Melhor Canivete Principais Modelos

O canivete é uma das ferramentas mais maleáveis que existem, pois ele é capaz de te ajudar com vários serviços. Seja um canivete utilitário o suíço, a gama de possibilidades é realmente alta.

Pois foi pensando justamente nisso que nós separamos para você incríveis modelos de canivete, tanto suíço quanto utilitário, para você escolher o melhor. Além disso, nós também separamos um pequeno guia destacando tudo o que você deve levar em consideração na hora de escolher o seu!

Então, se você está pronto para ter em mãos seu canivete e desbravar o mundo, é só continuar por aqui com a gente!

Qual o melhor canivete utilitário?

Qual o melhor canivete utilitário?

Abaixo nós separamos incríveis modelos de canivete utilitário para você escolher o melhor, então confere só!

Nautika Canivete Stop – O Mais Barato

Pros
  • Modelo barato
  • Pequeno e compacto
  • Lâmina de aço inoxidável
  • Botão polegar para abertura rápida e fácil
  • Forjado artesanalmente
Contras
  • Não recomendado para aplicações mais profissionais
  • Também encontramos reclamações devido a sua trava de fechamento ser na direção da lâmina, o que pode acabar ocasionando em acidentes caso você não tenha cuidado máximo

Começamos nossa listinha com o modelo mais barato, mas que ao mesmo tempo não te deixa na mão!

Este modelo apresenta um design exclusivo, com uma lâmina de aço inoxidável preta e um botão polegar para uma abertura fácil e rápida. Com apenas 16,3 cm de comprimento, e isso quando aberto, este modelo é pequeno mas com um corte afiado, além de ser forjado artesanalmente.

Modelo ideal para quem busca pelo seu primeiro canivete!

Canivete Survival Multifunção Guepardo – Excelente Custo-Benefício

Pros
  • Bom custo-benefício
  • Mini lanterna em LED
  • Pederneira
  • Trava de segurança manual
  • Cordão em nylon
  • Clip passador
  • Apito de emergência
Contras
  • Não encontramos reclamações referentes a este modelo em específico

Se você é do time do custo-benefício, então este modelo certamente irá lhe satisfazer!

Este modelo conta com uma mini lanterna em LED para lhe auxiliar em locais com pouca iluminação, mas isso não é tudo que ele possui. Ele ainda conta com uma pederneira (um gerador de faíscas para acender fogueiras e fogões), uma trava de segurança manual, cordão em nylon, um clip passador e um apito de emergência.

Com uma lâmina de 10 cm, este modelo é ideal para acampamentos e trilhas.

Canivete Tático Invictus Phanton – Modelo Militar!

Pros
  • Modelo militar
  • Lâmina em aço inoxidável 420
  • Resistente a impactos
  • Cabo em óxido de alumínio com camuflado digital
  • Abertura rápida e fácil através de mola
  • Capaz de cortar cinto, vidro e outros materiais com facilidade
Contras
  • Não encontramos reclamações referentes a este modelo em específico

A seguir nós temos um canivete de uso militar, ou seja, com uma lâmina afiadíssima!

Este modelo possui uma lâmina feita em aço inoxidável 420, com resistência e durabilidade elevadas, além disso, ele ainda possui um cabo feito em óxido de alumínio com um camuflado digital.

Ele ainda possui clip tático e é capaz de cortar cinto e vidros, uma lâmina com 8 cm de comprimento e 2,5 mm de espessura, se assemelhando bastante a uma navalha

Qual o melhor canivete suíço?

Qual o melhor canivete suíço?

Acima nós focamos nos canivetes utilitários, vamos então agora focar nos modelos suíços abaixo, de modo que você consiga encontrar o melhor!

Canivete Multiuso Vonder – O Mais Barato!

Pros
  • Modelo barato
  • Feito em aço inoxidável
  • Resistente a corrosão e oxidação
  • Conta com um abridor de garrafas, um abridor de latas e um saca-rolhas
Contras
  • Não funciona para serviços mais pesados
  • Também encontramos várias reclamações devido a lâmina não vir afiada

Novamente nós iniciamos a listinha com o canivete utilitário mais barato que você poderá encontrar, mas que ainda mantenha sua qualidade!

Este modelo é feito em aço inoxidável, proporcionando a todo o conjunto uma resistência a corrosão e oxidação. Este modelo conta ainda com um abridor de garrafas, um abridor de latas e um saca-rolhas.

Canivete Victorinox – Excelente Custo-Benefício!

