Melhor Lixadeira Orbital Principais Modelos

Sim, nós sabemos, você está aqui porque não sabe qual lixadeira orbital comprar. Pois é exatamente por isso que nós lhe trazemos este artigo!

Aqui nós iremos lhe apresentar incríveis modelos de lixadeira orbital, de modo que você consiga escolher a melhor para você. E, além disso, também iremos te mostrar um pequeno guia de tudo o que você deve levar em consideração na hora de fazer sua escolha pela melhor lixadeira do mercado!

Preparado então para conferir tudo sobre as lixadeiras? Pois então vamos lá!

IMAGEMLIXADEIRA ORBITAL

Black+Decker BS200
  • Motor com isolamento duplo
  • Interruptor selado contra acúmulo de pó
Verificar Preço →

Dewalt DWE6411BR
  • Contém contrapeso para balanceamento
  • Acompanha um coletor de pó e um perfurador de lixas
Verificar Preço →

Vonder LOV 200
  • Baixas vibrações durante sua utilização
  • Contém coletor de pó
Verificar Preço →

Makita BO5041
  • Punho e corpo emborrachados
  • Controle eletrônio de velocidade
Verificar Preço →

Qual a melhor lixadeira orbital do mercado?

Abaixo nós separamos alguns modelos incríveis para ajudar a responder a esta pergunta, basta escolher aquele que melhor atende as suas necessidades e mão na massa!

Black+Decker BS200-BR – Mais barata!

lixadeira orbital Black e Decker BS200-BR

Pros
  • Modelo mais barato
  • Possui motor com isolamento duplo
  • As lixas podem ser fixadas rapidamente através de seus dois grampos laterais
  • Design ergonômico
  • Apresenta velocidade de 14000 OPM
  • Interruptor selado contra acúmulo de pó
Contras
  • Modelo ideal apenas para acabamentos pequenos
  • Encontramos reclamações relacionadas ao seu ruído elevado
  • Não indicada para lixamento de tintas a base de chumbo

Esta lixadeira não é apenas a mais indicada pela Amazon, mas também é a mais barata e mais vendida!

Seu baixo preço certamente é um de seus atrativos, porém não é a única qualidade que ela tem a oferecer. Para começar, seu modelo é ergonômico, o que significa que você não terá problemas para utilizá-la, pode ser encontrada nas voltagens de 110 e 220 V, sua potência é de 200 W, seu motor possui um isolamento duplo, as lixas são fixadas rapidamente através de seus dois grampos laterais, apresenta uma velocidade de 14000 OPM, e além disso seu interruptor também é selado contra pó!

Dewalt OPM 225W – Melhor Custo Benefício

lixadeira orbital Dewalt OPM 225W

Pros
  • O motor conta com um contrapeso para balanceamento
  • Design ergonômico com empunhadura emborrachada
  • Apresenta velocidade de 14000 OPM
  • Acompanha um coletor de pó e um perfurador de lixas
  • Coletor de pó para redução da quantidade de pó gerado
  • Possui dispositivo contra-golpe para reduzir vibrações
Contras
  • Encontramos reclamações com relação ao superaquecimento da lixadeira mediante a uso constante
  • A trava de plástico é frágil

Busca por uma lixadeira para lhe garantir mais qualidade em seus serviços? Pois então acabou de encontrar!

Esta lixadeira orbital é capaz de lhe fornecer a melhor qualidade para seus serviços. Seu modelo é ergonômico, com uma empunhadura emborrachada de modo a não lhe causar nenhum tipo de desconforto durante sua utilização. Este modelo pode ser encontrado nas voltagens de 110 V e 220 V, uma velocidade de 14000 OPM, com uma potência de 225 W, e seu motor possui um sistema de contrapeso para balanceamento.

Este modelo também conta com um coletor de pó, de modo a reduzir a quantidade de poeira gerada durante o trabalho. Além disso, também é possível conectar facilmente com os aspiradores de pó da Dewalt.

Vonder LOV 200 – Boa Opção

Lixadeira Orbital Vonder LOV 300

Pros
  • Design ergonômico
  • Apresenta baixas vibrações durante sua utilização
  • Conta com um coletor de pó, um adaptador para o coletor e uma lixa para madeira
Contras
  • Este modelo é indicado apenas para o lixamento e o acabamento em madeiras e derivados

A Vonder é uma marca referência de mercado pela qualidade de seus produtos, assim sendo, ao ver uma lixadeira da Vonder você já sabe que ela é de qualidade!

