Melhor Formão Para Madeira

Se você alguma vez já se interessou pelos belos entalhes que são feitos em madeira, saiba que o principal é ter em mãos o melhor formão disponível!

Formão é o nome dado para a ferramenta utilizada para realizar entalhes na madeira. Trata-se, na verdade, de uma ferramenta bastante antiga, mas que veio sofrendo várias alterações com o passar do tempo.

Nosso objetivo aqui neste artigo é lhe mostrar incríveis modelos de formão para madeira, de modo que você possa escolher o melhor. Além disso, nós também separamos um pequeno guia destacando tudo o que você deve levar em consideração na hora de escolher o seu.

Então, se você quer ter em mãos o melhor formão e começar o quanto antes a trabalhar em sua madeira, é só continuar a leitura!

Qual o melhor formão para madeira?

Para te ajudar a responder essa pergunta nós separamos abaixo incríveis modelos que poderão te ajudar em seu trabalho, então confere só!

Formão Chanfrado Sparta – O Modelo Mais Barato!

Pros
  • Modelo mais barato da lista
  • Modelo mais vendido
  • Cabo plástico resistente a golpes
  • Corpo feito em aço carbono temperado
  • Lâmina de aço carbono temperado
Contras
  • Encontramos algumas reclamações relatando o fato de que este modelo não é muito resistente a pancadas

Abrimos nossa lista com o modelo mais barato, mas que ao mesmo tempo não irá lhe deixar na mão!

Este formão para madeira conta com um cabo plástico resistente a golpes, um corpo feito em aço carbono temperado e uma lâmina também feita de aço temperado. Este modelo é capaz de realizar cortes precisos, realizar entalhes e corrigir orifícios na madeira, não atoa é o um dos modelos mais vendidos!

Jogo de Formão para Artesão Stanley – Ideal Para Uso Residencial e Hobby

Pros
  • Ideal para uso residencial e hobby
  • Jogo com total de 6 formões
  • Peças com cabo bimetal anatômico
  • Superfície de golpe com capa metálica na borda do cabo
  • Lâminas feitas de aço endurecido e temperado
Contras
  • Não aconselhável para trabalhos mais pesados

Se você busca por um formão para hobby e uso residencial, então este modelo poderá lhe atender muito bem!

Este jogo de formão para madeira conta com um total de 6 formões a um preço bastante acessível. As peças contam com cabos bimetais anatômicos, visando o conforto do operador, e uma superfície de golpe com uma capa metálica na borda do cabo. Além disso, as lâminas são feitas de aço endurecido e temperado, o que faz com que o fio se mantenha por um período de tempo maior.

Este jogo de formão é ideal para talhar ou remover o excesso de madeira, bem como para ser utilizado durante trabalhos artesanais ou instalações de fechaduras.

Formão para Madeira Irwin – Modelo Super Resistente

Pros
  • Modelo resistente
  • Resistente a golpes de martelo
  • Cabo ergonômico
  • Lâmina feita em aço cromo=vanádio
  • Ideal para uso intensivo em canteiros de obra
Contras
  • Não encontramos reclamações referentes a este modelo em específico

Mas, se o que você busca é um formão para madeira que seja super resistente, então este modelo é o indicado!

Este modelo apresenta uma capa de metal, sendo até mesmo resistente a golpes de martelo. Seu cabo é ergonômico, desenhado de modo que a pegada do operador seja a melhor possível, além de contar com material de alta qualidade para resistir ao uso intensivo no canteiro de obras. Sua lâmina é feita de aço cromo-vanádio, e além disso conta ainda com laterais chanfradas para garantir uma melhor finalização das bordas.

Este formão é o ideal para ser utilizado em canteiros de obra, bem como para cortar e esculpir em madeira.

Jogo De Formão Para Madeira Com 3 Peças Vonder – Bom Custo-Benefício!

Pros
  • Bom custo-benefício
  • Kit com um total de três formões em tamanhos variados
  • Cabo de madeira
  • Lâmina de aço 65Mn
  • Comprimento de cada formão de 290 mm
Contras
  • Não encontramos reclamações referentes a este modelo em específico

E, se você adora um bom custo-benefício, então este modelo irá lhe agradar bastante!