Pros
  • Excelente custo-benefício
  • Canivete Victorinox
  • Disponível nas cores preto, branco e prata translúcido
  • Apresenta 12 funções: uma lâmina grande e uma pequena, um abridor de latas, uma chave de fenda de 3 mm e uma de 6 mm, um abridor de garrafas, um desencapador de fios, um perfurador, uma pinça, um palito, uma argola e um saca-rolhas
Contras
  • Não encontramos reclamações referentes a este modelo em específico

Aqui vai mais um para o time do custo-benefício, e além disso, este também é o modelo mais vendido, e não é atoa!

Quando falamos em canivete, a marca Victorinox é uma que se destaca dentre as outras, conferindo por si só qualidade aos seus produtos. Este modelo conta com 12 funções no total, sendo uma lâmina grande e uma pequena, um abridor de latas, uma chave de fenda de 3 mm e uma de 6 mm, um abridor de garrafas, um desencapador de fios, um perfurador, uma pinça, um palito, uma argola e um saca-rolhas.

Além disso, você ainda pode adquirir este canivete nas cores branco, preto e prata translúcido

Victorinox Swiss Army Multi-Tool – O Modelos Mais Completo!

Pros
  • Modelo mais completo!
  • Canivete Victorinox
  • Estrutura feita em aço inoxidável suíço
  • Revestido com ABS vermelho polido
  • Possui ao todo 33 funções
Contras
  • Produto mais caro da categoria

E por último nós temos aqui o nosso modelo mais completo de todos!

Novamente estamos falando de um Victorinox, mas agora um com incríveis 33 funções! Este modelo conta com uma estrutura feita em aço inoxidável suíço, e revestida com ABS vermelho polido, de modo a lhe oferecer elegância e durabilidade no mesmo lugar.

Preparado para conferir todas as 33 funções deste modelo? Pois então vamos lá: Uma lâmina grande e uma pequena, um saca-rolhas, uma mini chave de fenda, chaves de fenda de 2,5 mm, 3 mm e 6 mm, um perfurador, um abridor de lata e um de garrafa, um desencapador de fios, um alicate, uma tesoura, um cortador de fios, uma ferramenta para crimpar fios, um descamador de peixes, um limpador de gancho, uma mini régua em cm e uma em polegadas, uma serra de madeira, um limpador e uma lixa de unha, uma serra e uma lixa para metal, uma lente de aumento, uma chave Phillips 1-2, um gancho, uma pinça, um pino, um palito, uma argola, um formão 4 mm e uma caneta esferográfica pressurizada.Ufa! É muita função para você ficar dias e dias testando tudo.

Para que serve um canivete?

Para que serve um canivete?

Acima nós te mostramos vários e vários modelos excelente de canivetes, mas você sabe dizer para que ele serve? E não, não é apenas uma faca de bolso!

O canivete é uma ferramenta que lhe permite uma gama de possibilidades realmente vasta, com diversas aplicações, as quais abordaremos melhor abaixo. Mas sabe a comparação de que ele é uma faca de bolso? Ela não é de toda errada, pois nós podemos sim fazer este tipo de relação.

A diferença aqui é que a lâmina do canivete fica dentro do cabo, e é acionada com o aperto de um botão. Ele pode sim funcionar igual uma faca, porém ele também apresenta inúmeras outras funcionalidades para lhe ajudar em diversos outros serviços do que apenas “cortar”.

Para que você entenda melhor toda a gama de possibilidade do canivete, nós separamos abaixo tudo o que você pode fazer com ele, então confere só!

No que dá pra usar um canivete?

Muito mais do que cortar, o canivete pode ser usado em várias situações. Abaixo nós separamos os principais usos que você pode empregar ao seu canivete, confira!

Para uso doméstico

Em casa o canivete se assemelha bastante a realmente uma faca de cozinha, onde ele irá te ajudar a picar os diversos alimentos que você tiver pela frente. Mas não apenas isso, você pode também utilizá-lo para abrir a lata de algum alimento, e também para dar aquela apertadinha em algum parafuso.

Para acampamentos

O uso mais comum de um canivete é em acampamentos, pescarias ou trilhas, aqui é quse obrigatório você ter um em mãos nestas situações.

Isso pois, com a lâmina você pode cortar galhos, alimentos, cordas e o que mais tiver pela frente, lhe ajudando a montar uma fogueira ou até mesmo a limpar o peixe recém pescado. Além disso, até mesmo aquelas frutas que precisam ser descascadas não são páreas diante um bom canivete.

Basicamente você consegue utilizá-lo nas principais aplicações de um acampamento, trilha ou pescaria, sendo esta uma ferramenta que não deve faltar em mãos sempre que você for se aventurar por matas a dentro.

