Melhor Gerador a Gasolina – Qual a Melhor Marca?

Sabe quando estamos vendo um filme e do nada acaba a luz e alguém fala: “ainda bem que temos um gerador de emergência”? Pois é exatamente esso o lado bom de você adquirir um gerador a gasolina, para aqueles momentos em que você mais precisar!

Aqui neste artigo nós trazemos para você alguns modelos de melhor gerador a gasolina que você encontrará para sua casa. E além disso, nós também te ajudamos com um pequeno manual na hora que você for decidir sobre qual gerador comprar. Chega de ficar acendendo velas por toda a casa quando a luz faltar!

Preparado então para conferir mais sobre o gerador a gasolina? Pois então vamos lá!

Qual o melhor gerador a gasolina?

Confira abaixo as principais opções de gerador que nós trazemos para você!

Gerador de Energia a Gasolina NG3100 – Modelo Com Alta Eficiência!

Pros
  • Um dos melhores custo-benefícios
  • Eficiência e desempenho
  • Possibilidade de utilizar o gerador por muitas horas
Contras
  • A única reclamação que encontramos sobre o produto foi relativa a uma entrega que veio faltando um terminal do negativo da saída 12 V do gerador

Esse é o gerador que certamente irá te salvar quando a energia falhar!

Este modelo apresenta uma potência máxima de 2800 W, com partida manual e uma rotação de 3600 rotações por minutos. Ele apresenta um motor de 4 tempos, 1 cilindro e refrigerado a ar, com um consumo de combustível de 1,3 L/h e um tanque que suporta até 15 L. Ou seja, é possível utilizar este gerador por até 11 horas!

Gerador Gasolina 4 Tempos TG2500MX2 Toyama – O Modelo Que Pensa Em Sua Comodidade!

Pros
  • Bloqueio automático para um baixo nível de óleo
  • Possível utilizar o gerador por até 14 horas seguidas
  • Recomendado para equipamentos mais sensíveis
  • Motor monocilíndrico 4 tempos refrigerador a ar
Contras
  • Há modelos nesta mesma faixa de preço mais potentes e com uma maior duração
  • Porém com relação a reclamações, a única que encontramos foi de um modelo enviado sem os conectores

A Toyama é uma marca que está sempre pensando nos seus clientes, ou seja, o seu gerador a gasolina não seria diferente!

Este modelo atinge uma potência máxima de até 2200 W e 5,5 hp, motor 4 tempos com 163 cc, sendo até mesmo possível utilizá-lo para equipamentos que sejam mais sensíveis. Ele oferece também um bloquei automático caso o nível de óleo estiver abaixo do recomendado. Com um tanque que suporta até 15 litros você conseguirá utilizar este gerador por até 14 horas seguidas!

Gerador de Energia a Gasolina NG8100E – Para Consumo Elevado

Pros
  • Bom modelo para consumos elevados de energia
  • Funcionamento para até 10 horas de consumo
  • Regulagem de Voltagem AVR
  • Sistema de alerta para baixo nível de óleo
Contras
  • Aqui o preço começa a destoar dos modelos anteriores, ou seja, deve ser analisado de acordo com sua necessidade
  • Há também reclamações quanto ao alto nível de ruído que este modelo apresenta

Mas se o que você precisa é de um gerador para segurar picos mais altos de consumo, então este é o ideal para você. Isso pois este modelo é especificamente para segurar maiores consumos de energia.

Possui um motor com potência de 15 HP, 3600 rotações por minuto, motor 4 tempos e refrigerado a ar, decerto o modelo que você busca. Além disso, também trata-se de um modelo econômico, o qual consome apenas 2,5 L/h de gasolina. Seu tanque possui uma capacidade para até 25 litros, de tal forma que você poderá utilizá-lo por até 10 horas seguidas.

Gerador de Energia a Gasolina Briggs Stratton Elite Series 8000 – Para Usos Prolongados

Pros
  • Modelo indicado para usos mais extensos
  • Tanque para uma capacidade de até 28 litros
  • Tecnologia Dua-Bore, para uma maior durabilidade e vida útil ao motor
  • Pneus anti-deslizantes
Contras
  • Não recomendado para equipamentos que sejam muitos sensíveis
  • Seu preço é relativamente maior quando em comparação a demais modelos apresentados

Com uma incrível potência de até 10500 W, isto faz deste modelo certamente o ideal para uso profissional. Ou então para você que quer garantir um gerador para toda a casa!

