Melhor Câmera de Inspeção

Uma câmera de inspeção é uma ferramenta extremamente útil para a maioria das profissões, indo da construção civil a até mesmo a área da saúde. Pois é com ela que você conseguirá ter visão de locais inacessíveis, e ter uma noção do qual é o problema ali.

Assim sendo, foi por isso que nós separamos este artigo para você, onde iremos trazer incríveis modelos de câmera de inspeção para você escolher a melhor! Além disso, nós também separamos um pequeno guia destacando tudo o que você deve levar em consideração na hora de tomar sua decisão.

Então, se você deseja ter em mãos a melhor câmera de inspeção para lhe auxiliar em seu trabalho, é só continuar a leitura!

Qual a melhor câmera de inspeção?

Para te ajudar a responder essa pergunta nós separamos abaixo incríveis modelos de câmera de inspeção para você escolher a melhor, então confere só!

Câmera Endoscópio USB PC-Celular – O Modelo Mais Barato!

Pros
  • Modelo barato
  • Cabo conectado diretamente em celular, PC, Notebook ou Tablets
  • Cabo com 5 metros de extensão
  • Ângulo de visão de 70º
  • Distância de foco de 4 a 6 cm
  • Resolução de 640 x 480 para Smartphone e de 1280 x 720 para PC
  • Pode ser submergido em água até 1 metro e por até 30 minutos
  • 6 luzes de LED com intensidade controlável para melhor visualização em locais escuros
  • Suporte de imã e gancho para utilizar na ponta do cabo
  • Ponta espelho funcionando como um retrovisor
Contras
  • Não compatível com Smartphones com sistema iOS ou Windows Phone

Começamos nossa lista com o modelo mais barato, mas que ao mesmo tempo consegue lhe atender bem.

Este possui um cabo USB que se conecta diretamente com seu Android, mas que também pode ser plugado em seu PC, Notebook ou Tablet. Ou seja, a ideia aqui é que você transforme o seu celular em uma câmera de inspeção, conseguindo alcançar aqueles lugares de difícil acesso para realizar fotografias e filmagens.

Este modelo apresenta um cabo com 5 metros de extensão, ângulo de visão de 70º, foco de distância entre 4 a 6 cm e um diâmetro de 7 mm. Caso a utilize em seu Smartphone você terá uma resolução de 640 x 480, enquanto no seu PC a resolução é de 1280 x 720. Além disso, este modelo ainda pode ser submerso em água até 1 metro por um período de 30 minutos, 6 luzes LED para uma melhor visualização em locais escuros e um controle no cabo para ajustar a intensidade destas luzes, e você ainda possui dois suportes para fixar na ponta do cabo, um em formato de gancho para “fisgar” objetos, e um com a ponta em imã, para “grudar” nos objetos metálicos.

Câmera de inspeção de canal auditivo – Para A Área Da Saúde!

Se você é um profissional da área da saúde, então deve conferir este modelo de câmera de inspeção!

Com esta câmera você consegue realizar inspeções na orelha, no interior da boca, bem como realizar a checagem da pele e do cabelo. Ele apresenta um cabo com 1,3 metros de comprimento, capaz de captar imagens claras e em cores. Seu corpo é fino o suficiente para não incomodar o paciente durante a análise.

Além disso, este modelo apresenta lentes com 5,5 mm de diâmetro, um ângulo de visão de 70º, 6 luzes LED, distância de foco de 1,4 – 2 cm, resolução de 1280 x 720 e é a prova d´água. Acompanham este modelo 4 colheres de orelha, 4 palitos adesivos, 4 cotonetes de algodão, 1 pano de limpeza, 2 cm de fixação, 5 mangas de proteção contra orelha 1 manual de instruções.

Pros
  • Modelo ideal para a área da saúde
  • Compatível com computador, smartphone e tablet
  • Cabo com 1,3 metros de comprimento
  • Captação de imagens claras e em cores
  • Corpo fino para não incomodar o paciente durante a análise
  • Lentes com 5,5 mm de diâmetro
  • Ângulo de visão de 70º
  • 6 luzes LED
  • Resolução de 1280 x 720
  • A prova d´água
Contras
  • Modelo indicado apenas para aplicações na área da saúde

Câmera de Inspeção com Tela LED Super-Ego – Para Inspeções Em Tempo Real!

Este modelo já possui incluso uma tela de LED, onde você poderá realizar inspeções em lugares de difícil acesso em tempo real. Sua tela LCD apresenta 2,4″, com uma câmera que é resistente a água e apresenta um tubo flexível com 1 metro de comprimento.Este modelo conta com três tipos de cabo: gancho, imã e espelho. Ou seja, com eles você consegue ter pelo acesso e visão aos locais que deseja analisar. Ele funciona com um ângulo de visão horizontal de 45º, tubo com diâmetro de 9 mm, um campo de visão noturna de 1,5 metros, uma temperatura de funcionamento entre -10 ºC a 50 ºC e um funcionamento através de 4 baterias AA.

