Máscara De Solda Qual A Melhor

Na hora de usar uma máquina de solda, alguns cuidados são essenciais, como por exemplo ter sempre com você uma máscara de proteção. E claro, aqui não estamos falando de qualquer máscara de proteção, mas sim uma máscara específica para solda!

Pois o objetivo de nosso artigo é justamente este, lhe mostrar os melhores modelos de máscara de solda. Além disso, nós também separamos um pequeno guia destacando tudo o que você deve levar em consideração na hora de escolher sua máscara!

Então, para lhe ajudar a se proteger durante um trabalho tão perigoso, vem logo conferir as melhores máscaras de solda e escolher a sua!

Qual a melhor máscara de solda?

Para lhe ajudar a responder essa pergunta nós separamos vários bons modelos abaixo, então confere só!

Máscara para Solda de Polipropileno Visor Fixo Vonder – A Mais Baratinha!

Pros
  • Modelo barato
  • Feita em polipropileno, com lente incolor
  • Modelo leve
Contras
  • Sua proteção é apenas para a parte frontal da cabeça

Comecemos então nossa lista com o modelo mais baratinho, mas que ao mesmo tempo não irá lhe deixar na mão!

Essa máscara de solda é bem parecida com as que vemos em filmes, onde apenas a parte frontal da cabeça é coberta e protegida. Ela é fabricada em polipropileno, com uma lente incolor e é indicada para uma proteção facial em processos de solda no geral.

As dimensões (C x L x A) deste modelo são de 16 x 11 x 16 cm, e seu peso é de 370 gramas.

Mascara De Solda Automática Lynus – Bom Custo-Benefício!

Pros
  • Bom custo-benefício
  • Design leve
  • Proteção contra partículas volantes frontais, luminosidade alta e radiações infravermelha e ultravioleta
  • Apoio para cabeça ajustável
  • Filtro de escurecimento automático
  • Dois sensores de luz independentes
  • Bateria interna recarregável a luz solar
Contras
  • Não apresenta regulagem de tonalidade

E se você é o tipo de pessoa que não dispensa um bom custo-benefício, então confere só este modelo!

Este modelo apresenta um design bem leve, capaz de lhe proteger contra partículas volantes frontais, radiação infravermelha, ultravioleta e luminosidades muito fortes. Além disso, o apoio para a cabeça é totalmente ajustável, para um maior conforto ao operador, a máscara possui um filtro de escurecimento automático em conformidade com a claridade local, dois sensores de luz independentes e uma bateria interna que é recarregável através de energia solar, e com uma duração para até 2.000 horas com indicador de bateria fraca.

Esta máscara de solda opera entre – 5º C e 55º C, e apresenta um peso de 480 gramas.

Máscara de Solda Automática Escurecimento SMC2 Intech Machine – Proteção Garantida!

Pros
  • Foco na proteção
  • Proteção total para os mais diversos riscos que o usuário pode se submeter
  • Filtro com escurecimento automático
  • Suporte emborrachado na nuca
  • Estofamento na parte traseira
  • Alimentação por bateria de lítio e células solares
  • Botão de ajuste para a regulagem do diâmetro de encaixe
Contras
  • Não encontramos reclamações referentes a este modelo em específico

Já esta máscara de solda é para quem gosta de se precaver, e manter uma proteção acima de tudo!

Ela é feita em material polipropileno, e é ideal para proteger o rosto contra faíscas, raios infravermelhos e ultravioletas, oferece uma proteção ultravioleta DIN16 e é excelente para os mais diversos processos de soldagem. O seu filtro se escurecesse automaticamente no momento em que você abre o arco de solda, e retorna assim que você finaliza o processo de soldagem, o que faz com que você possa utilizar a máscara durante todo o processo. Além disso, possui ainda um suporte emborrachado na nuca, estofamento na parte traseira e um botão de ajuste para a regulagem no diâmetro de encaixe.

Esta máscara de solda opera entre 10 ºC e 65 ºC, e apresenta um peso de 500 gramas.

Máscara De Escurecimento Automático Tonalidade 12 Vonder – Marca De Qualidade!

Pros
  • Produto de marca de qualidade
  • Feito em polipropileno, com visor automático de cristal líquido
  • Bateria de lítio/células solares
Contras
  • Não encontramos reclamações referentes a este modelo em específico

Por se tratar de um produto Vonder, nós já sabemos que é uma máscara de solda de qualidade!

