Melhor Furadeira De Bancada

A furadeira de bancada vem como a evolução da furadeira convencional, destinada exclusivamente a trabalhos mais profissionais. Então, seja para sua oficina profissional ou para você que adora trabalhar de casa mesmo, ter em mãos a melhor furadeira de bancada possível é essencial!

Pois é pensando justamente nisso que nós separamos incríveis modelos de furadeira de bancada para você escolher a melhor. Além disso, nós também separamos um pequeno guia destacando tudo o que você deve levar em consideração na hora de fazer sua escolha.

Preparado então para adquirir sua furadeira de bancada e dar um up nos seus trabalhos? Pois então é só continuar aqui com a gente!

Qual a melhor furadeira de bancada?

Para te ajudar a responder essa pergunta nós separamos incríveis modelos de furadeira de bancada abaixo, então confere só!

Furadeira de Bancada SCHULZ FSB 13P – A Mais Barata!

Pros
  • Modelo barato
  • 5 velocidades de furação variando de 620 – 3.100 RPM
  • Mesa inclinável e móvel
  • Botão eletromagnético que não religa no caso de queda de energia
  • Alavanca de aproximação com 3 braços
  • Motor elétrico com protetor de mandril
  • Chave liga/desliga com botão de energia
  • Motor com esticador para a troca rápida das correias
Contras
  • Não encontramos reclamações referentes a este modelo em específico

Começamos nossa lista com o modelo mais barato, mas que ao mesmo tempo não te deixa na mão!

Este modelo apresenta uma potência de 250 W, bem como 5 velocidades diferentes de furação, variando de 620 – 3.100 RPM. Este modelo também conta com uma mesa inclinável e móvel, um botão eletromagnético que não religa no caso de queda de energia, uma alavanca de aproximação com 3 braços, um motor elétrico com protetor de mandril, uma chave liga/desliga com botão de energia e um motor com esticar que lhe permite a troca rápida das correias.

Já com relação a sua capacidade de furação, este modelo apresenta 13 mm em aço, bem como uma profundidade de furação de 50 mm.

Furadeira de Bancada Gamma Ferramentas G2320 – Excelente Custo-Benefício!

Pros
  • Excelente custo-benefício
  • 5 velocidades diferentes
  • Protetor de mandril
  • Polias em alumínio
  • Chave eletromagnética
  • Mesa com inclinação de 0 – 45º
Contras
  • A única reclamação que encontramos é referente a uma folga no eixo do mandril, mas a qual pode ser ajustada de acordo com informações encontradas no manual

Mas, se você é daquelas pessoas que adora um bom custo-benefício, então confere só este modelo!

Este modelo apresenta uma potência de 350 W, bem como 5 velocidades diferentes de furação, indo de 580 – 850 – 1.220 – 1.650 – 2.650 RPM. Este modelo também conta com protetor de mandril, polias em alumínio, chave eletromagnética e uma mesa com inclinação de 0º – 45º.

O mandril deste modelo apresenta uma capacidade de 3 – 13 mm, sendo que a altura máxima entre o mandril e a mesa é de 175 mm. Modelo indicado para perfurações no geral, e bastante utilizado em serralherias e marcenarias.

Furadeira Bancada Worker – Para Serralheria e Marcenaria!

Pros
  • Ideal para serralheria e marcenaria
  • 5 velocidades diferentes variando de 630 – 3.100 RPM
  • Lixamento cilindro/tambor
  • Regulagem de inclinação da mesa
  • Corte de tampões com regulagem de profundidade
  • Furação repetitiva/furação em ângulo
  • Acompanham este modelo 1 mandril, 1 chave Allen, 1 chave do mandril e 1 protetor de cavacos
Contras
  • Não encontramos reclamações referentes a este modelo em específico

Quer um modelo que você possa utilizar tanto para serralheria quanto para marcenaria? Pois então confere só!

Este modelo apresenta uma potência de 250 W, bem como 5 velocidades diferentes de furação, variando de 630 – 3.100 RPM. Modelo ideal para ser utilizado nos mais diferentes tipos de materiais, possui um lixamento de cilindro/tambor, regulagem de inclinação da mesa, corte de tampões com regulagem de profundidade e uma furação repetitiva/furação em ângulo.

Além disso, este modelo apresenta um mandril de 13 mm e uma profundidade máxima de furação de 50 mm. Acompanham este modelo um mandril, uma chave Allen e chave do mandril e um protetor de cavacos.

