Melhor Pistola De Cola Quente

Seja para realizar pequenos reparos em casa, ou então para uso profissional, contar com uma boa pistola de cola quente faz a diferença!

Pois é exatamente por isso que nós separamos nesse artigo incríveis modelos de pistola de cola quente para você escolher a melhor. Além disso, nós também separamos um pequeno guia destacando tudo o que você deve levar em consideração na hora de escolher o seu modelo.

Então, se você quer ter em mãos o quanto antes a melhor pistola de cola quente do mercado, é só continuar por aqui com a gente!

CARACTERÍSTICAPRODUTO

Make+
  • Modelo bivolt
  • Boa para escritório ou como material escolar
Verificar Preço →

Foxlux
  • Cabo reforçado com plugue elétrico especial e com certificado
  • Boa para uso profissional e doméstico
Verificar Preço →

Vonder
  • A pistola não esquenta, somente a cola
  • Botão liga/desliga próximo ao dedo
Verificar Preço →

Hikari
  • Fluxo de cola constante e sem falhas
  • Suporte de apoio para a cola
Verificar Preço →

 

Qual a melhor pistola de cola quente?

Para te ajudar a responder a essa pergunta nós separamos abaixo incríveis modelos de pistola de cola quente para você escolher a melhor, então confere só!

Pistola de Cola Make+ – A Mais Baratinha!

Pros
  • Modelo barato
  • Modelo bivolt
  • Boa para ser utilizada como material escolar ou então para escritório
Contras
  • Não é aconselhável para trabalhos mais pesados

Comecemos então nossa lista com o modelo mais baratinho, mas que ao mesmo tempo não vai te deixar na mão!

Essa pistola de cola quente da Make+ trata-se de um modelo reduzido, com uma potência de 10 W, boa para ser usada como material escolar ou então para escritório.

Pistola de Cola Quente Foxlux – Bom Custo-Benefício!

Pros
  • Bom custo-benefício
  • Feito em material plástico PVC
  • Bico em alumínio
  • Cabo reforçado com plugue elétrico especial e certificado
  • Modelo bivolt
  • Bom para uso profissional e doméstico
Contras
  • Não encontramos reclamações referentes a este modelo em específico

Em seguida nós temos o modelo ideal para quem é fã de um bom custo-benefício!

Este modelo conta com uma potência de 80 W, atuando em uma temperatura de 170 ºC e com um bastão recomendado de silicone e com 7,2 x 300 mm. Este modelo é feito em material plástico PVC, com bico em alumínio e seu cabo é reforçado com plugue elétrico especial e certificado. Além disso, trata-se de um modelo bivolt, ideal tanto para uso profissional quanto doméstico!

Pistola De Cola Quente Vonder – A Pistola De Cola Quente Para Artesanato!

Pros
  • Modelo ideal para artesanato
  • Modelo bivolt
  • A pistola não esquenta, somente a cola
  • Botão liga/desliga próximo ao dedo
Contras
  • Não encontramos reclamações referentes a este modelo em específico

Se você tem artesanato como hobby, ou trabalha com isso, então precisa conferir este modelo!

Este modelo conta com uma potência de 18 W, atuando em uma temperatura entre 150 ºC e 200 ºC e com um bastão de espessura 12 mm. Além disso, trata-se de um modelo bivolt, com botão liga/desliga próximo ao dedo você consegue controlar seu uso sem desperdiçar cola, a pistola em si não esquenta mas apenas a cola, ideal para artesanato em superfícies de madeira, isopor, tecido, plástico, vidro, cerâmica, artesanato, molduras, enfeites e fixação de canaletas.

Pistola de Cola Quente Hikari – A Melhor!

Pros
  • Nossa campeã
  • Potência de 150 W
  • Modelo bivolt
  • Fluxo de cola constante e sem falhas
  • Suporte de apoio para a cola
  • Bico protetor de silicone
  • Botão liga/desliga
Contras
  • Modelo mais caro de nossa lista

E por último, mas não por menos, nós temos a nossa campeã aqui!

