Sempre que você for realizar perfurações no solo, nada de pás, o que você precisa mesmo é de um bom perfurador de solos!
Um perfurador de solos é a ferramenta profissional para quem deseja realizar perfurações no solo, seja lá qual for o motivo. Pois é exatamente por isso que aqui nesse artigo nós trouxemos incríveis modelos de perfurador de solos para você escolher o melhor. Além disso, nós ainda separamos um pequeno guia destacando tudo o que você precisa saber para escolher o seu.
Então, se você quer começar a perfurar o solo sem dificuldades, é só continuar aqui com a gente!
CARACTERÍSTICA | PRODUTO | |
---|---|---|
Mais Barato | Kawashima
| Verificar Preço → |
Maior diâmetro de perfuração | Lynus
| Verificar Preço → |
Bom custo-benefício | Kawashima Ed2-43
| Verificar Preço → |
Foco na potência | Pelegrin Ed490a
| Verificar Preço → |
Qual o melhor perfurador de solos?
Para te ajudar a responder essa pergunta, nós separamos abaixo alguns modelos de perfurador de solos para você escolher o melhor, então confere só!
Perfurador de Solos Kawashima – O Mais Barato!
- Modelo Barato
- Motor monicilíndrico de 2 tempos
- 42,7 cc
- Tanque com capacidade para 1,1 Litros
- Broca de 800 mm de comprimento e 150 mm de diâmetro
- Não encontramos reclamações sobre este modelo em específico
Antes de mais nada, é importante ter em mente que um perfurador de solos não é uma ferramenta barata, mas dentre todos os modelos este é o mais barato!
Este modelo apresenta um motor monocilíndrico, de 2 tempos e com 42,7 cilindradas. Apresenta ainda uma alça dupla, um tanque de combustível com capacidade para 1,1 L, uma broca de 800 mm de comprimento e com 150 mm de diâmetro.
Perfurador de Solos à Gasolina LYNUS – Maior Diâmetro de Perfuração!
- Modelo com diâmetro de perfuração de 200 mm
- 51,7 cc
- Tanque de combustível com capacidade para 1,1 Litros
- Modelo já vêm lubrificado
- Broca com comprimento de 760 mm
- A cada 50 horas de uso é necessário lubrificar a caixa do redutor
Quer um modelo com o maior diâmetro de perfuração possível para te ajudar com seus furos? Pois então confere só este!
Este modelo apresenta um motor de 2 tempos, com 51,7 cilindradas e uma potência de 1,4 kW. Conta ainda com um tanque de combustível para capacidade de 1,1 Litros, o modelo já vêm lubrificado, a broca apresenta um comprimento de 760 mm e um diâmetro de 200 mm.
Perfurador de solos Kawashima Ed2-43 – Bom Custo-Benefício!
- Bom custo-benefício
- Empunhadura ergonômica
- Manejo do acelerador na própria manopla
- Tanque de combustível com capacidade de 1,1 litros
- Espiral duplo para menor esforço do operador e da máquina
- Possibilidade de remover a faca quando desgastada
- Broca com 800 mm de comprimento e 150 mm de diâmetro
- Não encontramos reclamações sobre este modelo em específico
Mas, se você faz parte do time do custo-benefício, então confere só este modelo!
Este modelo conta com um motor monocilíndrico, de 2 Tempos, refrigerado a ar e com 42,7 cc. Possui uma empunhadura ergonômica, manejo do acelerador na própria manopla, tanque de combustível com capacidade de 1,1 Litros, espiral duplo para menor esforço do operador e da máquina, possível remover a faca quando desgastada, broca com 800 mm de comprimento e 150 mm de diâmetro.
Modelo ideal para utilizar em construção civil, uso rural ou para aplicações diversas.
Perfurador De Solos Pelegrin Ed490a – Potência Máxima!
