Melhor Mangueira Para Jardim

Na hora de lavar seu jardim, o melhor mesmo é ter uma boa mangueira para jardim em mãos, não é mesmo? Pois foi pensando justamente nisso que nós trouxemos este artigo até você!

Nós já te mostramos antes qual é a melhor mangueira expansível, mas aqui neste artigo nós iremos focar na mangueira para jardim, te apresentando vários bons modelos para você escolher o melhor. Além disso, nós também separamos um pequeno guia destacando tudo o que você deve levar em consideração na hora de escolher a sua!

Se você quer ter em mãos a melhor mangueira para jardim o quanto antes, então é só continuar com a gente!

Qual a melhor mangueira para jardim?

Para te ajudar a responder essa pergunta nós separamos abaixo incríveis modelos de mangueira para jardim, de modo que você possa escolher a melhor, então confere só!

Tramontina Mangueira Flex Para Jardim – A Mais Barata!

Pros
  • Modelo barato
  • Resistente e flexível
  • 3 camadas internas de PVC – poliéster trançado – PVC
  • Possível regular a saída de água no bico
  • Disponível nas cores verde e transparente
  • Acompanha um adaptador com engate rosqueado e um esguicho com jato regulável
Contras
  • Para este valor, o comprimento é de apenas 10 metros
  • Dobra com facilidade, o que pode interromper o fluxo de água

Comecemos então nossa lista pela mangueira mais barata, mas que ao mesmo tempo não te deixa na mão!

Este modelo apresenta um comprimento total de 10 metros, diâmetro de 1/2″ e atua em uma pressão máxima de até 174 PSI. Além disso, esta mangueira apresenta 3 camadas internas de PVC, poliéster trançado e PVC, modelo resistente, altamente flexível, e ela está disponíveis nas cores verde e transparente.

Acompanham um adaptador com engate rosqueado e um esguicho com jato regulável.

Mangueira Para Jardim Trançada Vonder – Bom Custo-Benefício!

Pros
  • Bom custo-benefício
  • Comprimento total de 30 metros
  • Modelo bastante flexível
  • Feita em PVC
Contras
  • Encontramos algumas reclamações referentes a torções em que este modelo está sujeito
Mas se você é fã de um bom custo-benefício, então confere só este modelo!

Este modelo apresenta um comprimento total de 30 metros, com uma espessura da parede da mangueira de 1,8 mm e uma pressão máxima de 140 PSI. Além disso, esta mangueira apresenta ainda um diâmetro interno de 11,1 mm, é bastante flexível, apresenta a cor transparente e é feita de PVC.

Mangueira Para Jardim Nts Tramontina Antitorção – Modelo Super Resistente!

Pros
  • Modelo super resistente
  • Mangueira com 5 camadas
  • Propriedades antitorção
  • Fácil de enrolar e guardar
  • Comprimento total de 25 metros
  • Acompanha 1 esguicho com jato regulável, 2 engates rápidos, 1 adaptador fêmea com rosca de 3/4″ e redução de 1/2″
Contras
  • Modelo caro

Se você precisa daquele modelo que lhe dê resistência máxima, então confere só essa mangueira para jardim da Tramontina!

Este modelo apresenta um comprimento total de 25 metros, podendo atuar em uma temperatura de até 50 ºC e em uma pressão máxima de 261 PSI, porém o destaque desse modelo é sua resistência elevada. Ao todo esta mangueira apresenta 5 camadas: 1ª: camada interna; 2ª: camada interna com proteção anti-algas; 3ª: camada interna; 4ª: reforço têxtil; 5ª: camada externa, tudo isso garantindo a esta mangueira propriedades antitorção.

Acompanham este modelo 1 esguicho com jato regulável, 2 engates rápidos, 1 adaptador fêmea com rosca de 3/4″ e redução de 1/2″.

Mangueira Super Flex Para Jardim – A Maior!

Pros
  • Comprimento total de incríveis 200 metros
  • Conta com 3 camadas (PVC – fio poliéster trançado – PVC)
  • Material resistente e flexível
  • Mangueira ideal para jardins muito grandes ou para uso profissional
Contras
  • Modelo mais caro da categoria

Mas, se você possui um jardim muito grande, e quer uma mangueira que sirva para ele, então esta é a ideal!

Isso pois este modelo apresentam incríveis 200 metros de comprimento, sendo a maior mangueira da categoria, Além disso ela também atua em uma temperatura máxima de 50 ºC, bem como em uma pressão máxima de 174 PSI.

