Melhor Perfurador de Solos

Sempre que você for realizar perfurações no solo, nada de pás, o que você precisa mesmo é de um bom perfurador de solos!

Um perfurador de solos é a ferramenta profissional para quem deseja realizar perfurações no solo, seja lá qual for o motivo. Pois é exatamente por isso que aqui nesse artigo nós trouxemos incríveis modelos de perfurador de solos para você escolher o melhor. Além disso, nós ainda separamos um pequeno guia destacando tudo o que você precisa saber para escolher o seu.

Então, se você quer começar a perfurar o solo sem dificuldades, é só continuar aqui com a gente!

CARACTERÍSTICAPRODUTO

Kawashima
  • Motor monocilíndrico de 2 tempos
  • Tanque com capacidade para 1,1 litros
Verificar Preço →

Lynus
  • Diâmetro de perfuração de 200 mm
  • Já vêm lubrificado
Verificar Preço →

Kawashima Ed2-43
  • Espiral dupla
  • Pode remover a faca quando desgastada
Verificar Preço →

Pelegrin Ed490a
  • Potência de 1,6 kW
  • Cada perfuração é capaz de alcançar até 1 metro
Verificar Preço →

 

Qual o melhor perfurador de solos?

Para te ajudar a responder essa pergunta, nós separamos abaixo alguns modelos de perfurador de solos para você escolher o melhor, então confere só!

Perfurador de Solos Kawashima – O Mais Barato!

Pros
  • Modelo Barato
  • Motor monicilíndrico de 2 tempos
  • 42,7 cc
  • Tanque com capacidade para 1,1 Litros
  • Broca de 800 mm de comprimento e 150 mm de diâmetro
Contras
  • Não encontramos reclamações sobre este modelo em específico

Antes de mais nada, é importante ter em mente que um perfurador de solos não é uma ferramenta barata, mas dentre todos os modelos este é o mais barato!

Este modelo apresenta um motor monocilíndrico, de 2 tempos e com 42,7 cilindradas. Apresenta ainda uma alça dupla, um tanque de combustível com capacidade para 1,1 L, uma broca de 800 mm de comprimento e com 150 mm de diâmetro.

Perfurador de Solos à Gasolina LYNUS – Maior Diâmetro de Perfuração!

Pros
  • Modelo com diâmetro de perfuração de 200 mm
  • 51,7 cc
  • Tanque de combustível com capacidade para 1,1 Litros
  • Modelo já vêm lubrificado
  • Broca com comprimento de 760 mm
Contras
  • A cada 50 horas de uso é necessário lubrificar a caixa do redutor

Quer um modelo com o maior diâmetro de perfuração possível para te ajudar com seus furos? Pois então confere só este!

Este modelo apresenta um motor de 2 tempos, com 51,7 cilindradas e uma potência de 1,4 kW. Conta ainda com um tanque de combustível para capacidade de 1,1 Litros, o modelo já vêm lubrificado, a broca apresenta um comprimento de 760 mm e um diâmetro de 200 mm.

Perfurador de solos Kawashima Ed2-43 – Bom Custo-Benefício!

Pros
  • Bom custo-benefício
  • Empunhadura ergonômica
  • Manejo do acelerador na própria manopla
  • Tanque de combustível com capacidade de 1,1 litros
  • Espiral duplo para menor esforço do operador e da máquina
  • Possibilidade de remover a faca quando desgastada
  • Broca com 800 mm de comprimento e 150 mm de diâmetro
Contras
  • Não encontramos reclamações sobre este modelo em específico

Mas, se você faz parte do time do custo-benefício, então confere só este modelo!

Este modelo conta com um motor monocilíndrico, de 2 Tempos, refrigerado a ar e com 42,7 cc. Possui uma empunhadura ergonômica, manejo do acelerador na própria manopla, tanque de combustível com capacidade de 1,1 Litros, espiral duplo para menor esforço do operador e da máquina, possível remover a faca quando desgastada, broca com 800 mm de comprimento e 150 mm de diâmetro.

Modelo ideal para utilizar em construção civil, uso rural ou para aplicações diversas.

