Melhor Podador De Galhos

Na hora de podar galhos de uma árvore, nada de subir em escadas com um facão na mão. O ideal aqui é contar com um bom podador de galhos para fazer o serviço!

Pois é exatamente por isso que nós separamos aqui para você incríveis modelos de podador de galhos para você pegar o melhor. Além disso, nós também separamos um guia destacando tudo o que você deve levar em consideração na hora de escolher o seu.

Então se você quer podar suas árvores da maneira correta, e com o material correto, é só continuar aqui com a gente!

Qual o melhor podador de galhos?

Para te ajudar a responder essa pergunta nós separamos alguns modelos de podador de galhos abaixo para você selecionar o melhor, então confere só!

Tramontina Podador De Galhos Com Serrote – O Mais Baratinho!

Pros
  • Modelo barato
  • Lâmina em aço carbono flexível
  • Dentes da lâmina com 3 arestas de corte
  • Dentes projetados para realizar o corte nos dois sentidos de movimento
Contras
  • Modelo manual

Comecemos nossa lista com o modelo mais baratinho, mas que ao mesmo tempo cumpre bem o serviço!

Este podador de galhos é da Tramontina, ou seja, marca 100% brasileira! Este modelo conta com uma lâmina em aço carbono flexível, com um comprimento de 290 mm e dentes com 3 arestas de corte, dentes estes que são projetados para realizar o corte nos dois sentidos de movimento.

As dimensões (C x L x A) deste modelo são 52,4 x 20 x 4 centímetros, mas você ainda pode adaptá-lo com cabos extensores, e seu peso é de 1,14 Kg.

Podador de Galhos Vonder – Bom Custo-Benefício!

Pros
  • Bom custo-benefício
  • Comprimento da barra ajustável
  • Altura máxima superior a 4 metros
  • Válvula de segurança para extensão telescópica
  • Guia de metal para cortes mais precisos
  • Indicador de nível de óleo
  • Lubrificação automática da corrente
  • Acompanha 1 chave Allen, 1 sabre, 1 cinto, 1 corrente e 1 capa de proteção do sabre e da corrente
Contras
  • Não encontramos reclamações referentes a este modelo em específico

Mas, se você faz parte do grupo que adora um bom custo-benefício, então confere só este modelo!

Este modelo conta com uma potência de 710 W, bem como com uma velocidade de 6.100 RPM e um sabre de 200 mm. Além disso, você ainda têm a possibilidade de ajustar o comprimento da barra, entre 185 cm – 268 cm, uma altura máxima superior a 4 metros, válvula de segurança para extensão telescópica, guia de metal para cortes mais precisos e um indicador de nível de óleo para a lubrificação automática da corrente.

Acompanha este modelo 1 chave Allen, 1 sabre, 1 cinto, 1 corrente e 1 capa de proteção do sabre e da corrente.

Modelo ideal para os galhos mais resistentes, podas em geral e sem a necessidade de subir em escadas.

Podador de Altura Elétrico Tekna – Potência Máxima!

Pros
  • Potência máxima de 750 W
  • Alcance máximo de aproximadamente 4,5 metros
  • Ajuste de altura com alça telescópica
  • Empunhadura emborrachada
  • Corrente com freio mecânico
Contras
  • Modelo mais caro da categoria

Mas, se você já prefere aquele podador que lhe oferece uma potência máxima, então este podador de galhos é o seu modelo!

Este modelo conta com uma potência de 750 W, bem como uma velocidade de 7.500 RPM e um sabre de 20 cm. Além disso, seu alcance máximo é de aproximadamente 4,5 metros, possui ajuste de altura com alça telescópica e corrente com freio mecânica.

Modelo ideal para suas necessidades!

Para que serve um podador de galhos?

Para que serve um podador de galhos?

Acima nós lhe mostramos vários modelos de podador de galhos, mas você sabe dizer para que ele serve?

Basicamente falando, o objetivo de um podador de galhos é… Podar galhos! Pode até parecer bem óbvio, mas mesmo assim há quem prefira subir em cadeiras e escadas ao pé de uma árvore com um facão na mão, achando que assim poderá fazer o serviço melhor. A verdade não é bem essa.

Um podador de galhos é feito justamente para lhe permitir alcançar alturas elevadas sem a necessidade de subir em nenhum tipo de elevação, tornando assim todo o seu trabalho muito mais seguro e preciso. Vamos então analisar abaixo as vantagens de um podador de galhos, de modo que você possa entender melhor do que estamos falando.

Quais as vantagens de se ter um podador de galhos?

Já deve estar começando a se formar em sua mente uma lista das vantagens de se usar um podador de galhos, mas mesmo assim vamos te ajudar a desenvolver melhor esse pensamento.

A principal das vantagens diz respeito a segurança. Isso pois você não mais precisa arriscar sua segurança subindo em banquetas e escadas com um facão na mão, agora poderá realizar tudo do solo mesmo!

