Melhor Alicate de Crimpar

Se você trabalha com eletricidade, cabos de redes e afins, então você sabe da importância do alicate de crimpar, não é mesmo? É ele quem irá lhe ajudar aqui, indo muito além do que o alicate comum.

Pois foi pensando justamente nisso que nós separamos este artigo para você destacando os melhores modelos de alicate de crimpar! Além disso, nós também separamos um pequeno guia destacando tudo o que você deve levar em consideração na hora de escolher o melhor.

Então, se você quer maior comodidade e precisão em ser serviços é só vir com a gente e pegar para você o melhor alicate de crimpar!

IMAGEMALICATE

HYX
  • Ideal para uso doméstico
  • Produzido em metal de alta resistência
Verificar Preço →

Vonder
  • Acompanha um desencapador de cabos
  • Modelo feito em aço carbono
Verificar Preço →

Pier Telecom
  • Corta fios e crimpa ao mesmo tempo
  • Modelo extremamente versátil
Verificar Preço →

HIKARI
  • Teste de cabos remoto com luzes led indicadoras
  • Tecla de teste de Debug
Verificar Preço →

Qual o melhor alicate de crimpar?

Para te ajudar a responder essa questão nós separamos incríveis modelos de alicate de crimpar abaixo para você escolher o melhor, então confere só!

Alicate HYX – O Mais Baratinho!

alicate HYX

Pros
  • Modelo Barato
  • Ideal para uso doméstico
  • Formato ergonômico e portátil
  • Produzido em metal de alta resistência
  • Acompanha uma chave Keystone e um desencapador de cabos
Contras
  • Para trabalhos profissionais e contínuos há modelos melhores indicados
  • Encontramos uma única reclamação com relação a sua opção de desencapar o cabo, pois ele não é sensível o suficiente e acaba cortando os fios

Começamos nossa lista com o modelo mais baratinho, mas que ao mesmo tempo cumpre bem seu serviço!

Este modelo serve para os conectores RJ45, RJ12 e RJ11, possuindo um formato ergonômico e portátil e produzido em metal de alta resistência. Além disso, acompanham este alicate de crimpar uma chave Keystone e um desencapador de cabos.

Alicate crimpador Vonder – Bom Custo-Benefício!

alicate vonder

Pros
  • Bom custo-benefício
  • Modelo feito em aço carbono
  • Aplicável para cortar fios flexíveis
  • Acompanha um desencapador de cabos
Contras
  • Não encontramos reclamações referentes a este modelo em específico

E, se você joga no time do custo-benefício, então confere só este modelo!

Este modelo serve para os terminais RJ45/8 pinos, RJ11/4 pinos e RJ12/6 pinos, sendo que sua capacidade de corte é de 6 mm para 8P8C/RJ45, 3 mm para 4P4C/RJ11 e 3 mm para 6P6C/RJ12. Modelo feito em aço carbono, com um comprimento total de 200 mm, aplicável para cortar fios flexíveis de 5 mm a 6,2 mm e além disso ainda acompanha um desencapador de cabos.

Modelo ideal para cortar, desencapar e crimpar fios de redes lógicas e telefónica.

Alicate de crimpar Pier Telecom – Para Uso Profissional!

Pros
  • Modelo para uso profissional
  • Corta fios e crimpa ao mesmo tempo
  • Cabo antideslizante e ergonômico
  • Modelo extremamente versátil com relação aos conectores que ele engloba
Contras
  • Não possui desencapador de fios

E se você busca um alicate de crimpar para uso profissional, então este poderá muito bem lhe atender aqui!

Este modelo é recomendado para a crimpagem dos conectores de passagem com a frente vazada do tipo Easy Crimp, comumente conhecidos como EZ Crimp. Entretanto, além de crimpar os conectores de rede este modelo também é capaz de cortar o excesso de fio ainda durante a crimpagem, sendo indicado para a crimpagem dos conectores RJ45, Cat5 e Cat6. Além disso, ele ainda possui multifunção para os conectores RJ45, RJ11 e RJ12.

Alicate para Crimpar HIKARI HK-305 – Nosso Campeão!

