Precisando fazer algum trabalho pesado cortando pessoas madeira? Pois ter em mãos a melhor motosserra do mercado pode te ajudar bastante aqui!
A motosserra é sua fiel companheira para os trabalhos manuais pesados, e ela não pode faltar em sítios e fazendas. Imagine só você ter de cortar uma árvore, ou um tronco, só na machadinha? Embora seja possível, o trabalho será enorme, e possível só até determinado tamanho, em alguns casos será realmente inviável.
Então, pensando em você que precisa da melhor motosserra do mercado, nós preparamos este artigo. Abaixo nós separamos alguns dos melhores modelos de motosserra que você encontra no mercado, sem dúvida você encontrará aquela que mais lhe agrade! E além disso, nós também preparamos um pequeno manual para te ajudar a escolher a melhor motosserra de todas, para você poder cortar corpos tudo o que precisar.
Confira!
Qual a melhor motosserra?
Para respondermos a essa pergunta, abaixo nós separamos 4 modelos diferentes de motosserra que podem lhe servir muito bem, sendo as duas primeiras ótimas para uso doméstico e as duas últimas perfeitas para uso profissional. Dá só uma olhada!
Motosserra a Gasolina 78cc Profissional Sabre 60 – O Modelo Mais Barato!
- Um dos modelos mais baratos do mercado
- Ótima para árvores pequenas e médias
- Modelo a gasolina, gastando apenas 1,7 litros/hora
- Não é um modelo aconselhável para trabalhos grandes
- Também encontramos reclamações quanto ao manual do modelo não ser muito explicativo
Começamos nossa lista com a motosserra de melhor custo-benefício que você irá encontrar. Ela possui um motor de dois tempos, com 78 cc, sendo aconselhada para uso em árvores pequenas e médias.
Ela ser movida a gasolina pode ser visto como uma grande vantagem, uma vez que você não irá se atar a necessidade de ter tomadas por perto. E mais, ela gasta apenas 1,7 litros por hora, o que faz dela um modelo econômico, e seu tanque de 550 ml lhe garante bastante uso antes de ter de reabastecer. Porém o processo de reabastecimento é simples, nada com o que se preocupar. Mas é importante chamarmos atenção ao fato de que você não deve usar gasolina aditivada nela!
Motosserra Gasolina, Toyama, TCS42X-16 – O Modelo Compacto E Potente!
- Design ergonômico
- Fácil operação e durabilidade
- Ideal para uso doméstico e trabalhos pequenos
- Modelo não aconselhável para trabalhos grandes
- Encontramos reclamações quanto a dificuldade de se encontrar peças de reposição para este modelo
Se você procura por uma motosserra pequena, mas com uma grande potência, então acabou de encontrá-la! Isso pois este é o modelo ideal que alia eficiência, facilidade de uso e preço justo em um só lugar.
Este modelo conta com um sistema de partida manual, o qual é leve e também prático de acionar. E isso visto que, toda a ergonomia do modelo é projetada exclusivamente pensando no bem estar de quem a está operando, para deixar assim o trabalho ainda mais eficiente.
Com um consumo de gasolina de 1,13 litros/hora, ela é ideal para poda de galhos, corte de lenhas e serviços leves que você necessite realizar. Ou seja, você poderá utilizá-la sem se preocupar com tomadas por perto ou com ter de reabastecê-la a todo instante.
Motosserra a Gasolina Husqvarna 445 – Foco Na Potência
- Ótima para trabalhos pesados
- Motor desenvolvido para apresentar um arranque rápido com esforço mínimo
- Motor feito para um menor consumo de combustível
- Sistema de amortecedores para diminuir as vibrações
- Marca para derrubada, focada em uma melhor precisão
- Proço um pouco acima dos modelos anteriores
- Caso sua necessidade seja para pequenos trabalhos, há modelos mais indicados
Vamos mudar agora para os modelos mais potentes, ou seja, enquanto acima nós focamos nos modelos de uso doméstico, daqui pra baixo vamos focar agora nos modelos de uso profissional!