Este modelo apresenta uma potência máxima de 150 W, atuando em uma temperatura de 190 ºC e com um bastão de espessura de 11,5 mm. Além disso, este modelo conta com um suporte porta pingo retrátil para apoiar a pistola em descanso e não causar danos e sujeira à superfície, um bico protetor de silicone oferecendo segurança durante sua utilização, e um botão liga/desliga próximo ao dedo para você controlar o seu uso sem desperdiçar cola.

 Para que serve uma pistola de cola quente?

Para que serve uma pistola de cola quente?

Acima nós lhe mostramos vários modelos de pistola de cola quente, mas você sabe dizer para que ela serve?

Basicamente falando, ela é utilizada para realizar pequenos reparos, ou então como artesanato nos mais diversos materiais. Sua funcionalidade é bastante simples, sendo que um bastão de cola é colocado em sua parte traseira. No momento em que você a liga, sua temperatura se eleva, fazendo com que a cola derreta e saia pelo bico. Assim que essa cola sai da pistola, ela entra em contato com o material que você esteja trabalhando, se resfria e começa a se solidificar, colando aquele material.

O poder de aderência da pistola de cola quente é alto, fazendo com que ela atue bem em diversos materiais. Mais abaixo nós veremos no que você consegue usá-la, mas antes, vamos analisar todas as suas vantagens e desvantagens!

Vantagens e desvantagens de se ter uma pistola de cola quente!

Sempre quando analisamos alguma ferramenta, é necessário que coloquemos suas vantagens e desvantagens lado a lado. Pois somente assim nós podemos analisar detalhadamente um material, chegando a conclusão se ele serve ou não aos nossos propósitos.

Assim sendo, vamos dar uma olhada nas vantagens e desvantagens da pistola de cola quente!

Começando pelas vantagens, o bom de uma pistola de cola quente é que ela não se atém a um único tipo de material, sendo boa para vários. Trata-se também de uma ferramenta pequena, leve e relativamente barata. Caso você necessite-a para trabalhos mais profissionais, então um modelo profissional é o aconselhável, pois eles são desenvolvidos justamente para evitar acidentes.

Passando agora para as desvantagens, mesmo que ela funcione bem em vários materiais, ainda assim o metal não é um deles. Sua temperatura elevada pode ocasionar acidentes, e exatamente por isso os modelos profissionais são os mais aconselháveis aqui. E você também necessita de uma rede de energia elétrica por perto para que ela funcione.

Acima nós lhe apresentamos as vantagens e desvantagens, assim sendo agora nós podemos colocá-las lado a lado. Ao fazermos isso torna claro que as vantagens acabam vencendo essa disputa, ou seja, adquirir uma pistola de cola quente acaba valendo a pena no final das contas!

Qual tipo de cola deve ser utilizada?

Não adianta nada comprar aquela cola branca e começar simplesmente a despejá-la dentro da pistola esperando que algo ocorra, não é assim que as coisas funcionam.

Como dito acima, aqui você deverá adquirir um bastão de cola, e também não estamos nos referindo aquela cola bastão que utilizávamos em sala da aula. O ideal aqui é a cola bastão, mas sempre de acordo com o tamanho de sua pistola. Ou seja, é necessário que você sempre confira o tamanho de sua cola bastão, de modo que você possa averiguar se é o mesmo de sua pistola.

Se você simplesmente comprar uma pistola de cola quente que só aceita bastões de 5 mm, então todos os bastões de cola que você for adquirir devem sempre ser de 5 mm, do contrário você simplesmente não conseguirá utilizá-los. Então isto é algo que você deve sempre estar atento!

Pistola de cola quente pequena ou tamanho normal?

Você já deve ter percebido que há pistolas pequenas e pistolas grandes, não é mesmo? Pois essa diferença está diretamente relacionado ao tipo de trabalho que cada pistola pode realizar! Aqui nós relacionamos os tamanhos da pistola com a espessura do bastão de cola que ela utiliza, podendo variar de 7 a até 12 mm.

As pistolas de 7 mm, ou seja, as menorzinhas, elas possuem um uso mais residencial. É verdade que elas são sim mais baratas, porém o seu gatilho não é tão confortável ao uso quanto os modelos maiores. Esta pistola não é boa para colar objetos grandes, mas já se torna a ideal para objetos pequenos.