- Potência de 1,6 kW
- Broca com velocidade de 170 RPM
- 52 cc
- Cada perfuração é capaz de alcançar 1 metro
- Possível perfurar solos pedrosos e secos
- Sistema de embreagem contra o acionamento automático
- Tanque de combustível com capacidade para 1,2 Litros
- Não encontramos reclamações referentes a este modelo em específico
Mas, se o que você procura é um perfurador de solos com a maior potência possível, então acabou de encontrá-lo!
Isso pois este modelo conta com uma potência de 1,6 kW, uma velocidade da broca de 170 RPM, um motor de 2 Tempos com 52 cilindradas. Cada perfuração do solo alcança 1 metro, é capaz de perfurar solos pedrosos e secos, apresenta um sistema de embreagem contra o acionamento automático da broca em marcha lenta, apresenta um tanque de combustível com capacidade para 1,2 Litros.
Além disso, acompanham este modelo 1 kit de ferramentas para montagem, e 1 cilindro medidor para gasolina e óleo.
Para que serve um perfurador de solos?
Acima nós lhe mostramos vários modelos de perfurador de solos, mas você sabe dizer para que ele serve?
Basicamente falando, sua função é de perfurar o solo, ou seja, “fazer buracos” em determinado local. Muito mais útil e prático do que a escavação através de pás e força bruta, o perfurador de solos lhe permite adentrar nos mais diferentes tipos de solos, desde os mais arenososo até os mais sólidos.
Geralmente funcionam através de gasolina, o que é cômodo pois retira a necessidade de fios e energia elétrica por perto. Além disso, o tempo ganho na perfuração de um solo é muito maior, e em uma obra todos sabemos que “tempo é dinheiro”. Abaixo nós focamos melhor nos motivos que podem levar alguém a perfurar o solo, ou seja, nas funções que o perfurador pode trazer para você.
Para que alguém iria querer perfurar o solo?
As aplicações de um perfurador de solos são inúmeros, sempre de acordo com suas necessidades.
Nas atividades paisagísticas nós podemos destacar seu uso para o plantio de árvores, palmeiras e até mesmo a instalação de pergolados, dentre diversas outras aplicações.
Já nas atividades rurais ele é bastante utilizado para o plantio das mais diversas mudas, tais como espécies florestais, frutíferas, e nativas, pensando na recuperação de áreas que tenham sido degradadas. Aqui ele também se torna útil para a instalação de cercas, ou até mesmo de piscinas em jardins.
Ele também é utilizado para a coleta de amostras de solo, ou seja, para quando se torna necessário analisar o solo para estudá-lo melhor. O perfurador de solos é particularmente útil aqui devido ao seu alcance, pois com ele você consegue ter acesso ao solo mais profundo do terreno, o que é sempre preferível quando se está analisando determinado solo.
Indo agora para a construção civil, sua utilização visa a inserção de estacas no solo perfurado, canos, brocas e uma outra infinidade de estruturas e aplicações.
Ou seja, nós podemos falar basicamente que, sempre que você precisar abrir um buraco no solo, sela já qual for o motivo, o perfurador de solos é a ferramenta ideal para você!
Vantagens de se ter um perfurador de solos para sua obra!
Para a construção civil sua utilização é vasta, além de ser também bastante importante.
Aqui nós começamos desde a análise do solo, pois a primeira coisa em uma obra é a análise de solo, para então tal dado ser direcionado ao Engenheiro responsável. Aqui o ideal é que se contrate uma empresa particular para a realização deste serviço, mas, caso isso não seja possível na região em que se encontra, então o perfurador de solos é a melhor opção.
Em seguida têm-se a realização dos “buracos” com objetivos variados, sempre de acordo com a necessidade vigente de cada obra. Entretanto, independente de para que eles servirão, é unânime que utilizar um perfurador de solos é muito mais cômodo do que cavar buracos manualmente.
Os perfuradores direcionam uma maior eficiência à obra, o que é significa um aumento de produtividade e uma economia de tempo. Ao economizar tempo, isso também se traduz a uma economia de mão de obra, o que por si só traz uma redução de lesões no trabalho.