Pros
  • Incluso tela de LED
  • Tela LCD a cores de 2,4″
  • Câmera miniatura resistente a água
  • Tubo flexível com 1 metro de comprimento
  • Sensor de imagem com resolução de 640 x 480
  • Ângulo de visão horizontal de 45º
  • Campo de visão noturna de 1,5 metros
Contras
  • Sua resolução de imagem não é a melhor da categoria

Câmera de inspeção digital Auto-Vox – Perfeita Para Uso Profissional!

Mas, se o que você busca é um modelo com tela digital para lhe auxiliar nos mais variados serviços, então confere só este!

Este modelo conta com um cabo impermeável com 1 metro de comprimento, sendo capaz de captar fotos e vídeos no cartão de memória, suportando um cartão SD de até 32 GB. Você ainda pode remover sua tela digital wireless de 3,5″ para ajudar na visualização em locais de difícil acesso.

Além disso, este modelo conta ainda com luzes de LED para uma melhor inspeção em áreas escuras, é totalmente a prova d’água para locais úmidos ou molhados, sua orientação de imagem é ajustável, apresenta uma resolução de 320 x 240 DPI e a câmera possui um diâmetro de 9 mm.

Pros
  • Modelo ideal para os mais variados serviços
  • Cabo impermeável com 1 metro de comprimento
  • Capta fotos e vídeos no cartão de memória
  • Suporta cartão SD de até 32 GB
  • Tela digital wireless de 3,5″ removível
  • Luzes de LED
  • Modelo a prova d’água
  • Imagem ajustável
Contras
  • Apesar de mais caro que demais modelos, ainda assim não é um valor muito elevado

Para que serve uma câmera de inspeção?

Para que serve uma câmera de inspeção?

Acima nós lhe mostramos alguns incríveis modelos de uma câmera de inspeção, mas você sabe dizer para que ela serve? Basicamente falando, uma câmera de inspeção serve para… inspecionar!

Essa câmera pode ser tanto acoplada em seu celular, Notebook, Tablet quanto vir com uma tela LCD. Ela funciona através de um fio com comprimento de 1 metro para mais, você irá posicionar este fio dentro do local que deseja observar, e a câmera embutida em sua ponta irá lhe mostrar a imagem correspondente em tempo real.

Assim sendo, esta câmera é particularmente útil para quando você deseja inspecionar dentro de locais de difícil acesso, para fazer a análise do problema e então tomar as tratativas cabíveis. Mas, para você entender melhor todas as aplicações que a câmera de inspeção apresenta, nós as descrevemos abaixo.

O que dá pra fazer com uma câmera de inspeção?

Aqui nós destacamos as principais aplicações que você pode utilizar em sua câmera de inspeção, então confere só!

Na área da construção civil ela é útil para a análise de estruturas. Sabe quando as rachaduras começam a aparecer? Pois poder utilizar a câmera de inspeção para avaliar melhor a causa destas rachaduras é muito bom, além é claro de diversos outros empregos relativos a construção, como por exemplo averiguar a ferragem utilizada dentro de uma estrutura, dentre outras.

Encanadores conseguem ter uma visão em tempo real dos encanamentos, analisando o que realmente está os obstruindo.

Para eletricistas também é útil, pois você pode utilizar a câmera de inspeção para enxergar entre aquele emaranhado de fios e verificar problemas na rede elétrica e na fiação.

Mecânicos devem sempre ter um modelo em mãos, pois pode facilitar bastante seu trabalho! Isso pois, com a câmera de inspeção você consegue conferir tudo dentro de um motor, e então decidir se vale ou não a pena desmontá-lo. Isso lhe economiza tempo desmontando um motor sem necessidades, ou então você pode ir direto no local onde o problema se encontra. No vídeo abaixo você pode conferir a câmera de inspeção sendo utilizada em um motor:

Até mesmo na área da saúde a câmera de inspeção pode ser útil, pois com ela você consegue ter uma melhor visão do interior do ouvido, bem como na boca, o que é bastante útil para dentistas terem uma melhor noção do estado bucal de seus pacientes.

E claro, estas são apenas algumas das principais aplicações que você tem acesso com uma câmera de inspeção, tendo muitas outras funções em que ela pode lhe ser útil, pois na verdade tudo depende de suas necessidades aqui.

Dicas de como escolher a melhor câmera de inspeção

Qual a melhor câmera de inspeção?

Acima nós lhe mostramos vários  modelos de câmera de inspeção, mas como você pode saber qual delas é a melhor para você? Pois é exatamente nisso que iremos focar agora!

Abaixo nós separamos todos os fatores que você deve levar em consideração na hora de escolher sua câmera de inspeção, então confere só!

1 – Defina suas necessidades

Antes de mais nada, a primeira coisa que você deve fazer é definir suas necessidades, para que você quer uma câmera de inspeção.

