Melhor Protetor Auricular

Se você é uma pessoa que não gosta de ambientes barulhentos, então é necessário ter em mãos (ou em ouvidos) o melhor protetor auricular. O protetor auricular poderá lhe ajudar tanto em trabalhos barulhentos quanto contra vizinhos barulhentos.

Pois foi pensando exatamente nisso que nós separamos nesse artigos incríveis modelos de protetor auricular para você escolher o melhor. Além disso, nós também separamos um pequeno guia destacando tudo o que você deve levar em consideração na hora de escolher o seu.

Então, seja para um trabalho ou só para dormir melhor, venha escolher o melhor protetor auricular para te ajudar!

Qual o melhor protetor auricular?

Para responder a essa pergunta nós separamos abaixo incríveis modelos de protetor auricular para você escolher o melhor, então confere só!

Protetor Auditivo Tipo Plug Vonder – O Mais Baratinho!

Pros
  • Modelo barato
  • Plug feito em silicone com falnge
  • Cordão feito em PVC
  • Atenua ruídos em até 14 dB
  • Abafa som ambiente proporcionando uma maior tranquilidade
Contras
  • Apesar de abafar o som ambiente, não o faz totalmente
  • Também encontramos reclamações ao fato do plug se soltar do cordão com certa facilidade
Comecemos nossa lista com o modelo mais baratinho, mas que ao mesmo tempo consegue cumprir o que promete!O plug deste modelo é feito em silicone com flange, e o seu cordão é feito em PVC. Além disso, este modelo atenua ruídos na faixa de 14 dB, sendo ideal para abafar o som ambiente e lhe proporcionar maior tranquilidade.

Abafador de Ruídos Tipo Concha Muffler 3M – Ótimo Custo-Benefício

Pros
  • Ótimo custo-benefício
  • Haste metálica e almofadada
  • Atenua ruídos em até 21 dB
  • Altura ajustável
  • Haste dobrável
  • Ideal para trabalhos com alta rotatividade
Contras
  • Ele não abafa completamente o som ao redor, mas o reduz significativamente

Este é o modelo ideal para os amantes do custo-benefício!

Este protetor auricular é do tipo concha, com uma haste metálica e almofadada, sendo capaz de atenuar ruídos em até 21 dB. Além disso, ele também apresenta uma altura que pode ser ajustável, e sua haste ainda pode ser dobrável.

Modelo aconselhável para trabalhos que possuam uma alta rotatividade.

Protetor Auricular Alpine MusicSafe Classic – Modelo Ideal Para Músicos!

Pros
  • Modelo ideal para ambientes com som alto
  • Lhe permite selecionar entre três níveis de atenuação de ruídos: 16 dB, 19 dB ou 22 dB
  • Protetores macios, flexíveis e duráveis
  • Acompanha uma caixinha, feita em alumínio e resistente a choque, para armazenar seus protetores
Contras
  • Modelo caro

Este modelo é ideal para músicos, e se eles são usados em um ambiente tão barulhento, então com certeza também servirão muito bem para você!

Este modelo lhe permite escolher entre três níveis de atenuação de ruídos: 16 dB, 19 dB ou 22 dB, assim você consegue atenuar sons ao seu redor sem os cancelar totalmente. Além disso, os protetores são macios, flexíveis e duráveis, vindo em uma caixinha pequena para os armazenar, caixinha esta que conta com compartimentos separados de modo que você possa guardar cada protetor separadamente.

Protetor Auricular Mack’s Ultra – O Melhor!

Pros
  • O melhor
  • Atenuação de ruídos em até 32 dB
  • Modelo importado de altíssima qualidade
  • Espuma ultra macia
  • Conjunto com um total de 50 pares, com uma duração média de 2 semanas para cada par
Contras
  • Modelo mais caro da categoria

Mas, se você quer realmente um protetor que consiga a maior redução possível, então confere só este modelo!

A atenuação de ruídos deste protetor é de até 32 dB, proporcionando aquele silêncio completo que você tanto deseja. Trata-se de um produto importado, com uma altíssima qualidade, com uma espuma ultra macia.