Para esportes

Claro, aqui quando falamos em esportes não estamos falando para você levar seu canivete no futebol de domingo, não é isso. Aqui estamos nos referindo as atividades outdoor, como por exemplo trilhas pela mata (conhecidas como trekking), escaladas ou demais esportes radicais. Acredite, a lâmina do canivete pode acabar se tornando útil quando você menos esperar.

Para defesa pessoal

E claro, o canivete também pode ser utilizado para defesa pessoal.

É um erro comum as pessoas suporem que esta é a única função do canivete, que como você pôde ver acima não é bem assim. Aliás, canivetes específicos para defesa pessoal são do tipo tático, onde podem ser facilmente presos na sua roupa, com uma abertura rápida e fácil de modo que você consiga utilizá-lo com apenas uma mão.

Como você pôde observar acima, são várias as funções de um canivete, mas é importante ressaltarmos que nós focamos apenas nos modelos utilitários, sendo que as aplicações do canivete suíço são ainda mais extensas. Vamos conferir abaixo a diferença entre estes dois modelos.

Canivete Utilitário Vs Canivete Suíço

Você com certeza já deve ter ouvido o termo “canivete suíço” antes, não é mesmo? Aqui neste artigo nós lhe trouxemos tanto modelos de suíços quanto utilitários, vamos então te ajudar a entender melhor a diferença entre ambos abaixo, confira.

A começar pelos canivetes utilitários, eles tem como principal função o corte, até por isso eles possuem a lâmina mais afiada. Com relação ao seu uso, nós listamos acima tudo o que você pode fazer com um canivete utilitário em mãos, e seus maiores modelos podem chegar a até mesmo 22 mm.

Passando agora para os canivetes suíços, eles podem fazer praticamente tudo. O destaque deles é justamente pela gama de possibilidades e funções que eles oferecem, como por exemplo alicates, tesouras, chaves de fenda, serra, canetas e inúmeras outras funções dependendo do modelo que você escolher, entretanto o corte da lâmina deste modelo é menos afiado do que um utilitário. Sua função depende do modelo que você adquirir, e de tudo o que ele tiver em disposição, e quanto ao tamanho eles são menorzinhos, cabendo sem problemas em uma bolsa.

Qual dois dos é melhor? Esta é uma daquelas perguntas que não tem resposta, pois tudo depende inteiramente do que você precisa no momento. Então o melhor a fazer é ter em mente se você precisa de um canivete utilitário ou suíço, e ir atrás do melhor, independente de qual tipo seja.

Dicas de como escolher o melhor canivete

Qual o melhor canivete?

Acima nós te mostramos incríveis modelos de canivete, mas como você pode definir qual deles é o melhor? Pois é justamente para te ajudar com isso que nós separamos abaixo tudo o que você deve levar em consideração na hora de fazer sua escolha!

1 – Suíço ou utilitário?

Antes de mais nada, a primeira coisa que você deve ter em mente é para que você deseja um canivete, no que você irá utilizá-lo. Você quer um canivete apenas para cortar, ou para ter acesso dezenas de outras funções? Pois somente definindo isso você terá certeza se o melhor para você é um canivete utilitário ou um suíço.

A dica aqui é que você leia novamente o tópico acima onde nós discorremos sobre a diferença entre ambos os tipos, assim você poderá ter uma ideia de qual deles é melhor para você.

2 – Do que é feita a lâmina?

Em seguida você deve ficar de olho no material de que a lâmina é feita, afinal de contas, ela é a parte mais importante em um canivete. Abaixo nós separamos os principais tipos de aço para você ter uma ideia melhor sobre cada um deles.

Comecemos então pelo aço inox, o qual apresenta o melhor custo-benefício para você. Este aço funciona pela junção de crômio e liga de ferro, proporcionando a sua lâmina uma resistência elevada à oxidação. Assim sendo, adquirir um canivete com lâmina de aço inox você não precisará se preocupar com ferrugem.

Passando agora para o aço damasco, o qual é fabricado através de caldeamento, unindo dois diferentes tipos de aço. Uma barra de aço feita de damasco pode variar de 50 a até mesmo 600 camadas, ou seja, este é um material extremamente resistente. Não atoa os canivetes que possuem uma lâmina de aço damasco são também os mais caros.

E por fim temos o aço carbono, o qual não é tão bom assim contra à oxidação. Entretanto, este tipo de canivete apresenta um acabamento mais rústico e diferenciado, extremamente belo.

Qual deles escolher? Depende totalmente de você, de sua necessidade e de seu orçamento!