Conta ainda com 3 camadas (PVC – fio poliéster trançado – PVC), um diâmetro de 1/2″, e é feita em material resistente e flexível, ideal tanto para jardins muito grandes quanto para uso profissional.

Para que serve uma mangueira de jardim?

Para que serve uma mangueira de jardim?

Essa pergunta pode até parecer meio besta, afinal de contas, todo mundo sabe para que serve uma mangueira de jardim, não é mesmo?

Mas supondo que você nunca antes tenha ouvido falar dela, a mangueira de jardim tem a função de irrigar flores, plantas, árvores, além de também te ajudar a lavar o seu jardim. Seu tamanho pode ser curtinho, de 10 metros, ou muito grande, indo acima de 200 metros.

E claro, apesar do nome o seu uso não está atado apenas ao seu jardim. É normal utilizarmos essa banheiro para lavarmos garagens, quintas, encher piscinas pequenas, ou até mesmo lavar carros e dar banho nos cãezinhos. Quanto ao material utilizado em sua confecção, o mais comum é encontrar mangueiras de PVC ou então emborrachadas.

Após entender seu funcionamento e aplicação, vamos agora dar uma conferida em suas vantagens e desvantagens!

Vantagens e Desvantagens de uma mangueira de jardim!

Vamos então analisar as vantagens e desvantagens de uma mangueira de jardim, começando pelas vantagens.

A vantagem principal, e mais óbvia, diz respeito ao próprio funcionamento da mangueira de jardim, transportar água de um lugar para outro. Por se tratar de seu próprio funcionamento, nós temos a tendência de ignorar isso como uma vantagem, porém isso é algo que não devia ser feito. Pois pense bem na alternativa, carregar vários baldes, parece muito pior, não é mesmo?

Além disso, com uma mangueira você possui um melhor controle da água que está utilizando do que se usasse baldes, e, dependendo de seu comprimento, você ainda consegue cobrir grandes extensões de área. E o preço de uma mangueira de jardim costuma ser bastante acessível.

Indo agora para as desvantagens, é importante não deixar sua mangueira exposta ao sol, pois isso pode fazer com que ela perca durabilidade. E trata-se de uma atividade manual, onde você deverá estar presente durante todo o processo.

Focando no preço, muito cuidado com os modelos “baratos até demais”, pois isto pode significar uma qualidade inferior, lhe trazendo problemas futuros. E com relação ao melhor controle de água, na verdade isso é bastante discutível e varia de modelo para modelo. O estimado é que você aproveite realmente cerca de 40% de cada litro de água que utiliza com sua mangueira, então é necessário prestar atenção para evitar desperdícios.

Como você pode ver, mesmo que as vantagens e desvantagens estejam bem pareadas aqui, ainda assim a aquisição de uma mangueira de jardim é necessário para todas as residências. Isso pois, independente de suas desvantagens, você ainda precisará utilizá-la, e ela ainda será melhor do que encher vários baldes de água. Mas, se você ainda estiver com o pé atrás, aconselhamos que dê uma olhadinha na mangueira expansível!

Os tipos de mangueira de jardim

A mangueira de jardim é uma ferramenta indispensável em todas as casas, porém você possui um certo nível de possibilidades na hora de escolher a sua. É importante entender que não é “tudo a mesma coisa”, e que há vários tipos diferentes de mangueiras, sendo que você pode escolher aquela que melhor lhe servirá.

Abaixo nós separamos os principais tipos, de modo que você possa conhecê-los bem e definir qual o melhor para você.

A mangueira de PVC

Comecemos pelo modelo mais tradicional, a mangueira de PVC.

Esta mangueira é normalmente comercializada nos comprimentos de até 100 metros, sendo tradicionalmente verdes, amarelas ou transparentes. Elas são também bastante duras, porém fáceis de enrolar, e o seu uso é bastante comum em hortas e jardins.

Mangueira helicoidal

Em seguida nós temos a mangueira helicoidal, a qual apresenta o formato de molas, e não pode ser enrolada. O uso deste modelo é mais aconselhável em terraços e varandas.

Mangueira trançada

A mangueira trançada é o carro forte aqui, ela é reforçada com malha e possui de 3 a 6 camadas, não sofrendo torções e sendo altamente resistente a pressão. Este modelo é bastante aconselhável para hortas e terrenos muito extensos.