Uma pistola maior, ou seja, de 12 mm, já é a aconselhável aqui para um uso mais profissional, sendo seu gatilho anatômico, ideal para proporcionar um maior conforto ao operador. Estes modelos também são mais seguros, pois costumam apresentar um protetor de silicone no bico, justamente para garantir uma maior segurança ao operador, evitando que ele se queime acidentalmente. Esta pistola é boa para objetos grandes, porém não para pequenos, isso se dá pela espessura de seu bastão de cola, fazendo com que saia muita cola de uma vez e ela não seja “sútil” o suficiente para objetos muito pequenos.

Ou seja, se você necessita de uma pistola de cola quente para uso profissional, então uma de 12 mm é a melhor, enquanto a de 7 mm é mais aconselhável para uso residencial. Entretanto, devido a essa distinção de peças pequenos e grandes em que cada pistola atua diferentemente, o melhor mesmo, caso seja possível, é que você adquira uma de cada, podendo assim ter uma maior gama de possibilidades de atuação, tanto nas peças grande quanto nas pequenas.

O que dá pra colar com uma pistola de cola quente?

A maioria de nós é familiarizado com uma pistola de cola quente devido a ela ser bastante utilizada em escolas, mas esta não é sua única aplicação.

Ela pode ser utilizada residencialmente, para fazer pequenos reparos em casa quando eles surgem, entretanto, sua principal utilização é profissional. Para quem trabalha com artesanato a pistola de cola quente é indispensável, devido a sua gama de possibilidades e da vastidão de materiais em que ela pode trabalha: superfícies de madeira, isopor, tecido, plástico, vidro, cerâmica são apenas alguns dos vários materiais em que você pode utilizá-la.

Mas, fugindo um pouco do convencional, abaixo nós trazemos para você um vídeo do canal BloodyVids, onde você pode conferir alguns truques incríveis do que você pode fazer utilizando sua postola de cola quente, confere só!

Dicas de como escolher a melhor pistola de cola quente!

Qual a melhor pistola de cola quente?

Acima nós lhe mostramos vários bons modelos de pistola de cola quente, mas como você pode decidir qual deles é o melhor? Pois para te ajudar com isso nós separamos abaixo todos os fatores que você deve levar em consideração na hora de escolher o seu, confere só!

1 – Bastão fino ou grosso?

Aqui nós estamos nos referindo diretamente ao diâmetro do bastão de cola que você irá utilizar em sua pistola, ele será fino ou grosso? Vamos analisar cada um destes mais detalhadamente abaixo.

Se você for executar artesanatos mais delicados, então um bastão fino é a opção ideal aqui, pois neste caso você realmente precisará que a quantidade de cola que saia do bico da pistola seja pequena. Para escrever ou desenhar, esta é a opção ideal. Aqui a variação de espessura é pouca, indo de 7 a 7,5 mm, porém o bom é que também são mais leves e baratas do que um bastão grosso.

Mas, se você for utilizar sua pistola para objetos grandes, então o bastão grosso definitivamente é a escolha certa. Seja para encaixar duas superfícies grandes uma a outra, para trabalhar com capinhas de celulares ou objetos maiores, ou então até mesmo para pequenos consertos dentro de casa, o bastão grosso acaba se tornando a melhor opção. Entretanto, é bom também levar em consideração que seu preço é maior do que o do bastão fino.

Como você pode bem ver, não há um modelo melhor ou pior, sendo que na verdade tudo depende mais de suas necessidades, ou seja, no que você irá utilizar sua pistola de cola quente!

2 – Fique sempre de olho na potência!

O próximo fator que você deve prestar atenção é quanto a potência de sua pistola, isso pois, quanto mais potente ela for, mais rapidamente ela atingirá a temperatura máxima. Caso você queira conectá-la na tomada para depois a retirar e transportar para outro lugar, a potência é importante.

Se você optar por uma pistola de bastão fino, então uma potência entre 7 a 8 W já é o suficiente para você. Mas, se você for utilizar um modelo de bastão grosso, então o melhor é ficar entre uma potência de 18 a 60 W. Porém, se você deseja um modelo para uso profissional e frequente, então o melhor mesmo é apostar em potências superiores a 100 W.