Esta lixadeira apresenta um design ergonômico, o qual apresenta baixas vibrações para que você consiga utilizá-la por períodos mais longos com uma maior precisão e comodidade. Pode ser encontrado nas voltagens de 127 V e 220 V, apresenta também uma potência de 200 W e uma velocidade de 11000 OPM. Além disso, esta lixadeira também conta com um coletor de pó, um adaptador para coletor de pó e uma folha de lixa para madeira.

Makita BO5041 – Mais Vendida

Lixadeira Makita Orbital BO5041

E, por falar em marca que é referência no mercado, é claro que a a lixadeira orbital da Makita não poderia ficar de fora de nossa lista! E, se você busca um modelo para trabalhos leves e acabamentos, então este é o ideal para você.

Esta lixadeira está disponível em 110 V, possui uma potência de 300 W e seu punho e seu corpo são emborrachados, tudo focado na melhor ergonomia possível para você, e o novo punho frontal lhe permite ajustar até 300º, tudo de acordo com as suas necessidades. Ela também possui uma base de velcro, além de um controle eletrônico para controle de velocidade, que é adaptável ao aspirador.

Este modelo ainda conta com uma lixa e um saco coletor para ajudar na limpeza após o trabalho feito!

Pros
  • Modelo pequeno e compacto
  • Modelo ideal para trabalhos leves e acabamentos
  • Design ergonômico, com punho e corpo emborrachados
  • O punho frontal pode ser ajuastado em até 300º
  • Possui um controle eletrônio para ajuste de velocidade
  • Conta também com um saco coletor para auxiliar na limpeza
Contras
  • Não aconselhável para trabalhos mais pesados

Para que serve uma lixadeira?

Melhor lixadeira

O próprio nome já diz tudo, isso pois, uma lixadeira serve basicamente para, lixar!

Mas compete a pergunte, lixar o que? A lixadeira lhe permite lixar determinadas matérias primas com uma facilidade e velocidade muito superior do que se você estivesse fazendo a mão. Este tipo de serviço é necessário caso você queira dar um acabamento/polimento a determinadas peças.

Vamos supor, por exemplo, que você queira polir uma determinada peça de madeira para utilizá-la em uma construção, seja na construção de uma cada ou um móvel. Melhor do que demorar horrores para realizar todo este trabalho a mão, e ainda correr o risco de não ficar bem feito, você pode utilizar uma lixadeira. Com a lixadeira você termina o trabalho com rapidez e ainda garante que ele seja bem executado!

Conheça os diferente tipos de lixadeira

Tipos de lixadeira

Sim, há bem mais do que apenas a lixadeira orbital, e abaixo nós vamos discorrer brevemente sobre cada um dos tipos existentes. Assim você consegue entender melhor sobre os tipos que existem no mercado na hora que for escolher a sua lixadeira, acompanhe!

A lixadeira orbital

A lixadeira orbital é também conhecida como “treme-treme”, o que é fácil de se chegar a conclusão de que tem haver com sua vibração, não é mesmo?

Este tipo de lixadeira é pequena, e bastante simples de ser utilizada, existe até mesmo versões em que você pode utilizá-la apenas com uma única mão. Uma de suas vantagens é que você pode usá-la com lixas comuns, além dela não produzir tanto pó quanto outros tipos.

Entretanto, se você deseja realizar serviços mais pesados, então este não é o tipo adequado para você. Isso pois ela pode demorar bastante para finalizar uma única peça longa. Além disso, devido a lixa vibrar e girar bastante, isso pode fazer com que você cause marcas no material que deseja lixar, e depois ainda terá de corrigir tais marcas lixando manualmente.

A lixadeira de cinta

Já a lixadeira de cinta possui, evidentemente, o formato de uma cinta, a qual, com a ajuda de dois tambores, gira rapidamente.

Este tipo de lixa remove material rapidamente, e exatamente por isso ela se torna uma ótima opção para peças planas e grandes. Entretanto, ela não é recomendada para acabamento final, pois sua força excessiva pode acabar por danificar a peça. Ela também produz uma quantidade alta de pó.

A lixadeira excêntrica

Também chamada de “roto orbital”, esta lixadeira é um modelo moderno que é bem parecida com a orbital. Entretanto, devido ao padrão randômico de movimentação da lixa, isso elimina quase que totalmente o risco de aparecerem marcas de lixa no final do trabalho.