O motor e a ignição deste modelo foram desenvolvidos pensando especificamente para que ela tenha um arranque rápido com o mínimo de esforço possível. Seu motor X-Torq também lhe proporciona um menor consumo de combustível e uma redução nos nível de emissão de poluentes, ou seja, para você utilizá-la sem culpa nenhuma.
A marcação diferenciada lhe ajuda a obter uma maior precisão em seu uso. O afogador e o botão de parada combinados faz com que você possa dar partida mais facilmente, e reduz o risco do seu motor afogar. O sistema de amortecedores faz com que a vibração transmitida até você seja diminuída, ou seja, isso alivia a pressão em suas mãos, braços e dedos. O modelo também possui o nível de combustível visível, o que facilita um maior controle sobre seu consumo.
Motosserra A Gasolina Makita M3600g – Uma Das Melhores!
- Modelo ideal para trabalhos médios e grandes
- Sistema de lubrificação automático da corrente
- Modo anti-vibração para um maior conforto durante a utilização
- Modelo caro
- Caso sua necessidade seja para pequenos trabalhos, há modelos mais indicados
Você provavelmente já ouvi falar da Makita antes, não é mesmo? Trata-se de uma das melhores marcas de ferramentas no mundo, ou seja, uma motosserra da Makita você já pode saber que tem qualidade. A Makita M3600g é ideal para você que precisa realizar serviços médios em grandes no meio de florestas e matas.
O comprimento da serra de 35 cm lhe garante segurança e eficiência na hora de cortar os corpos a madeira. Seu motor a gasolina, com tanque de 300 ml, irá lhe assegurar que ela não pare quando você mais precisa dela. E além disso, esse modelo também conta com um sistema de lubrificação automática da corrente, um modo anti-vibração para lhe garantir um maior conforto durante sua utilização e um o freio da corrente, visando sempre a sua segurança.
As partes da motosserra
Agora que você já conferiu alguns dos melhores modelos de motosserra disponíveis no mercado, que tal entender um pouquinho melhor como tudo isso funciona?
Você provavelmente já sabe o que é uma motosserra, mas você sabe para que serve cada uma de suas partes? Vem entender um pouquinho melhor sobre elas, assim você consegue se decidir melhor quando for comprar sua motosserra.
1 – Sabre
Não, não tem nada a ver com Star Wars!
O sabre é o suporte onde a corrente gira, ou seja, a parte “que corta”. Há vários modelos diferentes de sabres, sendo que cada um deles é feito para suportar uma medida correta. O ideal é conferir as informações do manual para não utilizar um sabre que a motosserra não suporte.
2 – Sistema de lubrificação
Basicamente é ele quem evita que a motosserra sobreaqueça, ou seja, nem precisamos falar o quão importante ele é!
Há dois sistemas de lubrificação, o do motor (que deve estar sempre bem lubrificado), e o da corrente.
3 – Tensor da corrente
Ele é o responsável pela corrente ficar sempre tencionada. Acima de tudo é importante que a corrente não fique frouxa durante o corte. Pois, caso isso ocorre, pode resultar até mesmo em acidentes.
4 – Controle de velocidade
É através dele que você poderá controlar a velocidade e a aceleração de sua motosserra quando estiver a utilizando.
5 – Captador de corrente
É um sistema de segurança de extrema importância. Isso pois, caso a corrente se rompa subitamente, é ele o responsável por recolhâ-la para dentro da motosserra de modo a evitar que acidentes ocorram.
6 – Freio de serra
Literalmente um “freio” que irá deter sua motosserra caso ela “pule”.
Quais os tipos de motosserra que existem?
Antes que você possa sair já escolhendo a melhor motosserra para você, é necessário saber sobre os tipos que existem. Assim sendo, é pensando nisso que abaixo nós trazemos para você um resumo breve sobre os principais tipos de motosserra que existem. Acompanhe!
1 – A gasolina
A motosserra a gasolina é a mais comum, e eventualmente também a mais indicada para uso. Seus modelos são inúmeros, com potências variadas, ou seja, há uma para cada trabalho que você necessite executar. Trabalhos estes que podem ir desde coisas pequenas até mesmo um reflorestamento profissional.
2 – A bateria
Mas se você quer praticidade, e um modelo mais leve, então a motosserra a bateria é a ideal para você. Entretanto é bom ter em mente que este modelo não é muito potente, sendo indicada apenas para serviços mais leves.