Uma vez que todo serviço seja realizado do solho, a rapidez do trabalho também é algo que devemos considerar. Tudo pode ser rapidamente e facilmente feito do solho, na questão de poucos minutos.

E por falar em facilidade de trabalho, é algo que você também terá em mãos, principalmente em modelos elétricos. Nos modelos de podador de galhos elétrico você apenas terá de segurá-los rente aos galhos, e eles farão sozinhos todo o restante do serviço.

Segurança, rapidez e facilidade de trabalho, estes são por si só todas as vantagens que você deve sempre buscar em uma ferramenta! Mas, caso tenhamos de citar uma desvantagem, ela fica sendo o alto valor dos modelos de podador de galhos, principalmente o podador elétrico.

Entretanto, mesmo com um preço inicial elevado, ainda assim o podador é uma ferramenta que acaba se pagando no decorrer do tempo!

Podador elétrico ou manual?

Acima nós citamos um pouco essa diferenciação entre podador elétrico e manual, e você pode até mesmo ver um modelo de cada dentre os que trouxemos acima. Mas você saberia dizer qual deles é o melhor para você? Pois vamos analisar melhor cada um deles abaixo, para você entender melhor do que estamos falando!

Começando pelo podador de galhos manual, como o próprio nome já indica, aqui todo o esforço será humano, ou seja, virá de você. Este modelo é praticamente um serrote com uma extensão, onde caberá a você todo o esforço no movimento de podar os galhos, sendo que galhos mais grossos irão necessitar de um maior esforço. A vantagem aqui deste modelo é com relação ao seu preço, o qual é bem mais barato do que o modelo elétrico.

Passando agora para o podador elétrico, este é o modelo ideal para você que tem várias árvores e galhos pela frente. Com ele o esforço é mínimo, sendo apenas necessário prensá-lo sobre o galho e esperar que a potência do motor faça o resto do serviço. Entretanto, este modelo costuma ser bem mais caro do que o manual, e também há o empecilho de uma tomada elétrica por perto, na verdade, você precisará de uma extensão, tendo em vista que o cabo destes modelos são bastante curtos.

O podador elétrico é o melhor aqui nessa disputa, porém, caso você não queira investir logo de cara em um destes, sem problemas. O modelo manual também poderá lhe ajudar bastante.

Por que podamos galhos?

Quando falamos em podar galhos muitas pessoas podem ter a ideia errada de que estamos “cortando uma árvore”, quando na verdade não é bem assim. Nós podemos podar uma árvore por inúmeros motivos, sendo possível destacarmos:

  • O ato da pode é necessário para que a árvore não se parta no meio devido ao peso elevado de seus galhos;
  • Galhos que estejam se tocando, ou prestes a se tocar, que nesse caso podem tornar a árvore mais suscetível a doenças;
  • Para retirar galhos que estejam crescendo em um local ruim;
  • Ou até mesmo para dar a forma que você deseja que aquela árvore possua.

São vários os motivos que podem levar alguém a podar os galhos de uma árvore, e é importante também ficar atento para podá-los da maneira correta. Se você já viu alguma vez uma árvore com aqueles buracos mostrando seu interior, saiba que eles são ocasionados por uma poda de galhos mal feita, onde esta parte da árvore acaba morrendo, sendo infectada por fungos e bactérias.

Poda de árvore feita errada
Poda de galhos má feita

Quer aprender a maneira correta de podar galhos e evitar que coisas assim aconteçam? Pois nós te ajudamos!

Como podar galhos de maneira correta

Para te ajudar a podar os galhos da maneira correta nós separamos algumas dicas abaixo. Dicas estas que irão facilitar seu trabalho e ao mesmo tempo garantir a saúde da árvore, então confere só!

A primeira coisa que você deve ter em mente é que você nunca deve cortar rente ao tronco da árvore! Talvez você já até tenha visto podas sendo feitas assim, e com isso acreditar que esse é o normal, mas acredite, não é. O que acontece aqui é que rente ao tronco da árvore nós temos uma estrutura que chamamos de “colar”.

Colar da árvore

O colar tem a função de cicatrizar as feridas da árvore, deixando uma cicatriz nas árvores que nós chamamos de “calo”.

Calo da árvore

Isso fará com que quaisquer fungos e bactérias que tentem adentrar na árvore sejam impedidos, garantido a saúde da árvore. Então a dica aqui é nunca cortar o colar fora, ou seja, nunca cortar rente demais a árvore. Sempre busque deixar um pequeno toco fora, assim essa parte poderá se regenearar.

Em seguida nós temos a dica dos três cortes, a maneira ideal de cortar galhos muito pesados sem danificar o tronco principal de uma árvore. Vamos te explicar melhor como funciona esta técnica dos 3 cortes.

Técnica dos 3 cortes
A técnica dos 3 cortes
  • Inicialmente você irá fazer um corte de baixo para cima, com uma distância de cerca de 10 centímetros do tronco da árvore. Fazer isso irá evitar que o galho se lasque;
  • Em seguida, de cima para baixo e a 3 cm de distância do primeiro corte, você irá realizar o segundo corte. Este segundo corte deve ser total, ou seja, até o fim, para derrubar totalmente o galho;
  • E por fim sobrará apenas um pequeno toco, e é aí que você irá realizar o terceiro e último corte.