Mangueira micro perfurada

Se você precisa regular o consumo de água, então esta é a mangueira ideal. Ela é fabricada em PVC, funcionando através de um sistema de irrigação por gotejamento, o que lhe permite regar diretamente plantas e base de arbustos.

Mangueira extensível

E por fim nós temos a mangueira extensível, a qual nos aconselhamos que você tire alguns minutos para conferir sobre.

Essa mangueira é fabricada em um material que se expande no momento em que a água passa através dela, voltando a se comprimir ao seu tamanho original quando você desliga a água. Devido ao seu tamanho reduzido, você pode guardá-la em locais pequenos, tal como uma gaveta, sem maiores problemas. O uso dessa mangueira é mais indicado para terraços e varandas.

Qual o melhor enrolador de mangueira de jardim?

E já que estamos falando em mangueira para jardim, é necessário também falarmos sobre qual o melhor enrolador de mangueira para jardim!

Nós já falamos mais detalhadamente sobre o enrolador de mangueira em um artigo a parte, então aconselhamos que você dê uma conferida nele para se situar melhor. Porém, abaixo vamos falar mais rapidamente sobre os principais tipos, sendo três ao todo.

enrolador de parede é o primeiro, e também o mais comum dentre todos. O normal é que você fixe-o na parede com pregos, sempre perto do ponto de água que você for utilizar.

Já o enrolador portátil, como o próprio nome indica, funciona através de rodinhas, sendo possível transportar a mangueira com você para onde quer que você vá. Ele normalmente conta com alças e um ajuste de altura.

E por fim nós temos o enrolador automático, o qual também pode ser fixado na parede, porém seu grande diferencial é justamente o fato dele ser automático. Ou seja, ele te poupa do tempo de enrolar toda a mangueira, fazendo isso por você.

Qual deles é o melhor? Pois isso depende exclusivamente de suas necessidades, e do local onde você irá utilizar sua mangueira de jardim!

Dicas de como escolher a melhor mangueira de jardim!

Qual a melhor mangueira de jardim?

Acima nós lhe mostramos bons modelos de mangueira de jardim, mas como você pode definir qual delas é a melhor? Pois para te ajudar com isso nós separamos abaixo todos os fatores que você deve levar em consideração na hora de escolher o seu!

1 – Comece definindo seu comprimento máximo

A primeira coisa que você pode começar definindo é quando ao comprimento máximo, ou seja, o tamanho total de sua mangueira.

Acima nós apresentamos um modelo com incríveis 200 metros de comprimento, certamente o ideal para cobrir seu jardim inteiro, mas você realmente precisa de uma mangueira tão grande assim? Talvez um modelo menorzinho de 25 metros já é o suficiente para você. Vale a pena considerar que, quanto maior o seu comprimento, maior também será o seu preço, o que pode acabar fazendo a aquisição não compensar.

A dica aqui é ter em mente o comprimento aproximado do seu jardim, ou de onde quer que você vá utilizar sua mangueira, para então ir atrás do modelo que possua um comprimento total capaz de lhe atender bem.

2 – Defina agora a pressão da água

Em seguida é importante conferir a pressão máxima da mangueira. Se você pretende utilizá-la apenas para regar seu jardim, então conferir a pressão é importante, pois diferentes espécies necessitam de mais ou menos água.

E claro, ter uma mangueira capaz de esguichar água a metros de onde você está é muito bom, porém quanto maior o alcance na pressão, mais caro é este modelo. Há também determinados modelos onde você pode alternar entre o jato e uma irrigação de “chuviscos”, assim você consegue regar melhor as plantas sem afogá-las.

Fique atento a todos estes detalhes quando estiver escolhendo por sua mangueira.

3 – Qual o seu material de fabricação?

O material de fabricação é o que irá definir aqui a resistência de sua mangueira, e é exatamente por conta disso que você deve sempre desconfiar dos modelos muito baratos.

Normalmente as mangueiras são feitas por um tubo externo de borracha sintética, sendo que ao redor deste tubo encontram-se diferentes camadas de plástico, alguns modelos tendo até 6 camadas no total, e até mesmo reforços de mala têxtil. Tudo para garantir as mangueiras a maior resistência possível, seja contra a pressão interna, condições climáticas e também contra raios UVA.