Este modelo é feito em polipropileno, com um visor automático de cristal líquido, lhe oferecendo maior segurança e praticidade em seus trabalhos. Ela oferece proteção contra raios infravermelhos e ultravioletas, bem como contra respingos de solda e impactos de partículas volantes. Além disso, ela atua através de uma bateria de lítio/células solares, com uma tonalidade 12.

Esta máscara de solda opera entre -5 ºC e 55 ºC, e apresenta um peso de 750 gramas.

Máscara de Solda Automática Titanium – Ótima qualidade de customização!

Pros
  • Ótima customização
  • Carneira regulável horizontalmente e verticalmente
  • Modelo resistente a fogo
  • Proteção a raios infravermelhos e ultravioletas
  • Trabalha na melhor faixa de temperatura dentre os modelos de nossa lista
Contras
  • Modelo mais caro de nossa lista
  • Apresenta uma tonalidade fixa

E por último, mas não por menos, temos uma máscara de solda cuja customização, e resistência, é muito boa!

Este modelo é fácil de se ajustar ao rosto do operador, apresenta uma carneira regulável, tanto na horizontal quanto na vertical, sua tonalidade é fixa para trabalhos de soldagem, contando ainda com proteção a raios infravermelhos e ultravioletas.

Esta máscara de solda opera entre -20 ºC e 65 ºC, e apresenta um peso de 450 gramas.

O que é e para que serve uma máscara de solda?

Para que serve uma máscara de solda?

Acima nós lhe mostramos vários bons modelos de máscara de solda, mas você sabe dizer para que elas servem? Não vale falar que são apenas para lhe proteger da solda, apesar disso estar parcialmente correto!

Antes de mais nada, é bom começarmos dizendo que a máscara de solda não é um item opcional, mas sim obrigatória! Isso pois, é ela quem irá proteger o operador de respingos de solda, fumaças, chamas, e todos os demais perigos que ele estará exposto ao trabalhar com soldagem.

Há dois modelos de máscara de solda, as automáticas e as comuns. Mais abaixo nós falaremos sobre as principais diferenças entre elas, de modo que você possa entender melhor as particularidades de cada uma e definir a melhor para suas necessidades. Mas antes, vamos conhecer melhor sobre seus componentes!

Os componentes de uma máscara de solda

As máscaras de solda possuem vários componentes, que em conjunto a formam como a conhecemos. Abaixo nós separamos os principais deles, para você entender melhor como essa máscara funciona, confere só!

1 – Suspensão

A suspensão, formada pela coroa e carneira ajustável, é responsável por fixar a máscara na cabeça do operador. Aqui é importante que o material não seja tóxico, e que não se deforme facilmente, além de precisar conter uma catraca giratória.

2 – O corpo da máscara

É aqui onde você irá ter toda a proteção contra respingos de solda, radiações, chamas, e todo o mais. Máscaras em Celeron apresentam um visor retangular, bem como uma lente incolor, com um filtro de luz que irá impedir que a radiação atinja seus olhos.

3 – Lente

A lente não precisa nem de muita explicação, sendo ela aparte em que você irá conseguir enxergar através de sua máscara para o serviço que estiver executando. Entretanto, é importante saber definir os dois tipos de lente que existem, as com escurecimento automático e as sem escurecimento automático.

As lentes sem escurecimento automático são as lentes passivas, apresentando uma tonalidade fixa e sendo feitas em vidro escurecido. Por um longo tempo elas foram as únicas lentes disponíveis para os soldadores.

Já as lentes de escurecimento automático são encontradas nas máscaras de solda automáticas, sendo claras, e escurecendo automaticamente quando o operador aciona o arco de solda. Por apresentar uma maior qualidade e precisão, isso faz com que elas sejam melhores do que as lentes não automáticas.

Vantagens e desvantagens da máscara de solda

As máscaras de solda são equipamentos obrigatórios para operadores de solda, mas isso não significa que elas não tenham suas desvantagens. Abaixo nós separamos as principais vantagens e desvantagens que a máscara de solda possui, então confere só.

Comecemos nossa lista pelas vantagens, onde a segurança é a principal delas. O fator segurança é o que faz as máscaras de solda serem obrigatórias, pois uma queimadura de solda, principalmente na região do rosto, pode ser fatal. Então, só pela segurança, as máscaras de solda já se tornam essenciais!