Ao todo o kit possui três formões para madeira, nos tamanhos de 1/2″, 3/4″ e 1″. O cabo é feito em madeira, e a lâmina em aço 65Mn (manganês), de modo a garantir uma maior durabilidade e resistência. Todos os formões apresentam um comprimento total de 290 mm.

Jogo de Formão para Madeira com 4 Peças Irwin – O Mais Completo!

Pros
  • Modelo mais completo
  • Kit com um total de 4 formões em tamanhos variados
  • Cabo com agarre ProTouch
  • Aço de cromo-vanádio de alta qualidade
  • Resiste a golpes de martelo
  • Modelo ideal para trabalhos pesados e intensos
Contras
  • Modelo mais caro da lista

E por último, mas não menos importante, temos aqui o modelo mais completo!

Este modelo conta ao todo com 4 formões para madeira, nos tamanhos de 1/4″, 1/2″, 3/4″ e 1″. Todas as peças possuem um cabo com agarre ProTouch proporcionando ao usuário um maior conforto ao uso, e são feitas em aço cromo-vanádio de alta qualidade, temperado e endurecido, de modo a lhe proporcionar um maior desempenho e durabilidade.

Além disso, a capa larga de metal na extremidade permite que você imprima golpes repetitivos de martelo no formão sem com isso correr o risco de danificá-lo.

Para que serve um formão para madeira?

Para que serve um formão para madeira?Acima nós lhe mostramos vários bons modelos de formão para madeira, mas você sabe dizer para que eles servem? O formão possui o formato que lembra o de um pincel, cuja função é lhe ajudar a trabalhar em superfícies de madeira.

Com ele você consegue dar forma à madeira, ou seja, você é capaz de esculpir e entalhar madeiras, de modo que elas fiquem no formato que você desejar. Sabe aquelas palavras e frases que estão entalhadas em madeiras? Pois elas foram parar ali com o auxílio de um formão!

Os formões existem em tamanhos variados, sendo que alguns dos modelos mais resistentes suportam até mesmo o golpe de martelos, para facilitar ainda mais seu trabalho.

Vantagens e desvantagens de se ter um formão para madeira

O formão para madeira, como você já deve ter percebido, trata-se de uma ferramenta de uso mais restrito, destinada a artesões e marceneiros. Mas, se você ainda possui dúvida se necessita ou não desta ferramenta, nós separamos abaixo suas vantagens e desvantagens para lhe ajudar com isso.

Começando pelas vantagens, o formão trata-se de uma ferramenta que extrema precisão, para trabalhos que necessitam ser mais detalhistas. Além disso, é também uma ferramenta leve, compacta, resistente e que não necessita de qualquer tipo de energia para funcionar.

Entretanto, focando agora nas suas desvantagens, ao não necessitar de energia para seu funcionamento, isso significa que você é a energia, ou seja, terá de se esforçar bastante para utilizar o formão. Além disso, é necessário uma certa habilidade para manuseá-lo, principalmente nos trabalhos mais delicados e que necessitem de uma maior precisão. Ele também não vem afiado, sendo necessário que você mesmo o amole.

Quando pesamos as vantagens e desvantagens, ainda assim fica claro que o formão para madeira é uma ferramenta que vale a pena se ter. Entretanto, como seu uso é um pouco restritivo, talvez você nunca necessite utilizá-lo. Mas, caso pretenda trabalhar com madeira, então a dica aqui é adquirir ao menos um formão, pois a chance de você necessitar dele é alta!

Como usar um formão para madeira?

Apesar de seu uso parecer simples, na verdade é complexo, pois necessita de um nível de precisão e cuidado altíssimo. A dica aqui é que, caso você seja inexperiente, nunca comece já na peça que for trabalhar. Sempre treine antes em peças similares, até pegar o jeito e dominar totalmente o formão.

Mas, para te ajudar na hora de utilizar seu formão, aqui vão algumas dicas que você deve se atentar:

  • Na hora de trabalhar com a madeira, mantenha-a sempre bem presa na bancada;
  • Para cortes pequenos, utilize apenas as mãos;
  • Já para cortes grandes, utilize o formão juntamente com um martelo.

E, caso ainda tenha dúvidas sobre, então é só dar play no vídeo abaixo, do canal João Petin, e conferir na ativa:

Os principais tipos de formão para madeira!

