Melhor Câmera Termográfica

Atualmente a câmera termográfica vêm ganhando espaço no mercado, principalmente devido a pandemia do Corona Vírus. Com ela é possível facilmente medir a temperatura corporal de várias pessoas. Mas este não é o seu único emprego, pois até mesmo no ramo da construção civil seu uso é vasto.

Assim sendo, independente do uso que você irá empregar, este artigo irá lhe ajudar a escolher a melhor câmera termográfica. Além disso, nós também separamos um pequeno guia destacando tudo o que você deve levar em consideração na hora de fazer sua escolha.

Então, se você quer encontrar a melhor câmera termográfica de uma vez por todas, é só continuar aqui com a gente!

CARACTERÍSTICAPRODUTO

FLIR TG165
  • Não precisa de treinamento específico
  • Suporta quedas de até 2 metros
Verificar Preço →

FLIR C3
  • Indicada para a inspeção de edifícios
  • Transfere imagens geradas via Wi-Fi
Verificar Preço →

FLIR One PRO
  • Maior variação de temperatura
  • Maior segurança próximo a equipamentos energizados
Verificar Preço →

 

Qual a melhor câmera termográfica?

Câmera Térmica Pontual FLIR TG165 – A Mais Barata!

Pros
  • Modelo barato em relação aos similares
  • Micro detector Lepton, para lhe ajudar a enxergar o local do calor
  • Possibilidade de armazenar dados e imagens para acessá-los posteriormente através de uma conexão USB
  • Sistema óptico para medições de distâncias seguras
  • Uso fácil, sem necessidade de treinamento específico
  • Modelo desenvolvido para ambientes mais severos
  • Suporta quedas de até 2 metros de altura
  • Compacto e durável, cabe no seu bolso
Contras
  • Encontramos apenas uma única reclamação com relação ao baixo nível de detalhamento das imagens geradas

Começamos nossa listinha com o modelo mais barato, mas que ao mesmo tempo cumpre bem o que promete!

Este é exatamente aquele modelo que nós acostumamos a ver atualmente para a medição da temperatura corporal devido o Corona. Ela conta ainda com um micro detector Lepton, o qual auxilia para que você possa efetivamente enxergar o local do calor, para então realizar uma medição de temperatura bem mais precisa. Com ela você consegue encontrar pontos frios e quentes mais facilmente, podendo ainda armazenar dados e imagens para baixa-los posteriormente através de uma conexão USB.

Além disso, o seu incrível sistema óptico lhe permite realizar medições de distâncias seguras, e tudo pode ser operado fácil e intuitivamente, sem a necessidade de treinamento.

Este modelo é capaz de realizar medições em uma faixa de temperatura de -25 ºC até 380 ºC, com uma precisão de +/- 1,5 ºC, e uma relação de distância para o alvo de 24:1.

Câmera Térmica Portátil com Wi-Fi FLIR C3 – O Modelo Portátil!

Pros
  • Modelo portátil
  • Indicada para a inspeção de edifícios
  • Possibilidade de transferir as imagens geradas através do Wi-Fi
  • Tecnologia MSX de aprimoramento da imagem
  • Aplicativo FLIR Tools Mobile para conectar a câmera ao seu tablet ou smartphone
Contras
  • Sua faixa de medição de temperatura não é a melhor da categoria

Que tal contar com um modelo pequenininho e portátil? Então confere só este!

Este é aquele modelo perfeito para você que quer ter uma câmera termográfica para levar no bolso. Ela é indicada para a inspeção de edifícios, bem como para verificar aquecimento, manutenção de instalações, ar-condicionado, ventilação e também reparos elétricos. Além disso, você pode transferir todas as imagens geradas através do Wi-Fi, tudo rápido e prático.

A tecnologia MSX de aprimoramento da imagem é exclusividade deste modelo, através do aplicativo FLIR Tools Mobile você ainda consegue conectar a câmera com seu tablet ou smartphone. Além disto, este modelo mostra ainda temperatura mínima e máxima, além de fotômetro, sendo possível uma medição eficiente e rápida de toda a área observada.

Este modelo é capaz de realizar medições em uma faixa de temperatura de – 10 ºC até 150 ºC, com uma precisão de +/- 2 ºC.

Câmera Termográfica para Celular Flir One PRO – O Modelo Para Celular!

Pros
  • Modelo específico para celular
  • Maior variação de temperatura medida
  • Processador de imagem ViviDIR, para maior detalhes durante as medições
  • Maior segurança ao trabalhar próximo de equipamentos energizados
Contras
  • Maior preço da categoria
  • Também encontramos reclamações referentes ao fato da câmera atingir 9 Hz, mas para gravar lhe é disponibilizado apenas entre 2 – 6 Hz

Que tal ter uma câmera termográfica no seu celular mesmo? Pois com este modelo você pode!

