Melhor Aerógrafo Principais Modelos

Se você trabalha com pinturas, ou apenas a utiliza como hobby, então com certeza você já ouviu falar do aerógrafo, não é mesmo? O aerógrafo nada mais é do que uma ferramenta de pintura, focado mais nas pinturas em miniaturas, tanto profissionais quanto para hobbies.

Pois foi exatamente pensando nos pintores de plantão que nós criamos este artigo, onde separamos os principais modelos de aerógrafo para você escolher o melhor. Além disso, nós ainda separamos um pequeno guia para te ajudar a escolher o melhor aerógrafo de todos!

Preparado então para dar um passo extra nas suas pinturas? Pois então é só continuar aqui com a gente!

Qual o melhor aerógrafo?

Para te ajudar a responder essa pergunta nós separamos abaixo incríveis modelos de aerógrafo para você escolher o melhor, então confere só!

Kit Aerógrafo para Pintura de Precisão – O Mais Barato!

Pros
  • Modelo barato
  • Design para um melhor encaixe em sua mão
  • Acionamento preciso e leve do gatilho
  • Jato de tinta uniforme
  • Regulagem da saída do material
  • Modelo leve e portátil
  • Acompanha 1 pistola de pintura, 2 recipientes de vidro com capacidade para 20 ml, 1 micro mangueira de vinil com 1,5 metros de comprimento, 1 adaptador de compressor de ar e 1 tampa adaptadora para tubo de ar
Contras
  • Necessário um compressor de ar para seu funcionamento

Começamos nossa lista com o modelo mais barato, mas que ao mesmo tempo não te deixa na mão!

Este aerógrafo apresenta uma pressão que varia entre 15 a 50 PSI, design projeto para um melhor encaixe em sua mão, acionamento preciso e leve do gatilho, jato de tinta uniforme, regulagem de saída do material e um peso de apenas 300 gramas. Além disso, este kit conta com uma pistola de pintura, dois recipientes de vidro com capacidade para 20 ml, uma micro mangueira de vinil com 1,5 metros de comprimento, um adaptador de compressor de ar e uma tampa adaptadora para tubo de ar.

Excelente modelo para gravuras e pinturas, bem como para áreas como marcenaria, funilaria, serralheria e profissionais de micro pintura automotiva.

Aerógrafo com acessórios 13 peças Vonder – Aerógrafo Ideal Para Artesanato!

Pros
  • Modelo ideal para artesanato
  • Corpo feito de cobre
  • Modelo leve e portátil
  • Acompanha 1 pistola, 1 copo com capacidade para até 7 ml, 1 mangueira com 1,8 metros de comprimento, 3 bicos (de diâmetros 0,2 mm, 0,3 mm e 0,5 mm), 1 chave, 3 agulhas (de diâmetros 0,2 mm, 0,3 mm e 0,5 mm), 2 conectores para mangueira, 1 adaptador e 1 tubo de sucção
Contras
  • Necessário um compressor de ar para seu funcionamento

Mas, se o que você deseja é um modelo para artesanato, ou até mesmo para culinária, então confere só este daqui!

Este modelo apresenta uma pressão de trabalho que varia de 15 a 50 PSI, o seu consumo de ar é de 9 L/mim, seu corpo é feito de cobre e ele pesa apenas 300 gramas. Além disso, acompanham este modelo uma pistola, 1 copo com capacidade para até 7 ml, 1 mangueira com 1,8 metros de comprimento, 3 bicos (de diâmetros 0,2 mm, 0,3 mm e 0,5 mm), 1 chave, 3 agulhas (de diâmetros 0,2 mm, 0,3 mm e 0,5 mm), 2 conectores para mangueira, 1 adaptador e 1 tubo de sucção.

Este modelo é ideal para as mais variadas atividades artesanais, como até mesmo para confeitaria, culinária, pinturas corporais e até mesmo maquiagens.

Aerógrafo com minicompressor Vonder – Excelente Custo-Benefício!

Pros
  • Ótimo custo-benefício
  • Corpo feito em cobre
  • Acompanha um minicompressor
  • Acompanham ainda 1 pistola com copo, 1 adaptador bivolt automático, 1 chave, 1 mangueira com 1,8 metros de comprimento, 2 conectores para a mangueira, 1 adaptador, 1 suporte de apoio e 1 tubo de sucção
Contras
  • Minicompressor ideal para iniciantes, mas para trabalhos maires necessário um compressor maior

Se você é daqueles que adora um bom custo-benefício, então olha só este modelo!