3 – Qual a temperatura de atuação?

Quão maior for a temperatura alcançada pela sua pistola, mais potente será a cola!

Ou seja, é importante que você fique atento a temperatura, principalmente para uso profissional, e opte sempre por modelos que apresentem uma temperatura de atuação elevada.

Confira também na descrição do modelo o tempo necessário para que a pistola alcance determinada temperatura. Tenha em mente que não há nenhum modelo que assim que o ligar você já poderá utilizar, sendo que na verdade você sempre terá de esperar um pouco antes de começar a usar a pistola de cola quente.

4 – Opte por modelos ergonômicos

Usar uma pistola de cola quente é um trabalho inteiramente manual, ou seja, é importante que o modelo seja ergonômico e de fácil utilização.

Aqui vale a pena ficar atento principalmente ao gatilho. Isso pois, principalmente para uso frequente, os gatilhos tradicionais cedo ou tarde irão apresentar problemas. Então a dica aqui é simples, busque por modelos com gatilhos ergonômicos, principalmente se você for utilizar sua pistola com frequência, pois assim você evita o desconforto de ficar apertando o gatilho a todo momento.

5 – Prefira modelos com botão de ligar/desligar

O botão de ligar/desligar pode até não parecer grande coisa, mas acredite, ele é. O que acontece aqui é que em alguns casos você pode simplesmente esquecer que sua pistola ainda está conectada a tomada, o que além de gastar energia pode ocasionar em acidentes. E ficar a tirando e colocando na tomada a todo instante é algo inviável.

O botão de ligar/desligar atua justamente nisso, sendo que você pode deixar sua pistola de cola quente plugada na tomada e apenas acionar o botão para desligá-la quando finalizar o serviço, e então ligá-la novamente quando for retomar o serviço. Além de ajudar a evitar acidentes, isso também lhe proporciona um maior controle sobre seus trabalhos.

6 – Verifique sempre a voltagem

É normal que simplesmente nos esqueçamos de conferir a voltagem, o que pode acabar sendo uma verdadeira dor de cabeça e até mesmo danificando o aparelho.

O bom aqui é que todos os modelos que nós apresentamos acima são bivolts, então isso já é algo que você não precisará se preocupar tanto. Mas mesmo assim fique sempre atento para o modelo que você for comprar!

7 – De olho nos diferenciais de cada modelo

Todos os modelos, sem exceção, colam, mas o que mais além disso?

É importante avaliar se há funções extras em cada modelo, como por exemplo um suporte para apoiar a pistola e assim evitar que a cola toque na superfície, ou então uma proteção de silicone no bico para evitar acidentes em que estiver manuseando a pistola.

A um primeiro momento pode até parecer pouca coisa, mas são funções extras como essa que destacam um modelo em função do outro, então vale sempre apena ficar de olho nisso!

8 – E claro, o preço também deve sempre ser levado em consideração!

E por último, mas não menos importante, o preço deve sempre ser levado em consideração aqui!

Acima nós lhe mostramos um modelo de cerca de R$ 10,oo, e até mesmo modelos que vão além de R$ 100,00, cabendo a você decidir qual deles é o melhor para suas necessidades. É claro que se compararmos lado a lado o mais caro se torna o melhor, mas ele está dentro de seu orçamento? Há vários outros modelos mais baratos do que ele, será que eles não poderiam melhor lhe atender?

A dica aqui é saber definir suas necessidades, bem como o seu orçamento, e se ater a isso. Certamente você será capaz de encontrar um modelo que atenda as suas necessidades, sem com isso estourar o seu orçamento!

Agora você já sabe como escolher a melhor pistola de cola quente!

Acima nós lhe apresentamos vários modelos de pistola de cola quente para você escolher a melhor, bem como um pequeno guia destacando tudo o que você deve levar em consideração na hora de escolher a sua. Então agora você já sabe como escolher a melhor pistola de cola quente para te ajudar em seus trabalhos!

Pensando em adquirir algum dos modelos acima, ou então até mesmo já possui algum deles em mãos? Pois então não deixe de nos contar sua opinião a respeito nos comentários abaixo!