Qual A Melhor Pistola De Pintura Elétrica?

Na hora de dar aquela repaginada no ambiente, você não quer gastar horas pintando com o pincel, não é mesmo? Pois é exatamente por isso que ter em mãos a melhor pistola de pintura elétrica de todas pode lhe ajudar bastante!

Então, pensando justamente em lhe ajudar com isso, é que nós trazemos até a você esse artigo com excelentes modelos de pistola de pintura elétrica, de modo que você possa escolher a melhor para você. E, além disso, nós também trazemos um pequeno guia destacando tudo o que você deve levar em consideração na hora de tomar sua decisão.

Preparado então para pegar a melhor pistola de pintura elétrica de todas e economizar tempo? Pois então é só continuar a leitura!

Qual a melhor pistola de pintura elétrica?

Abaixo nós separamos alguns incríveis modelos de pistola de pintura elétrica, de modo que você possa escolher a que melhor lhe atende, confere só!

Pistola de pintura pulverizadora elétrica 500 watts – O Modelo Mais Baratinho

Pros
  • Modelo barato
  • Boa para uso doméstico, artesanato e serviços mais leves
  • A mangueira de 1,8 metros lhe dá uma maior mobilidade em sua utilização
Contras
  • Não aconselhável para trabalhos mais pesados

Vamos começar nossa lista com o modelo mais baratinho de pistola de pintura elétrica que você pode encontrar!

Esta pistola possui uma potência de 700 W, podendo guardar até 700 ml de tinta em seu depósito, com uma vazão máxima de até 850 ml/min. A mangueira deste modelo possui um comprimento total de 1,8 metros, lhe dando perfeita liberdade para uso, seu bico possui um diâmetro de 2,6 mm, com isolamento duplo.

Se você busca por um modelo para uso doméstico, então este com certeza poderá lhe satisfazer perfeitamente bem. E, caso queira vê-la em ação, então é só dar play no vídeo abaixo:

Pistola Elétrica para Pintura Vonder – Modelo Para Grandes Áreas

Pros
  • Modelo perfeito para uso residencial
  • A caneca plástica é ergonômica
  • Possível ajustar o volume de tinta utilizada
  • O jato de tinta lhe permite configurar para até três opções (horizontal, vertical e circular)
  • Possui um medidor de viscosidade
Contras
  • Não suporta tintas com pigmentos metálicos
  • Modelo não aconselhável para envernizar, pois consome muito verniz

Mas, se o que você quer mesmo é uma pistola em que possa utilizar em áreas grandes, este com certeza deve conferir este modelo!

Além de áreas grandes, este modelo também te ajuda naqueles locais mais altos que você tem dificuldades de alcançar. A caneca plástica traz leve para a pistola, de modo a evitar que o operador se canse. A mobilidade e a praticidade também devem ser destacadas aqui. Além disso, você ainda possui três opções diferentes de ajuste om o jato desta pistola (vertical, horizontal e circular), possui uma chave para que você possa ajustar o volume de tinta e um sistema HLVP (baixa pressão e volume alto), evitando o desperdício de tinta ao mesmo tempo que aumenta o seu rendimento.

A potência esta pistola de pintura elétrica é de 400 W, e seu reservatório suporta um total de 800 ml, com uma vazão máxima de 700 ml/min. Ou seja, modelo ideal para te ajudar nas pinturas de casa, com certeza você nunca mais vai querer voltar para o rodinho e o pincel! Confere abaixo um vídeo demonstrativo deste modelo:

Pistola Elétrica Para Pintura Vonder – O Modelo Focado Na Ergonomia

Pros
  • Modelo ideal para as mais diversas aplicações
  • Modelo focado na ergonomia do operador
  • O jato de tinta pode ser ajustado para as posições vertical, horizontal e circular
  • Possui uma chave que lhe permite ajustar o volume de tinta a ser utilizada
  • O sistema HLVP foca no rendimento, e em evitar o desperdício
  • Este modelo acompanha um medidor de viscosidade
Contras
  • Não indicada para tintas com pigmentos metálicos

Se você quer uma pistola que foque totalmente em sua ergonomia, então este modelo pode muito bem ser o escolhido!

