Melhor Capacete De Segurança

Na hora de trabalhar, é sempre importante utilizar os equipamentos de segurança, em especial o melhor capacete possível!

O capacete de segurança é um dos EPI (Equipamento de Proteção Individual) mais importante que existem, pois é ele quem irá lhe proteger contra quedas de objetos. Pois foi pensando justamente nisso que neste artigo nós separamos incríveis modelos de capacete de segurança para você escolher o melhor. Além disso, nós também separamos um pequeno guia destacando tudo o que você deve se atentar na hora de escolher o seu.

Então, se você quer deixar sua cabeça bem protegida, é só continuar por aqui com a gente!

Qual o melhor capacete de segurança?

Para ajudar a responder essa pergunta nós separamos abaixo incríveis modelos de capacete de segurança para você escolher o melhor, então confere só!

Capacete de Segurança para Obra Beryl Branco – O Mais Barato!

Pros
  • O modelo mais barato da lista
  • Feito em polietileno de alta densidade
  • Suspensão injetada em polietileno de baixa densidade
  • Aparador de suor em espuma
  • Acompanha uma jugular de brinde
Contras
  • Limitado a cor branca

Comecemos nossa lista com o capacete mais barato, mas que ao mesmo tempo é capaz de lhe fornecer segurança!

Este modelo é feito de polietileno de alta densidade, sua suspensão é injetada em polietileno de baixa densidade, contando ainda com um aparador de suor em espuma. Suas dimensões (C x L x A) são de 30 x 30 x 30 cm, e ele possui um peso de 300 gramas.

Capacete de Segurança para Obra Beryl Varias Cores – Modelo Em Cores Variadas!

Pros
  • Disponível em cores variadas
  • Feito em polietileno de alta densidade
  • Suspensão injetada em polietileno de baixa densidade
  • Aparador de suor com espuma
  • Acompanha uma jugular de brinde
Contras
  • Não encontramos reclamações referentes a este modelo em específico

Mas, se você deseja um capacete além da cor branca, aqui você os encontra nas mais variadas cores. Importante destacarmos que as cores de um capacete de segurança não são puramente estéticas, sendo que cada cor possui uma representação. Mais abaixo nós discutiremos melhor o que cada cor significa.

Modelo feito em polietileno de alta densidade, e com uma suspensão injetada em polietileno de densidade baixa, possuindo ainda um aparador de suor em espuma. As dimensões (C x L x A) deste produto são de 35 x 25 x 25 cm, e seu peso é de 500 gramas.

Capacete de Segurança MSA CA 498 Completo com Carneira e Jugular – Foco Na Proteção!

Pros
  • Modelo com foco na proteção
  • Casco rígido, leve e balanceado
  • Modelo confortável para se utilizar durante um dia de trabalho
  • Injetado em polietileno de alta densidade
  • Sem porosidade
  • Não é condutor de eletricidade, e apresenta resistência dielétrica alta
  • Possui fendas laterais
Contras
  • Não encontramos reclamações referentes a este modelo em específico

Em seguida temos um modelo com foco na proteção!

Este capacete apresenta um design moderno, o que faz dele perfeito contra impactos perigosos que podem ocorrer no local de trabalho. Apresenta um casco rígido, leve e balanceado, sendo este o modelo ideal para se utilizar em um dia de trabalho devido ao seu uso confortável. Além disso, ele é injetado em polietileno de alta densidade, sem porosidade, não é condutor de eletricidade e possui uma resistência dielétrica elevada. Ele também apresenta fendas laterais, de modo que você possa utilizar protetores auditivos e faciais mais facilmente.

Capacete de Segurança Jóquei com Abafador Muffler H-700 3M – O Melhor Custo-Benefício!

Pros
  • Melhor custo-benefío da categoria
  • Acoplado com um abafador de ruídos revestido com almofadas de espuma
  • Fácil ajuste
  • Suspensão que se adapta à base do crânio
  • Indicado contra choques elétricos
  • Não possui partes metálicas expostas
  • Possível regular a altura de suas hastes
Contras
  • Modelo mais caro da lista

E por último, mas não menos importante, temos aqui o capacete de segurança com o melhor custo-benefício que você irá encontrar!