Pros
  • Excelente modelo
  • Cabo antideslizante e ergonômico
  • Modelo extremamente versátil com relação aos conectores que ele engloba
  • Teste de cabos remoto com luzes led indicadoras
  • Tecla de teste de Debug
Contras
  • Não possui desencapador de fios
  • Modelo mais caro da categoria

E por último, mas não menos importante, temos o nosso grande vencedor aqui!

Este modelo permite o teste de cabos com 4, 6 e 8 conectores, além dos cabos RJ45, RJ11, RJ12, CAT3, CAT5 e CAT6! Entretanto, o seu testador de cabos de rede fica sendo o seu grande diferencial aqui. Basta que você plugue 2 conectores no alicate, pressione a tecla Test e pronto!

Além disso, um dos encaixes de teste pode ser facilmente removido, de modo a facilitar o trabalho com cabos longos, e ele ainda possui um cabo ergonômico e antideslizante.

Para que serve um alicate de crimpar?

Para que serve um alicate de crimpar?

Acima nós lhe apresentamos vários modelos de alicate de crimpar, mas você sabe dizer para que eles servem?

Antes de mais nada, o termo “crimpar” é utilizado para se referir a junção entre dois pedaços de metal, ou então de algum outro tipo de material. Ou seja, o alicate de crimpar serve para quando você deseja fixar um terminal elétrico em um fio ou cabo. Para que ambos possam ser acoplados, o alicate de crimpar faz esta pequena deformação em um deles ou nos dois.

Entretanto, esta não é a sua única função aqui. Ele também pode ser utilizado para desencapar, cortar ou então “esmagar” os cabos de rede, bem como para cabo de força, coaxiais e até mesmo para a fiação elétrica. Ou seja, devido a essa grande variedade (cabos de rede, coaxiais, de força, etc) acaba sendo necessário um modelo específico para cada uma destas aplicações.

Como saber se o alicate de crimpar é bom?

Você encontrou um modelo que parece ser bom, mas como você pode ter certeza se ele é realmente o que parece ser?

A primeira coisa a se fazer aqui é definir seu uso, pois como dito acima cada modelo atende a uma utilização em específico. Por exemplo, se você deseja um modelo para cabos de força, há alicates para bitolas e conectores específicos que você deve se atentar na hora da compra.

O segundo ponto é definir a frequência de uso, se você o usará rotineiramente ou apenas as vezes. No caso de um uso frequente, então você deve optar sempre por alicates profissionais. E claro, também é importante verificar o material de que o alicate é feito, bem como sua durabilidade.

Este é apenas um pequeno resumo, pois mais abaixo nós destacamos tudo o que você deve levar em consideração para escolher o melhor alicate de crimpar, então você conseguirá ter uma melhor noção dos fatores envolvidos aqui.

Quais os tipos de alicate de crimpar?

Como nós falamos acima, o tipo de alicate de crimpar aconselhável para você depende do tipo de trabalho que você irá desempenhar. Então, para te ajudar a entender melhor isto, nós separamos os principais tipos de alicate abaixo, bem como o seu uso, confira!

O alicate de crimpar RJ45/RJ11 é modelo é o mais comum, bastante utilizado para cabos telefônicos (RJ11) e também para cabos Ethernet (RJ45).

Em seguida temos o alicate de crimpar BNC, que é utilizado tanto para cabos de WiFi e telecomunicações (RG58) quanto para os cabos coaxiais de antena (TDT, TV ou parabólica).

Para placas eletrônicas e circuitos há o alicate de crimpar para cabos eletrônicos, específico para este tipo de aplicação.

Enquanto o alicate de crimpar para terminais é próprio para aqueles cabos que conduzem corrente elétrica, além de serem também muito utilizados na indústria automobilística.

O próprio nome do alicate de crimpar HDMI já entrega sua função, que é para os cabos de imagem e som HDMI.

E por fim temos o alicate de crimpar multifunção, que pode ser utilizado para vários tipos diferentes de cabos, funcionando também muito bem como decapadores e cortadores.