Este modelo apresenta um painel de controle ergonômico com proteção de disjuntor, um alternador em cobre que lhe proporciona uma grande potência e durabilidade, e além disso uma excelente eficiência de combustível. Seu alternador é feito 100% em cobre, e a tecnologia dura-bore faz com que seu motor tenha uma maior durabilidade e vida útil. Mas também não podemos deixar de citar os pneus anti-deslizantes do modelo, que proporcional realmente uma facilidade mais na hora de locomovê-lo. Este modelo apresenta também um consumo de 3,5 L/h, sendo que seu tanque possui uma capacidade para até 28 litros.

Gerador a Gasolina Vs Gerador a Diesel

Acima nós focamos apenas no gerador a gasolina, mas ele não é o único que existe. Pois é bom se ter em mente que em algumas situações o gerador a diesel pode se mostrar até uma melhor opção, sendo necessário que você saiba como diferenciar ambos. Então, para te ajudar nisso, vamos dar uma olhada abaixo nos pontos fortes e fracos tanto do gerador a gasolina quanto do gerador a diesel

O gerador a gasolina

Os geradores a gasolina podem ser tanto de 2 quanto de 4 tempos, sendo que costumam ser mais silenciosos do que os geradores movidos a diesel. Ou seja, caso você precise de um gerador que vá ficar em um espaço público, cujo objetivo é não fazer muito barulho, o gerador a gasolina se apresenta como melhor opção. Seu motor de 4 tempos é também mais silencioso que um de 2 tempos, outro fator para se ficar de olho. Este tipo de gerador também costuma ser de menor porte, assim sendo, mais fácil de ser deslocado de um local para outro. Ele também apresenta um custo inicial menor, além disso ele também polui menos o meio ambiente.

Em contrapartida, eles apresentam um maior gasto de combustível. Ou seja, caso você necessite de um gerador para usos de contingência, no caso de uma falta de energia por exemplo, então o gerador a gasolina lhe servirá muito bem. Mas, caso você queira um gerador para uso contínuo, então o gerador a diesel pode se apresentar como melhor opção aqui. No longo prazo, devido ao valor gasto com combustível, o gerador a gasolina acaba se tornando mais carto do que o a diesel.

O gerador a diesel

Se a sua ideia é adquirir um gerador para uso constante, então talvez o gerador a diesel seja a melhor opção para você.

Tais geradores costumam ser mais robustos, e além disso também apresentam uma durabilidade maior do que os modelos a gasolina. Apesar de inicialmente mais caro, o diesel é um combustível mais barato, ou seja, com o passar do tempo seu investimento inicial será revertido, fazendo com que o gerador a diesel se torne até mais barato do que um a gasolina.

Entretanto, é bom se ter em mente que um gerador a diesel apresenta muito barulho, uma poluição sonora enorme. E por falarmos em poluição, estes modelos também poluem bem mais o meio ambiente, o que pode acabar se tornando um grande incômodo.

Dicas para escolher seu gerador de energia

gerador de energia

Acima te apresentamos alguns dos melhores modelos de gerador de energia que você pode encontrar no mercado, mas como escolher o melhor para você? Pois abaixo nós iremos te mostrar algumas dicas do que você deve levar em consideração na hora de tomar esta decisão tão importante, acompanhe!

1 – Verificando a potência

Qual a potência do gerador que você quer adquirir? Mas, mais importante ainda, qual é a potência de que você precisa? Pois não adianta nada você adquirir um gerador se ele não suporta a potência de tudo o que você quer ligar nele, não é mesmo?

A dica aqui é simples, tenha em mente a potência de tudo o que você quer ligar no seu gerador a gasolina, para só então ir atrás de um modelo que atenda as suas necessidades. Quer um exemplo de como fazer isso? Pois sem problemas, nós te ajudamos!