Este modelo é vendido em um conjunto, com um total de 50 pares e, no caso de todos os cuidados higiênicos tomados, a duração média para cada par é de até 2 semanas. Ou seja, principalmente se for apenas para você, este modelo poderá durar por meses!

Para que serve um protetor auricular?

Para que serve um protetor auricular?

Após ter analisado os modelos de protetores auricular acima, você com certeza já tem ao menos uma ideia de para que eles servem, não é mesmo? Basicamente falando, um protetor auricular serve para reduzir o som ao seu redor até níveis aceitáveis, de modo que isso não lhe prejudique.

A Organização Mundial de Saúde – OMS, estipulou que uma exposição de 8 horas diárias em um nível de ruídos de 85 dB pode causar uma perda irreversível de audição. Para você ter uma noção, uma furadeira produz uma média de 80 dB. Ou seja, dependendo da atividade que você exerça, caso não utilize protetores poderá sofrer danos irreversíveis.

Dependendo do modelo de protetor adquirido, o nível de ruído pode ser diminuído drasticamente, protegendo seus ouvidos e evitando a perda de audição. Além disso, há modelos específicos para cada tipo de atividade, como por exemplo para te ajudar a estudar melhor e até mesmo a dormir melhor.

Mesmo que eles não sejam duráveis, pois você precisará trocá-los após um certo período, e inicialmente possam ser desconfortáveis, até você se acostumar com eles, ainda assim eles valem a pena. Mais do que isso, em alguns casos eles são indispensáveis.

Como saber se você precisa usar um protetor auricular?

Não tem ideia se para o serviço que você executa é necessário utilizar um protetor auricular? Pois sem problemas, a gente te ajuda nisso!

Antes de mais nada é bom ter em mente que você pode usar um protetor até mesmo para uso residencial, somente com o intuito de ter mais tranquilidade dentro de casa. Mas para uso profissional, é necessário que você tenha em mente os níveis de ruído do trabalho que você executa. Mas já de cara eles são aconselháveis para quem trabalha com música ou ferramentas elétricas.

Acima nós ressaltamos que o limite máximo é de 85 dB para até 8 horas de trabalho, valores acima disso irão causar danos permanentes a você. Se quiser saber se no seu trabalho o protetor auricular é necessário basta dar uma pesquisada rápida. Com quais ferramentas você tem mais contato? Comece pesquisando pelo nível de ruído gerado por essas ferramentas, assim você já consegue ter uma noção média do nível de ruído em que é exposto.

Este valor chega perto dos 85 dB? Pois então você precisa sem de um protetor!

Outra maneira de medir o ruído de tudo ao seu redor é contando com um decibelímetro, o qual pode ser através de seu celular mesmo. No vídeo abaixo você consegue entender melhor como isso funciona:

Protetor auricular para dormir

Nós citamos acima que você pode utilizar o protetor auricular para dormir, e se você faz parte dos 36% da população brasileira que tem problemas para dormir bem, então ele com certeza será de grande ajuda.

É claro que há muitos fatores envolvidos em quem possui problemas com o sono, porém um destes fatores são os barulhos externos que sempre acabam atrapalhando. Como aquele vizinho que sempre incomoda, os carros passando na rua, os gatos fazendo festa no telhado ou até mesmo aquela torneira que insiste em ficar pingando. Em muitas destas situações você não tem controle sobre o barulho, e é aí que o protetor auricular entra em cena!

Dormir com os protetores no ouvido pode realmente te ajudar a ter uma boa noite de sono, fazendo com que você tenha aquele descanso saudável de que tanto necessita. A dica aqui é sempre buscar pelos protetores auriculares de espuma, pois eles são os mais confortáveis para te ajudar a dormir bem.