O design deste modelo é desenvolvido de tal forma em que você possa encaixá-lo em seu celular sem maiores dificuldades. Este modelo lhe oferece o processador de imagem ViviDIR, o qual aumenta a capacidade de encontrar ainda mais detalhes, medir componentes menores mesmo em uma grande distância, e trabalhar com uma maior segurança em equipamentos energizados.

Este modelo é capaz de realizar medições em uma faixa de temperatura de -20 ºC até 400 ºC, com uma câmera que pode atingir até 9 Hz.

O que é uma câmera termográfica?

O que é uma câmera termográfica?

Acima nós te mostramos algumas incríveis opções de câmera termográfica, mas você sabe dizer exatamente o que elas são? Já pra começar, elas não são iguais as câmeras comuns.

A função principal de uma câmera termográfica é captar áreas de calor que um determinado objeto emita. Mas claro, não apenas calor, mas dependendo do modelo que você adquira poderá também captar temperaturas abaixo de zero. Entretanto, se você está pensando que é basicamente um termômetro, a câmera lhe traz muito mais possibilidades.

A câmera irá lhe mostrar imagens em infravermelho, as quais você além de medir poderá salvá-las para utilizar posteriormente dependendo de suas necessidades. Suas funções são vastas, e nós nos aprofundaremos nelas mais abaixo. Mas antes, é importante falarmos sobre os dois tipos de sensores que esta câmera possui.

Os tipos de sensores de uma câmera termográfica

A câmera termográfica funciona através de dois sensores: refrigerado e não refrigerado. Vamos focar em cada um deles abaixo de modo que você entenda para que eles funcionam.

A começar pelo sensor refrigerado, que são refrigerados com nitrogênio e ficam na parte interior de uma caixa selada, eles tem como principal função o seu foco na resolução das imagens, de modo que elas sejam maiores. Ou seja, este sensor permite que você capte imagens infravermelhas de grandes distâncias, e com uma quantidade enorme de detalhes.

Já o sensor não refrigerado funcionam a temperatura ambiente mesmo, e estão sujeitos a variação de tensão ou resistência sempre que são aquecidos pela radiação infravermelha. Este tipo de sensor não apresenta uma qualidade tão boa quanto o sensor refrigerado, porém as câmeras com ele tendem a ser mais baratas.

Como funciona a câmera termográfica contra o COVID-19?

Atualmente, por causa da pandemia ocasionada pelo COVID-19, é normal ver pessoas utilizando tais câmeras para medir a temperatura corporal de outras pessoas na entrada de certos estabelecimentos. Acima nós citamos que captar a variação de temperatura é exatamente o objetivo desta câmera e, como um dos sintomas do COVID é justamente a febre (temperatura corporal elevada), nada melhor do que usar uma câmera termográfica para esta função.

Mas, mesmo que inicialmente pareça uma boa ideia, ainda há uma pegadinha ao se utilizar uma câmera termográfica para esta função. Isso pois, esta câmera capta apenas a temperatura externa, e não a interna, como seria o caso de se utilizar um termômetro. Além disso, há diversos fatores que podem elevar nossa temperatura corporal sem necessariamente significar que estamos doentes, como por exemplo estresse, esforço físico, locais muito fechados, etc. E, nada impede que você tenha sido testado hoje por uma câmera termográfica e no dia seguinte já ficar doente.

Assim sendo, apesar de ser uma boa medida inicial, não se deve basear apenas no diagnóstico de uma câmera termográfica para atestar ou não o COVID. O melhor e mais recomendado neste caso é realizar testes clínicos.

No que dá pra usar uma câmera termográfica

No que dá pra usar uma câmera termográfica?

Acima nós te mostramos que, ao menos inicialmente, a câmera termográfica pode ser utilizada para medir a temperatura corporal das pessoas, mas no que mais dá para você utilizá-la?

Na construção civil a câmera termográfica pode desempenhar inúmeras funções. Com ela em mãos você pode facilmente identificar vazamentos em tubulações de água atrás de paredes, bem como verificar se não há tubulações logo atrás do ponto que você deseja perfurar, detectar umidade em diversos pontos, auxiliar na prevenção à incêndios identificando conexões feitas irregularmente, ou até mesmo identificar áreas que necessitem de mais isolamento.

