Máquina de Pintura Airless – Quais as Melhores?

Renovar a aparência da casa através de uma pintura nova é uma excelente ideia. Para isso, nada melhor que usar uma máquina de pintura Airless, capaz de pintar tudo sem o menor esforço e com cobertura máxima. Mas você saberia dizer qual a melhor máquina de pintura airless disponível no mercado? Vamos mostrar pra você!

Antes de comprar uma máquina de pintura airless, é preciso estar atento às especificações de cada modelo. Assim, para lhe ajudar a escolher a melhor máquina de pintura airless, selecionamos abaixo alguns dos melhores modelos, incluindo também um guia completo para facilitar a sua compra, esclarecer tudo sobre a ferramenta e tirar todas as suas dúvidas.

Confira a seguir!

IMAGEMAIRLESS

MMA370 Menegotti
  • Excelente rendimento e acabamento
  • Potência de 120 – 170 bar
Verificar Preço →

MPA1010 Vonder
  • Não apresenta alto nível de ruídos
  • Equipamento resistente
Verificar Preço →

Lpa-1000 Lynus
  • Modelo perfeito para ser utilizado na construção civil
  • Modelo projetado para pinturas profissionais
Verificar Preço →

 

Seleção das melhores máquinas de pintura airless do mercado!

Como dissemos na introdução, uma máquina de pintura Airless pode facilitar e agilizar muito os seus projetos e obras. Mas como existem muitos modelos disponíveis no mercado, sendo cada um mais específico para determinado trabalho, nem sempre a escolha é fácil. Por isso, selecionamos abaixo alguns dos melhores modelos para que você possa escolher a melhor máquina de pintura airless, de acordo com as suas necessidades.

Veja só:

Máquina de pintura airless MMA370 Menegotti – Ideal Para Uso Residencial

maquina de pintura airless MENEGOTTI-MMA370

Pros
  • Excelente rendimento e acabamento
  • Vazão de 0,9 l/min
  • Possui sistema de spray de alta pressão
  • Potência de 120 – 170 bar
  • Possui uma garantia de 6 meses
Contras
  • Modelo pesado, com 11 Kg
  • A mangueira também pode ser considerada curta, dificultando um pouco o funcionamento

Esse modelo de máquina de pintura airless é um equipamento ideal para a pintura de paredes, telhados, pisos, cercas, móveis, muros, prédios, entre outros.

O modelo pode ser utilizado para aumentar a produtividade das obras na fase pintura, oferecendo um excelente rendimento e acabamento. Ela possui sistema de spray de alta pressão através de bomba de pistão, com motor de 0,5 CV, monofásico. Sua mangueira com pistola mede 7,5 m e vem com garantia de 6 meses.

Máquina de pintura airless MPA1010 Vonder – A Melhor Escolha!

maquina de pintura airless Vonder MPA1010

Pros
  • Equipamento resistente
  • Não apresenta alto nível de ruídos
  • Potência de 1.010 W
  • Pressão máxima de saída de 3.000 lbf/pol²
  • Vazão da pistola para pintura: 1,5 Litros/min
  • Bico padrão: 415
  • Tensão (V): 220 V
  • Peso: 7kg
  • Frequência: 50 Hz/60 Hz
Contras
  • Uso exclusivo para tintas que sejam a base de água
  • Não deve ser utilizado com acessórios que não sejam compatíveis
  • Preço elevado

Esse modelo de máquina de pintura airless da Vonder é de uso leve, indicada exclusivamente para a aplicação de tintas à base de água e somente com acessórios compatíveis.

A marca recomenda a lubrificação com óleo multiuso VONDER ou similar, sempre antes do primeiro uso ou a cada 8 horas de trabalho, colocando aproximadamente 10 gotas no compartimento de entrada de óleo.

Ela possui pistão em aço inox, engrenagem usinada e dentes helicoidais, proporcionando maior resistência, menor ruído e maior transmissão de torque. Sua mangueira tem 10 m de comprimento e pesa. Além disso, possui uma excelente produtividade e é uma das mais leve da categoria.