Como vantagem podemos citar também o seu preço, pois, apesar de haver sim modelos caros, você ainda pode encontrar alguns bem em conta, e que ainda lhe fornecem a proteção necessária. O primeiro modelo que apresentamos acima é um que se encaixa muito bem nessa categoria de bom e seguro.

A maioria dos modelos costuma apresentar possibilidades de regulagem, de modo que eles possam se encaixar perfeitamente bem a cabeça de cada usuário. E as opções de design também são variadas, algumas com várias opções de customização na parte externa.

Indo agora para as desvantagens, nós podemos citar o fato das máscaras automáticas apresentarem um valor mais elevado, bem como o fato de que em todas as máscaras, sejam nas mais caras ou nas mais baratas, você precisará trocar as lentes externas após um período de uso.

Mas, como você pode bem ver, as vantagens superam em muito as desvantagens, fazendo com que o uso da máscara de solda além de obrigatório também seja totalmente compensátorio!

Máscara de solda comum Vs Máscara de solda automática

Acima nós citamos que existem dois tipos de máscara de solda, a comum e a automática. Pois vamos então agora lhe ajudar a definir e entender melhor as diferenças entre esses dois tipos de máscara de solda, de modo que você possa definir qual delas é a melhor para você.

A máscara de solda comum

Vamos começar pelo modelo comum, a máscara de solda mais convencional. Nesta máscara, o visor é escuro, e não há a possibilidade de torná-lo mais claro, sendo que você precisará levantar a máscara caso queira enxergar melhor o objeto em que está trabalhando. Por ser o modelo mais comum, é normal que tenhamos mais contato com ele, principalmente através de filmes, onde o personagem sempre levanta o visor para enxergar melhor.

O lado bom deste modelo fica por conta de seu preço, que é realmente mais barato. Acima nós apresentamos um modelo assim, que é também o mais barato de nossa lista. O preço pode até ser menor, mas é bom levar em conta que a segurança apresentada também é menor.

A maioria das máscaras de solda comuns não oferecem proteção contra fumaça, sendo apenas aquela proteção frontal, e isso pode prejudicar diretamente a saúde do operador. Caso você opte por um modelo desses, é importante ficar atento para a proteção que ela fornece, bem como se ela é confeccionada por um material resistente.

A máscara de solda automática

Na máscara de solda automática a situação já se inverte, ela apresenta um visor claro, bem como um preço e proteção maior do que as encontradas na máscara comum.

O visor claro é uma vantagem grande, pois você não mais precisará levantar a máscara para conseguir enxergar o objeto diante de si. Ela apresenta também uma maior proteção, englobando áreas como orelha, face, pescoço e olhos, sendo bastante útil contra as fumaças que são geradas na soldagem. Ou seja, mesmo que apresentem um preço mais elevado, acaba valendo a pena justamente pela proteção também ser mais elevada.

A máscara de solda automática conta também com uma bateria, sendo que a máscara comum não possui baterias. O bom é que, normalmente, essas baterias se recarregam automaticamente, através de energia solar. Isso é ótimo, pois você não precisará se preocupar em recarregá-la. Mas é bom ficar atento para não deixar sua máscara de solda automática muito tempo sem uso, pois caso a bateria descarregue totalmente pode ser necessário trocá-la.

E, ao contrário das máscaras comuns, a lente da máscara automática é feita de acrílico, um material bem mais durável e resistente!

Ou seja, no final das contas fica óbvio que a máscara automática é superior a comum, sendo que, caso seu orçamento permita, o ideal é que você sempre opte pela máscara automática.

Dicas de como escolher a melhor máscara de solda!

Qual a melhor máscara de solda?

Acima nós lhe apresentamos bons modelos de máscara de solda, mas como você pode definir qual deles é o melhor para você? Pois abaixo nós separamos os principais fatores que você deve levar em consideração na hora de escolher o seu modelo, então confere só!

1 – Sempre comece pela certificação!

Antes de mais nada, a primeira coisa que você deve sempre garantir é que a máscara apresente certificação!

De nada adianta você encontrar um modelo com um preço bem abaixo do mercado se ele não tiver certificação. Isso pode significar que aquela máscara possui uma qualidade baixa, o que é algo que você deve evitar a todo custo para quando for trabalhar com soldagem.

