos um comparativo entre todos os modelos e depois levantamos alguns dos principais fatores que você deve levar em consideração quando for definir qual é a melhor para você. Assim sendo, nós podemos focar na pergunta central por trás deste artigo:

A lixadeira Bosch é boa? E a resposta é que sim, a lixadeira da Bosch é boa!

Como podemos ver pelos modelos, e pela análise dos fatores, a lixadeira Bosch é sim muito boa, sendo que seu uso serve tanto residencialmente/para hobby, quanto profissionalmente. Então, se você busca por uma boa lixadeira para te dar aquela ajudinha de que você precisa, é só selecionar um modelo Bosch e mãos a obra!

Mas e quanto a você, já possui alguma lixadeira da Bosch? Qual delas, e como foi sua experiência com ela? Foi positiva ou negativa? Não deixa de contar isso pra gente nos comentários abaixo!