Este capacete vêm em conjunto com um abafador de ruídos revestido com almofadas de espuma em suas laterais, ou seja, além de proteção na cabeça você também terá uma proteção auditiva. Além disso, trata-se de um capacete de fácil ajuste, sendo que você pode colocá-lo com apenas uma única mão. Ele apresenta uma suspensão que se adapta à base de seu crânio, o que traz um maior conforto e estabilidade para os usuários, além de também ser indicado para proteger a cabeça contra choques elétricos. Não possui partes metálicas expostas, e suas hastes ainda permitem que você ajuste sua altura.

As dimensões (C x L x A) deste modelo são de 40 x 30 x 13, e seu peso é de 660 gramas.

Para que serve um capacete de segurança?

Para que serve um capacete de segurança?

Acima nós lhe mostramos vários modelos de capacete de segurança que você pode adquirir, mas você sabe dizer para que eles servem?

Na realidade, não há muito segredo aqui, pois a função de um capacete de segurança é justamente conferir segurança a sua cabeça. São eles os responsáveis para lhe proteger de objetos que possam cair sobre você, em especial em canteiros de obras, onde tais acidentes são mais recorrentes.

E, ao contrário do que se possa supor, o uso do capacete em determinadas atividades é obrigatório. Mas qual capacete? É necessário conhecer os tipos disponíveis de capacete, de modo que você possa ter noção de qual deles é o mais adequado para você.

Os tipos de capacete de segurança

Abaixo nós separamos brevemente os principais tipos de capacete de segurança, de modo que, na hora de escolher o seu, você possa ter uma noção de qual é o melhor para a atividade que você for desempenhar.

Capacete Tipo I é aquele em que a aba circunda totalmente a cabeça de quem o utiliza, quase como a viseira de um chapéu, deixando assim você mais protegido. Neste modelo você tem proteção não apenas na cabeça, mas também para demais partes de seu corpo, como por exemplo ombros, pescoço e rosto. Ele é mais utilizado para trabalhos no ramo de eletricidade, para quando se há risco de contato com fiações elétricas ou com o deslizamento de líquidos.

Já o Capacete Tipo II não apresenta abra traseira e nem lateral, mas apenas uma aba frontal. Ele se assemelha mais a um boné. Este capacete é capaz de proteger tanto a cabeça quanto o rosto do usuário, e é mais utilizado em obras de construção civil.

E por fim temos o Capacete Tipo III, o qual não possui nenhum tipo de aba, se assemelhando aos capacetes utilizados como proteção para bicicletas. Seu uso mais comum é destinado a prática de esportes, como por exemplo alpinismo e para bicicletas.

Como você pode notar, a única diferença entre os tipos de capacete são as posições de suas abas.

O que significa a classe dos capacetes de segurança?

Outra separação comum que podemos fazer para os capacetes de segurança é quanto a sua classe. São duas as classes que um capacete pode possuir, sendo:

  • Classe A → Os capacetes nessa classe são os mais indicados para proteger o usuário de impactos diretos sobre a cabeça;
  • Classe B → Já os capacetes desta classe também são bons para proteger contra o impacto direto de objetos, mas também atuam bem como isolante elétrico, atuando em uma tensão de até 30 kV.

A diferença entre ambas as classes reside no fato de uma possuir isolamento elétrico e outra não, sendo importante você definir se a atividade que irá desempenhar necessita desta proteção ou não.

O que cada cor significa em um capacete de segurança?

Nós citamos acima o fato de que a cor de um capacete de segurança não é algo puramente estético, e que na verdade possuem significados distintos. Isso é verdade, pois a função das cores é separar funções específicas dentro de uma empresa ou em um canteiro de obras. Assim sendo, é mais fácil identificar a função de cada funcionário apenas observando as cores de seu capacete de segurança.

Entretanto, apesar dessa convenção de cores, não passe disso, uma convenção. Ou seja, não há uma norma específica para as cores, porém abaixo nós separamos as cores de acordo com a convenção social de sua designação:

  • Azul → Pedreiros;
  • Laranja → Eletricistas;
  • Vermelho → Bombeiros ou carpinteiros;
  • Verde → Serventes ou operários;
  • Preto → Técnicos de segurança do trabalho;
  • Amarelo → Visitantes;
  • Branco → Mestres de obras.

