Melhor Disco de Desbaste

Na hora de usar sua lixadeira orbital para desbastar determinada peça, você vai querer ter em mãos o melhor disco de desbaste possível, certo? Pois é exatamente pra isso que nós trazemos este artigo até você!

Aqui neste artigo nós iremos trazer várias incríveis opções de disco de desbaste, para você poder escolher o melhor. Além disso, também vamos te ajudar destacando tudo o que você deve levar em consideração na hora de escolher o seu.

Preparado então para pegar o melhor disco de desbaste de todos para sua lixadeira orbital? Pois então vamos começar!

IMAGEMDISCO DESBASTE

Tipo Flap
  • Modelo mais barato da categoria
  • Lixas retangulares na base do tecido
Verificar Preço →

Flap De Zircônio
  • Modelo para uso profissional
  • Realiza desbaste e acabamento com uma única operação
Verificar Preço →

Para Metal DeWalt
  • Modelo ideal para metais
  • Alta durabilidade e poder de corte
Verificar Preço →

Para Aços Tramontina
  • Produzido em óxido de alumínio
  • Possui 3 malhas de fibra de vidro para reforçar seu corpo
Verificar Preço →

Qual o melhor disco de desbaste?

Para ajudar a responder essa pergunta nós separamos abaixo alguns incríveis modelos de disco de desbaste, confere só!

Disco De Desbaste Tipo Flap – O Mais Vendido!

Tipo Flap MTX

Pros
  • Modelo mais barato da categoria
  • Lixas retangulares na base do tecido
  • Indicado para polimento de madeiras, metais, acabamentos em aço inox e aplicações em estruturas de metal
Contras
  • Encontramos apenas uma única reclamação com relação a sua durabilidade

Para começar nossa lista, vamos ao modelo mais vendido, e que ao mesmo tempo é também o mais baratinho!

Este modelo apresenta um grão 80, e dimensões de 115 mm x 22 mm. Este disco é feito com lixas retangulares na base do tecido, as quais são situadas tais como um leque com fibra de vidro como material para a base. Este disco é indicado para quando se deseja polir madeiras, metais, realizar acabamento em aço inox e aplicações nas estruturas metálicas.

Disco De Desbaste Flap De Zircônio – Para Uso Profissional

Flap De ZircOnio GROSS

Pros
  • Modelo para uso profissional
  • Disco feito de zircônio, resistente a corrosões
  • Realiza desbaste e acabamento com uma única operação
  • Indicado para nivelamento de superfícies, remoção de pintura velha, desbaste de pontas de solda, cordões e rebarbas
Contras
  • Não encontramos reclamações referentes a este disco

Se você procura um disco de desbaste resistente, para uso profissional, então este é o modelo ideal.

Este modelo apresenta um grão 100, e dimensões de 115 mm x 22 mm. Este disco é feito de zircônio (material resistente à corrosões), e utilizado tanto para o desbaste quanto para o acabamento, e tudo em uma única operação, sem a necessidade da troca de discos. Este disco é ideal para o nivelamento de superfícies, remoção de pintura velha, desbaste de pontas de solda, rebarbas e de cordões.

Disco Desbaste Metal DeWalt – Ideal Para Metais!

Para Metal DeWalt

Pros
  • Modelo ideal para metais
  • Performance elevada
  • Velocidade de trabalho de 13.300 RPM
  • Alta durabilidade e poder de corte
Contras
  • Modelo específico para metais, então se você deseja desbastar outros materiais há discos melhores indicados

Precisa trabalhar com peças de metal? Pois então confere só este modelo da DeWalt!

Este modelo apresenta um diâmetro de 4,5″, uma velocidade de trabalho de 13.300 RPM, e é recomendado exclusivamente para aço carbono, e também para metais no geral. Ou seja, este modelo apresenta uma performance elevada, da maneira que a indústria pesada requer, reunindo durabilidade e poder de corte.

Disco de Desbaste para Aços Tramontina – O Melhor!