3 – Fique atento ao formato da lâmina

Você sabia que até mesmo o formato da lâmina de seu canivete deve ser levado em conta na hora de escolher um modelo? Cada lâmina é indicada para uma função específica, e é exatamente por isso que você deve se atentar para o tipo de lâmina. Abaixo nós separamos os principais tipos, para você entender melhor do que estamos falando.

Nós chamamos de Drop Point aquela lâmina mais curvada para baixo, e sua função é cotidiana mesmo, como por exemplo cortar e descascar alimentos.

Em seguida nós temos a Tanto Americano, que é mais pontiaguda e com um ângulo mais afunilado. Este tipo de lâmina é mais utilizada nos canivetes táticos, de modo que você consiga cortar materiais mais robustos.

Karambit também é pontiaguda e afiada, porém ela também conta com serras, ótimas para rasgar objetos e ideal para acampamentos.

E por fim nós temos a Lâmina Turca, cujo formato se assemelha ao de uma espada, e sua lâmina é extremamente afiada. Ela é mais utilizada em canivetes táticos.

E fique atento, pois a maioria das marcas não informa o modelo da lâmina, esta costuma ser uma informação que você tem de cavar a fundo para descobrir, mas que vale a pena saber.

4 – Qual o peso?

Em seguida nós temos o peso, onde você deve sempre optar por modelos leves e pequenos. Há modelos que variam de 30 a até mais de 200 gramas, mas para saber qual é o melhor você deve ter em mente duas coisas: você irá utilizar o seu canivete em casa ou para trilhas e camping?

No caso de uso residencial, então o peso não é um fator muito importante. Mas, para uso em trilhas e camping, quanto mais leve melhor, pois você deve ter em mente que deverá carregar seu canivete com você o tempo todo, e ele não poderá lhe atrapalhar.

Já com relação ao tamanho siga a mesma lógica, em um modelo para uso residencial o tamanho não é tão importante assim. Mas para uso outdoor, quanto menor e mais compacto ele for, melhor.

5 – Sempre verifique a trava de segurança

A trava de segurança é algo que você deve sempre analisar cuidadosamente, pois uma trava frouxa além de dificultar o manuseio ainda pode colocar a sua própria segurança em risco. Sempre confira se o modelo que você deseja adquirir possui algum tipo de trava de segurança, e opte por aqueles que a possuem.

Ao todo são diversos tipos de trava, porém elas apenas se diferenciam umas das outras pelo tipo de abertura. Nos modelos frame e liner lock você consegue abrir seu canivete com uma única mão, enquanto nos modelos lock back você apenas os abrirá com ambas as mãos. O melhor é optar por modelos em que você consiga abrir com uma única mão, mas desde que eles sejam seguros.

6 – No caso de modelos suíços, quanto mais melhor!

Pensando em adquirir um canivete suíço? Pois então saiba que nestes modelos quanto mais funções, melhor!

A quantidade de funções em um canivete suíço pode variar de 4 a até mais de 30, sempre analise bem todas elas antes de fechar negócio. Confira se justamente aquela que você tanto quer está no meio de todas as outras, nada pior do que comprar um modelo com mais de 30 funções e faltar justo aquela que você precisava.

E pode ter certeza de que você dificilmente usará todas as funções de seu canivete, sempre terá aquela parte que você não faz a mínima ideia de para que ela serve!

7 – E claro, o preço deve sempre ser levado em consideração!

E por último, mas não menos importante, o preço é algo que você deve sempre levar em consideração!

Como você pode ter notado pelos modelos que separamos acima, há canivetes que vão desde R$ 18,00 a até mais de R$ 600,00, ou seja, o preço varia bastante. Claro que o modelo de R$ 600,00 é melhor do que o de R$ 18,00, mas talvez para o que você precisa, e pelo seu orçamento no momento, o de R$ 18,00 já consiga te atender bem.

A dica aqui é sempre aliar suas necessidades com seu orçamento, certamente você conseguirá encontrar um bom modelo que atenda as suas necessidades sem com isso estourar o seu orçamento!

Agora você já sabe como escolher o melhor canivete!

Acima nós lhe mostramos incríveis modelos de canivete (tanto suíço quanto utilitário) para você escolher o melhor, além disso nós também apresentamos um pequeno guia destacando tudo o que você deve levar em consideração na hora de escolher o seu. Então agora você já sabe, seja para descascar legumes dentro de casa ou para ter em mãos durante uma trilha na mata, é só ir atrás do canivete que melhor servirá no que você deseja!

Pensando em adquirir algum dos modelos acima, ou então até mesmo já possui algum destes canivetes em mãos? Pois então não deixe de nos contar sua opinião a respeito nos comentários abaixo!