Já com relação a sua velocidade, podemos dizer que ela está entre a cinta e a orbital. Já sua desvantagem reside em seu preço, que é maior do que a lixadeira orbital, e também no fato dela necessitar de uma lixa própria para o funcionamento.

A lixadeira angular

Caso você precise lixar peças que sejam muito grandes, então a lixadeira angular acaba sendo a melhor opção. Ela é mais flexível do que a lixadeira de cinta, fazendo que a peça que você deseje lixar não precise ser totalmente plana.

A lixadeira orbital delta

Específica para cantos em que os demais modelos não conseguem alcançar

Lixadeiras estacionárias

Estas já dizem respeito as modelos mais robustos, aqueles que são usados de maneira industrial ou comercial.

Lixadeira, esmerilhadeira e politriz, é tudo a mesma coisa?

Você já deve ter ouvido falar sobre isso e, dependendo de para quem você perguntar, pode até mesmo ser informado de que é tudo a mesma coisa. Porém, elas possuem algumas diferenças importantes, diferenças estas que iremos abordar agora!

Para começar, as lixadeiras tem a função de lixar os materiais, sejam eles metais, pedras ou madeira. Elas possuem rotações baixas, em torno de 5000 RPM, além de apresentar um torque que não é nem tão fraco e nem tão forte.

Já as esmerilhadeiras tem o objetivo de desbastar, de esmerilhar. Sua rotação já é bem mais alta do que uma lixadeira, algo em torno de 8500 a 1000 RPM. Costumam ser utilizadas em estruturas metálicas, com o objetivo de esmerilhar as rebarbas de solda (veja também: Melhor Inversora de Solda Uso Profissional e Doméstico).

E, por último, temos as politrizes, as quais são usadas para polir peças. Dentre todas, elas são as que apresentam as menores velocidades de rotação.

Agora que você já sabe para que cada um destes funciona, já consegue identificar bem suas aplicações, não é mesmo? Assim sendo, esperamos que você consiga identificar qual destes você realmente precisa, para não acabar ocorrendo erros futuros por más aplicações.

Dicas para escolher a melhor lixadeira!

Acima nós te mostramos os melhores modelos de lixadeira, mas como você pode definir qual delas é a melhor para você? Pois foi pensando nisso que abaixo nós trazemos algumas dicas que irão lhe ajudar na hora de tomar sua decisão sobre qual adquirir, acompanhe!

1 – Antes de mais nada, tenha em mente para que você quer uma lixadeira!

Qual seu objetivo com a lixadeira? E, mais importante ainda, você realmente precisa é de uma lixadeira, ou será que na verdade você quer é uma esmerilhadeira ou uma politriz? Nós aconselhamos, antes de mais nada, que você leia novamente a diferença entre elas acima, para ter certeza de que você realmente precisa é de uma lixadeira.

Chegou a conclusão de que você realmente precisa dela? Ótimo, mas para qual utilidade? Esta pergunta é importante pois ter em mente o uso de sua lixadeira lhe ajudará a buscar pela ideal. Saber o tipo de peça que você deseja polir (madeira, metal, pedras, etc), se ela é plana ou circular, e se é para uso residencial ou profissional, lhe ajudará a encontrar aquela lixadeira que melhor lhe serve!

2 – Qual a potência da lixadeira?

A potência está relacionada a facilidade com que sua lixadeira executará determinado trabalho, sem que você precise ficar a repassando diversas vezes sobre a superfície. Também está relacionado para quando você aplica força sob a lixadeira e ela não irá simplesmente parar de funcionar.

Comparar a potência das lixadeiras é algo válido de se fazer, mas apenas se você comparar apenas lixadeiras do mesmo tipo. As lixadeiras orbitais e roto-orbitais possuem potência que varia de 200 w a 300 W, enquanto nas de cinta a potência varia de 700 W a 1000 W. Ou seja, quando for comparar a potência das lixadeiras, faça apenas com modelos do mesmo tipo

3 – Qual a sua velocidade de rotação?

A velocidade de rotação (RPM) é uma medida aplicável apenas as lixadeiras roto-orbitais, as quais possuem um disco circular. Demais lixadeiras apresentam como media a velocidade de oscilação (OPM). Ou seja, quando for buscar por uma lixadeira roto-orbital, se atenha também a sua velocidade de rotação.

4 – Ela possui um sistema para reter o pó que é gerado?