Furadeira de Bancada FBM-160i Motomil – O Mais Completo!

Pros
  • Modelo ideal para trabalhos mais pesados
  • 12 velocidades diferentes, variando de 280 – 3.000 RPM
  • Alavanca de avanço com 3 braços
  • Sistema de mancais com rolamentos blindados
  • Base e mesa em ferro fundido
  • Mesa giratória inclinável a 45º
Contras
  • Modelo mais caro da categoria
  • Também encontramos reclamações referentes ao fato de sua manivela para regulagem da altura ser um pouco bamba

E por último, mas não menos importante, temos o nosso modelos mais completo aqui!

Este modelo conta com uma potência de 370 W, e ao todo são 12 velocidades diferentes de furação, variando de 280 – 3.000 RPM. Além disso, este modelo possui ainda uma alavanca de avanço com 3 braços, sistema de mancais com rolamentos blindados, base e mesa em ferro fundido, mesa giratória inclinável a 45º, motor elétrico e uma chave de liga/desliga.

Este modelo conta com um mandril de 5/8″ e uma capacidade máxima de perfuração de 60 mm.

Para que serve uma furadeira de bancada?

Para que serve uma furadeira de bancada?

Acima nós te mostramos incríveis modelos de furadeira de bancada, mas você sabe dizer para que ela serve? A furadeira de bancada é basicamente uma furadeira com uma… bancada!

Ela é instalada em uma bancada, o que a fazer ser fixa em determinado local, porém sua capacidade de perfurar até mesmo metal faz dela uma opção recorrente em oficinas e para as mais diversas atividades. Para trabalhos artesanais, em metalúrgicas e marcenarias, a furadeira de bancada se faz necessária.

Vamos então abaixo passar brevemente pelas vantagens e desvantagens desta furadeira, de modo que você possa definir se ela é aquilo que você busca.

Vantagens e desvantagens de se ter uma furadeira de bancada!

Comecemos então pelas vantagens que lhe são oferecidas com este tipo de furadeira.

A começar, a precisão é uma de suas principais vantagens, pois aqui você poderá furar madeira, metal e até mesmo pedras com mais firmeza e precisão. Você ainda pode escolher o diâmetro do buraco que mais lhe serve, realizando seus trabalhos de maneira rápida e segura, deixando a largura dos furos com extrema perfeição.

E se sua preocupação for quanto a modelos e preços, outra vantagem aqui é justamente a versatilidade com relação a estes dois fatores. Você encontra furadeiras de bancadas nos mais variados tamanhos, preços e até mesmo voltagens.

Mas vamos agora dar uma olhadinha nas desvantagens, pois tudo tem o seu lado ruim.

Para começar, a desvantagem mais óbvia se dá referente a sua falta de mobilidade, pois trata-se de um modelo estático. Ou seja, você não conseguirá transportar sua furadeira de bancada de um lado para o outro com facilidade. Na hora de utilizá-la a atenção deve ser máxima, e principalmente não se pode faltar os equipamentos de segurança de maneira alguma!

Como você pode bem ver, a principal desvantagem é relacionada ao fato deste modelo ser basicamente um modelo fixo. Mas uma vez que você tenha bem definido seu local de trabalho, esta desvantagem não atrapalha tanto assim.

Furadeira de bancada ou furadeira manual?

Certo, agora que você já tem uma boa noção de como funciona uma furadeira de bancada já pode definir entre ela e a manual qual é a melhor para você, não é mesmo? Ainda não? Pois sem problemas, abaixo nós vamos discorrer rapidamente sobre as particularidades de cada modelo, assim você consegue ter uma ideia melhor de qual é ideal para você.

Vamos começar pela furadeira manual, a qual lhe dá a liberdade de utilizá-la em todas as posições possíveis. Outra facilidade deste modelo se dá por conta de sua portabilidade, poder levá-la para todos os lugares certamente é de grande ajuda. A potência deste modelo pode ir até cerca de 600 W nos padrões comuns, ela apresenta controle de velocidade mas para isso deve-se desligar a máquina para ajustá-la, e a precisão de seus furos não é muito boa.

Passando agora para a furadeira de bancada, este modelo lhe ata a somente furos na horizontal, e a própria bancada em si acaba por prejudicar sua portabilidade. A potência deste modelo pode ir até cerca de 300 W nos padrões comuns, e seu controle de velocidade pode ser feito no próprio gatilho sem a necessidade de desligar a máquina, e seus furos apresentam uma precisão elevada aqui.