Analisando acima você pode observar que há um modelo específico para profissionais da área da saúde, se esta é a sua necessidade então este é o modelo ideal para você. Mas se você não tem qualquer relação com a área da saúde, então este modelo não lhe servirá.

Ou seja, a dica aqui é ter em mente o tipo de serviço que você irá desempenhar, para então ir atrás da câmera que poderá lhe ajudar com este serviço em específico.

2 – Trata-se de um modelo com tela digital ou com adaptadores?

Acima nós lhe apresentamos dois modelos, um com um cabo que é conectado diretamente em seu celular, e um com tela digital inclusa. Como você pode perceber, os que são conectados diretamente ao celular são mais baratos, porém dependem também que você tenha o aparelho celular certo para isto.

Novamente aqui o melhor é ter em mente suas necessidades e, caso possível, opte sempre por um modelo de cada, assim você terá uma maior liberdade em seus serviços.

3 – Qual o comprimento do cabo?

Em seguida você deverá analisar o comprimento do cabo, ou seja, até onde sua câmera irá chegar.

Se você deseja analisar um motor de veículo, então o comprimento do cabo não precisa ser tão grande assim. Mas, no caso de uma tubulação, quanto maior o cabo mais profundamente você poderá alcançar. A maioria dos modelos apresentam um mínimo de 1 metro de comprimento, então a dica aqui é nunca optar por modelos que possuam um cabo menor do que isso.

E claro, sempre certifique-se de que o comprimento total seja o suficiente para o serviço que você deseja executar.

4 – Confira a qualidade da imagem

De nada adianta ter um cabo com um comprimento grande, se a imagem gerada é de péssima qualidade.

Se o objetivo aqui é que você consiga analisar o problema nos locais que você não consegue enxergar, então a qualidade gerada deve ser suficientemente boa para que você consiga identificar algo. Modelos acoplados em celulares ou tablets costumam apresentar uma qualidade de imagem melhor.

5 – O modelo é a prova d’água?

O seu modelo deve ser a prova d’água!

Ao colocar sua câmera de inspeção dentro de um motor de veículos, encanamentos ou o que mais você deseja avaliar, você sempre estará correndo o risco do local ser molhado e úmido. Ou seja, se sua câmera não for a prova d’água la será inútil nestas situações.

Há modelos que não são totalmente a prova d’água, mas apresentam uma resistência elevada por determinado período, como o primeiro modelo que citamos acima, o qual consegue aguentar por até 30 minutos debaixo da água. Sempre confira se o seu modelo é resistente a água, e nunca opte por modelos que não o sejam.

6 – Possui luzes de LED?

Outro fator que você deve se atentar e tratar como essencial são as luzes de LED, ou apenas a iluminação do modelo.

Você estará colocando sua câmera de inspeção em um local sem nenhum tipo de iluminação, ou seja, se a sua câmera por si só não apresentar iluminação você não conseguirá enxergar absolutamente nada. É exatamente por isso que você deve sempre verificar se o seu modelo possui luzes de LED ou algum tipo de iluminação própria, e nunca aceitar modelos que não o tenham.

Há modelos que lhe permitem até mesmo controlar o nível de iluminação, caso possa optar por eles faça isso.

7 – Quais os tipos de ponta disponíveis?

Geralmente são três os tipos de ponta que você deve sempre buscar nos modelos: gancho, imã e espelho.

A ponta tipo gancho é útil para quando você precisa “pescar” determinados objetos dentro de locais de difícil acesso, como por exemplo para pegar aquele anel que você deixou cair dentro do bueiro.

Já a ponta do tipo imã também serve para você pegar objetos em locais de difícil acesso, entretanto a limitação aqui é que para apenas objetos metálicos, ou seja, apenas através do eletromagnetismo.

E por último nós temos a ponta espelho, a qual funciona basicamente como o espelho retrovisor de um veículo, lhe permitindo ter uma visão mais ampla do local que você esteja observando.

Não deixe de conferir se o modelo que você deseja apresenta estas três pontas, e opte sempre por modelos que contem com elas.

8 – E claro, o preço deve sempre ser levado em consideração!

E por último, mas não menos importante, o preço é algo que deve sempre ser levado em consideração!

De nada adianta encontrar o melhor modelo se ele simplesmente estoura o seu orçamento. Mas a boa notícia aqui é que a câmera de inspeção não costuma ser muito cara, então você conseguirá encontrar um modelo barato e que atenda as suas necessidades sem maiores problemas.

Agora você já sabe como escolher a melhor câmera de inspeção!

Acima nós lhe apresentamos incríveis modelos de câmera de inspeção de modo que você possa escolher a melhor, bem como um pequeno guia destacando tudo o que você deve levar em consideração na hora de fazer a sua escolha. Ou seja, independente do serviço que você vá executar, poderá encontrar a câmera de inspeção ideal para ele e começar a inspecionar tudo sem maiores problemas!

Pensando em adqurir algum dos modelos acima, ou então até mesmo já possui algum deles em mãos? Pois então não deixe de nos contar sua opinião a respeito nos comentários abaixo!