Claro que a empresa possui autonomia para definir as cores conforme julgar melhor, porém esta é, atualmente, a convenção atual.

Conhecendo todas as partes de um capacete de segurança

Agora que você já possui uma boa noção de para que serve um capacete de segurança, que tal realizarmos um Raio-X completo dele? Abaixo nós separamos todas as partes que compõem um capacete de segurança e que você deve conhecer!

As abas

As abas são o que definem o tipo de cada capacete, como você pode observar no tópico acima.

Sua função vai além de proteger a cabeça da luz solar, sendo que, dependendo de sua posição, ela é capaz de proteger pescoço, rosto e ombros. Até mesmo a angulação das abas faz diferença aqui, pois uma aba frontal com curvatura acentuada é capaz de imprimir um maior campo de visão ao usuário quando comparado a modelos tradicionais, e isso sem perder a função de reduzir a luz solar nos olhos.

Ranhuras

Você já deve ter notado as ranhuras presente na maioria dos capacetes, mas sabe qual é seu objetivo? Elas servem para que, ao sofrer impacto de algum objeto, essa energia gerada pelo impacto possa ser dissipada. Quanto maior for a espessura de um capacete no caso, mais ranhuras ele deverá possuir.

Canaleta lateral

É normal que alguns capacetes possuam canaletas laterais e, apesar de elas não contribuírem em nada para a proteção do usuário, elas são boas para acoplar outros equipamentos de proteção, tais como um protetor auricular.

Suspensão

Alguns modelos contam com uma suspensão em plástico flexível, a qual pode ser injetada em uma ou mais peças. Apesar das suspensões garantirem uma maior durabilidade ao capacete, elas fazem com que o conforto do usuário seja um pouco menor.

Cintas e pontos de apoio

Cintas e pontos de apoio estão relacionados diretamente a suspensão, e quanto mais, melhor. Mais pontos de apoio significa uma maior distribuição de peso dos componentes do capacete sobre a cabeça, o que imprime um maior conforto ao usuário. Enquanto mais cintas seguem a mesma lógica, quanto mais cintas, mais confortável será o capacete.

Dicas de como escolher o melhor capacete de segurança!

Qual o melhor capacete de segurança?

Acima nós lhe mostramos incríveis modelos de capacete de segurança, mas como você pode definir qual deles é o melhor? Pois para te ajudar com isso nós separamos abaixo todos os critérios que você deve levar em consideração na hora de escolher o seu, confere só!

1 – Sempre confira a certificação!

Antes de mais nada, a primeira coisa que você deve sempre conferir é se o modelo que você for adquirir possui certificação. De nada adianta comprar um capacete de segurança decorativo, que não irá lhe proteger em nada quando você mais precisar dele.

Na descrição do produto é possível encontrar informações relativas ao seu Certificado de Aprovação (CA), mas, caso você não encontre nada sobre isso, desconfie. Pode ser que estejam escondendo tais informações de propósito. Necessário também ficar atento para o prazo de validade, pois, caso esse período tenha sido ultrapassado, é necessário trocar o seu capacete por um novo.

2 – Comece definindo para que você irá utilizá-lo

Uma vez que tenha certeza de que o modelo que você for escolher, independente de qual seja, possui certificado, o próximo passo é definir no que você irá utilizá-lo.

Aqui nós estamos nos referindo quanto ao serviço que você for desempenhar, ou seja, a cor do capacete que você vai adquirir. Acima nós já falamos sobre o fato de que cada cor é relativa a uma função em específico, o que pode sempre variar de empresa para empresa. Então fique atento para escolher a cor relativa a função que você for desempenhar:

  • Azul → Pedreiros;
  • Laranja → Eletricistas;
  • Vermelho → Bombeiros ou carpinteiros;
  • Verde → Serventes ou operários;
  • Preto → Técnicos de segurança do trabalho;
  • Amarelo → Visitantes;
  • Branco → Mestres de obras.