Máquina de pintura airless Lpa-1000 Lynus – Modelo Para Uso Profissional

maquina de pintura airless Lynus Lpa-1000

Pros
  • Modelo projetado para pinturas profissionais
  • Modelo perfeito para ser utilizado na construção civil, bem como em industrias
  • Potência: 1000 W
  • Tensão: 220 V
  • Pressão máxima: 22.7 mpa
  • Taxa de fluxo máximo: 2,0 l/min
  • Bico padrão: 517 (0.017″)
Contras
  • Modelo não indicado para pintura epóxi, nem para tintas com micropartículas
  • A aplicação de textura também não é recomendada
  • Modelo pesado, com 14,5 Kg

A máquina de pintura airless Lynus foi projetada para pinturas profissionais com tintas à base d´água, sintéticas, látex e acrílico entre outras. Ela pode ser utilizada nas mais diversas áreas do mercado, como construção civil e indústrias em geral ou até uso doméstico.

O equipamento ainda possibilita a aplicação de lubrificantes a base de óleo. Sua mangueira tem 15 m de comprimento para facilitar o alcance. Ela só não é indicada para indicada para pintura epóxi e tintas com micropartículas, além de aplicar texturas.

Guia para escolher a melhor máquina de pintura airless

Pintando parede
Para escolher a melhor máquina de pintura airless é preciso conhecer bem o equipamento.

Se você estiver procurando pela melhor máquina de pintura Airless para agilizar os serviços de pintura, saiba que tudo vai depender das suas necessidades e do tipo de trabalho a ser realizado.

Com a máquina Airless ideal você pode ser capaz de economizar até 75% de tempo no trabalho. Mas para tomar a melhor decisão e comprar o equipamento certo para o trabalho, será preciso fazer algumas perguntas básicas para si mesmo e conhecer bem o equipamento antes de comprar.

Por esse motivo, explicaremos abaixo tudo o que você precisa saber para escolher a melhor máquina de pintura Airless do mercado.

Leia a seguir:

O que é uma Máquina de Pintura Airless?

A máquina do tipo Airless realiza a pintura através de um jato de pistão de alta pressão de tinta, funcionando como um pulverizador. Ela não utiliza ar comprimido, por isso é chamada de “Airless”, que significa “menos ar”.

A tinta sai pelo seu bico com precisão em forma de leque, pulverizando a superfície, sem névoa e sem sujeira. Para isso, o seu bico deve sempre estar bem instalado e nunca desgastado. Se for o caso, basta substituir a peça sempre que necessário.

Principais benefícios da máquina airless

Usar máquina de pintura airless traz inúmeras vantagens em comparação aos métodos de pintura mais tradicionais, com rolos ou pincéis. Embora nem sempre a pintura vai exigir o equipamento, os grandes projetos podem se beneficiar bastante.

A velocidade é uma das principais vantagens do equipamento, pois a máquina é capaz de utilizar uma grande quantidade de tinta em um curto período de tempo, permitindo a cobertura de grandes superfícies em pouco tempo.

Isso porque ela é capaz de liberar grandes volumes de tinta bombeados através da pistola airless. Por isso, esse tipo de equipamento é mais eficaz que um pincel, e bem melhor que um rolo.

Apesar de parecer difícil de usar e muitas pessoas têm medo, o equipamentos de pintura airless torna o trabalho bem mais fácil. Por isso, a máquina tem se tornado muito popular entre artesãos e profissionais de indústrias e automação.

Afinal, a máquina de pintura airless é a forma mais rápida e econômica de aplicar tinta de alta qualidade em uma ampla gama de superfícies em frações de tempo e custo.

Confira os principais benefícios da máquina de pintura airless:

Velocidade e Eficiência

Se você já realizou pinturas em alguma superfície com pincel ou rolo, sabe a trabalheira que dá. Já a máquina de pintura airless surpreende pela velocidade e eficiência ao executar o mesmo trabalho.

O pincel é uma boa ferramenta para preencher detalhes e cantos, mas quando as superfícies são maiores, pode ser cansativo e demorado realizar o trabalho sem a ajuda de uma ferramenta mais eficiente.

Já o rolo de tinta é mais rápido do que pincel, mas tem a tendência a deixar marcas que danificam a aparência da pintura. Por isso, a máquina de pintura airless é a melhor opção entre esses dois métodos, pois pode fazer o trabalho muito mais rápido.

As máquinas de pintura airless podem pintar até 1000m2 em uma hora, já que liberam a tinta em grande velocidade, podendo reduzir o tempo de trabalho em até 75% em comparação a pintura com ferramentas tradicionais.