Estes são os principais tipos de alicate que existem no mercado, e você deve sempre estar atento para qual deles é o melhor dependendo do tipo de serviço que você vá executar.

Como usar um alicate de crimpar?

Na hora de usar o seu alicate de crimpar não há muito segredo, mas mesmo assim nós separamos um pequeno passo a passo abaixo que poderá lhe ajudar com isso.

  1. Comece sempre separando todo o material que você for utilizar, tal como o alicate, os cabos e também os conectores;
  2. Em seguida você irá começar o processo desencapando o seu cabo de rede, sempre entre 8 a 10 cm, de modo que você tenha uma pequena folga. Para fazer isso é fácil, basta colocar o cabo na guilhotina e o girar. Muita atenção aqui, pois usar outro alicate que não seja o de crimpar pode acabar danificando o seu cabo;
  3. Feito isso você irá agora separar e organizar os fios na ordem necessária, lembre-se de que você terá 8 cores dentro do seu cabo de rede. Ao fazer isso, estique e corte o excesso de fio que você não ira utilizar, de modo a deixar tudo mais alinhado, a folga de 8 a 10 cm é justamente para te ajudar a organizar tudo melhor aqui;
  4. Agora é o momento em que você irá encaixar os fios no conector, cada um dos 8 fios deverá ser encaixado no seu espaço ideal. Encaixe os fios sempre com firmeza, mas sem exagerar demais na força aplicada;
  5. Certifique-se de que uma parte encapada do cabo de rede entre no conector;
  6. E por último é chegada a hora da crimpagem, onde, com o alicate, você irá encaixar e pressionar o conector.

Não é tão difícil assim, não concorda?

Mas, se você quiser conferir o passo a passo sendo feito na prática, então é só dar play no vídeo abaixo:

Dicas de como escolher o melhor alicate de crimpar!

Qual o melhor alicate de crimpar?

Acima nós lhe mostramos incríveis modelos de alicate de crimpar, mas como você pode se decidir por qual deles é o melhor? Pois para te ajudar com isso nós separamos abaixo todos os principais fatores que você deve levar em consideração na hora de escolher o modelo ideal para você!

1 – Para que você irá utilizá-lo?

Antes de mais nada, a primeira coisa que você deve ter em mente é o tipo de serviço que você irá executar. Como nós mostramos acima, há modelos diferentes de alicate dependendo do tipo de serviço que você for executar, então é importante ter isso claro em mente.

Aqui a dica é que você releia a parte acima onde nós explicamos os principais tipos de alicate de crimpar. Pois assim você conseguirá ter em mente qual o modelo você deverá buscar de acordo com o trabalho que for desempenhar. Mas, se você quer uma dica rápida, então aqui vai uma:

  • Para redes de computador e telefonia – Alicate de crimpar cabo de rede
  • Para instalações de TV a cabo – Alicate de crimpar cabo axial

2 – Quais são as conexões que ele pode crimpar?

Em seguida temos de nos atentar para as conexões que seu alicate poderá crimpar, pois eles podem fazer diferentes tipos de conectores e tamanhos. Nos modelos que possuem cabo axial, o RG6 e RG59 são os tamanhos mais comuns, pois são estes os utilizados em TVs e também em sistemas de câmeras.

Já para o modelo de cabo de rede os conectores mais comuns são o RJ12 e RJ11 para linhas telefônicas e o RJ45 para a conexão de internet.

A dica aqui é simples, é ir atrás dos modelos mais versáteis que você puder encontrar. Sempre tendo em mente que, quanto mais o seu alicate puder fazer, melhor!

3 – Ele possui catracas?

Nós chamamos de catraca aquela “alavanca” entre uma perna e outra do alicate, que lhe ajuda a controlar melhor a precisão e a força aplicada.

Em um alicate de crimpar a catraca funciona como um travamento do alicate durante a sua crimpagem, ou seja, você só consegue liberá-lo quanto o pressiona com uma força específica. Isso é útil pois desta forma você consegue fazer com que o conector fique bem preso ao cabo.

Alguns modelos não possuem a catraca, mas contam com uma trava no cabo. Esta trava não é tão útil quanto a catraca, mas serve bem para aumentar a pressão durante a crimpagem, permitindo aijnda que você possa guardar seu alicate com segurança.