Este modelo apresenta uma pressão de trabalho que varia de 15 a 50 PSI, o seu consumo de ar é de 2 L/min, seu corpo é feito de cobre e ele pesa um total de 830 g. Aqui nós falamos um total, pois este modelo conta com um minicompressor, o que o torna pronto para o uso! Este minicompressor apresenta uma pressão de trabalho de 25 PSI, e uma capacidade de produção de ar de 10 L/min.

Acompanham este modelo 1 pistola com copo, 1 minicompressor, 1 adaptador bivolt automático, 1 chave, 1 mangueira com 1,8 metros de comprimento, 2 conectores para a mangueira, 1 adaptador, 1 suporte de apoio e 1 tubo de sucção. Modelo ideal para os mais diversos artesanatos, tal como o modelo acima, ainda mais por já acompanhar um minicompressor.

Aerógrafo com acessórios 16 peças Vonder – O Melhor!

De acordo com nossas análises, este é o melhor modelo, então vale a pena dar uma conferida!

Este modelo apresenta uma pressão de trabalho que varia de 15 a 50 PSI, seu consumo de ar é de 11 L/min, com um corpo feito em cobre e um peso total de 330 gramas, mas o que realmente se destaca neste modelo é o seu formato. O formato deste modelo é totalmente ergonômico, se assemelhando ao de uma pistola de pintura, tudo para sua maior comodidade durante o trabalho!

Acompanham este modelo 1 pistola, 3 copos (com capacidades para 2 ml, 5 ml e 13 ml), 1 mangueira com 1,8 metros de comprimento, 3 bicos(de diâmetro 0,2 mm, 0,3 mm e 0,5 mm), 1 chave, 3 agulhas (de diâmetro 0,2 mm, 0,3 mm e 0,5 mm), 1 adaptador, 1 tubo de sucção e 2 conectores para a mangueira.

Pros
  • Modelo totalmente ergonômico
  • Corpo feito em cobre
  • Modelo leve e portátil
  • Acompanha 1 pistola, 3 copos (com capacidades para 2 ml, 5 ml e 13 ml), 1 mangueira com 1,8 metros de comprimento, 3 bicos(de diâmetro 0,2 mm, 0,3 mm e 0,5 mm), 1 chave, 3 agulhas (de diâmetro 0,2 mm, 0,3 mm e 0,5 mm), 1 adaptador, 1 tubo de sucção e 2 conectores para a mangueira
Contras
  • Apesar de não ser muito caro, ainda assim é o modelo mais caro da categoria

Para que serve um aerógrafo?

Acima nós lhe apresentamos vários bons modelos de aerógrafos, mas você sabe dizer para que ele serve?

Nós podemos dizer que o aerógrafo é a junção de uma lata de spray com a delicadeza de um pincel. Ou seja, ele é utilizado por artistas, de modo que possam ter total controle sobre suas pinturas. Ele é uma ferramenta com uma gama de possibilidades tão vasta que dependendo da técnica empregada, e da habilidade de quem a utiliza, pode resultar em imagens realmente belíssimas, tal como você pode ver na imagem abaixo:

Pintura com aerógrafo
Imagem retirada da “Arte e Cia Brasil

Mas claro, o aerógrafo não é uma ferramenta exclusiva de profissionais, pois até quem não tem experiência na área pode utilizá-la normalmente. Tudo o que você precisará é do talento artístico na veia e persistência, para que vá treinando as diferentes técnicas até dominar o aerógrafo.

Vantagens e Desvantagens de um aerógrafo

O aerógrafo é uma ferramente extremamente versátil, mas será que ele é realmente o que você está buscando? Pois abaixo nós passamos rapidamente pelas vantagens e desvantagens de um aerógrafo para te ajudar a se decidir.

A começar pelas vantagens, o aerógrafo é uma ferramenta de pintura extremamente versátil, tendo diversas aplicações, as quais abordaremos mais detalhadamente abaixo. Além disso, a riqueza de detalhes que ele lhe permite utilizar é vasta, além de ser pequeno e compacto, lhe permitindo levá-lo para todos os lugares sem maiores problemas.

Já as principais desvantagens se dão por conta dos gastos que você terá com ele. Seu preço não é dos mais baratos, podendo chegar até mais de R$ 500,00 e além disso você ainda terá gastos com reposição da tinta, produtos específicos de limpeza e com compressor de ar.