O perfurador de solos ainda é uma ferramenta manual, e ainda precisará de um funcionário para manuseá-la. Porém, a economia e eficiência gerada pelo perfurador é algo que somente tem a trazer benefícios para uma obra, como você pode bem ver acima.
Como usar um perfurador de solos
O perfurador ainda trata-se de uma ferramenta manual, então alguém terá de manuseá-lo, mas como? Nós separamos algumas dicas abaixo que podem vir a ajudar no manuseio de um perfurador de solos, o qual é mais simples do que pode parecer a um primeiro momento.
- O perfurador funciona para os mais variados solos, porém é bom ter em mente que há um modelo certo para o solo certo. Ou seja, nada de tentar usar um perfurador mais simples em um solo mais pedregoso, pois assim você apenas irá danificá-lo. Então a primeira coisa aqui é ter em mãos o perfurador certo;
- Não se esqueça dos equipamentos de proteção, tais como capacete, luvas de trabalho, botas antiderrapantes, protetor facial, camisa de manga comprida e protetor auricular. Todos estes são equipamentos de proteção necessários para o manuseio do perfurador de solos;
- Uma vez que você tenha o modelo certo em mãos, nós podemos começar a utilizá-lo. Antes de passar efetivamente para o solo, a dica é que você o ligue fora do solo, só para que você possa se acostumar com ele, com a potência, vibração, ruídos, etc, principalmente se esta for a primeira vez que você irá utilizá-lo. Assim você não corre o risco de ser pego de surpresa;
- Na hora de utilizá-lo pressione-o sobre o solo que irá perfurar. Como você pode observar, a broca do perfurador possui um formato helicoidal, ou seja, enquanto você perfura o solo, a terra será “jogada para fora”. Faça este movimento até atingir a profundidade desejada, sempre retirando o perfurador de solos do buraco após cada perfuração;
- Importante também que você não faça tudo continuamente. O ideal é utilizar o perfurador por cerca de 30 a 40 minutos, e então retirar de 10 a 20 minutos para descansar, assim você evita o cansaço e a exaustão física, os quais podem levar a acidentes.
Estas são apenas algumas dicas simples que podem lhe ajudar na hora de utilizar o seu perfurador de solos!
Dicas de cuidados na hora de usar seu perfurador de solos!
Agora que você já tem uma ideia de como utilizar o perfurador de solos, abaixo nós separamos algumas dicas de cuidados que você deve ter para quando o estiver manuseando, acompanhe!
- Um perfurador de solos é para perfurar solos, ou seja, nunca utilize-o para qualquer objetivo que não seja este;
- O perfurador deve ser utilizado apenas por adultos, sem a influência de álcool, exaustão, sonolência ou qualquer outro tipo de debilidade que possa comprometer seu uso;
- Não o utilize em áreas internas, pois ele produz monóxido de carbono, gás este que pode ser prejudicial em um ambiente fechado;
- Você nunca deve utilizá-lo sob chuva, a noite, ventos fortes, em nevoeiros, chão escorregadio, ou quaisquer outras situações em que seu campo de visão esteja comprometido, ou que você não consiga uma firmeza durante sua utilização;
- Nada de terceiros próximos a você quando estiver utilizando o perfurador. E, caso alguém lhe chame quando o estiver manuseando, certifique-se de desligá-lo primeiro para então se virar e responder ao chamado;
- Nunca use uma velocidade do motor acima do nível necessário para o terreno que você for perfurar;
- Caso precise transportar o perfurador por longas distâncias em estradas irregulares, sempre remova todo o combustível antes, do contrário ele pode acabar vazando durante o transporte devido aos choques absorvidos.
Novamente, estas são apenas algumas dicas simples, focadas na utilização correta, e sem acidentes, de seu perfurador de solos!
Dicas de como escolher o melhor perfurador de solos!
Acima nós lhe apresentamos vários modelos de perfurador de solos, mas como você pode definir qual deles é o melhor? Pois para te ajudar com isso nós separamos abaixo os fatores que você deve levar em consideração na hora de escolher o seu, acompanhe!