Não, nem todo formão para madeira é igual!

Na realidade, existem vários tipos diferentes de formão para madeira que você deve conhecer. Abaixo nós separamos os principais tipos de formões, de modo que você possa conhecê-los melhor e definir qual deles é aquele que você realmente precisa. Então confere só!

1 – Formão chanfrado

Comecemos então pelo modelo mais popular, e que pelo nome nota-se que sua afiação está em apenas um lado da lâmina. O seu cabo costuma ser de plástico, e apresenta uma resistência elevada. Isso faz com que este modelo seja ideal para uso profissional e para trabalhos mais pesados, levando em conta os impactos que ele irá receber.

Entretanto, é sempre bom ter em mente que o cabo plástico é mais propenso a escorregar das mãos, e exatamente por isso o de madeira é o mais indicado.

2 – Formão goiva

Se você pretende comprar um formão com o intuito de fazer entalhes artísticos na madeira, então este é o ideal.

Este formão é específico para quando se necessita criar curvaturas, ou então para “cavar” na madeira. Este formão é capaz de atingir locais em que o chanfrado não consegue adentrar.

Aqui é sempre bom ficar atento na curvatura, a qual pode apresentar vários ângulos, o ideal é sempre verificar por aquela que melhor se adéqua ao trabalho que você for executar.

3 – Formão V

Se você é artesão, então este é um outro formão que não pode faltar em sua caixa de ferramentas!

Para entalhe em madeira este formão é extremamente necessário, isso pois é ele o utilizado para realizar marcações e contornos em desenhos. Com ele você poderá “abrir caminhos” na peça em que for trabalhar.

Atenção para o seu tamanho, pois quanto menor for o seu milímetro, mais fino será o risco que ele irá imprimir no entalhe da madeira. E claro, mais cuidadoso você deverá ser na hora de utilizá-lo.

4 – Formão de desbaste

Este formão chama atenção pelo seu design, o qual é similar a um “S”, e utilizado geralmente para alcançar lugares em que os modelos retos não são capazes de alcançar.

Você pode se utilizar de outros formões para substitui-lo, mesmo que com um pouquinho mais de dificuldade, sendo seu uso bastante restrito.

5 – Formão para tornos

Este formão é similar aos modelos anteriores, porém seu uso é mais específico. Aqui você não irá utilizá-lo para entalhar ou realizar cortes na madeira, mas sim para desbastar.

Seu tamanho e cabo são bem maiores que os modelos convencionais, justamente para você imprimir nele uma pegada mais firme e confortável. Seu uso é mais específico para tornearia, sendo praticamente impossível entalhar algo o utilizando.

6 – Formão mini

Como o próprio nome indica, este modelo se destaca pelo seu tamanho extremamente reduzido.

Ele é indicado para restauração de madeiras, ou então para quando se necessita realizar acabamentos nas partes menores da superfície de uma madeira.

Dicas de como escolher o melhor formão!

Qual o melhor formão para madeira?

Acima nós lhe mostramos vários bons modelos de formão para madeira, mas como você pode definir qual deles é o melhor para você? Pois para te ajudar com isso nós separamos abaixo todos os fatores que você deve levar em consideração na hora de escolher o seu.

1 – Comece definindo suas necessidades

Antes de mais nada, a primeira coisa que você deve ter em mente é para que você deseja um formão para madeira. Você irá utilizá-lo para entalhar, fazer cortes ou para desbastar? Para trabalhos pesados e profissionais, ou apenas como hobby e uso residencial?

Saber responder essas perguntas é importante, pois só assim você começa a restringir os modelos de formão para madeira que se adaptam as suas necessidades, e então nós podemos ir para o próximo fator determinante dessa nossa listinha.