E então, as vantagens acabam pesando mais do que suas desvantagens, não é mesmo? Pois para ajudar a se decidir vamos dar uma olhada em tudo o que você consegue fazer com um aerógrafo em mãos!

No que dá pra usar um aerógrafo

Como dito acima, o aerógrafo é a união do spray de tinta com o pincel, o que faz com que ele tenha uma gama de possibilidades realmente elevada. Abaixo vamos dar uma olhadinha em tudo o que você pode fazer com ele.

A começar pelo mais óbvio, a pintura. Com o aerógrafo em mãos você consegue realizar pintura de gravuras ou em pequenos objetos como artesanato, há artistas famosos que o utiliza em suas pinturas.

As pinturas podem se estender também para oficinas mecânicas, como por exemplo para a pintura de veículos (consertando riscos), capacetes e tanques de motos, como também para a construção civil, como na pintura de portões, janelas, portas, etc.

Mas claro, sua utilização vai além do que apenas isso, pois ele também pode ser utilizado por profissionais da área da beleza para realizar maquiagens, design de unhas, pigmentação de cabelos ou então a customização de modelismo.

E indo agora para a culinária, sabe aqueles bolos decorados? Pois eles são feitos com um aerógrafo e a tinta decoradora comestível!

Como você pode bem ver, as funções de um aerógrafo são vastas, englobando diversas áreas, tudo de acordo com suas necessidades!

Itens indispensáveis na utilização de um aerógrafo

Partes de um aerografo

Você comprou seu aerógrafo e pronto, já pode começar a utilizá-lo sem problemas, não é mesmo? Na verdade não é bem assim que as coisas funcionam…

Para utilizar seu aerógrafo você precisará de determinados itens que normalmente não vem em conjunto com o modelo que você escolheu. Abaixo vamos te ajudar a entender melhor quais são estes itens e como eles funcionam.

Para começar, nós temos o compressor de ar, que é funciona a fonte de seu aerógrafo (podemos dizer que ele é o “combustível” de seu aerógrafo), e que normalmente é adquirido a parte. Caso o seu aerógrafo não venha especificado o modelo ideal de compressor, o recomendado é sempre ir atrás dos que possuem manômetros e reguladores de pressão.

Em seguida temos a tinta e o solvente, que é a “munição” do seu aerógrafo. Você poderá utilizar qualquer tipo de tinta em seu aerógrafo, entretanto ela deve sempre ser diluída para não entupi-lo. Você pode diluir a tinta com um solvente específico, tal como thiner, ou então fazer isso separadamente antes de colocá-lo em seu aerógrafo. Caso possível, invista em tintas que já vêm diluídas, com uso específico para aerógrafos.

Caso você deseje utilizar seu aerógrafo para a confecção de bolos, consulte instruções do fornecedor da tinta comestível que você deseja adquirir.

E por fim nós temos os equipamentos de proteção, tais como óculos, luvas e máscaras. É bem comum que as pessoas simplesmente esqueçam de tais equipamentos, mas todos eles são para sua proteção. E não apenas para evitar que a tinta respingue em você, mas também pois você estará misturando substâncias químicas.

Estes são os principais itens que você terá de adquirir a parte para utilizar seu aerógrafo ao máximo!

Dicas de como escolher o melhor aerógrafo

Qual o melhor aerógrafo?

Acima nós lhe apresentamos incríveis modelos de aerógrafo, mas como você pode definir qual deles é o melhor? Pois para te ajudar com isso nós separamos abaixo todos os fatores que você deve levar em consideração na hora de tomar sua decisão, confira!

1 – No que você irá utilizá-lo?

Antes de mais nada, a primeira coisa que você deve ter em mente é para que você deseja um aerógrafo, ou seja, qual tipo de serviço você irá executar.

Você deseja um para artesanato, para oficinas mecânicas ou para bolos decorativos? Defina isto e vá atrás do modelo que seja mais adequado para tal atividade.

2 – Qual a capacidade do reservatório?

O reservatório é onde sua tinta irá, e aqui é bom ter em mente que ele normalmente é pequeno mesmo, pois estamos falando de pequenas aplicações. O mais comum é reservatórios que vão até 15 ml, o que deve ser o suficiente para a maioria dos serviços que você for executar.

E uma boa fica aqui é que você atente-se para nunca utilizar o seu reservatório até o limite máximo, pois isso aumenta o risco de seu aerógrafo entupir.

3 – Qual o seu sistema de alimentação?