Durante o trabalho, pode ter certeza de que você irá gerar muito pó, e uma lixadeira que já conte com um sistema para rete-lo pode realmente lhe ajudar. Do contrário você terá de limpar seu local de trabalho sempre após finalizar um polimento. Mas o bom é que a maioria dos modelos possuem um microfiltro para retenção do pó gerado, não totalmente, mas cerca de 90%, assim você economiza bastante na limpeza pós trabalho.

5 – A lixadeira apresenta muitos ruídos?

A lixadeira é uma ferramenta que por si só é bastante barulhenta, ou seja, você deve levar isso em consideração quando estiver escolhendo pela sua.

Avalie o nível de ruído de cada modelo separadamente, procure pelo dB nas especificações de cada modelo. Tenha em mente que é você quem ficará ali operando a lixadeira, então  é você quem terá de aguentar aquele ruído incessante no ouvido. Procure por modelos mais silenciosos, ou então já vá preparando por proteções auriculares.

6 – E quanto a vibração?

Lixadeiras que apresentem muita vibração irão necessitar de um esforço bem grande para sua utilização, levando em conta que pode ser um trabalho extensivo, você poderá sair bastante cansado ou até mesmo machucado aqui. Até mesmo para trabalhos que necessitem de um nível mais preciso de acabamento, um aparelho com muita vibração pode acabar dificultando isto.

Assim sendo, é bom sempre ficar de olho na vibração que a lixadeira que você deseja adquirir apresenta, e se isto não poderá vir a ser um problema para você.

7 – Trata-se de um modelo ergonômico?

E, por falar no esforço de operar a lixadeira, isto está ligado diretamente a ergonomia do modelo. Por se tratar de um trabalho manual, você sempre deve dar preferência a modelos que sejam ergonômicos, que apresentem pegadas ergonômicas. Acima nós trouxemos apenas modelos ergonômicos e, mesmo que seus designs sejam diferentes uns dos outros, ainda assim a ergonomia é algo que todos possuem em comum, e que você deve sempre priorizar. Do contrário, acidentes ocasionados pela fadiga podem vir a acontecer, ou então a má execução de seus trabalhos.

8 – A lixadeira é compatível com as lixas mais comuns de sua região?

Outra coisa que quase todo mundo acaba relevando, mas que você deve sempre prestar atenção. É fácil encontrar as lixas para a lixadeira que você quer comprar? Tais lixas são “únicas” ou você as encontra facilmente em sua região? A lixadeira aceita apenas um tipo de lixa ou é compatível com outros tipos?

Saber responder as estas perguntas é importante, do contrário você acabará com uma lixadeira parada, tendo de importar de longe as lixas específicas para ela e conseguir finalmente utilizá-la.

9 – Não se esqueça de conferir a voltagem!

E por falar em coisas que você não deve relevar, a voltagem é outra delas! Atenha-se sempre a voltagem da lixadeira, e se ela você realmente consegue utilizar uma lixadeira daquela voltagem ou não. Comprar um modelo para só então descobrir que não lhe é compatível pode vir a ser uma verdadeira dor de cabeça.

10 – A marca é confiável?

Há determinados produtos que você confia em sua eficiência apenas olhando a sua marca, e se este for o caso da lixadeira que você planeja comprar, então ótimo! Mas, se você está de olho em uma lixadeira de uma marca não muito conhecida, então o melhor a se fazer aqui é ficar atento.

Pesquise extensamente sobre a marca, olho todos os comentários de clientes que tenham comprado lixadeiras desta mesma marca. Muitas vezes, optar por uma marca pouco confiável apenas por ela ser mais barata pode ser um erro enorme!

11 – O preço também conta!

E, é claro, o preço também é algo que você deve sempre levar em consideração!

De nada adianta ter escolhido a melhor lixadeira orbital de todas, se ela simplesmente estoura o seu orçamento. Defina um orçamento, se atenha a ele, você provavelmente conseguirá encontrar uma lixadeira que atende as suas necessidades sem precisar estourar o seu orçamento.

Agora você já sabe como escolher a melhor lixadeira orbital do mercado!

Acima nós te apresentamos incríveis modelos de lixadeira orbital, além de um pequeno guia para lhe ajudar a escolher pela melhor. Assim sendo, agora você já está apto para ir atrás daquele modelo que mais servirá as suas necessidades, faça isso e mãos a obra!

Caso tenha se decido por algum dos modelos acima, ou caso já possua algum deles em casa, então não deixe de nos contar sua opinião sobre ele nos comentários abaixo, vamos adorar poder te ouvir!