Melhor Máquina De Cortar Piso

Na hora da reforma, contar com uma boa máquina de cortar piso é essencial! É com ela que você conseguirá realizar a troca de pisos em sua casa, deixando tudo conforme seu gosto.

Pois foi pensando nisso que nós separamos abaixo incríveis modelos de máquina de cortar piso para você escolher a melhor. Além disso, nós também separamos um pequeno guia destacando tudo o que você deve levar em consideração na hora de escolher a sua.

Então, se você quer começar a cortar e modelar o seu piso o quanto antes, é só continuar por aqui com a gente!

Qual a melhor máquina de cortar piso?

Abaixo nós separamos alguns modelos para te ajudar a responder essa pergunta, então confere só!

Cortador de Piso e Azulejo Irwin – O Mais Baratinho!

Pros
  • Modelo mais barato da lista
  • Barras de guia niqueladas
  • Pinos de corte simples
  • Pintura epóxi antiferrugem
  • Suporte de alumínio robusto
  • Alça de transporte integrada
Contras
  • Capacidade máxima para até 50 cm

Comecemos então nossa lista com a máquina de cortar piso mais barata que você irá encontrar!

Este modelo apresenta uma capacidade de corte de 50 cm, apresentando barras guia niqueladas e pinos de corte simples. Além disso, conta ainda com uma pintura em epóxi antiferrugem, suporte de alumínio robusto visando resistência máxima e alça de transporte integrada.

As dimensões (C x L x A) deste produto são de 66 x 21 x 12 cm, e ele possui um peso de 3,35 Kg.

Cortador de piso manual MASTER90 – Capacidade Máxima De Corte!

Pros
  • Capacidade de corte de até 90 cm de comprimento e 12 mm de espessura
  • Apoio para o piso em espuma
  • Barra de encosto em alumínio injetado
  • Sistema para separação de pisos
  • Limitador lateral para cortes diagonais e retos
  • Suporte e base das guias em chapa de aço carbono
Contras
  • Encontramos duas reclamações sobre o rodel não ter acompanhado o produto, porém ao entrarem em contato com o vendedor ele foi enviado posteriormente

Já esta máquina de cortar piso destaca pela sua capacidade máxima de corte!

Ou seja, se você precisa cortar peças em grandes dimensões, de até 90 cm de comprimento e 12 mm de espessura, então este é o modelo ideal para você. Além disso, você pode fazer cortes e separações na própria base, sem necessitar retirar a peça para fazer a separação, sua guia é feita em aço cromado, o carro guia e a barre de encosto são feitos em alumínio injetado, rodel cortante com uma haste em aço carbono zincado e com um disco de carboneto de tungstênio.

As dimensões (C x L x A) deste produto são de 110 x 23 x 13 cm, e seu peso é de 18 Kg.

Cortador de Azulejo Tramontina – Bom Custo-Benefício!

Pros
  • Bom custo-benefício
  • Disponível nas capacidades de corte de 50 ou 75 cm
  • Base de corte em chapa de aço especial
  • Apoio para as guias feito em alumínio injetado
  • Guias tubulares de aço especial
  • Separador e carro em alumínio injetado
  • Empunhadura emborrachada
  • Régua graduada injetada
  • Disco de corte feito em carboneto de tungstênio
  • Possível realizar cortes retos ou em 45º
Contras
  • Dos modelos manuais, este é o mais caro da lista

Mas, se você é do tipo do custo-benefício, então confere só esta máquina de cortar piso!

Este modelo esta disponível para capacidades de corte de 50 ou de 75 cm, bastando você selecionar a que você deseja. Conta ainda com uma base de corte feita em uma chapa de aço especial, apoio para as guias feito em alumínio injetado, guias tubulares em um aço especial, o separador e o carro são feitos em alumínio injetado, o cabo em um aço especial e sua empunhadura é emborrachada.

Além disso, este modelo conta com uma régua graduada injetada, um disco de corte feito em carboneto de tungstênio e possibilita a realização de cortes retos e também em 45º. As dimensões (C x L x A) deste modelo são de 89 x 21 x 9,1 cm, e seu peso é de 8,48 Kg.

Máquina de cortar piso elétrica Vonder – O Modelo Elétrico da lista!

Pros
  • Modelo elétrico da lista
  • Potência de 550 W
  • Velocidade de 3.600 RFPM
  • A mesa conta com regulagens de ângulo de até 45º
  • Prática e fácil de transportar
  • Acompanha 1 disco de corte, 1 chave phillips, 1 régua, 1 chave tipo “T” sextavada e 1 chave dois pinos
Contras
  • Modelo mais caro da lista
  • A capacidade máxima de corte é de apenas 40 cm

E por último, mas não menos importante, separamos aqui a nossa máquina de cortar piso elétrica!