Perfurador De Solos Pelegrin Ed490a – Potência Máxima!

Pros
  • Potência de 1,6 kW
  • Broca com velocidade de 170 RPM
  • 52 cc
  • Cada perfuração é capaz de alcançar 1 metro
  • Possível perfurar solos pedrosos e secos
  • Sistema de embreagem contra o acionamento automático
  • Tanque de combustível com capacidade para 1,2 Litros
Contras
  • Não encontramos reclamações referentes a este modelo em específico

Mas, se o que você procura é um perfurador de solos com a maior potência possível, então acabou de encontrá-lo!

Isso pois este modelo conta com uma potência de 1,6 kW, uma velocidade da broca de 170 RPM, um motor de 2 Tempos com 52 cilindradas. Cada perfuração do solo alcança 1 metro, é capaz de perfurar solos pedrosos e secos, apresenta um sistema de embreagem contra o acionamento automático da broca em marcha lenta, apresenta um tanque de combustível com capacidade para 1,2 Litros.

Além disso, acompanham este modelo 1 kit de ferramentas para montagem, e 1 cilindro medidor para gasolina e óleo.

 Para que serve um perfurador de solos?

Para que serve um perfurador de solos?

Acima nós lhe mostramos vários modelos de perfurador de solos, mas você sabe dizer para que ele serve?

Basicamente falando, sua função é de perfurar o solo, ou seja, “fazer buracos” em determinado local. Muito mais útil e prático do que a escavação através de pás e força bruta, o perfurador de solos lhe permite adentrar nos mais diferentes tipos de solos, desde os mais arenososo até os mais sólidos.

Geralmente funcionam através de gasolina, o que é cômodo pois retira a necessidade de fios e energia elétrica por perto. Além disso, o tempo ganho na perfuração de um solo é muito maior, e em uma obra todos sabemos que “tempo é dinheiro”. Abaixo nós focamos melhor nos motivos que podem levar alguém a perfurar o solo, ou seja, nas funções que o perfurador pode trazer para você.

Para que alguém iria querer perfurar o solo?

As aplicações de um perfurador de solos são inúmeros, sempre de acordo com suas necessidades.

Nas atividades paisagísticas nós podemos destacar seu uso para o plantio de árvores, palmeiras e até mesmo a instalação de pergolados, dentre diversas outras aplicações.

Já nas atividades rurais ele é bastante utilizado para o plantio das mais diversas mudas, tais como espécies florestais, frutíferas, e nativas, pensando na recuperação de áreas que tenham sido degradadas. Aqui ele também se torna útil para a instalação de cercas, ou até mesmo de piscinas em jardins.

Ele também é utilizado para a coleta de amostras de solo, ou seja, para quando se torna necessário analisar o solo para estudá-lo melhor. O perfurador de solos é particularmente útil aqui devido ao seu alcance, pois com ele você consegue ter acesso ao solo mais profundo do terreno, o que é sempre preferível quando se está analisando determinado solo.

Indo agora para a construção civil, sua utilização visa a inserção de estacas no solo perfurado, canos, brocas e uma outra infinidade de estruturas e aplicações.

Ou seja, nós podemos falar basicamente que, sempre que você precisar abrir um buraco no solo, sela já qual for o motivo, o perfurador de solos é a ferramenta ideal para você!

Vantagens de se ter um perfurador de solos para sua obra!

Para a construção civil sua utilização é vasta, além de ser também bastante importante.

Aqui nós começamos desde a análise do solo, pois a primeira coisa em uma obra é a análise de solo, para então tal dado ser direcionado ao Engenheiro responsável. Aqui o ideal é que se contrate uma empresa particular para a realização deste serviço, mas, caso isso não seja possível na região em que se encontra, então o perfurador de solos é a melhor opção.

Em seguida têm-se a realização dos “buracos” com objetivos variados, sempre de acordo com a necessidade vigente de cada obra. Entretanto, independente de para que eles servirão, é unânime que utilizar um perfurador de solos é muito mais cômodo do que cavar buracos manualmente.