Feito isso pronto, você terá cortado um galho grosso de sua árvore, sem ocasionar danos ao tronco principal!

Todas as informações acima foram retiradas do canal Cultivando, e você pode conferir abaixo um vídeo explicativo mostrando todo o processo da poda de galhos.

Dicas de como escolher o melhor podador de galhos!

Qual o melhor podador de galhos?

Acima nós lhe mostramos vários modelos de podador de galhos, mas como você pode definir qual deles é o melhor? Pois para te ajudar com isso nós separamos abaixo todos os fatores que você deve levar em consideração na hora de escolher o seu, acompanhe!

1 – Defina suas necessidades

Antes de mais nada, a primeira coisa que você deve ter em mente é com que finalidade você deseja adquirir um podador de galhos. Você deseja um modelo apenas para uso residencial, no quintal de sua casa, ou para uso constante profissional, como por exemplo para um sítio?

Saber responder a isso é importante, pois assim você poderá selecionar um modelo que se encaixe melhor em suas necessidades.

2 – Elétrico ou manual?

Em seguida a próxima coisa que você deve ter em mente é se irá optar por um podador de galhos elétrico ou manual. Nós já explicamos acima a diferença entre ambos, então a dica é que você suba um pouquinho o artigo e dê uma lida neste tópico.

Mas, de maneira resumida, o modelo manual é aconselhável para uso residencial e menos frequente, enquanto o modelo elétrico é o mais aconselhável para uso mais frequente e profissional. Vamos agora passar para as especificações técnicas que você deve ficar atento em um podador de galhos!

3 – De olho na altura máxima alcançável

A altura é um dos fatores mais importantes que você deve levar em consideração na hora de escolher seu podado. Aqui é importante que a altura sempre esteja de acordo com a altura máxima que você deseja atingir.

Como a ideia do podador é justamente fazer com que você possa trabalhar do solo, não faz sentido optar por um modelo que não alcance a parte superior de uma árvore e lhe faça ter de subir em uma escada para utilizá-lo. A dica aqui é que você tenha em mente a altura média dos galhos que você deseja podar, para então ir atrás de um podador que possua este alcance.

4 – Qual a potência e velocidade do modelo?

Este fator diz respeito apenas aos modelos elétricos, onde a potência e a velocidade devem ser levados em consideração.

Basicamente falando, quanto mais potente e veloz for determinado modelo, mais grosso será o galho que você poderá podar, além de também ser mais veloz o seu trabalho. A dica é sempre optar pela maior potência possível, assim você consegue podar os galhos mais finos com facilidade, e os mais grossos que surgirem pela frente!

5 – É ergonômico?

Um podador de galhos trata-se de uma ferramenta totalmente manual, ou seja, é importante analisar se o modelo é ergonômico.

Aqui é importante levar em consideração que você terá de levantar seu podador para atingir os galhos mais altos, e este trabalho poderá demorar alguns minutos. Ou seja, é importante ficar atento ao peso do modelo, de modo que você não sofra muito ao ficar estendendo seu podador ao alto.

Confira também se ele possui alça emborrachada e ergonômica, tendo em vista que você terá de segurá-la firme na hora de levantar o podador.

6 – Há itens extras oferecidos?

Em dúvida entre dois modelos bastante similares? Pois então não deixe de levar em consideração os itens extras que são oferecidos!

Chave Allen, cinto e capa de proteção, estes são apenas alguns dos itens extras que podem ser oferecidos juntamente ao modelo que você deseja adquirir. Vale sempre a pena conferir se o modelo possui ou não itens extras, pois isto pode lhe ajudar a tomar sua decisão de compra!

7 – E claro, o preço também deve sempre ser levado em consideração!

E por último, mas não menos importante, o preço é algo que você deve sempre levar em consideração!

Isso pois, de nada adianta você ter encontrado um modelo que simplesmente estoura o seu orçamento. Então a dica é simples, defina suas necessidades, bem como o seu orçamento, e se atenha a eles. Certamente você será capaz de encontrar um modelo que lhe seja útil, sem com isso estourar o seu orçamento!

Considere até mesmo iniciar com um modelo manual, caso o modelo elétrico esteja muito acima de seu orçamento.

Agora você já sabe como escolher o melhor podador de galhos!

Acima nós lhe mostramos vários bons modelos de podador de galhos pra você escolher o melhor, além de um pequeno guia destacando tudo o que você deve levar em consideração na hora de escolher o seu. Então agora você já sabe, sempre que precisar cortar aqueles galhos altos na árvore nada de subir em banquinhos, basta ter com você um bom podador de galhos em mãos!

Pensando em adquirir algum dos modelos acima, ou então até mesmo já possui um deles em mãos? Pois então não deixe de nos contar sua opinião a respeito dele nos comentários abaixo!