Este modelo conta com uma potência de 550 W, bem como uma velocidade de 3.600 RPM, sendo indicado para quando se for realizar corte a úmido de azulejos, pisos cerâmicos e sobretudo porcelanatos. Além disso, este modelo apresenta uma capacidade de corte de cerâmica de bancada de 40 cm, bem como uma profundidade de 0º – 33 mm e 45º – 8 mm. A mesa apresenta regulagens de ângulo de até 45º, sendo prática e fácil de transportar.

Acompanham este modelo  1 disco de corte, 1 chave phillips, 1 régua, 1 chave tipo “T” sextavada e 1 chave dois pinos. As dimensões (C x L) da mesa deste modelo são de 39,5 x 38,5 cm, e ela conta com um peso total de 11 Kg.

Este modelo não deve ser utilizado para realizar cortes em metais e em madeiras, bem como também não deve ser utilizado sem água no reservatório.

Para que serve uma máquina de cortar piso?

Para que serve uma máquina de cortar piso?

Acima nós lhe mostramos vários modelos de máquina de cortar piso, mas você sabe dizer para que elas servem? Uma máquina de cortar piso, ou seja, um cortador de piso, têm função exatamente como seu nome sugere, a de cortar pisos.

Pisos, porcelanatos e azulejos costumam vir de fábrica já com medidas pré-definidas, e dependendo da obra ou reforma, torna-se sempre necessário realizar seu corte, de modo que eles possam caber em determinado espaço. Melhor do que improvisar ferramentas para corte, e traçar medidas com canetas e réguas, é contar com um cortador de piso, próprio para esta função. Aliás, trata-se de uma ferramenta indispensável para profissionais do ramo da construção civil.

Apesar de ser uma ferramenta de fácil utilização, é preciso ter em mente que a maioria dos modelos são manuais, e que não trabalham em alta velocidade.

Quais os tipos de máquina de cortar piso existem?

Importante também ter em mente que há mais do que apenas um único tipo de máquina de cortar piso. Nos modelos que separamos acima você já pôde notar essa diferença, entre o modelo manual e o elétrico. Abaixo nós separamos melhor os principais modelos, de modo que você possa conhecê-los melhor.

Modelos manuais

Os modelos manuais são os mais comuns, e também os mais econômicos.

Uma das principais vantagens deste modelo reside no fato de você poder transportá-lo para todos os lugares sem maiores problemas. São ideais para uso residencial ou para artesanato, e elas não necessitam de experiência para seu uso. Já como aspecto negativo, este modelo não é aconselhável para pisos  que sejam mais espessos e duros, ele também não realiza cortes diagonais nem internos, e apresenta o maior índice de quebra de peças dentre todos os modelos.

Modelo elétrico

O modelo elétrico costuma ser mais sofisticado do que o manual, além de apresentar cortes mais precisos.

Aqui seus cortes podem ser realizados sem esforços, podendo cortar peças mais espessas e resistentes  com um menor índice de quebra. Além disso, seu acabamento é mais limpo e preciso.

Focando agora em suas desvantagens, este modelo necessita de uma fonte de energia por perto para poder funcionar. Além disso, ele necessita de mais manutenções do que o modelo manual, além de ser necessário realizar sua instalação prévia, tal como como o ajuste dos discos de corte e também a reposição dos líquidos refrigerantes.

Modelo com água

Mas, se você busca a melhor máquina de cortar piso, então os modelos que funcionam a jato de água são os melhores, pois eles resfriam  e lubrificam sua lâmina.

Você pode utilizá-los praticamente em todo tipo de material, pois o líquido irá proteger a superfície das peças, oferecendo assim um acabamento mais preciso e limpo. Caso seu modelo a água seja acoplado ao elétrico, sempre confira se todas as suas peças são à prova d’água.

De bancada

Já o modelo de bancada é o mais robusto da lista, sendo projeto para uso profissional e intenso.

Geralmente ele é instalado em um único local, apresentando lâminas maiores e também mais afiadas. No caso de uma grande obra, este é certamente o melhor modelo para se ter, devido a seu corte mais ágil, principalmente para quando se possui um volume elevado de pisos.

A sua máquina suporta cortar o material que você deseja?

Pronto, você comprou sua máquina de cortar piso, e agora poderá utilizá-la para cortar tudo o que quiser, certo? Não é bem assim, antes você deverá se atentar para alguns detalhes, tais como material, tamanho e dureza das peças que você pretende cortar.

Para isso, antes de mais nada você deve sempre se conferir a altura da guia e o tamanho da base de seu cortador de piso, pois são eles quem irão definir o tamanho e a espessura das peças que você será capaz de cortar. Uma continha simples poderá lhe ajudar aqui:

  • Espessura das peças + Tamanho das peças = Base e altura de corte!

