Qual O Melhor Fio de Nylon Para Roçadeira

Na hora de trocar o filo de Nylon para sua roçadeira, é claro que você vai querer usar apenas o melhor, não é mesmo? Pois justamente por isso que nós lhe trazemos este artigo, onde iremos lhe mostrar tudo o que você deve saber sobre o fio de nylon para roçadeira!

Abaixo nós separamos dois modelos de fio de Nylon que você pode muito bem vir a usar em sua roçadeira. E, além disso, nós também separamos algumas informações sobre fio de Nylon que você deve conhecer, tais como um pequeno guia lhe mostrando tudo o que você deve levar em consideração ao procurar por um.

Preparado então para conhecer mais sobre o fio de Nylon? Pois então é só continuar a leitura!

IMAGEMFIO DE NYLON

Vonder
  • Marca renomada
  • 100 metros de comprimento
Verificar Preço →

Intertec
  • Produto barato
  • 1,8 mm espessura
Verificar Preço →

Tramontina
  • 2,4 mm
  • Boa Opção
Verificar Preço →

Starfer
  • 2,0mm espessura
  • Perfil redondo
Verificar Preço →

Qual o melhor fio de Nylon para roçadeira?

Abaixo nós trazemos dois modelos de fio de Nylon para você, um circular e um quadrado (explicaremos mais sobre eles abaixo), para que você possa escolher o melhor para sua roçadeira. Acompanhe!

Fio De Nylon Redondo Vonder – Para Trabalhos Mais Leves!

Pros
  • Produto barato
  • 100 metros de comprimento
Contras
  • Este fio de nylon não é o mais indicado para quando se precisa de trabalhos uniformes e com acabamentos

O fio de Nylon redondo da Vonder é indicado para trabalhos mais leves, quando você só quer se livrar logo daquela grama inconveniente, sem se preocupar com acabamentos e uniformidades.

Este modelo lhe apresenta um diâmetro de 2 mm, além de um comprimento de incríveis 100 metros.

Fio De Nylon Quadrado Intertec – Para Trabalhos Mais Robustos!

Pros
  • Produto barato
  • 305 metros de comprimento
  • Fio de Nylon indicado para trabalhos mais robustos
Cons
  • No caso de trabalhos simples e que não precisem de um bom acabamento, o modelo redondo é mais aconselhável

Já o fio de Nylon quadrado da Intertec é o ideal para trabalhos mais robustos, tais como grama e mato alto. Além disso, ele também é aconselhável para quando se precisa de foco na produção.

Este modelo apresenta um diâmetro de 1,8 mm, além de um comprimento de aproximadamente 305 metros.

Para que serve o fio de Nylon da roçadeira?

Basicamente, são os fios de Nylon os responsáveis pelo corte de sua roçadeira. Ou seja, você encontra um fio de Nylon específico para cada tipo de corte que você deseja alcançar. Aqui neste artigo nós focamos nos fios de Nylon redondos e quadrados, pois são os dois modelos mais utilizados, porém existem vários outros tipos. Dentre os tipos mais comuns de fio de Nylon para roçadeira você encontra:

  • Redondos;
  • Quadrados;
  • Trançados;
  • Serrilhados;
  • E até mesmo em formato de estrelas.

Cada um destes tipos é indicado para trabalhos diferentes, como por exemplo o serrilhado. O perfil serrilhado possui um corte mais agressivo, o que faz dele bom cortar ervas daninhas.

Assim sendo, de maneira simples, nós podemos falar que o fio de Nylon é o responsável por realizar o corte de sua roçadeira!

Fio de Nylon redondo ou quadrado?

Certo, aqui nós chegamos aos dois tipos de fio de Nylon mais comuns para roçadeira, os que são mais facilmente encontrados, mas como saber qual deles é o melhor? Abaixo nós separamos uma breve explicação sobre cada um deles, para que você consiga, assim, ter uma noção melhor de qual deles é o melhor para você.