Mas como você pode ter certeza se uma máscara de solda é ou não certificada? Simples, fique sempre atento ao código CA. Esta é a sigla que atesta a certificação de sua máscara, ela deve sempre estar na descrição do produto, e você poderá encontrá-la também na embalagem da máscara ou em seu lado interno.

Caso a sigla CA não esteja visível em lugar algum do modelo que você deseje adquirir, então é bom sempre desconfiar, e optar por modelos mais seguros!

2 – Qual sua intensidade?

Nós chamamos de intensidade o grau de proteção do filtro que as máscaras possuem, geralmente indo de 5 a 15, mas com modelos que podem ultrapassar este valor.

A máscara de solda comum apresenta um único grau de intensidade, enquanto mas automáticas você pode controlar a intensidade de acordo com o serviço que for executar. Ou seja, em uma máscara automática você pode escurecer e clarear o visor de acordo com o trabalho que você estiver fazendo, de modo que sua visão não seja prejudicada e consequentemente a qualidade do trabalho.

Então a dica é simples, sempre foque nos modelos que apresentem muitas opções de regulagem de intensidade!

3 – A temperatura em que ela opera está de acordo com suas necessidades?

Importante também ficar sempre atento a temperatura em que a sua máscara atua, conferindo se ela está de acordo com o trabalho que você irá desempenhar.

Nos modelos acima nós destacamos a faixa de temperatura em que cada máscara atua, tendo modelos que podem atuar até mesmo em temperaturas negativas. Para isso você deve já ter em mente o trabalho que irá desempenhar, bem como uma temperatura média deste trabalho, e ir atrás do modelo que melhor lhe atenda nele.

4 – A sensibilidade

Quando falamos em sensibilidade estamos nos referindo ao tempo que a máscara demora para notar a luz e consequentemente escurecer o visor.

Obviamente esta funcionalidade está prevista apenas nas máscaras automáticas, mas é bom ficar atento para quais. Máscaras automáticas mais baratas costumam apresentar uma sensibilidade baixa ou média. Ou seja, nestes modelos o visor demorará mais para escurecer, o que pode vier a ser um inconveniente.

Já nos modelos mais profissionais (mais caros), a sensibilidade é elevada. Uma sensibilidade alta ocasiona em uma maior segurança durante os trabalhos de soldagem, bem como para uma maior qualidade dos trabalhos em si.

Há modelos em que você pode ajustar a sensibilidade nos mais diversos graus, ajustando a máscara de acordo com o serviço que você irá desempenhar.

A dica é optar por modelos com sensibilidade alta e, se possível, até mesmo com a sensibilidade ajustável!

5 – O retardo

O retardo é o inverso da sensibilidade, ou seja, é o tempo que a máscara levará, após o trabalho de soldagem, para voltar ao seu estado normal.

O bom é que este fator não é dos mais determinantes, mas é sempre bom ficar atento para o tempo que seu modelo demora para voltar ao seu estado normal. E claro, caso seja possível adquirir modelos com um retardo regulável, é sempre bom optar por eles!

6 – E claro, o preço também deve sempre ser levado em consideração!

E por último, mas não menos importante, o preço também deve sempre ser levado em consideração aqui!

Como já foi dito acima, máscaras comuns são mais baratas do que as automáticas, apesar de apresentarem uma menor segurança. O ideal é sempre buscar pelas máscaras automáticas, mas caso o orçamento não lhe permita, um bom modelo comum já poderá prestar a segurança de que você necessita para trabalhar com soldagem!

Leve o preço inicial sempre em consideração, mas tenha em mente que o custo-benefício é muito mais importante!

Agora você já sabe como escolher a melhor máscara de solda!

Acima nós lhe apresentamos vários modelos de máscara de solda para você escolher a melhor, bem como um pequeno guia destacando tudo o que você precisa levar em consideração na hora de escolher a sua! Então agora você já sabe que a máscara de solda não é um item opcional, mas sim obrigatório, e que se você planeja começar a trabalhar com soldagem, é bom já ir garantindo sua máscara o quanto antes!

Mas e quanto a você, pensando em adquirir algum dos modelos que nós apresentamos acima? Ou então já até possui uma dessas máscaras? Pois então não deixe de nos contar sua opinião a respeito nos comentários abaixo!