Além disso, a mangueira da máquina de pintura Airless é longa e pode alcançar maiores distâncias, possibilitando pinturas em grandes superfícies sem precisar mudar a máquina de lugar várias vezes.

Portanto, quando se trata em pintar grandes superfícies a máquina de pintura airless pode cobri-lás em questão de horas, quando comparada aos sistemas convencionais de pintura, que costumam levar entre dois dias a algumas semanas para completar o mesmo trabalho.

Aplicação uniforme

A máquina de pintura airless também é perfeita para superfícies mais difíceis, como paredes texturizadas, com outros efeitos irregulares ou rachaduras. Isso porque elas liberam um jato de tinta mais homogêneo, devido à compressão reduzida, permitindo uma cobertura mais uniforme. Além disso, é possível alcançar um acabamento de pintura de qualidade superior com uma única aplicação, sem a necessidade de retoques ou pausas, como é feito com métodos de pintura comuns.

Não possui compressão

Existem algumas máquinas de pintura no mercado que usam técnicas de compressão para conduzir a tinta através do bocal. Mas as máquinas de pintura airless usam um método de mangueira para empurrar a tinta para fora, o que evita o excesso de pulverização, podendo até controlar o fluxo do spray pelo bico.

Portátil

Os pincéis e os rolos são facilmente transportados, mas a maioria das máquinas de pintura airless também não são muito difíceis de manipular, e podem ser acopladas nos ombros ou em carrinho para facilitar o transporte. Em geral, possuem motores pequenos, com menos de 1 cavalo-vapor.

Evita sujeira, desperdício e resíduos

Muitas técnicas convencionais de pintura produzem excesso de pulverização e rejeição durante a aplicação, causando maiores desperdícios. As máquinas de pintura airless possuem um spray “suave”, capaz de reduzir o desperdício de tinta e o excesso de pulverização, aumenta o seu rendimento.

Isso porque o seu jato de tinta em leque não forma névoa ao sair da máquina, por isso não respinga e nem faz sujeira.

Melhor acabamento

A pintura airless é um dos sistemas de pulverização mais populares no mercado hoje. Como funcionam por meio do acúmulo de alta pressão, que força a tinta sair do bocal através de um spray “suave”, ela oferece um acabamento superior de alta qualidade em todos os tipos de superfícies.

Dicas e cuidados ao usar a máquina de pintura airless

operador equipado e coberto utilizando a melhor maquina de pintura airless para pintar paredes internas
Para que a melhor máquina de pintura airless tenha uma vida útil longa, a sua manutenção é necessária.

As máquinas de pintura Airless são ajustáveis, para que seja controlar a área de pulverização mais facilmente. Mesmo assim, ainda pode haver um pouco de excesso na pulverização da tinta.

Como o equipamento costuma cobrir áreas maiores, o que não estiver coberto poderá ser pintado. Portanto, certifique-se de que todas as áreas que você não quer pintar estejam protegidas e cobertas.

Ao segurar a máquina, note que ao começar a pintura você terá um acúmulo de tinta no local onde começou. Por isso, mantenha os traços uniformes e suaves, assim como uma distância consistente do objeto ou superfície que esteja pintando.

Após terminar o trabalho, limpe completamente a unidade, pois a tinta quando seca não é tão fácil de sair e pode entupir os bicos ou se alojar nas mangueiras, danificando o equipamento.

Diferenças entre pintura Airless e pintura com compressor

O compressor é um dos equipamentos de pintura mais conhecidos e pode auxiliar muito em vários trabalhos de pintura. Porém, a máquina de pintura Airless tem se tornado cada vez mais popular entre os profissionais.

Diferente da máquina Airless, o compressor funciona usando o ar, que empurra a tinta do seu reservatório para poder disparar o jato de tinta. Veja as principais diferenças entre os dois equipamentos abaixo:

CaracterísticasPintura com compressorPintura Airless
Sujeira e DesperdícioCausam mais respingos, sujeira e desperdícioNão forma névoa, não respinga, evita a sujeira e o desperdício, aumenta o rendimento da tinta
VelocidadeNão possui tanta pressão e velocidade, pintura mais lentaGrande velocidade, pintura mais rápida
SuperfíciesPequenas áreas e superfíciesGrandes áreas e superfícies
PinturaDistribuição menos uniforme, exige mais habilidadePintura homogênea até em superfícies texturizadas, irregulares ou rachadas
CustoMais baratos e mais popularesInvestimento mais alto

É importante lembrar que, embora o investimento inicial de um equipamento Airless seja mais alto que do compressor, o equipamento é mais vantajoso e econômico.