1 – Defina suas necessidades
Antes de mais nada, a primeira coisa que você deve definir é para que você irá utilizar seu perfurador de solos, bem como onde você irá utilizá-lo. Ou seja, você irá utilizar seu perfurador em obras de construção civil, para atividades paisagísticas, ou então até mesmo para uso rural? É importante saber responder a isso para ir atrás do modelo ideal.
Além disso, você também deve ter em mente o tipo de solo que irá perfurar. Isso pois, tentar usar um perfurador leve em um solo pedregoso não apenas não irá surtir efeito, como também poderá danificar a ferramenta. É importante ter em mente o solo para que você possa ir atrás da potência ideal.
2 – Qual a potência?
E por falar em potência, ela é o próximo fator que precisamos levar em consideração aqui.
Aqui a relação é bem simples de se entender pois, quanto maior for a potência, mais resistente poderá ser o solo que você deseja perfurar. Claro que neste sentido o ideal seria sempre correr para a maior potência possível, pois ela também lhe serviria igualmente bem em solos menos resistentes, porém é sempre importante levar em consideração a relação de potência X preço.
Ou seja, mesmo que o ideal seja ir pela maior potência, muitas vezes isso não será possível, então o jeito é analisar a potência necessária para o solo que você tem pela frente.
3 – Diâmetro e comprimento da broca
Após analisar a potência, o próximo fator que você deve ficar de olho é quanto a broca.
O diâmetro da boca irá ditar o diâmetro do “buraco” que você irá fazer no solo, enquanto o comprimento da broca dita o comprimento de sua escavação. Tanto diâmetro quanto comprimento da broca do modelo que você deseja adquirir estão de acordo com suas necessidades? Se sim, então perfeito, este é o seu modelo, do contrário é necessário ir atrás de algum outro modelo que lhe satisfaça.
4 – É ergonômico?
Nós já citamos mais de uma vez que o perfurador de solos é um equipamento inteiramente manual, ou seja, é necessário que o modelo seja ergonômico. Aqui você pode ficar atento a modelos que apresentem alça emborrachada, design ergonômico, redução no nível de vibração e demais fatores que sejam focados exclusivamente na ergonomia do operador.
E sempre se lembre da nossa dica acima de nunca operar seu perfurador continuamente, o ideal é tirar minutos para o descanso.
5 – Capacidade do tanque
Tendo em vista que a grande maioria dos modelos é a gasolina, a capacidade do tanque é algo que nós devemos ficar de olho, bem como sua eficiência.
O normal é que o tanque de um modelo fique por perto de 1,1 litros, o que é uma boa média para a maioria das aplicações. Assim você não corre o risco de ter de ficar pausando seu trabalho bem no meio para recarregar sua máquina.
6 – E claro, o preço deve sempre ser levado em consideração!
E por último, mas não menos importante, o preço é algo que você deve sempre levar em consideração!
Antes de mais nada é importante ter em mente que o perfurador de solo não trata-se de uma ferramenta barata, sendo esta sua principal desvantagem. Entretanto, este alto custo é apenas inicialmente, pois se levarmos em conta todas as suas vantagens certamente ela acaba se pagando com o decorrer do tempo.
Mas mesmo assim é importante ter seu valor em mente na hora de procurar pelo seu modelo ideal, definir suas necessidades e seu orçamento é importante para que você possa encontrar o perfurador ideal para você!
Agora você já sabe como escolher o melhor perfurador de solos!
Acima nós lhe mostramos vários modelos de perfurador de solos para você escolher o melhor, bem como um guia destacando tudo o que você deve levar em consideração na hora de escolher o seu. Então agora você já sabe que sempre que precisar perfurar o solo nada de pás, basta apenas um bom perfurador de solos e pronto!
Pensando em adquirir algum dos modelos acima, ou então até mesmo já possui um deles? Pois então não deixe de nos contar sua opinião a respeito nos comentários abaixo!