Os perfuradores direcionam uma maior eficiência à obra, o que é significa um aumento de produtividade e uma economia de tempo. Ao economizar tempo, isso também se traduz a uma economia de mão de obra, o que por si só traz uma redução de lesões no trabalho.

O perfurador de solos ainda é uma ferramenta manual, e ainda precisará de um funcionário para manuseá-la. Porém, a economia e eficiência gerada pelo perfurador é algo que somente tem a trazer benefícios para uma obra, como você pode bem ver acima.

Como usar um perfurador de solos

O perfurador ainda trata-se de uma ferramenta manual, então alguém terá de manuseá-lo, mas como? Nós separamos algumas dicas abaixo que podem vir a ajudar no manuseio de um perfurador de solos, o qual é mais simples do que pode parecer a um primeiro momento.

  1. O perfurador funciona para os mais variados solos, porém é bom ter em mente que há um modelo certo para o solo certo. Ou seja, nada de tentar usar um perfurador mais simples em um solo mais pedregoso, pois assim você apenas irá danificá-lo. Então a primeira coisa aqui é ter em mãos o perfurador certo;
  2. Não se esqueça dos equipamentos de proteção, tais como capacete, luvas de trabalho, botas antiderrapantes, protetor facial, camisa de manga comprida e protetor auricular. Todos estes são equipamentos de proteção necessários para o manuseio do perfurador de solos;
  3. Uma vez que você tenha o modelo certo em mãos, nós podemos começar a utilizá-lo. Antes de passar efetivamente para o solo, a dica é que você o ligue fora do solo, só para que você possa se acostumar com ele, com a potência, vibração, ruídos, etc, principalmente se esta for a primeira vez que você irá utilizá-lo. Assim você não corre o risco de ser pego de surpresa;
  4. Na hora de utilizá-lo pressione-o sobre o solo que irá perfurar. Como você pode observar, a broca do perfurador possui um formato helicoidal, ou seja, enquanto você perfura o solo, a terra será “jogada para fora”. Faça este movimento até atingir a profundidade desejada, sempre retirando o perfurador de solos do buraco após cada perfuração;
  5. Importante também que você não faça tudo continuamente. O ideal é utilizar o perfurador por cerca de 30 a 40 minutos, e então retirar de 10 a 20 minutos para descansar, assim você evita o cansaço e a exaustão física, os quais podem levar a acidentes.

Estas são apenas algumas dicas simples que podem lhe ajudar na hora de utilizar o seu perfurador de solos!

Dicas de cuidados na hora de usar seu perfurador de solos!

Agora que você já tem uma ideia de como utilizar o perfurador de solos, abaixo nós separamos algumas dicas de cuidados que você deve ter para quando o estiver manuseando, acompanhe!

  • Um perfurador de solos é para perfurar solos, ou seja, nunca utilize-o para qualquer objetivo que não seja este;
  • O perfurador deve ser utilizado apenas por adultos, sem a influência de álcool, exaustão, sonolência ou qualquer outro tipo de debilidade que possa comprometer seu uso;
  • Não o utilize em áreas internas, pois ele produz monóxido de carbono, gás este que pode ser prejudicial em um ambiente fechado;
  • Você nunca deve utilizá-lo sob chuva, a noite, ventos fortes, em nevoeiros, chão escorregadio, ou quaisquer outras situações em que seu campo de visão esteja comprometido, ou que você não consiga uma firmeza durante sua utilização;
  • Nada de terceiros próximos a você quando estiver utilizando o perfurador. E, caso alguém lhe chame quando o estiver manuseando, certifique-se de desligá-lo primeiro para então se virar e responder ao chamado;
  • Nunca use uma velocidade do motor acima do nível necessário para o terreno que você for perfurar;
  • Caso precise transportar o perfurador por longas distâncias em estradas irregulares, sempre remova todo o combustível antes, do contrário ele pode acabar vazando durante o transporte devido aos choques absorvidos.

Novamente, estas são apenas algumas dicas simples, focadas na utilização correta, e sem acidentes, de seu perfurador de solos!

Dicas de como escolher o melhor perfurador de solos!

Qual o melhor perfurador de solos?