A espuma é capaz de suavizar os sons agudos muito altos, mas ainda lhe permite ouvir ruídos urgentes, como o toque de um despertador ou o choro de uma criança. Caso você queira cancelar os ruídos, mas ainda conseguir ouvir alguns sons como os citados, então opte por um protetor com uma atenuação de ruídos de, no máximo, 28 dB. Mas se você quer eliminar completamente qualquer som, então é só optar por protetores com uma classificação maior do que 28 dB.

Protetor auricular ou abafador de ruídos?

Neste artigo o foco são os protetores auricular, mas nós também trouxemos acima um modelo de abafador de ruídos. Você sabe dizer qual dos dois é o melhor?

Para começar, é importante ter em mente que ambos os modelos lhe oferecem uma excelente proteção para a região do ouvido, cumprindo a mesma função e, em alguns casos, até com a mesma eficiência.

O protetor auricular funciona através de inserção, ou seja, eles são pequenininhos e devem ser colocados dentro do seu ouvido. Enquanto o abafador de ruídos funciona como um headset, com duas conchas de espuma para eliminar os ruídos externos.

Com relação a eficiência, ambos são praticamente iguais. Isso pois a eficiência está relacionada com o modelo que você for adquirir, sendo que cada modelo é capaz de atenuar um certo nível de ruídos.

Com relação a mobilidade, o protetor auricular com certeza ganha, pois o tamanho dele lhe permite que você o leve no bolso sem problemas. Enquanto o abafador, por ser grande, pode até mesmo incomodar para quem utiliza óculos, ou precise usar os óculos de proteção.

Já a durabilidade está totalmente a favor do abafador. Isso pois o protetor apesar de poder ser adquirido em grande quantidade, tem um tempo limite de duração, onde você sempre deverá descartá-lo após isso. Enquanto o abafador não possui este prazo de validade, e caso você cuide bem, ele poderá durar por muito tempo.

Qual dos dois é melhor depende de suas necessidades. Se você busca um para uso pessoal e constante, então o abafador acaba sendo a melhor opção. Mas se a ideia for uso em escala, então com certeza o protetor compensa mais.

Como usar um protetor auricular?

Não há qualquer segredo para usar o protetor, mas mesmo assim nós separamos um passo a passo rápido para te ajudar com isso:

  1. Comece enrolando o protetor com os dedos (dedos limpos!), até que ele esteja estreito o bastante para entrar em seu ouvido;
  2. Puxe agora o lóbulo de sua orelha para longe da cabeça;
  3. Insira o protetor até que você consiga bloquear o som. Mas cuidado, pois você nunca deverá empurrá-lo o máximo possível, pois isso poderá acabar irritando o seu tímpano;
  4. Caso esteja usando um modelo de espuma, mantenha-o pressionado no ouvido até que o plugue possa se expandir e preencher o espaço certo;
  5. Na hora de removê-los, faça isso devagar e com cuidado, de preferência sempre em movimentos de torção.

Viu só como é fácil usar um protetor auricular?

Dicas de como escolher o melhor protetor auricular

Qual o melhor protetor auricular?

Acima nós lhe apresentamos incríveis modelos de protetor auricular, mas qual deles é o melhor para você? Pois para te ajudar com isso nós separamos abaixo tudo o que você deve levar em consideração na hora de escolher o seu, confere só!

1 – Comece analisando a atenuação de ruídos

A primeira coisa, e a mais importante, que você deve sempre analisar é com relação a ao nível de atenuação de ruídos.

Esta é uma informação que você pode encontrar na embalagem, ou descrição, de cada produto que você for analisar. Os melhores modelos podem ir até um nível de redução de 40 dB para o usuário. Ao pensarmos, por exemplo, em um trabalho que possua um exposição de 100 dB, um protetor de 40 dB já irá lhe tirar daquela zona de risco dos 85 dB.

A dica é sempre ficar ligado para que o protetor consiga lhe tirar da faixa prejudicial dos 85 dB, pois de nada adianta comprar um protetor se você ainda vai continuar na faixa prejudicial. Exatamente por isso é necessário fazer o cálculo correto da quantidade de ruídos em seu local de trabalho, para então adquirir o protetor certo para você!