Janelas, portões, portas, cadeiras, brinquedos, paredes, banquetas, artesanato, as opções são ilimitadas! Com uma potência de 600 W, um reservatório de 700 mil e uma vazão máxima de 400 ml/min, o que destaca mesmo neste modelo é seu design. Isso pois, seu design é feito para que o motor fique separado da pistola, o que dá uma maior mobilidade a todo o sistema, proporcionando menos fadiga para o operador. Além disso, a caneca e o corpo em plástico dão uma maior leveza à toda a pistola.

Este modelo conta também com um jato com 3 opções de ajuste: horizontal, vertical e circular, bem como uma chave que lhe permite ajustar o volume total de tinta que está sendo utilizado e o sistema HLVP, onde o foco é no rendimento, sem com isso desperdiçar muita tinta.

Pistola Elétrica para Pintura Vonder VDO3009 – O Modelo Mais Potente!

Pros
  • Modelo mais potente da categoria
  • Indicado para praticamente todas as aplicações
  • Modelo com foco total na ergonomia e mobilidade do operador
  • Possibilidade de ajustar seu jato de tinta em até três posições: vertical, horizontal e circular
  • Utilizando a chave, também é possível controlar o volume gasto
  • O sistema HLVP é focado em alto rendimento e baixo desperdício
  • Acompanha um medidor de viscosidade
Contras
  • Não indicada para tintas com pigmentos metálicos
  • O preço deste modelo é mais elevado do que os modelos anteriores

E por último, temos aqui o nosso modelos mais potente!

Com uma potência de incríveis 900 W, um reservatório de 700 ml e uma vazão de 800 ml/min, este modelo é basicamente uma evolução do modelo anterior, mas bem mais potente! Até mesmo o design dele é semelhante ao modelo anterior, onde o foco aqui é total na ergonomia e mobilidade do operador. Ou seja, se você busca por um modelo que seja potente, ergonômico, e que se aplique em praticamente tudo, então este com certeza este é o escolhido!

Assim como o modelo anterior, este modelo também conta também com um jato com 3 opções de ajuste: horizontal, vertical e circular, uma chave que lhe permite ajustar o volume total de tinta que está sendo utilizado e o sistema HLVP, onde o foco é no rendimento, sem com isso desperdiçar muita tinta.

Para que serve a pistola de pintura?

Pistola de pintura elétrica

Acima você conferiu alguns dos melhores modelos de pistola de pintura elétrica que você pode encontrar, mas você sabe para que elas servem? Se você respondeu “para pintar”, então saiba que é basicamente isso mesmo. Entretanto, a grande diferença aqui é a agilidade.

Com uma pistola de pintura em mãos você consegue terminar seus serviços com muito mais rapidez e facilidade. Mas atenção, o mais aconselhável aqui é utilizá-la em superfícies menores e que não sejam totalmente retas, tais como em móveis, carros, artesanatos, etc. Você pode sim utilizar uma pistola de pintura elétrica em uma parede ou um muro, mas deve tomar bastante cuidado, pois sem experiência poderá acabar desperdiçando tinta.

O lado negativo aqui então da pistola elétrica de pintura fica sendo quanto ao cuidado que você deve ter para não desperdiçar tinta, e também quanto ao conhecimento sobre tinta que você deve possuir. Isso pois, utilizar a tinta da viscosidade errada pode acabar até mesmo danificando sua pistola.. Ou seja, é bom sempre conferir o manual da sua pistola, bem como a viscosidade da tinta que você esteja planejando utilizar.

Os tipos de pistola de pintura

Sim, há mais de um tipo, na verdade são dois: por gravidade e por sucção. Abaixo vamos discorrer brevemente sobre cada um deles, de modo que você entenda para que eles servem e qual o melhor para você. Então confere só!

1 – Pistola de pintura por gravidade

Como o próprio nome já induz, aqui a pistola funciona através da gravidade. Ou seja, a tinta da parte de cima acaba fluindo para baixo pela ação da gravidade, sendo então pulverizada para fora. Bem fácil de entender, não é mesmo? Mas antes de passarmos para o próximo tipo, é importante ressaltarmos que dentro desta categoria há ainda duas outras: HLVP e LVPL.

HLVP

Traduzindo para o português, o significado dessa sigla fica sendo: Alto Volume e Baixa Pressão. Sim, você nos viu utilizando bastante esse termo acima nos modelos, justamente por ser o mais aconselhável para superfícies grandes. Isso pois, este tipo de pistola faz com que aquela nuvem de tinta não seja gerado, consequentemente você não tem desperdício de tinta aqui e consegue realizar seu trabalho com maior precisão.