Acima nós lhe apresentamos vários modelos de perfurador de solos, mas como você pode definir qual deles é o melhor? Pois para te ajudar com isso nós separamos abaixo os fatores que você deve levar em consideração na hora de escolher o seu, acompanhe!

1 – Defina suas necessidades

Antes de mais nada, a primeira coisa que você deve definir é para que você irá utilizar seu perfurador de solos, bem como onde você irá utilizá-lo. Ou seja, você irá utilizar seu perfurador em obras de construção civil, para atividades paisagísticas, ou então até mesmo para uso rural? É importante saber responder a isso para ir atrás do modelo ideal.

Além disso, você também deve ter em mente o tipo de solo que irá perfurar. Isso pois, tentar usar um perfurador leve em um solo pedregoso não apenas não irá surtir efeito, como também poderá danificar a ferramenta. É importante ter em mente o solo para que você possa ir atrás da potência ideal.

2 – Qual a potência?

E por falar em potência, ela é o próximo fator que precisamos levar em consideração aqui.

Aqui a relação é bem simples de se entender pois, quanto maior for a potência, mais resistente poderá ser o solo que você deseja perfurar. Claro que neste sentido o ideal seria sempre correr para a maior potência possível, pois ela também lhe serviria igualmente bem em solos menos resistentes, porém é sempre importante levar em consideração a relação de potência X preço.

Ou seja, mesmo que o ideal seja ir pela maior potência, muitas vezes isso não será possível, então o jeito é analisar a potência necessária para o solo que você tem pela frente.

3 – Diâmetro e comprimento da broca

Após analisar a potência, o próximo fator que você deve ficar de olho é quanto a broca.

O diâmetro da boca irá ditar o diâmetro do “buraco” que você irá fazer no solo, enquanto o comprimento da broca dita o comprimento de sua escavação. Tanto diâmetro quanto comprimento da broca do modelo que você deseja adquirir estão de acordo com suas necessidades? Se sim, então perfeito, este é o seu modelo, do contrário é necessário ir atrás de algum outro modelo que lhe satisfaça.

4 – É ergonômico?

Nós já citamos mais de uma vez que o perfurador de solos é um equipamento inteiramente manual, ou seja, é necessário que o modelo seja ergonômico. Aqui você pode ficar atento a modelos que apresentem alça emborrachada, design ergonômico, redução no nível de vibração e demais fatores que sejam focados exclusivamente na ergonomia do operador.

E sempre se lembre da nossa dica acima de nunca operar seu perfurador continuamente, o ideal é tirar minutos para o descanso.

5 – Capacidade do tanque

Tendo em vista que a grande maioria dos modelos é a gasolina, a capacidade do tanque é algo que nós devemos ficar de olho, bem como sua eficiência.

O normal é que o tanque de um modelo fique por perto de 1,1 litros, o que é uma boa média para a maioria das aplicações. Assim você não corre o risco de ter de ficar pausando seu trabalho bem no meio para recarregar sua máquina.

6 – E claro, o preço deve sempre ser levado em consideração!

E por último, mas não menos importante, o preço é algo que você deve sempre levar em consideração!

Antes de mais nada é importante ter em mente que o perfurador de solo não trata-se de uma ferramenta barata, sendo esta sua principal desvantagem. Entretanto, este alto custo é apenas inicialmente, pois se levarmos em conta todas as suas vantagens certamente ela acaba se pagando com o decorrer do tempo.

Mas mesmo assim é importante ter seu valor em mente na hora de procurar pelo seu modelo ideal, definir suas necessidades e seu orçamento é importante para que você possa encontrar o perfurador ideal para você!

Agora você já sabe como escolher o melhor perfurador de solos!

Acima nós lhe mostramos vários modelos de perfurador de solos para você escolher o melhor, bem como um guia destacando tudo o que você deve levar em consideração na hora de escolher o seu. Então agora você já sabe que sempre que precisar perfurar o solo nada de pás, basta apenas um bom perfurador de solos e pronto!

Pensando em adquirir algum dos modelos acima, ou então até mesmo já possui um deles? Pois então não deixe de nos contar sua opinião a respeito nos comentários abaixo!