O sistema de alimentação pode ser dividido de duas maneiras: por gravidade e por sucção. E para identificar cada um é fácil, basta ficar de olho na posição do recipiente de tinta. Caso ele esteja abaixo do bico de seu aerógrafo, então o seu sistema de alimentação é por sucção. O que acontece aqui é que a tinta é “sugada”, exigindo uma pressão maior de todo o sistema.

Mas, se o reservatório estiver acima, isso significa que a alimentação é dada por gravidade. A vantagem deste sistema está na maior mobilidade que você terá para manusear seu aerógrafo.

4 – Ele conta com um minicompressor?

Como explicado acima, você precisará contar com um compressor para que seu aerógrafo possa funcionar normalmente. Alguns modelos acompanham um minicompressor, o que poderá lhe ajudar a utilizar seu aerógrafo para aplicações mais simples.

Isso é cômodo principalmente para iniciantes, pois neste caso um minicompressor poderá lhe ajudar perfeitamente na maioria das utilizações.

5 – Simples ou dupla ação?

Outra diferenciação bastante comum dos modelos de aerógrafo se dá com relação a ação de seu gatilho, que pode ser de dupla ou simples ação.

Em um modelo de acionamento simples você não poderá ajustar a emissão de tinta e ar, aqui o seu fluxo será constante. Trata-se de um modelo mais simples, com uso limitado, mais indicado para o preenchimento de superfícies ou então para repara rriscos em carros. Ele também é mais barato.

Em seguida temos o modelo de acionamento duplo, onde através do gatilho você terá controle sobre as emissões de tinta e ar. Quando você aciona o gatilho par abaixo, ele aciona o ar comprimido, mas quando você o aciona para trás, a agulha irá lançar a tinta para fora. Dependendo de como é utilizado, você consegue imprimir traços mais finos ou então um maior volume de tinta, de acordo com suas necessidades.

O acionamento duplo lhe dá um melhor controle, mas também irá lhe exigir um maior nível de habilidade, exatamente por isso ele é indicado para usos mais profissionais.

6 – É um modelo ergonômico?

Utilizar um aerógrafo é um trabalho manual, então é importante que você sempre esteja atento se o modelo que você irá utilizar é ou não ergonômico. Modelos por gravidade costumam ser mais ergonômico, lhe dando uma maior mobilidade de atuação.

Dentre os modelos acima você pode observar que o último é o mais ergonômico, pois se assemelha a uma pistola de pintura, lhe proporcionando uma maior conforto e mobilidade durante sua utilização.

7 – Confira a ponta do bico

Qual o tamanho do bico de seu aerógrafo? Saber responder isso é importante dependendo do serviço que você planeja executar, como por exemplo para pintar miniaturas, onde o tamanho ideal do bico está entre 0,3 a 0,5 mm. Há modelos que vêm com um bico ajustável, o que sempre ajuda bastante.

Uma dica que podemos lhe dar aqui é evitar ficar substituindo o bico do seu aerógrafo, pois isso pode acabar o quebrando.

8 – De olho nos itens extras

Está em dúvida entre dois modelos similares? Pois então não deixe de conferir os extras oferecidos!

Há modelos que oferecem uma grande quantidade de extras, desde bicos, agulhas, copos a até mesmo minicompressor. Uma boa maneira de se decidir entre dois modelos é comparar os itens extras de cada um e ver para que lado a balança pesa mais.

9 – E claro, o preço também deve ser levado em consideração!

E por último, mas não menos importante, o preço deve sempre ser levado em consideração!

Isso pois, de nada adianta encontrar o melhor aerógrafo de todos se ele simplesmente estoura o seu orçamento. Então a dica aqui é simples, defina suas necessidades e o seu orçamento e se atenha a eles. Certamente você conseguirá encontrar um modelo que atenda as suas necessidades sem com isso estourar o seu orçamento.

Agora você já sabe como escolher o melhor aerógrafo!

Acima nós lhe apresentamos incríveis modelos de aerógrafo para você escolher o melhor, bem como um pequeno guia destacando tudo o que você deve levar em consideração na hora de escolher o seu modelo. Então, independente da atividade que você tem pela frente para executar, agora é só ir atrás do aerógrafo ideal para ela e realizá-la da melhor maneira possível!

Pensando em adquirir algum dos modelos acima, ou então até mesmo já possui algum deles? Pois então não deixe de nos contar sua opinião a respeito nos comentários abaixo!