LVPL

Traduzindo para o português, o significado dessa sigla fica sendo: Baixo Volume e Baixa Pressão. Então, ao contrário do modelo anterior, este é o mais aconselhável quando você precisa realizar trabalhos minuciosos, onde a precisão é tudo.

2 – Pistola de pintura por sucção

Voltando agora aos tipos de pistola elétrica de pintura, a por sucção funciona fazendo com que a tinta seja “sugada” para fora sempre que você aciona o gatilho. Devido ao grande desperdício que este modelo ocasiona, é muito mais comum que a pistola de tinta por gravidade seja encontrada, além também de ser a mais aconselhada aqui.

Como usar sua pistola de pintura

A utilização de uma pistola de pintura não tem segredo, sendo na verdade bastante simples. Mas, para melhor lhe ajudar com isso, nós trazemos um passo a passo simples abaixo, acompanhe!

  1. Comece limpando a superfície que você deseja pintar, retirando poeiras e qualquer outro tipo de resíduo que se encontre ali. Caso a superfície que você deseje pintar já possua algum tipo de pintura, então o melhor a se fazer é lixar tudo antes de utilizar sua pistola de pintura;
  2. Antes de começar a pintar, certifique-se também de utilizar todos os equipamentos de proteção necessários, tais como óculos, máscaras, luvas e tudo mais;
  3. Quando estiver pintando, nada de movimentos bruscos e aleatórios com sua pistola, mantenha-a sempre reta e perpendicular ao local que você esteja pintando;
  4. Você também não precisa manter a pistola rente ao local em que for pintar, e nem muito longe. O ideal aqui é que a mantenha sempre cerca de 15 cm a 25 cm do local que será pintado, assim a tinta não escorre e nem estraga.

Seguiu todos os passos? Então pronto, você acabou de utilizar sua pistola de pintura, e nem foi tão difícil assim, não é mesmo?

Dicas de como escolher a melhor pistola de pintura

Acima nós te mostramos ótimos modelos de pistola elétrica de pintura, mas como você pode decidir qual a melhor para você? Pois é pensando justamente em te ajudar a responder essa pergunta que nós trazemos abaixo todos os fatores que você deve levar em consideração na hora de fazer sua escolha, confere só!

1 – Por sucção ou por gravidade? HLVP ou LVPL?

A primeira coisa que você deve definir aqui é sobre qual será o tipo de sua pistola elétrica de pintura. Ela será por sucção ou por gravidade? HLVP ou LVPL? Para responder a isso aconselhamos que você leia novamente o tópico acima sobre a diferença entre os tipos de pistola de pintura, assim você consegue definir qual delas é a melhor para você.

Mas nós já adiantamos aqui que um modelo por gravidade é melhor do que um por sucção, pois desperdiça menos tinta. Assim sendo, você apenas terá de definir entre HLVP (para grandes áreas), ou LVPL (para trabalhos que necessitam de uma maior precisão).

2 – A potência deve sempre ser levada em consideração

O próximo fator que você deve ficar de olho é com relação a potência de sua pistola. Isso pois, quanto mais potente ela for, mais rapidamente você terminará seus trabalhos. Aqui nós podemos relacionar a potência com a quantidade total de tinta que é dissipada por minuto.

Então, caso você esteja procurando um modelo para uso profissional, opte sempre pela maior potência possível!

3 – Qual a capacidade do reservatório?

A capacidade do reservatório é outro fator importante aqui, afinal de contas, é lá que você irá depositar a tinta que estiver usando. Optar por um reservatório muito pequeno fará com que você tenha de interromper o serviço a todo instante para ficar recarregando, então fuja deles.

O mais indicado mesmo é que você pese o tamanho do reservatório juntamente com o que você deseja utilizar sua pistola. Se você quer ela para usos pequenos, tais como artesanato, então você não precisa ir atrás de um reservatório muito grande. Mas, se você deseja utilizá-la em uma parede ou muro, então com certeza você precisará de um reservatório grande.

4 – Qual o diâmetro do bico?

Sim, até mesmo o diâmetro do bico influencia sua escolha aqui. Isso pois, há diâmetros de bico indicados para cada tipo de serviço que você deseje realizar. Abaixo você poderá entender melhor como eles funcionam, confere só!