3 – As elétricas
Mais potentes que os modelos a bateria, porém possuem uma limitação: você precisa ter uma tomada por perto. Também é indicada apenas para serviços mais leves.
Como escolher a melhor motosserra?
Agora que você já entende o básico, então que tal te darmos algumas dicas para te ajudar a escolher a melhor motosserra? Pois então é só acompanhar abaixo para aprender!
1 – De olho na potência
A potência é um dos principais itens que você deve estar atento na hora de escolher sua motosserra.
Em uma motosserra elétrica, por exemplo, ainda que se trate de um modelo indicado para serviços mais leves, sempre procure por potências superiores a 1800 W.Pois assim você evita que ela te deixe na mão quando você mais precisar dela.
Já se você optar por uma motosserra a bateria, o ideal é pegar apenas modelos que possuam uma potência acima de 36 V. E isso ainda que estejamos falando apenas de serviços leves aqui, pois são precauções como esta que evitarão problemas futuros.
Mas, se tratando dos modelos a gasolina, o ideal é ficar atento as cilindradas (cc) e aos cavalos (cv). Uma motosserra a gasolina de 50 cc já irá lhe atender quanto a uso comum, mas se você quer para uso profissional, então modelos aciuma de 70 cc são os mais indicados aqui.
2 – Para lidar com as árvores médias e grandes
Nós já te explicamos acima o que é o sabre de sua motosserra, sendo assim, é importante falarmos que seu comprimento está diretamente ligado com o diâmetro das árvores que você queira cortar. Ou seja, quanto maior for o seu sabre, maiores são as árvores que você poderá cortar.
Você consegue encontrar modelos com sabre entre 30 e 70 cm. Se você quer um uso doméstico leve, então o melhor é procurar por sabres entre 30 e 36 cm. Mas, se o seu objetivo aqui é podar árvores de tamanho médio e grande, então seu sabre mínimo deverá ser de 46 cm. Já os sabres de 61 cm para cima são utilizados apenas em uso profissional.
3 – O peso da motosserra também importa
A relação peso X potência também é importante aqui. Isso pois, as motosserras mais potentes tendem também a ser as mais pesadas. Entretanto, há variações até mesmo nos modelos de uma mesma faixa de potência, e é aí que você deve ficar de olho.
Caso vá utilizar sua motosserra para serviços leves, um peso máximo de 6 Kg é o ideal, tendo em vista que há até mesmo modelos com menos de 4 Kg que podem lhe servir bem aqui. Mas, se for realizar serviços mais pesados, um peso máximo de 7 Kg é o ideal. Modelos mais pesados do que isso devem ser escolhidos apenas para uso profissional.
4 – A capacidade do tanque de combustível
O modelo a gasolina é o mais comum, porém é bom também estar atento a sua capacidade do tanque de combustível. Esse fator influencia diretamente no seu tempo de trabalho, ou seja, o tempo que você poderá utilizar continuamente sua motosserra sem ter de pausar o serviço para reabastecê-la.
Você encontra motosserras com tanques que variam de 250 a 900 ml. Caso vá realizar serviços mais longos, então o ideal é optar por modelos que possuam tanques com maior capacidade. Entretanto é bom também ficar atento ao consumo de combustível, que costuma ser maior nos modelos mais potentes.
5 – Frequência de uso
Outro fator determinante aqui é a frequência com que você utilizará sua motosserra. Uma motosserra a bateria, ou com um motor elétrico, por exemplo, é indicada para períodos de uso mais breves. Elas são ótimas, por exemplo, para cortar lenha ou então poder cuidar de um jardim pequeno. Mas, em contrapartida, elas já não são boas para uso profissionais em que você precisará usá-las por longos períodos de horas.
Ou seja, para trabalhos mais longes, o ideal é a motosserra a gasolina. Tais motosserras são mais resistentes e mais potentes, mesmo que necessitem de mais manutenção.
6 – De olho na marca
Você está comprando uma motosserra, uma ferramenta de trabalho que precisa ser segura e de qualidade. Ou seja, não dá para você comprar de uma marca qualquer, ela precisa ser de uma marca de qualidade e confiança no mercado.