O poder de separação é o item que irá definir a força das lâminas, e caso você vá cortar diferentes peças o ideal é sempre optar pelas mais resistentes. Outra continha simples para lhe ajudar:

  • Propriedades do material + dureza do material + espessura do material = Resistência necessária pelo cortador de piso!

Dicas de como usar sua máquina de cortar piso!

Após ter escolhido e adquirido seu cortador de piso, o próximo passo agora é começar a utilizá-lo. O lado bom é que seu funcionamento não é muito difícil assim, não tendo segredos. Para te ajudar com isso nós separamos algumas dicas abaixo que você deve seguir, então confere só!

  1. Comece sempre tirando todas as medidas do local onde você irá instalar o seu piso;
  2. Após medir o local, agora transporte essas mesmas medidas para o piso, com ajuda de réguas e esquadros. A precisão aqui é tudo, você quer que a peça se encaixe perfeitamente no chão, sem sobrar e nem faltar, então foco total na hora de marcar as peças. E marque-as sempre com lápis, assim você poderá limpá-las mais facilmente depois;
  3. No caso de uma máquina de cortar piso manual, sempre utilize-a sobre uma superfície firme e plana, preferencialmente sobre o chão mesmo;
  4. Fixe agora a peça na base e posicione a lâmina sobre a linha de corte que você demarcou, e agora deslize suavemente a lâmina por essa marcação que você fez. Cuidado para não utilizar muita força aqui, do contrário você pode acabar quebrando a peça, mas não se preocupe, pois quebrar peças é algo bem comum para o modelo manual, principalmente se for sua primeira vez o utilizando;
  5. Para quebrar o piso de maneira precisa, basta pressioná-lo com o braço do cortador;
  6. E, caso esteja utilizando um modelo elétrico, basta direcionar a lâmina da ferramenta pela extensão da linha demarcada, e aplicar uma pressão contínua e suave.

Viu só como é fácil? E, caso queira conferir o processo sendo feito, então é só dar play no vídeo abaixo:

Dicas de cuidados com sua máquina de cortar piso!

Além de aprender a usar, também é importante aprender a cuidar! Abaixo nós separamos algumas dicas com relação ao cuidado que você deve ter com sue cortador de piso, para conseguir utilizá-lo ao máximo, estendendo sua vida útil.

A maioria dos modelos não requer lubrificação, e essa informação pode ser encontrada tanto na descrição do produto quanto em seu manual. Fique atento pois, caso o seu modelo não necessite de lubrificação, não utilize graxa nele sob nenhuma circunstância, isso pode acabar comprometendo sua qualidade.

Sempre após utilizá-lo, realize uma limpeza com um pano macio, retirando todos os resíduos. Pó e cascalho de pisos acabam se acumulando sobre seu cortador, o que pode retardar o deslizamento das guias e até mesmo corroer suas peças, então o melhor a se fazer é sempre limpá-lo bem.

Muito cuidado na hora de ficar transportando sua máquina de um local para outro, pois isso pode acabar danificando suas lâminas. A dica aqui é sempre mantê-lo na caixa durante o transporte, evitando quedas e choques. E, sempre que for guardá-la, remova sua lâmina ou disco de corte, assim você evita danos que possam vir a prejudicar sua afiação.

Dicas de como escolher a melhor máquina de cortar piso!

Qual a melhor máquina de cortar piso?

Acima nós lhe apresentamos vários modelos de máquina de cortar piso, mas como você pode definir qual delas é a melhor? Pois para te ajudar com isso nós separamos abaixo alguns fatores que você deve levar em consideração na hora de escolher a sua, confere só!

1 – Comece definindo suas necessidades!

Antes de mais nada, a primeira coisa que você deve sempre fazer é definir suas necessidades, ou seja, ter em mente qual tipo de piso você irá cortar. Será um piso de granito, madeira, cerâmica, porcelanato, ou algum outro? Saiba que cada um deles é diferente, com resistência e dimensões diferentes, e é necessário saber antecipadamente se o cortador que você for adquirir é capaz de cortar o piso que você deseja.

Ou seja, comece definindo seu piso, para então ir atrás de um cortador que possa cortá-lo. E, caso você queira cortar diferentes pisos, então o melhor é optar por um cortador elétrico, pois nele você poderá regular potência e até mesmo mudar sua lâmina caso necessário.

2 – Qual sua capacidade?

Quando falamos em capacidade estamos nos referindo as dimensões das peças que o cortador é capaz de cortar, tal como espessura e comprimento.

Dentre os modelos que apresentamos acima, a capacidade de corte varia de 40 até 90 cm, e a espessura pode chegar até 15 cm. A dica aqui é sempre ter em mente o que você necessita, ou seja, qual a espessura e comprimento você necessita que suas peças apresentam. Contar com um cortador que suporta um comprimento máximo de 90 cm é muito bom, mas se você irá utilizar apenas peças  de 50 cm não tem porque optar por um modelo de 90 cm, o qual costuma ser mais caro.