Fuja dos modelos baratinhos, principalmente se você não encontrar o material de fabricação na descrição do produto, a dica é sempre optar pelos modelos mais resistentes o possível.

4 – Qual sua espessura?

O mais comum é encontrar mangueiras com espessura entre 1,18 a 1,3 cm, sendo que estes modelos fornecem uma vazão de 35 litros de água por minuto. Nessas mangueiras você possui um bom controle sobre a vazão de água, porém se você precisar de uma vazão maior, então o aconselhável é ir atrás de modelos com um maior diâmetro.

Você encontra medidas que podem variar em um diâmetro máximo de até 90 mm, lembrando sempre que quanto maior for esse diâmetro, maior também será a pressão máxima suportada, bem como o preço do modelo. A dica aqui é não usar o diâmetro como um fator decisivo, mas sim a pressão requerida, e então conferir se o diâmetro escolhido suporta aquela pressão.

5 – Mangueira reforçada?

A mangueira sempre estará sujeita ao ambiente em que ela se encontra, ou seja, se o local em que você for utilizá-la tiver muitos móveis, cascalhos, areia, galhos, etc, então é realmente importante que ela seja reforçada.

Uma mangueira reforçada conta com um revestimento extra, bem como com várias camadas de materiais. Entretanto, é sempre bom ter em média que quanto mais camadas a mangueira possuir, mais pesada ela será, pois cada camada imprime a mangueira um peso extra. É bom levar isso em consideração, pois dependendo de onde for utilizá-la pode se tornar necessário um enrolador de mangueira portátil, para ajudar a compensar seu peso.

6 – Opte sempre por bicos reguláveis

É importante conferir até mesmo o bico das mangueiras, pois alguns deles contam com diferentes tipos de saída de água. Você pode ajustá-los para jatos fortes, fracos, com pouca ou muita pressão, o que é ótimo independente do para que você for utilizar sua mangueira.

Muito melhor do que controlar a pressão com o dedo na boca da mangueira, é optar por uma mangueira com bicos reguláveis!

7 – Fique atento aos acessórios

Quanto mais simples for uma mangueira, mais barata ela será. Porém, é bom ficar atento aos modelos mais caros, principalmente pelos acessórios extras que eles apresentam. Abaixo nós citamos os principais acessórios que podem ser oferecidos em conjunto, e que vale super a pena ficar ligado.

Os conectores são os mais comuns aqui, tendo o intuito de conectar a mangueira diretamente com a saída de água, bem como com outra mangueira para aumentar o seu tamanho.

pistola de irrigação se torna útil para que você possa regar de uma determinada distância, sem precisar se aproximar do local. Eles normalmente contam com várias opções para o fluxo de água.

Há modelos que acompanham até mesmo suportes/enroladores, normalmente os de parede, sendo necessário que você os instale para utilizá-los.

E se o modelo conta com distribuidores, então vale a pena dar preferência. A função de um distribuidor é fazer com que você possa conectar sua mangueira na torneira, mas ainda assim deixar uma saída de água livre para utilizá-la, um acessório realmente útil.

Dentre qualquer outro tipo de acessório que possa vir acompanhando o modelo que você deseja adquirir.

8 – E claro, o preço deve sempre ser levado em consideração!

Nós citamos muito acima o preço, e esse é um fator que você deve sempre levar em consideração.

Os modelos mais caros costumam ser os mais completos, porém muitas vezes eles simplesmente não se encaixam em nosso orçamento, enquanto os modelos mais baratos podem esconder um modelo de baixa qualidade, o que certamente lhe trará problemas futuros.

Então a dica aqui é simples, saiba definir suas necessidades, bem como o seu orçamento, e se ater a isso. Certamente você será capaz de encontrar uma mangueira de jardim que atenda as suas necessidades sem com isso estourar o sue orçamento!

Agora você já sabe como escolher a melhor mangueira de jardim!

Acima nós te mostramos vários modelos de mangueira de jardim para você escolher a melhor, bem como um guia destacando tudo o que você deve levar em consideração na hora de escolher a sua. Então agora você já sabe que não precisa mais ficar recorrendo aos baldes de água quando precisar regar suas plantas ou lavar seu jardim, é só ir atrás de uma boa mangueira de jardim para te ajudar com isso e pronto!

Pensando em adquirir algum dos modelos citados acima, ou então até mesmo já possui algum deles em casa? Pois então não deixe de nos contar sua opinião a respeito nos comentários abaixo!