Qual dos dois é melhor? Pois isso depende inteiramente de suas necessidades! Mas, caso possível, opte por ambos, assim você consegue ter as vantagens dos dois de uma vez só!

Os componentes de uma furadeira de bancada

Para te ajudar a conhecer melhor a furadeira de bancada, abaixo nós separamos seus principais componentes, então confere só!

Começamos com a base, que trata-se da base de suporte para nossa furadeira, dando rigidez e estabilidade à toda a coluna. A base é normalmente feita em ferro fundido, e é capaz de suportar a grandes vibrações. Ela apresenta orifícios de modo que possa ser parafusada em um banco de trabalho ou então ao solo, além disso ela também apresenta ranhuras para colocar uma morsa ou um parafuso para um melhor aperto.

Já a coluna é feita de aço fundido, e é ela quem irá erguer sua máquina desde sua base. É sobre ela também que a maioria dos componentes serão montados, tais como a mesa e também a cabeça da furadeira. Ela pode assumir desde um formato quadrangular como tubular (a mais comum) e até mesmo redonda, e a sua altura é exatamente o que determina a diferença entre uma furadeira de bancada ou de chão.

Passamos agora para a mesa, a qual pode ser tanto retangular quanto redonda, e é onde as peças de seu trabalho estarão sustentadas. Sua superfície deve ser retangular e perpendicular a coluna, de modo que através de um conjunto de alavancas você possa elevar, abaixar ou então girá-la em torno da coluna, há até mesmo modelos em que a mesa pode ser inclinável.

E por fim nós temos o cabeçote da furadeira, que é montado bem na parte superior da coluna, sendo ele o responsável por fazer com que a broca gire e avance até a peça de trabalho.

Estes são apenas alguns dos principais componentes que uma furadeira de bancada possui e que é sempre bom você conhecê-los.

Dicas de manutenção para sua furadeira de bancada

Não importa qual modelo de furadeira de bancada você irá optar por adquirir, é importante que você realize sua correta manutenção. Pois só assim você conseguirá sempre utilizar 100% de sua ferramenta e aumentar sua vida útil. Então, para te ajudar com isso, nós separamos abaixo algumas dicas, confira!

  • lubrificar sua furadeira de bancada é importante pois ela irá gerar bastante calor e fricção sempre que você a utilizar. É importante também verificar no manual do fabricante os métodos de lubrificação que são aconselháveis para o seu modelo;
  • Sempre após utilizar sua furadeira lembre-se de limpá-la bem;
  • Retire todos os resíduos que se encontrarem sobre as correias, polias, eixo e alça, assim você evita que eles acabem se danificando;
  • Sempre que terminar de limpar sua furadeira coloque óleo sobre todas as partes sem pintura, assim você evita que eles oxidem por corrosão;
  • Se você utiliza sua furadeira em locais com muita poeira, como por exemplo em oficinas de carpintaria, então a dica aqui é lubrificá-la com uma maior frequência, pois o seu desgaste com certeza será maior nestas situações;
  • Em épocas de frio extremo, ligue a máquina em uma velocidade baixa e deixe a furadeira se aquecer antes de ir aumentando a potência e efetivamente utilizá-la;
  • Em contrapartida, em períodos de calor extremo a máquina pode vir a sobrecarregar, então é sempre bom utilizá-la em ciclos intermitentes de liga/desliga.

Estas são apenas algumas dicas de manutenção que poderá aumentar a vida útil de sua furadeira de bancada e tornar seu uso ainda melhor.

Dicas de como escolher a melhor furadeira de bancada

Como escolher a melhor furadeira de bancada

Acima nós lhe mostramos incríveis modelos de furadeira de bancada, mas como você pode decidir qual deles é o melhor? Pois foi pensando em te ajudar justamente com isso que abaixo nós separamos todos os fatores que você deve levar em consideração na hora de tomar sua decisão, confere só!

1 – Defina o seu uso

Antes de mais nada, a primeira coisa que você deve ter em mente é o seu objetivo com uma furadeira de bancada. Há modelos focados em aplicações mais leves, com brocas com um diâmetro de 13 mm, e modelos focados em serviços mais pesados, com brocas com um diâmetro de 16 mm, qual destes atende as suas necessidades?

Saber disso é o primeiro passo antes de ir atrás de sua furadeira de bancada!

2 – Qual a potência?

O próximo fator a ser analisado aqui é quanto a potência, pois é ela quem irá definir o rendimento de sua furadeira de bancada.