Então ter em mente as dimensões relativas as peças que você irá utilizar é sempre o primeiro passo a se tomar.

3 – De que material ele é feito?

Após isso confira sempre o material utilizado em sua composição. Metais de alta qualidade, tal como aço carbono zincado, são a dica chave aqui. Já o acabamento deve ser preferencialmente com uma pintura epóxi antiferrugem, ou então eletrostática, assim você se resguarda contra ferrugens na máquina.

E, caso não encontra nenhuma informação sobre o material de que determinado modelo é feito, sempre desconfie. Essa informação pode estar sendo escondida propositalmente, para disfarçar um material de baixa qualidade.

4 – Fique atento as lâminas

Uma vez que você já tenha se atentado ao material de que seu cortador é feito, preste bastante atenção também para sua lâmina!

As lâminas podem ser encontradas de carboneto de tungstênio (modelo mais comum), diamante e diversas outras ligas de materiais. Aqui vale a pena ficar atento tanto ao material de que ela é feita, quanto a sua afiação, pois se ela perder seu corte poderá deixar marcas no piso ou acabar quebrando-os com maior facilidade.

Fique atento para se a lâmina é adequada para o material específico que você deseja cortar. Utilizar a lâmina pra os materiais certos ajuda a manter sua vida útil sempre no máximo.

5 – Confira se sua base é estável

Lembra quando falamos acima que você deve sempre colocar seu cortador sobre uma superfície estável? Pois é também necessário verificar se o seu cortador por si só conta com uma base estável!

Caso ele não possua uma base estável, quando você aplicar pressão sobre ele correrá o risco de que as peças se movimento, e com isso gerar quebras e rachaduras. Tenha em mente que quanto mais resistente for a peça que você deseja cortar, como por exemplo um piso de granito, mais estável deverá ser sua máquina de cortar piso. Procure sempre por modelos com pézinhos de borracha, pois isso evitará que eles se movam durante o corte.

6 – Procure sempre por modelos ergonômicos

Utilizar uma máquina de cortar piso trata-se de um trabalho manual, ou seja, isso faz com que modelos ergonômicos sejam necessários. Optar por modelos brutos, e que não tenham nenhum tipo de ergonomia, fará com que você finalize um corte com dores nos braços e nas costas, algo que pode ser evitado.

Confira se a empunhadura é confortável, preferencialmente emborrachada, e se o posicionamento do seu corpo com relação ao cortador é satisfatória para seu uso. Se possível até mesmo conferi-lo pessoalmente antes de uma compra, faça isso.

E claro, a vantagem aqui não é apenas para seu corpo, mas ao poder realizar um trabalho mais confortavelmente esse trabalho sempre será mais preciso e eficiente!

7 – Quais os ângulos?

Em muitas situações apenas o corte reto não será o suficiente, sendo necessário buscar cortes em diversos outros ângulos, principalmente no caso de pisos próximos a rodapés.

Caso esse seja o seu caso, sempre confira na descrição dos modelos a angulação que ele lhe permite, e opte por modelos com pelo menos opções de 45º, mas tendo em mente que quanto maior for esse ângulo, melhor. Note também que para conseguir essa angulação você precisará de um modelo elétrico, pois os manuais apenas lhe permite cortes retos.

8 – E claro, o preço deve sempre ser levado em consideração!

E por último, mas não menos importante, o preço é algo que você deve sempre levar em consideração aqui!

Acima nós lhe mostramos vários modelos, com preços variados, e como você pode ter percebido, o modelo manual é sempre o mais barato. No caso de uso residencial, e para cortes retos, um modelo manual já lhe será de grande ajuda, podendo realizar tudo o que você necessita. Mas, para trabalhos maiores, e caso você necessite imprimir ângulos em suas peças, então aqui você já deverá gastar um pouco mais e optar por um modelo elétrico.

Então a dica aqui é bem simples, defina bem suas necessidades, bem como o seu orçamento, e se atenha a eles. Certamente você será capaz de encontrar um modelo que atenda as suas necessidades sem com isso estourar o seu orçamento!

Agora você já sabe como escolher a melhor máquina de cortar piso!

Acima nós lhe apresentamos vários modelos de máquina de cortar piso para você escolher a melhor, bem como um pequeno guia destacando tudo o que você precisa levar em consideração na hora de escolher o seu modelo. Agora você já sabe que, sempre que precisar cortar pisos nas dimensões que você quiser, é só ir atrás de um bom cortador de piso para te ajudar nessa tarefa!

Pensando em adquirir algum dos modelos citados acima, ou então até mesmo já possui algum deles com você? Pois então não deixe de nos contar sua opinião a respeito nos comentários abaixo!