2 – Defina agora qual o tipo de formão é o melhor para você

A próxima coisa que você deve escolher agora é com relação ao tipo ideal de formão. Acima nós falamos mais detalhadamente sobre cada um dos tipos de formão que existem, então a nossa dica é que você suba a tela dê uma lida nesse tópico. Mas, de maneira bem resumida, nós podemos definir seus tipos quanto a o formão:

  • Chanfrado → Afiação em apenas um lado da lâmina, indicado para uso profissional, quando se exige uma maior resistência do formão devido aos impactos que ele irá receber;
  • Goiva → Formão com curvatura na ponta, indicado para entalhes artísticos na madeira, ou para quando se necessita “cavar” na madeira;
  • V → Utilizado para realizar marcações e contornos de desenhos na madeira, podendo também ser usado para “abrir caminhos” pela madeira;
  • Curvo → Formato em “S”, mais indicado para alcançar lugares difíceis, em que os modelos retos não podem alcançar com facilidade;
  • Para Tornos → Seu uso é restritivo, mais destinado para quando se necessita realizar o desbaste em madeira;
  • Mini → Destaca pelo seu tamanho reduzido, e é indicado para restauração de madeira, ou para acabamento em peças muito pequenas.

Agora que você já tem uma noção maior de para que cada tipo de formão é indicado, você pode começar a definir qual deles é o ideal para suas necessidades.

3 – Qual o tamanho da lâmina?

Independente do modelo escolhido, o tamanho da lâmina também pode variar bastante, sempre de acordo com o trabalho que você for desempenhar.

Pegando o formão V como exemplo, ele é específico para realizar marcações e contornos em madeira, mas isso depende bastante do tamanho de sua lâmina. Uma lâmina mais fina irá permitir que você faça desenhos e marcações mais finas, porém o cuidado a ser tomado aqui deve ser redobrado, enquanto uma lâmina mais grossa permite a mesma função, porém com uma espessura diferente.

Aqui é importante ter em mente que não há um tamanho que seja melhor do que o outro, sendo que na realidade tudo depende exclusivamente do tipo de trabalho que você for realizar. Você precisa que suas marcações na madeira sejam mais finas ou mais grossas?

4 – Verifique o material de que ele é feito

Já com relação ao material utilizado na confecção do formão, isso é algo que você deve sempre ficar atento.

Se tratando do cabo, nós já citamos acima que o ideal é dar preferência a cabos de madeira, pois os de plástico podem acabar escorregando nas mãos e dificultando mais ainda o seu trabalho. Cabos envernizados oferecem um maior conforto para o manuseio, fazendo com que ele se desgaste menos com o uso diário.

Focando agora na lâmina, é também importante sempre conferir o material de que ela é feita, e optar pelo melhor possível. A dica aqui é evitar modelos chineses, os quais costumam contar com lâminas desqualificadas, e um bom material para se visar é o aço cromo-vanádio, o qual imprime uma maior resistência para a lâmina.

E, caso não encontre nenhuma informação na descrição do formão sobre o material utilizado em seu cabo e lâmina, sempre evite este modelo. O mais provável é que estejam escondendo essa informação por se tratar de material de baixa qualidade.

5 – Dê preferência aos kits

Acima nós apresentamos alguns modelos que vêm em conjunto, ou seja, em kits com mais de um formão para madeira.

Caso possível, sempre opte por tais modelos, pois eles geralmente contam com formões de tipos diferentes, ou pelo menos de tamanhos diferentes. Isso é bom para lhe garantir um maior leque de possibilidades na hora de utilizar seu formão para madeira, principalmente se você pretende realizar trabalhos artísticos.

6 – E claro, o preço deve sempre ser levado em consideração!

E por último, mas não menos importante, o preço é algo que você deve sempre levar em consideração!

Como você pode ter notado pelos modelos acima, um formão para madeira não trata-se de uma ferramenta muito cara, sendo que na verdade ele apresenta valores variados. Seu preço mais alto sempre está atrelado a uma maior qualidade da ferramenta, bem como quanto ao seu uso.

Então a dica aqui é simples, defina bem suas necessidades e o seu orçamento, e se atenha a eles. Certamente você encontrará aquele formão para madeira que irá atender as suas necessidades e se adequar ao seu orçamento.

Agora você já sabe como escolher o melhor formão para madeira!

Acima nós lhe mostramos vários bons modelos de formão para madeira para você escolher o melhor, bem como um pequeno guia destacando tudo o que você deve levar em consideração na hora de escolher o seu. Ou seja, agora você já sabe que, sempre que precisar trabalhar com peças de madeira, basta ter em mãos o melhor formão para te ajudar com esse trabalho!

Pensando em adquirir algum dos modelos citados acima, ou então até mesmo já possua algum deles? Pois então não deixe de nos contar sua opinião a respeito nos comentários abaixo!