2 – De que material ele é feito?

Em seguida é importante conferir o material de que seu protetor é feito, sendo a espuma e o silicone os mais comuns.

Aqui é importante também ficar ligado para se você não possui alergias a nenhum destes materiais, do contrário ele poderá mais lhe atrapalhar do que efetivamente ajudar. E, como já dito acima, se o seu objetivo aqui for um protetor auricular para te ajudar a dormir, então o melhor é buscar por modelos de espuma.

Eles conseguem se adaptar bem ao seu ouvido sem lhe incomodar durante a noite.

3 – Ele é confortável?

E por falar em modelos que não incomodam, estamos falando do conforto oferecido!

O conforto com certeza deve ser uma das principais prioridades aqui, pois seja para dormir ou para realizar um determinado serviço, o fazer com desconforto é péssimo, e pode até mesmo comprometer a qualidade do serviço. Espumas de poliuretano além de lisas são também bastante confortáveis, mas caso possível, sempre experimente-os antes de comprar.

Como o canal auditivo pode variar de pessoa para pessoa, o ideal é buscar sempre por protetores que possam ser torcidos ou comprimidos suavemente para caberem em seus ouvidos, e que em seguida se expandam para se adequarem ao formato de sua orelha. Exatamente por isso que os modelos de espuma são os mais aconselháveis aqui!

4 – Qual é sua durabilidade?

A durabilidade não é um ponto forte do protetor auricular, pois independentemente do modelo que você adquirir, todos eles possuem um prazo de validade. Ou seja, após esse prazo você terá de descartá-lo e começar a utilizar um outro.

Este prazo de validade varia de modelo para modelo, e você pode encontrar esta informação na descrição do produto, porém você pode estender este tempo. Limpando sempre sue protetor de maneira higiênica pode realmente aumentar sua durabilidade, chegando em alguns casos a durar por semanas.

Mas lembre-se que independente do quanto você os limpe, sempre chegará o momento de trocá-lo, e você nunca deve usá-lo para sempre. Isso pois, além de ser anti-higiênico, pode trazer problemas sérios para sua saúde.

5 – Apenas um par?

Levando em conta sua curta durabilidade, pode ser interessante investir em mais do que apenas um único par de protetores.

O principal modelo que destacamos acima é o mais caro, porém é também o que lhe oferece a maior quantidade de pares, são 50 no total. No final das contas, ele acaba valendo seu preço, pois aqui você irá adquirir 50 pares de protetores auricular, os quais podem durar por muitos meses.

Então a dica aqui é, caso seja possível, invista em mais do que apenas um único par de protetores!

6 – E claro, o preço também deve sempre ser levado em consideração!

E por último, mas não menos importante, o preço deve sempre ser levado em consideração!

O lado bom aqui é que o valor de um protetor não costuma ser muito caro, tendo modelos que custa menos do que R$ 4,00. E, geralmente os modelos mais caros são vendidos em dezenas de pares, o que acaba valendo a pena no final. Mas ainda assim há modelos caros para uso específico, como é o caso do modelo acima cujo foco é para músicos.

Então a dica é definir suas necessidades, se você busca um modelo para trabalho, para dormir, estudar ou alguma atividade específica, e definir o seu orçamento para ele. Certamente você conseguirá encontrar um modelo que atenda as suas necessidades sem com isso estourar o seu orçamento!

Agora você já sabe como escolher o melhor protetor auricular!

Acima nós lhe apresentamos vários modelos de protetor auricular para você escolher o melhor, além disso nós também lhe apresentamos um pequeno guia destacando tudo o que você deve levar em consideração na hora de escolher  o seu. Então agora você já sabe que seja para qual for o uso, é só ir atrás do melhor protetor auricular de todos e finalmente ter aquele tão desejado silêncio que você tanto busca!

Pensando em adquirir algum dos modelos acima, ou então até mesmo já possui algum deles? Pois então não deixe de nos contar sua opinião a respeito nos comentários abaixo!