7 – Os diferenciais de cada modelo
E claro, aquele diferencial que cada modelo traz, que faz dele único, também deve ser levado em consideração aqui. Acima nós até mesmo destacamos os recursos extras de alguns modelos, tais como sistema de lubrificação, freio automático, sistema antivibração, marca para derrubada, nível de combustível visível, dentre vários outros.
Principalmente quando você estiver em dúvida entre modelos similares, este pode ser um fator decisivo para se levar em consideração.
Medidas de segurança para manusear sua motosserra
A motosserra definitivamente não é uma ferramente que deve ser manuseada pelas mãos de qualquer pessoa. Caso você mesmo vá utilizá-la, então aconselhamos a ler o manual antes, e a dar uma conferida nessas dicas que nós trazemos abaixo, focando especificamente em sua segurança:
- Luvas de proteção, óculos, protetor auricular e capacete, não dá para você usar sua motosserra sem ter estes itens a disposição;
- Outros bons itens de segurança, mas não tão obrigatórios quanto os de cima, são: calça, cinto e também o colete de segurança;
- Mantenha sua motosserra sempre limpa e pronta para uso;
- A motosserra é feita para ser usada por uma única pessoa, ou seja, nada nem ninguém deve estar próximo quando você a estiver utilizando;
- Caso precise andar enquanto estiver com a motosserra, então lembre-se ante de desligá-la e se possível cobrir o sabre com a proteção;
- Sempre use as duas mãos quando for manuseá-la;
- Certifique-se que durante o corte a motosserra sempre esteja em uma aceleração adequada;
- Tente sempre trabalhar com a parte inferior do sabre, ou seja, com a corrente sempre girando para trás.
Dicas para usar melhor sua motosserra
E por último, nós separamos algumas dicas que irão te ajudar a utilizar sua motosserra ao máximo, então acompanhe-as abaixo!
Ler o manual é importante. E não, essa dica não é besteira ou apenas da boca pra fora, ler o manual é realmente importante, isso pois apenas assim você consegue evitar acidentes causados pelo uso incorreto da motosserra.
Atenção ao combustível. Nos modelos a gasolina é necessário que você mantenha uma atenção redobrada ao combustível. Isso pois, os motores 2 tempos destes modelos funcionam com uma mistura de óleo 2 tempos e de gasolina, então é necessário que você utilize sempre a proporção correta, seguindo as instruções conforme o o fabricante.
Lembre-se de esvaziar o tanque depois de usar. Terminou de usar sua motosserra a gasolina? Pois então lembre-se de esvaziar o tanque! Isso pois, o óleo 2 tempos que você utilizou na mistura pode acabar solidificando caso não tenha sido retirado da motosserra, o que pode acabar danificando seu equipamento.
Não se esqueça do equipamento de proteção. Nós já falamos disso acima, mas vamos repetir: o equipamento de proteção é necessário e pode literalmente salvar a sua vida!
Sempre com as duas mãos. Esqueça o que você viu nos filmes, a maneira correta de se usar uma motosserra é sempre segurando-a bem firme com as duas mãos!
Cuidado onde você liga a motosserra. Da mesma maneira que você não deve ligar seu carro em uma garagem fechada, você também não deve ligar sua motosserra a gasolina em um ambiente fechado, do contrário acidentes fatais podem acabar ocorrendo.
Atenção para onde guardar sua motosserra. Até mesmo o local onde você irá guardar sua motosserra deve ser analisado com calma. O ideal é guardá-la sempre em um local seco e protegido do sol, isso pois a água e o calor em excesso podem acabar a danificando, ou até mesmo diminuindo sua vida útil.
Agora você já sabe como escolher a melhor motosserra!
Acima nós trouxemos para você excelentes modelos de motosserras que você pode utilizar pra os mais variados propósitos. E também trouxemos para você um pequeno guia destacando os principais pontos que você deve levar em consideração na hora de escolher o melhor modelo para você (mas por favor, caso vá usar para cortar alguém não cite esse artigo como fonte de informação).
Pensando em comprar algum dos modelos acima, ou então até mesmo já tem um deles em casa? Pois então não deixe de nos contar nos comentários abaixo sua opinião!