É importante ter em mente que a potência de uma furadeira de bancada costuma ser inferior do que uma furadeira manual, atuando na casa dos 300 W. Este valor é o suficiente para trabalhos domésticos e para hobbies, mas para o caso de trabalhos mais profissionais, sempre opte pelo maior valor possível de potência!

3 – Opte sempre por modelos que possuam um controle de velocidade

A furadeira de bancada deve sempre possuir um controle de velocidade, pois é isso que irá lhe garantir uso em diversos tipos de materiais. Ou seja, para cada material que você for perfurar você precisará atuar com uma velocidade variável, então quanto mais opções determinado modelo lhe fornecer melhor.

É possível encontrar modelos com até 12 diferentes velocidades, o que é sempre preferível.

4 – A altura regulável também deve ser prioridade

A velocidade não é o único fator que deve ser regulável em uma furadeira de bancada, pois a altura também é super importante aqui.

A maioria dos modelos já conta com uma mesa móvel onde você poderá ajustar a altura utilizada, e melhor ainda os modelos que contam com graus de inclinação para ajudar no trabalho. Buscar por estes modelos irá lhe garantir uma melhor mobilidade e comodidade nos serviços que você for executar.

Além disso, poder regular a altura também influencia diretamente em sua própria comodidade, pois assim você conseguirá aliviar a tensão nos seus ombros e nas costas, evitando dores provenientes do trabalho contínuo. Ninguém gosta de terminar um trabalho morrendo de dores, não é mesmo?

5 – De olho na mesa

E já que citamos a mesa acima, vamos focar melhor nela. Aqui há dois modelos de mesa que dependem do quanto você deseja investir, sua mesa pode ser fixa (modelo mais barato), ou então móvel (modelo mais caro).

A mesa fixa lhe permitira furos na horizontal, e apenas na horizontal, enquanto os modelos moveis lhe darão uma maior mobilidade para ajustar ângulos e até mesmo girar a mesa para realizar furos específicos. Claro que tudo depende do seu investimento inicial, mas a mesa móvel acaba se tornando sempre uma opção mais atrativa.

6 – Fique atento ao mandril

Fique atento também ao tipo de mandril que sua furadeira de bancada possui.

No caso de furos que exigem uma força maior, usar um mandril 5/8 é a melhor opção, o que é bom pois isso lhe proporciona uma compatibilidade para com as brocas deste mesmo tamanho. Mas claro, o tamanho do mandril deve sempre ser de acordo com sua demanda, podendo também optar por tamanhos de 3/8 ou até mesmo 1/2.

7 – O modelo que você deseja apresenta ergonomia?

A furadeira de bancada facilita bastante o trabalho para o operador, mas ainda assim trata-se de uma ferramenta manual, e a ergonomia deve ser considerada. Confira sempre se o modelo possui travas de segurança e regulagem de alturas (tal como já citamos acima), estes são alguns dos fatores focados na ergonomia do operador que devem ser levados em consideração.

8 – Nunca se esqueça de avaliar a voltagem do modelo

Aqui é mais um alerta do que tudo, pois é comum esquecermos de conferir a voltagem de um determinado aparelho. Sempre se certifique de que a voltagem do modelo que você pretende adquirir é compatível com o local onde você irá o instalar.

Isso irá evitar desde uma dor de cabeça leve, a até mesmo que a ferramenta venha a danificar por completo.

9 – E claro, o preço deve sempre ser levado em consideração!

E por último, mas não menos importante, o preço é algo que você deve sempre levar em consideração aqui!

De nada adianta você encontrar o melhor modelo de todos se ele simplesmente estoura o seu orçamento. Então a dica aqui é simples, defina todas as suas necessidades, em como o seu orçamento, e se atenha a elas. Certamente você conseguirá encontrar um modelo que atenda as suas necessidades sem com isso estourar o seu orçamento!

Agora você já sabe como escolher a melhor furadeira de bancada!

Acima nós lhe apresentamos incríveis modelos de furadeira de bancada para você escolher a melhor, bem como um pequeno guia destacando tudo o que você deve levar em consideração na hora de escolher a sua. Então agora você já sabe qual a melhor opção para sempre que precisar realizar furos com uma maior precisão, é só ir atrás da melhor furadeira de bancada do mercado e pronto!

Pensando em adquirir algum dos modelos apresentados acima, ou então até mesmo já possui algum deles? Pois então não deixe de nos contar sua opinião nos comentários abaixo!