4 – Procure sempre por modelos ergonômicos

O alicate de crimpagem trata-se de uma ferramenta totalmente manual, ou seja, é importante sempre ir atrás de modelos que sejam ergonômicos. Busque sempre por modelos que se encaixem bem em suas mãos, e de preferência que possuam revestimento emborrachado no cabo, de modo a lhe dar uma maior segurança durante seus serviços.

Além de um cabo emborrachado, ele também deve ser antideslizante, o que é mais comum nos modelos com ranhuras. Isso evitará que ele deslize de suas mãos durante um trabalho, comprometendo toda a qualidade do serviço.

Sempre procure por modelos ergonômicos e opte por eles.

5 – Qual a sua durabilidade?

E claro, seu alicate deve sempre possuir uma boa durabilidade. Entretanto é bom destacar que sua durabilidade estará sempre de acordo com a dureza dos cabos que você for crimpar. Ou seja, a dureza do seu alicate dependerá do tamanho de sua bitola.

Caso o seu cabo seja duro, mas o material utilizado de baixa qualidade, isso irá apenas deformar seu alicate com o tempo, resultando em conexões de má qualidade.

A dica aqui é sempre ir atrás de modelos que sejam feitos em aço, ou até mesmo em aço-carbono. E, caso você não encontre o material de que o alicate em feito em sua descrição, o mais provável é que essa informação tenha sido retirada pois o alicate é feito com material menos resistente.

Caso vá realizar trabalhos com cabos elétricos, que são mais resistentes, então a durabilidade de seu alicate se torna particularmente mais importante aqui.

6 – De olho na facilidade de uso

Quase aliada a durabilidade nós temos a facilidade de uso, que basicamente significa a facilidade com que você consegue cortar fios e cabos. Modelos de menor qualidade irão exigir uma força muito maior aqui e, na maioria dos casos, o resultado final não ficará bom. Pode até mesmo ocorrer do cabo ficar amassado ao invés de cortado, chegando ao ponto em que ele não mais estará bom para uso.

Então, para evitar problemas como este, busque sempre por alicates de qualidade!

7 – Quais são os recursos extras oferecidos?

Alguns modelos possuem recursos extras que podem realmente facilitar o seu trabalho aqui, tal como um desencapador de cabos. O desencapador de cabos é útil para desencapar fios com facilidade e praticidade, sem com isso danificar o material.

Entretanto, ainda há recursos extras mais sofisticados, como é o caso do testador de cabo de rede. Com ele você poderá conferir se os sinais estão passando de maneira correta pelo cabo, de modo a garantir a qualidade de seu trabalho.

Estes são apenas dois exemplos de recursos extras que podem ser oferecidos em uma alicate de crimpar, e que sempre que possível você deve ficar de olho e optar por eles. Lembrando que, tais recursos não são obrigatórios, mas eles por si só podem ajudar bastante a tornar seu trabalho mais fácil e de maior qualidade.

8 – E claro, o preço deve sempre ser levado em consideração!

E por último, mas não menos importante, o preço é algo que você deve sempre levar em consideração!

Isso pois, de nada adianta você encontrar o melhor modelo de todos, se ele simplesmente estoura o seu orçamento. Então a dica aqui é simples, basta definir suas necessidades, bem como o seu orçamento, e se ater a eles. Certamente você será capaz de encontrar um modelo que atenda as suas necessidades sem com isso estourar o seu orçamento!

Agora você já sabe como escolher o melhor alicate de crimpar!

Acima nós te mostramos incríveis modelos de alicate de crimpar para você escolher o melhor, além disso também lhe apresentamos um pequeno guia destacando tudo o que você deve levar em consideração na hora de escolher o seu modelo. Então agora você já sabe que basta definir bem o seu trabalho e ir atrás do alicate de crimpar que seja ideal para ele!

Pensando em adquirir algum dos modelos acima, ou então até mesmo já possui algum deles em mãos? Pois então não deixe de nos contar sua opinião a respeito nos comentários abaixo!