Para Acos Tramontina

Pros
  • Excelente modelo para desbaste em metais ferrosos e aços
  • Produzido em óxido de alumínio
  • Possui 3 malhas de fibra de vidro para reforçar seu corpo
  • Ótimo rendimento nas operações de desbaste
Contras
  • Apesar de ainda assim ser barato, é o mais caro dentro os modelos apresentados

E por último, temos aqui o nosso modelo campeão!

Este modelo apresenta uma velocidade de trabalho de 13.300 RPM, e é utilizado para desbastes em aços e em metais ferrosos no geral. Além disso, ele conta ainda com 3 malhas de fibra de vidro para reforçar seu corpo, é produzido em óxido de alumínio e proporciona um ótimo rendimento para as operações de desbaste.

Para que serve um disco de desbaste?

Para que serve um disco de desbaste?

Acima nós te mostramos excelentes modelos de disco de desbaste, mas você sabe dizer para que ele serve?

Para isso, nós antes temos de voltar até a lixadeira, a qual tem como função principal simplesmente lixar. O disco é um material acoplado na lixadeira, ou seja, você precisa dele para lixar os materiais que você deseja. E quando falamos especificamente no disco de desbaste, sua função principal é desbastar. Ou seja, quando você vai desbastar uma peça, isso quer dizer que você irá moldá-la no formato desejável, cortando e aparando seus cantos até deixá-la lisinha.

Normalmente se utiliza este tipo de disco em metais, onde se há a necessidade de desbastá-lo para deixá-lo com determinado aspecto. Mas é bom também saber que este não é o único tipo de disco que existe, pois ainda há diversos outros tipos com diversas outras funções. Vamos analisar abaixo os tipos mais comuns.

Os tipos de disco que existem

Vamos analisar brevemente aqui os principais tipos de discos que existem, e que você pode utilizar em sua lixadeira.

Para começar, nós temos os discos de corte, onde sua função principal é cortar os materiais. Este tipo de disco costuma ter uma espessura mais fina, para proporcionar um corte mais rápido e fácil, sem muito esforço, poeiras e ruídos. Com este disco você pode cortar os mais diversos materiais, deste metal, pedra, mármore até mesmo plástico.

Os discos de lixa são feitos justamente para um lixamento mais fino, focado no acabamento. Entretanto, para você utilizar um destes discos, será necessário um disco de borracha para dar suporte em seu encaixe.

Em seguida temos o disco FLAP, o qual também funciona como um disco de lixamento, mas composto por várias camadas de lixas. Ele tem como objetivo dar um acabamento delicado aos metais, ou seja, este é o disco perfeito para quando você deseja dar um melhor acabamento para alguma peça de metal.

E por último temos o disco de desbaste, o qual é o foco de todo este artigo. Apesar deste tipo de disco também conseguir realizar alguns cortes, porém muito mais lento do que um disco específico para isso, ainda assim sua principal função aqui é o desbastamento em metais. E mesmo dentro do disco de desbaste ainda podemos dividi-lo em outras categorias.

Os tipos de disco de desbaste que existem

Até mesmo dentro dos discos de desbaste, nós ainda podemos dividi-los em subcategorias, então vamos dar uma olhadinha nelas abaixo.

disco de corte e desbaste lhe permite tanto desbastar quanto cortar determinado material, apesar de como explicado acima, seu corte será lento. Entretanto, se você deseja alcançar uma maior praticidade e utilizar apenas uma única peça, então esta pode ser ume excelente opção para você.

disco de desbaste para inox são feitos com grão de óxido de alumínio, e apresentam ótimo trabalho para desbaste em aço inoxidável. Sempre que você precisar garantir a integridade do aço inoxidável, tais como em caldeirarias, indústrias, processos de fundições e demais trabalhos pesados, este disco se mostra uma ótima opção.

Se você deseja realizar desbaste em ferro fundido ou alumínio, então precisará do disco de desbaste para ferro fundido e alumínio.