3 – Se atente para o material utilizado na fabricação

O próximo fator para se ficar atento é quanto ao tipo de material utilizado na fabricação do capacete, e esse é um dos fatores mais importantes aqui.

Começando pelo casco, a maioria dos modelos são feitos em polietileno de alta densidade, um material cuja resistência e durabilidade são menores, mas que ainda assim podem lhe ajudar. Caso queira ir para uma resistência mais elevada, então a dica é preferir modelos compostos de ABS (copolímero de acrilonitrila butadieno estireno), cuja durabilidade e resistência são as maiores da categoria.

Indo agora para a suspensão, ela pode ser tanto de plástico flexível, o qual possui durabilidade elevada, porém não é tão confortável assim, quanto cintas em tecido e termoplástico flexível, os quais apresentam uma durabilidade média, mas são bem mais confortáveis.

Na hora de escolher o seu, sempre fique atento ao material utilizado na confecção tanto do casco quanto da suspensão, e escolha aquela combinação que melhor irá lhe atender no trabalho que você for executar.

4 – O design também é importante

O design de um capacete de proteção vai além do que apenas estético, sendo que cada um de seus componentes possui uma função. Ranhuras, canaletas, ajustes, cintas e pontos de apoio, todos eles são importante na pintura final de seu capacete.

Nós já falamos separadamente sobre cada um destes componentes acima, então a dica é que você suba a tela e dê uma lida neste tópico, assim você fica conhecendo melhor sobre cada um deles e poderá avaliá-los melhor na hora de escolher o seu capacete de segurança. Mas, de maneira bem resumida, nós podemos definir cada um deles como:

  • Ranhuras → Ajudam a dissipar a energia do objeto que atingir o capacete;
  • Canaleta lateral → Serve para acoplar demais EPI’s em seu capacete;
  • Ajuste de suspensão → Ajuste de suspensão do capacete na cabeça do usuário, sendo que os mais comuns são a fivela de pressão, fivela com botão, catraca e inclinação do sistema de ajuste;
  • Cintas de suporte e pontos de apoio → Ambos se encontram na suspensão, e quanto mais, mais confortável será o capacete para o usuário.

5 – Aba total, frontal ou sem aba?

As abas são relacionadas diretamente ao tipo de capacete, sendo que cada uma delas possui uma funcionalidade diferente e é indicada para uma situação diferente. Novamente, acima nós já discutimos sobre a função de cada aba relativo ao tipo de capacete, então a dica é que você suba o texto para entender melhor. Mas, de modo resumido, nós podemos relacionar como:

  • Aba total → Protege não apenas a cabeça, mas rosto, ombros e pescoço. Modelo indicado para trabalhos que envolva rede elétrica;
  • Aba frontal → Proteção para a cabeça e para o rosto do usuário. Modelo indicado para trabalhos que envolvam construção civil;
  • Sem aba → Este modelo é mais indicado para a prática de esportes, como por exemplo alpinismo e para bicicletas.

6 – E claro, o preço deve sempre ser levado em consideração!

E por último, mas não menos importante o preço é um fator que você deve sempre levar em consideração.

A boa notícia aqui é que um capacete de segurança não é tão caro assim, sendo possível encontrar modelos realmente baratos e que ainda assim fornecem a segurança de que você necessita para seus trabalhos. O último modelo acima de nossa lista é o mais caro, porém ele também conta com um protetor auricular acoplado, o que justifica seu preço elevado.

Então a dica aqui é simples, tenha sempre em mente suas necessidades, bem como o seu orçamento, e se atenha a eles. Certamente você será capaz de encontrar um modelo que atenda suas necessidades sem com isso estourar o seu orçamento.

Agora você já sabe como escolher o melhor capacete de segurança!

Acima nós lhe mostramos vários bons modelos de capacete de segurança para você escolher o melhor, bem como um pequeno guia destacando tudo o que você deve levar em consideração na hora de escolher o seu. Então agora você já sabe, nada mais de realizar seus trabalhos sem segurança, é só ir atrás de um bom capacete de segurança e se manter sempre bem protegido!

Pensando em adquirir algum dos capacetes citados acima, ou então até mesmo já possui um deles com você? Pois então não deixe de nos contar sua opinião a respeito nos comentários abaixo!