Ah começar pelo fio de Nylon redondo para roçadeira, o qual trata-se do tipo mais comum que existe. Você encontra com extrema facilidade, entretanto, ele não é o mais aconselhável quando você precisa de certa uniformidade e acabamentos mais sutis em sua grama. Isso pois, devido ao fato dele possuir menos arestas de cortes, o que ele faz na verdade é “rasgar” a grama, ao invés de efetivamente cortá-la.

Já o perfil de Nylon quadrado para roçadeira é o inverso. Ele é focado em eficiência, para trabalhos mais intensos pela frente, ou seja, quando você precisa forçar mais para alcançar resultados, este é o perfil certo para você.

Como trocar o Nylon da roçadeira?

Uma vez que você tenha adquirido o fio de Nylon ideal para sua roçadeira, cedo ou tarde você terá de trocá-lo, mas você sabe como? Abaixo nós separamos algumas dicas que podem lhe ajudar na hora de trocar o fio de Nylon de sua roçadeira, acompanhe.

As dicas que separamos são retiradas do Canal Silver Box e do Canal Miltivisi.

Basicamente falando, sua roçadeira pode ser de dois tipos, e cada um “método” diferente na hora de trocar o Nylon.

2 tipos de roçadeiras
Estes são os dois tipos diferentes de carretel que existem, vamos falar sobre cada um deles.

O primeiro tipo de carretel

O primeiro tipo de carretel (o da esquerda) é o mais antigo, e para abri-lo você precisará de uma chave de fendas. Com a chave de fendas em mão, basta encaixá-la no local correto de seu carretel e forçá-la para abrir:

Trocando o fio de Nylon da roçadeira
Observe bem onde é a posição para a chave de fendas

Após isso, basta segurar o lado que você acabou de abrir e repetir o mesmo processo com a chave de fendas no lado oposto. Feito isso, caso ainda haja quaisquer fios de Nylon no carretel basta puxar para retirá-lo. Eis agora o verdadeiro “macete” para você encaixar bem o fio de Nylon em seu carretel.

Comece dobrando seu fio de Nylon ao meio, de modo a fazer uma pequena alça, e entre com esta alça em um dos “dentes” de seu carretel.

Carretel modelo 1 - 1
Repare bem na dobra que foi feita no fio de Nylon, e em como ela é encaixada nos dentes do carretel da roçadeira

Após fazer isto, basta girar no sentido horário, de modo que todo o fio de Nylon possa adentrar ao carretel. E depois? Não há um “depois”, basta fazer isso para que o fio de Nylon de sua roçadeira seja trocada, simples assim!

E, caso queira acompanhar o passo a passo desta troca pelo vídeo, então é só dar play abaixo:

O segundo tipo de carretel

Já para o segundo tipo de carretel, o mais recente, o processo é ainda mais fácil!

Na parte superior dele há a indicação de onde ele pode ser aberto, e aqui você pode usar tanto a mão quanto uma chave de fendas.

Trocando o fio de Nylon da roçadeira
Repare bem onde você coloca a chave de fendas

Após posicionar bem a chave de fendas, basta forçá-la um pouco para dentro de modo que a trava se solte, e depois basta repetir o processo no lado oposto. Uma vez que você retire a parte de dentro, basta agora enrolar seu novo fio de Nylon para que possa utilizar sua roçadeira sem maiores problemas.

carretel modelo 2
Não se esqueça nunca de voltar a mola para dentro na mesma posição que ela se encontrava antes!

Feito isso, pronto, você acabou de trocar o fio de Nylon de sua roçadeira! Ah, e se quiser conferir o processo sendo feito, então é só dar play no vídeo abaixo:

Dicas de como escolher o melhor fio de Nylon para você!

Se você buscar simplesmente por “fio de Nylon para roçadeira”, irá encontrar os mais variados modelos das mais variadas marcas, mas como saber qual deles é o melhor para você e para sua roçadeira? Pois é justamente pensando em lhe ajudar a responder essa pergunta que nós trazemos estas dicas!