Vamos supor aqui que você queira ligar no seu gerador a sua TV, seu Notebook, o chuveiro e também a geladeira. Neste caso, a primeira coisa que temos de fazer aqui é somar a potência de tudo, vamos usar valores aproximados para isto:

  • TV = 160 W
  • Notebook = 60 W
  • Chuveiro = 4500 W (isso mesmo, geralmente é o chuveiro que mais gasta energia em uma residência)
  • Geladeira = 250 x 4 = 1000 W (no caso da geladeira, nós a multiplicamos por 4, isso pois ela possui um motor elétrico, fazendo com que ela consuma mais do que o seu valor inicial)

Aqui nós temos a potência de todos os nossos equipamentos, agora vamos somar tudo:

160 + 60 + 4500 + 1000 = 5720 W

Mas calma, isso ainda não é tudo. É aconselhável aqui que multipliquemos este valor em 20%, isso pois estes 20% correspondem a uma margem de segurança. Assim sendo, nós agora temos:

5720 W + 20% = 6864 W

Ou seja, você precisará então de um gerador que supra uma potência de 6864 W, modelos com potência acima de 7000 W já irão lhe atender bem aqui. E lembrando que os valores são aproximados, é necessário que você faça a conta correta se baseando nos valores certos de tudo o que você quiser ligar em seu gerador. Somente assim você poderá ir atrás de um gerador que supra a todas as suas necessidades.

2 – O AVR

Acima nós citamos que alguns geradores são bons para aparelhos mais sensíveis e outros não, mas como você pode saber este tipo de informação? Através do AVR.

AVR é a sigla inglês para Automatic Voltage Regulator, ou então Regulador Automático de Voltagem. E, se você deseja ligar em seu gerador aparelhos que sejam mais sensíveis, tais como computador, televisão e outros neste estilo, então é necessário conferir antes se ele possui um sistema AVR. Do contrário você irá correr o risco de queimar tudo devido a oscilação de energia. Ou seja, trata-se de um regulador de tensão que irá fazer com que a energia do seu gerador se assemelhe a mesma energia que você recebe da rede elétrica, evitando assim quaisquer acidentes.

3 – O preço é outro fator importante

Até quanto você pode gastar? O preço é o elemento que mais costuma pesar na hora das decisões. Acima nós lhe apresentamos alguns modelos na mesma faixa de preço, e alguns destoando bastante deste valor. O gerador a gasolina costuma ser bastante barato, porém tudo depende de até quanto você está disposto a gastar.

4 – O nível sonoro também é importante

Um outro fator, que acaba sendo bastante desprezado, é com relação ao ruído sonoro provocado pelo gerador. Uma exposição prolongada a altos níveis de ruído pode trazer efeitos negativos ao corpo humano, tais como dores de cabeça, hipertensão, irritabilidade e danos na audição. Ou seja, para fugir disso o melhor é sempre optar por modelos que gerem menos ruídos possível.

5 – Consumo de combustível e capacidade do tanque

Alguns geradores apresentam um melhor desempenho no consumo de combustível, ou seja, gastam menos litros de gasolina por hora. Este é um pequeno detalhe o qual você deve se atentar. Isso pois, o que faz o gerador a gasolina ficar mais caro é justamente o valor da gasolina. Ou seja, quanto mais o seu gerador conseguir render, menos gasto você terá com gasolina, e consequentemente mais você irá economizar aqui.

Aliado a este fator, também temos a capacidade total do tanque. Este fator deve ser levado em consideração na hora de determinar por quanto tempo você espera que seu gerador funcione sem que você precise ficar a todo instante o recarregando. Porém, novamente, é bom ficar atento ao consumo de combustível. Não adianta nada pegar o gerador com a maior capacidade de tanque do mercado se ele apresenta um consumo absurdo de combustível fazendo com que o tanque se esvazie rapidamente.

6 – E, é claro, o tipo de combustível que você vai usar também faz diferença

Neste artigo em específico nós trouxemos para você apenas o gerador de energia a gasolina, porém você também pode encontrá-los a diesel e até mesmo a gás. Dê uma lida na diferença acima entre o gerador a gasolina e a diesel, para que assim você consiga definir qual dos dois é melhor para você.

Agora você já sabe como comprar seu gerador a gasolina!

Gerador de energia

Acima nós te mostramos alguns dos melhores modelos de gerador a gasolina, e também um pequeno guia de tudo o que você deve levar em consideração na hora que for decidir pelo melhor modelo para você. Lembre-se de que o gerador a gasolina não é para você brigar com a companhia de energia elétrica e viver disso, mas sim para lhe dar aquela mãozinha quando você mais precisar!

E, caso tenha escolhido pelo modelo que você vá comprar, ou então caso já tenha algum dos modelos acima, não deixe de nos contar sua opinião nos comentários abaixo!