Como escolher a melhor máquina de pintura Airless

homem usando máquina de pintura airless em parede interna
Para escolher a melhor máquina de pintura airless é preciso ficar atento a vários fatores antes de comprar.

Existem diferentes tipos de máquinas de pintura Airless no mercado, que variam bastante em preço e características. Além disso, nem todos os modelos irão servir para todos os tipos de trabalhos de pintura.

Essas máquinas podem facilitar e agilizar bastante os trabalhos de pintura, porém não é preciso investir tão alto para conseguir encontrar um equipamento de boa qualidade.

Você apenas deve verificar todos os seus recursos e acessórios antes de comprar, pois alguns fatores são importantes e podem ser determinantes para garantir um bom desempenho e duração da ferramenta.

Como por exemplo, o tamanho e a quantidade de bicos incluídos no equipamento, para que você não tenha que comprá-los separadamente, principalmente se você costuma ter diferentes projetos.

Além disso, a velocidade e a pressão também dependem do bico. Por isso, escolha um modelo que pode ser ajustado facilmente, de acordo com as necessidades do seu projeto.

Assim, escolha modelos que vêm com o máximo de acessórios, senão você terá que comprá-los separadamente, aumentando o custo final. Então, para evitar isso ou qualquer arrependimento, avalie com atenção os critérios abaixo que podem determinar uma uma compra mais acertada.

Veja só:

Orçamento disponível

Em toda obra ou projeto, o orçamento disponível é um fator importante, pois vai determinar onde você poderá investir mais ou precisar economizar. Portanto, defina primeiro o quanto você pode gastar no momento antes de escolher o modelo da sua máquina de pintura airless.

Na seleção acima já deu pra se ter uma ideia de custo em cada modelo, mas existem muitas outras marcas e modelos diferentes, que podem passar de R$ 3 mil a R$ 30 mil, dependendo do tamanho da máquina e das suas funcionalidades.

À princípio pode parecer um investimento alto, mas a vida útil de uma máquina dessas é bem longa, levando em conta a sua manutenção adequada.

Tamanho do equipamento

Um dos primeiros critérios a serem avaliados é o tamanho da máquina airless. Os projetos maiores, como telhados e fachadas, ou de grande volume, exigem equipamentos maiores. Já os pequenos projetos, como pintar paredes internas, mobiliário e até automóveis, as pistolas airless portáteis são as mais indicadas.

Tamanho da equipe

Uma máquina airless consegue substituir o trabalho de cerca de 10 pintores por apenas dois operadores. Dessa forma, dependendo do tamanho da sua equipe, você vai conseguir reduzir o pessoal e economizar nos custos com a quantidade certa de máquinas e operadores.

Além disso, o tempo de trabalho aplicando a tinta pode ser reduzido em 75%, e a economia de tinta é ainda maior. Há modelos que aplicam também massa corrida, agilizando ainda mais o processo de acabamento na obra.

Tamanho da obra ou projeto

No caso de uma obra pequena, a máquina de pintura airless pode compensar bastante o investimento, pois você só vai gastar tempo aplicando a massa corrida manualmente ou tendo que fazer alguma textura, se necessário.

Já uma obra maior pode exigir uma máquina de pintura airless capaz de de passar massa corrida e aplicar textura, ou duas máquinas separadas, uma para cada processo (pintura e massa/textura). Isso vai agilizar os processos e economizar material.

Por isso, antes de escolher o equipamento, analise o tamanho de seus projetos para escolher a melhor máquina de pintura airless para o trabalho.

Produtos a aplicar

Como dissemos, existem máquinas de pintura airless que podem aplicar também massa corrida, epóxi e texturas, além da tinta. Por isso, o tipo de material a ser aplicado precisa ser definido, pois vai determinar o tamanho da máquina e o tamanho do bico para a aplicação dos materiais, em cada processo.

Fontes de energia disponíveis

Há modelos de máquina de pintura airless que funcionam com diferentes fontes de energia, como eletricidade, ar pneumático e combustão (gasolina). Por isso, verifique antes qual será a fonte de energia disponível no seu projeto para escolher a melhor máquina de pintura airless e mais adequada ao serviço.