Abaixo nós separamos tudo o que você deve levar em consideração na hora de escolher o melhor fio de Nylon para sua roçadeira, então dá só uma conferida!

1 – Qual o tipo?

Os fios quadrados e redondos certamente são os tipos mais comuns que existem, mas é sempre bom saber que existem diversos outros.

Como já falamos acima, o tipo de fio de Nylon está diretamente ligado ao trabalho que você deseja executar, mas de cara indicamos o fio quadrado. Isso pois, ele é o que lhe permitirá realizar trabalhos mais pesados com sua roçadeira, e não atoa ele é um dos tipos mais comuns que você pode encontrar. Mas, para outros trabalhos mais específicos (como por exemplo para tirar ervas daninhas), aconselhamos que você busco por fios de Nylon mais específicos.

2 – Qual o diâmetro?

Os diâmetros do fio de Nylon da roçadeira costumam variar de 1,5 mm a 3,3 mm, e não há bem um consenso em qual é o melhor ou o pior. A dica aqui é dar uma olhada no manual de sua própria roçadeira, de modo que você consiga identificar o diâmetro máximo que o carretel suporta.

Assim sendo, uma vez que você identifique o diâmetro máximo, vá sempre por ele. Isso pois, quanto maior o diâmetro, maior será sua economia de fio de Nylon. Sempre que possível, fuja dos diâmetros pequenos.

3 – Qual o comprimento total?

O comprimento do seu fio de Nylon está relacionado a quanto você deseja comprar de uma vez só, aqui você pode ir até valores realmente muito altos, na casa dos 1000 metros.

Tenha em mente aqui que, quanto maior for o comprimento que você deseje comprar, mais caro será, porém isso também fará com que ele dure por muito mais tempo. Faça as contas e veja se vale a pena pagar mais caro por um comprimento maior que fará com que você possa utilizar seu fio de Nylon por um período maior de tempo.

4 – Fique atento ao preço!

E, por falar no preço, este é outro detalhe que você deve sempre se atentar. O fio de Nylon para roçadeira não costuma ser caro, o que é uma ótima notícia para quem não quer gastar muito. Basicamente, o que encarece o produto é seu comprimento total, ou seja, novamente nós pedimos para que você faça a continha de custo-benefício com o tamanho que você deseja adquirir.

Você usa sua roçadeira com frequência? Então pagar a mais por um comprimento grande do fio de Nylon pode na verdade lhe ajudar a economizar. Mas, se você não usa sua roçadeira com frequência, então não tem porque investir pesado nessa.

5 – A marca também importa

E por último, mas não menos importante, conferir qual a marca do fio de Nylon também é importante.

Quando se compra o fio de Nylon para roçadeira em uma lojinha de construção, muitas vezes você nem ao menos se atenta para a marca, mas esse detalhe é importante. Investir em marcas desconhecidas pode ser um risco, pois você não tem como medir a qualidade daquele fio de Nylon. Enquanto as marcas mais bem conceituadas podem até ser um pouco mais caras, a qualidade do produto é indiscutível.

Atente-se a marca, pagar mais barato por um fio de Nylon que irá arrebentar ao primeiro uso é algo que você definitivamente deve evitar!

Agora você já sabe como escolher o melhor fio de Nylon para sua roçadeira!

Acima nós te mostramos duas opções de fio de Nylon para roçadeira, bem como um pequeno guia de tudo o que você deve levar em consideração na hora de escolher o melhor modelo para você! Ou seja, agora você não tem mais desculpa para deixar sua roçadeira encostada e evitar o trabalho de cuidar de seu jardim. Deixe a preguiça de lado e mãos a obra!

Caso tenha algum modelo de fio de Nylon para roçadeira que você utilize com frequência, então não deixe de nos contar sobre ele nos comentários abaixo, trocar informações é sempre bom!