Bicos com diâmetros de, no máximo, 1 mm são considerados como pequenos, e seu uso é indicado para tintas que possuam uma baixa viscosidade. Este bicos são mais aconselháveis quando você necessita de uma maior precisão em seu trabalho.

Passando agora para os bicos médios, cujo diâmetro varia de 1 mm até 1,4 mm, seu uso é indicado para tintas que possuam uma viscosidade média. Estes bicos são os mais aconselháveis para trabalhos residenciais, tais como a pintura de paredes.

E por último nós temos os bicos grandes, os quais possuem de 1,5 mm de diâmetro para cima, e aceitam apenas tintas com viscosidade alta. Tais diâmetros são utilizados para trabalhos grandes, em alta escala e com produção elevada.

5 – O modelo possui ergonomia e mobilidade?

A pistola elétrica de pintura com certeza é melhor do que o pincel e o rolinho, mas ainda assim trata-se de um trabalho manual. Ou seja, você também deve sempre se atentar para modelos que sejam ergonômicos e lhe permitam certa mobilidade.

Caso seja modelos com reservatório acoplado ao corpo, certifique-se se eles não esquentam muito. Confira também a mobilidade que você tem de utilizá-los tranquilamente, bem como se eles não são muito pesados.

6 – Qual a taxa de transferência?

A taxa de transferência aqui se conecta diretamente com o nível de desperdício. Ou seja, se determinada pistola possui uma taxa de transferência de 80%, então isso significa que 80% da tinta chegará até o destino, enquanto 20% será perdida/desperdiçada no ar.

Assim sendo, não é difícil chegar a conclusão de que os modelos com maior taxa de transferência são os modelos a gravidade, não é mesmo? Mais especificamente, os HVLP, não atoa eles também costumam ser os mais caros. Ou seja, sempre que puder, opte por modelos a gravidade, com sistema HVLP!

Já os modelos a sucção podem até ser mais atrativos inicialmente pelo seu baixo valor, mas o desperdício de tinta gerado acaba fazendo não vale a pena.

7 – Qual a viscosidade suportada?

Esse é um item que você deve prestar extrema atenção, isso pois, se você utilizar a tinta com viscosidade errada em sua pistola pode acabar a danificando. Para que você saiba a viscosidade ideal para cada pistola você deve analisar sempre o diâmetro do bico. Releia o item acima falando sobre diâmetros de bico, assim você entenderá melhor sobre qual a viscosidade ideal deve utilizar.

Outra boa dica aqui é ficar de olho nos modelos que acompanham um medidor de viscosidade, assim você consegue sempre ficar ciente da correta viscosidade da tinta que pretende utilizar.

8 – Confira os itens extras que acompanham o modelo

Um dúvida entre dois modelos bem parecidos? Pois então dê uma olhada nos itens extras que são oferecidos por ambos, esta é uma excelente maneira de desempatar.

Bicos com diâmetros diferentes, medidor de viscosidade, maletas para transporte, adaptar elétrico, e qualquer outro item que possa ser oferecido em conjunto. Vale a pena prestar atenção nos extras, eles podem realmente te ajudar a decidir entre um modelo ou outro.

9 – O preço também importa!

E por último, mas não menos importante, o preço também deve sempre ser levado em consideração aqui.

De nada adianta você ter encontrado a melhor pistola elétrica de pintura de todas, se ela simplesmente estoura o seu orçamento, não é mesmo? A dica aqui é simples, defina suas necessidades e seu orçamento e se atenha a isso. Você certamente conseguirá encontrar a pistola de pintura que atenda as suas necessidades, sem com isso estourar o seu orçamento!

Agora você já sabe como escolher a melhor pistola de pintura elétrica para você!

Pistola de pintura elétrica

Acima nós te mostramos alguns dos melhores modelos de pistola de pintura elétrica que você pode encontrar, bem como um pequeno guia destacando tudo o que você deve levar em consideração na hora de fazer a sua escolha. Então agora você não tem mais porque gastar horas com pincel e rolo de tinta, sendo que é só escolher a pistola ideal para você e realizar todos os seu trabalhos!

Escolheu por algum dos modelos acima, ou até mesmo já possui algum deles? Pois então não deixe de nos contar sua opinião nos comentários abaixo!