Já os discos de desbaste para aço, como o próprio nome já diz, são indicados para uso em peças de aço, ferro fundido e demais materiais ferrosos. Este tipo de disco é bastante utilizado na construção civil e em serralherias.

disco de desbaste refratário são perfeitos para o desbaste de peças cerâmicas, granitos, mármores, metais não ferrosos, ferro fundido e demais materiais refratários.

E por último temos o disco de desbaste zirconado, os quais fornecem uma capacidade elevada na rebarbação de materiais como bronze, ferro fundido, latão e cobre, e também a sua performance de desbaste é superior.

Como escolher o melhor disco de desbaste?

Como escolher um disco de desbaste?

Acima nós te apresentamos boas opções de discos de desbaste que você pode adquirir, mas como saber qual o melhor para você? Pois para te ajudar a responder a esta pergunta nós separamos abaixo tudo o que você deve levar em consideração quando for fazer sua escolha, acompanha só!

1 – Antes de mais nada, qual o tipo de disco você realmente quer?

Antes de mais nada, a primeira coisa que você deve fazer aqui é definir qual tipo de disco você quer. Ou seja, você realmente precisa de um disco de desbaste, ou será que na verdade o que você quer é um disco de corte? Ou talvez um disco de lixa?

Aqui aconselhamos que você releia o tópico acima onde falamos sobre os tipos de disco, de modo que você defina qual deles você realmente necessita. Uma vez que você tenha realmente constatado que o que você quer é um disco de desbaste, então vamos ano nosso próximo item aqui.

2 – Qual o material em que você irá trabalhar?

Dentro do disco de desbaste, há diversas outras subdivisões, que são relativas ao tipo de material em que você irá trabalhar. Caso vá desbastar madeira, mármores, metais, ou outros materiais, então deverá selecionar um disco de desbaste específico com aquilo que você deseja fazer.

A dica é que você releia também o tópico acima em que falamos sobre os tipos de disco de desbaste que existem, para que você selecione aquele que melhor possa atender as suas necessidades.

3 – Certifique-se de que o disco é compatível com sua lixadeira

Outra coisa para a qual você deve se atentar, é com relação as medidas do disco que você deseja comprar, se elas são ou não compatíveis a sua lixadeira. O diâmetro interno do disco que você deseja adquirir deve sempre ser compatível com o eixo de sua lixadeira.

Caso você queira adquirir um disco com um diâmetro menor  que o de sua lixadeira, ele simplesmente não irá entrar. Mas, caso o diâmetro for maior, então neste caso o disco ficará fora do centro, o que também irá inviabilizar seu uso. Então, sempre que for procurar por um disco, fique atento para que ele seja compatível a sua lixadeira.

4 – Qual a marca do disco?

Há marcas de renome que por si só já são garantia de qualidade, e na hora de comprar seu disco de desbaste é lógico que você deve dar prioridade a qualidade. Assim sendo, a dica aqui é simples, como os discos já são baratos por si só, sempre opte por discos de marcas renomadas, assim você evita quaisquer dores de cabeça futura que poderia vir a ter.

5 – O preço também deve ser levado em consideração

Os discos de desbaste já são normalmente baratos, mas ainda assim é sempre bom levarmos o preço em consideração.

Desconfie de modelos muito baratos, e evite os muito caros. A média de preços para um disco de desbaste costuma ser padrão, e provavelmente será algo que você poderá arcar sem maiores problemas.

Agora você já sabe como escolher o melhor disco para desbaste!

Acima nós te mostramos incríveis modelos de disco de desbaste, bem como um pequeno guia para te ajudar com tudo o que você deve levar em consi9deração na hora de realizar sua compra. Então sem mais demoras, e nada de deixar sua lixadeira parada, vá logo comprar seu disco de desbaste e começar o quanto antes os seus trabalhos!

Pensando em adquirir algum dos discos que apresentamos acima, ou então já até mesmo possui um deles? Então não deixe de nos contar sua opinião nos comentários abaixo!