Se formos um pouquinho mais longe, focando agora nas buscas policiais, a câmera termográfica é também bastante útil. Isso pois, com ela em mãos os policiais conseguem encontrar suspeitos que estejam escondidos no escuro durante uma fuga.

Já profissionais que trabalhe com o controle de pragas, com a câmera termográfica em mãos podem encontrar a entrada de tais pragas, ou até mesmo as próprias pragas.

Basicamente falando, você pode utilizá-la sempre que precise verificar a variação de temperatura em algo ou alguém.

Ah, e é bom que fique claro que não, esta câmera não permite que você enxergue através da parede! Ela não consegue identificar calor de um objeto que esteja do outro lado da parede.

Dicas de como escolher a melhor câmera termográfica

Como escolher a melhor câmera termográfica?

Acima nós te apresentamos incríveis opções de câmera termográfica, mas como você pode se decidir por qual delas é a melhor? Pois para te ajudar com isso nós separamos abaixo todos os fatores que você deve levar em consideração antes de tomar sua decisão, acompanhe!

1 – Comece definindo o seu uso

Antes de mais nada, a primeira coisa que você deve fazer aqui é definir o seu uso, para que você deseja ter uma câmera termográfica.

Você irá utilizá-la na construção civil, para medir a temperatura de pessoas ou alimentos, para medir temperaturas no escuro ou algum outro tipo de uso? Pois é importante que você tenha em mente o seu uso, para então ir atrás de uma câmera que atue exatamente dentro da faixa de temperatura que você queira.

2 – Qual a faixa de temperatura que você precisa avaliar?

E por falar na faixa de temperatura, este é o próximo item que você deve levar em consideração. Se você analisar os modelos que apresentamos acima verá que eles atuam em faixas de temperaturas distintas, não é mesmo? Por mais que possa parecer uma boa ideia escolher aquela câmera que atue na maior faixa de temperatura de todas, é necessário levar em consideração que ela também será a mais cara de todas.

Ou seja, o ideal mesmo é definir no que você irá utilizar sua câmera, para então escolher um modelo que atue naquela faixa de temperatura, sem para isso precisar já recorrer ao mais caro de todos.

3 – Foco também na precisão!

A precisão é outro importante fator, e que você deve ficar atento. Isso pois, normalmente a temperatura apresentada por uma câmera não é 100% correta. Todo modelo possui sua faixa de precisão, a qual costuma variar entre +/- 2 ºC, mas essa variação depende do modelo escolhido.

Ou seja, a dica aqui é ficar sempre atento nesta variação, e optar pelo modelo que apresentar a menor taxa de variação possível.

4 – E quanto a distância do alvo?

Nem sempre será possível se aproximar do alvo que você deseja medir, então é importante optar por modelos que lhe permitam manter uma certa distância do alvo.

Confira sempre a distância do alvo que o modelo em que você está de olho apresenta, e veja se é compatível com o que você deseja.

5 – O modelo escolhido possui portabilidade?

Dependendo da função que você deseja desempenhar, apenas medir a temperatura não será o suficiente, você terá de escrever extensos relatórios a respeito. Isso se torna particularmente necessário principalmente se você for utilizá-la na área da construção civil.

Há modelos que lhe permite fotografar/filmar o seu objeto de estudo para posteriormente lhe enviar esta imagem/gravação. Seja através de uma entrada USB, cartão de memória ou então via Wi-Fi. Então, para te ajudar a desempenhar melhor sua função, sempre verifique a portabilidade que tal modelo lhe oferece.

6 – O preço também deve ser levado em consideração!

E por último, mas não menos importante, o preço também deve sempre ser levado em consideração aqui!

Como você pode ter observado acima, uma câmera termográfica não é algo barato, mas também você não precisa ir direto naquele modelo queestoura o seu orçamento, não é mesmo? A dica aqui é simples, defina bem suas necessidades, bem como o seu orçamento, e se atenha a eles. Certamente você conseguirá encontrar um modelo que atenda as suas necessidades sem com isso estourar o seu orçamento no processo.

Agora você já sabe como escolher a melhor câmera termográfica!

Acima nós te mostramos incríveis modelos de câmera termográfica para você escolher a melhor, bem como um pequeno guia destacando tudo o que você deve levar em consideração na hora de tomar sua decisão. Ou seja, sempre que você precisar de uma medição precisa de temperaturas, seja lá com qual intuito, é só ir atrás da melhor câmera termográfica de todas e pronto!

Pensando em adquirir algum dos modelos acima, ou até mesmo já possui algum deles? Pois então não deixe de nos contar sua opinião a respeito nos comentários abaixo!