Volume/Área de aplicação

Para escolher a melhor máquina de pintura airless para o seu projeto, você vai ter que dimensionar o volume do trabalho, conforme a área a ser pintada. Isso porque já sabemos que existem equipamentos menores, mais baratos e leves, assim como equipamentos maiores, para projetos de alta produtividade e específicos para grandes volumes.

Os equipamentos menores costumam ter uma vazão de tinta de 1 litro/min a 2 litros/min, com mangueiras de 7,5 metros a 30 metros, como as máquinas aqui selecionadas. Por serem mais compactos, esses modelos costumam pesar, em média, 7 kg a 25 kg, sendo a maioria indicado apenas para aplicar tinta.

Tipos de bicos

Dependendo da textura e consistência da tinta, a máquina exigirá um tipo de bico, maior ou menor, para poder fornecer a pressão necessária ao expulsar a tinta e garantir que suas partículas sejam quebradas de forma suficiente para produzir um jato sem névoa, desperdício e sujeira.

Por isso, o tamanho e a forma do bocal são importantes para um resultado de qualidade, otimizar o rendimento da tinta e do tempo de trabalho. Os bicos de cone oco, fluxo plano e cone completo são os mais utilizados na pintura comercial, por conta da precisão e consistência de tinta. Eles também determinam o ângulo da pulverização e o volume.

Mas como existem muitos tipos de bicos para máquinas de pintura airless, a sua escolha vai depender dos seguintes fatores:

  • Largura do leque: cada bico vem com um número que representa a sua abertura. Esse número deve ser multiplicado por 5 para determinar a largura do leque. Os leques variam de 10º (5cm) a 120º (60 cm).
  • Tamanho do orifício: representa a vazão, que pode variar de 0,007 (0,2L/min) a 0,047 (9,0L/min).
  • Tipo de tinta: os bicos podem ser para acabamentos finos, trabalhos pesados, ou faixas de demarcação. Via de regra, quanto mais grosso e pesado for o material a ser aplicado, maior será o orifício do bico.

Lembre-se: o bico deve ser trocado quando estiver desgastado, pois o tamanho do leque vai diminuindo e aumentando o gasto de tinta, assim como o trabalho. Por outro lado, se o bico estiver com orifício aumentado, maior será o desperdício de tinta e o desgaste da máquina.

Onde encontrar produtos com bom preço?

Se você chegou aqui decido em qual produto comprar saiba que nem sempre é fácil encontrar o melhor preço na internet.

Preço bom até você até pode encontrar, mas surge a pergunta loja é confiável?

Aqui no Portal da Construção nós sempre recomendamos a Amazon, que é uma gigante no mercado mundial.

É importante mencionar que se você é cliente PRIME você tem FRETE GRÁTIS nas suas compras.

Clique no botão abaixo e garanta seu novo produto.

Afinal, qual a melhor máquina de pintura airless?

homem pintando o chão com máquina airless

A máquina de pintura Airless em grandes projetos é essencial, pois a sua eficácia comparada ao pincel e o rolo tradicionais é muito maior, além de evitar o desperdício e a sujeira, agilizar os processos e economizar.

Portanto, se você estiver considerando investir esse tipo de máquina nos seu projetos, pode seguir adiante sem medo. As vantagens são inúmeras, como você já pode perceber depois de ler este guia.

Além da aplicação homogênea e uniforme, a máquina de pintura Airless é ideal para as paredes texturizadas e superfícies irregulares ou rachadas. Como dissemos, esse método de pintura pode economizar entre 50% e 75% do tempo de pintura, por ser um sistema muito mais rápido.

Este guia apresentou alguns modelos de máquinas de pintura airless, suas características básicas e toda a informação necessária para te ajudar a fazer uma boa escolha. No entanto, sempre pesquise bastante e se informe antes de comprar.

Afinal, são muitas as variações de projetos e cada um vai necessitar de uma máquina específica. Portanto, avalie sempre todos os critérios antes de fazer a sua escolha pela melhor máquina de pintura Airless no mercado.

Uma coisa é certa, depois de ler este guia, seja qual for a sua escolha, você vai conseguir fazer a melhor escolha e garantir uma ferramenta mais versátil, prática e segura para os seus serviços.

Confira também: Qual A Melhor Pistola de Pintura?

No mais, tudo vai depender das suas necessidades, orçamento disponível e finalidade de uso. Analise tudo direitinho antes de comprar, e boa sorte!