Melhor Talha Manual E Elétrica

Seja para uso residencial ou em obras, a melhor maneira de elevar materiais para superfícies superiores é com o uso de uma talha!

Pois foi exatamente pensando nisso que nós separamos aqui neste artigo incríveis modelos de te tala para você escolher a melhor, tanto manual quanto elétrica! Além disso, nós também separamos um pequeno guia destacando tudo o que você deve levar em consideração na hora de escolher a sua. Chega de ficar subindo e descendo escadas para o transporte de material, adquira o quanto antes uma talha, ganhando tempo e agilidade.

Se você quer ter em mãos a sua talha o quanto antes, então é só continuar aqui com a gente!

Qual a melhor talha?

Para te ajudar a responder essa pergunta nós separamos abaixo incríveis modelos de tala, tanto manual quanto elétrica, para você escolher a melhor, então confere só!

Talha Manual Corrente Menegotti – A Mais Baratinha!

Pros
  • Modelo barato
  • Estrutura em aço
  • 2 ganchos feitos em aço forjado e com trava de segurança
  • Eixo central e polia em ferro fundido
Contras
  • A capacidade máxima não é das melhores

Começamos nossa lista com o modelo mais baratinho, mas que ao mesmo tempo não te deixa na mão!

Este modelo trata-se de uma talha manual de corrente, cuja capacidade máxima é para 500 Kg, e seu comprimento é de 3 metros. Ela apresenta uma estrutura em aço, juntamente com 2 ganchos feitos em aço forjado e com trava de segurança, eixo central e polia em ferro fundido. Além disso, este modelo conta com uma força na alavanca de 15 Kg, uma corrente com um diâmetro de 7 mm, e um peso total de 12 Kg.

Talha Manual Corrente MTC 3,0-5M Menegotti – Excelente Custo-Benefício

Mas, se você for do time que adora um bom custo-benefício, então confere só este modelo!

Este modelo conta com uma capacidade para incríveis 3 toneladas, além de um comprimento total da corrente de 5 metros. Ela apresenta uma estrutura em aço, juntamente com 2 ganchos feitos em aço forjado e com trava de segurança, eixo central e polia em ferro fundido. Além disso, este modelo conta ainda com uma força na alavanca de 35 Kg, uma corrente com diâmetro de 7 mm e um peso total de 35 Kg.

Pros
  • Excelente custo-benefício
  • Suporta até 3 toneladas
  • Corrente com comprimento total para 5 metros
  • Estrutura em aço
  • 2 ganchos feitos em aço forjado e com trava de segurança
  • Eixo central e polia em ferro fundido
Contras
  • Não encontramos reclamações referentes a este modelo em específico

Talha Manual com Alavanca Nt3000 Berg Steel – Para Fácil Utilização!

Pros
  • Modelo simples, leve e seguro de se utilizar
  • Capacidade para até 3 toneladas
  • Estrutura feita em chapa estampa
  • Tratamento superficial anticorrosivo
  • Peças forjadas em aço ligado e com tratamento térmico
  • Ganchos forjados e com trava de segurança
Contras
  • O comprimento total da corrente não é muito bom

Em seguida temos um modelo cujo foco é na facilidade do operador na hora de utilizá-lo!

Este modelo conta com uma capacidade para 3 toneladas, com uma corrente com comprimento total de 1,5 metros. Sua estrutura é toda feita em chapa estampa, com tratamento superficial anticorrosivo, peças forjadas em aço ligado e tratadas termicamente, sua corrente apresenta uma resistência elevada, os ganchos são forjados e apresentam trava de segurança, seu manejo é simples, leve e seguro. Além disso, este modelo com com uma força na alavanca de 25 Kg, uma corrente com diâmetro de 8 mm e um peso total de 12 Kg.

Talha Elétrica Bull – A Melhor Talha Elétrica!

Focando agora em um modelo de talha elétrica, essa certamente é uma das melhores que você irá encontrar no mercado!

Este modelo apresenta uma capacidade de carga entre 600 a 1.200 Kg, uma potência de 1.900 W e uma elevação para até 12 metros. Este modelo apresenta um motor 100% cobre puro, sendo que os principais componentes do motor são feitos em folhas de aço silício 8,0, caixas de engrenagens reforçadas, e um interruptor para a parada urgente. Já com relação a capacidade de carga deste modelo têm-se:

  • Para 600 Kg – Gancho simples: Velocidade de elevação de 8 metros/minuto e elevação máxima em até 12 metros;
  • Para 1.200 Kg – Gancho duplo: Velocidade de elevação de 4 metros/minuto e elevação máxima de 6 metros.
Pros
  • Uma das melhores talhas elétricas do mercado
  • Potência de 1.900 Kg
  • Elevação para até 12 metros
  • Motor 100% cobre puro
  • Componentes do motor feitos em folhas de aço slilício 8,0
  • Caixas de engrenagens reforçadas
  • Interruptor para a parada urgente
  • Não há esforço por parte do operador
Contras
  • Preço elevado

 Para que serve uma talha?

Acima nós apresentamos vários modelos de talha, mas você sabe dizer para que elas servem?

A principal função de uma talha é o içamento, ou seja, para subir cargas de um local baixo até um local mais elevado. Muito melhor do que encher um balde de terra, para então subir as escadas o carregando, é subi-lo através de uma talha. Além de evitar esforço desnecessário por parte do operador, ela também economiza bastante tempo em obra, e todo mundo sabe que em obra tempo é dinheiro!

E seu uso não é restrito apenas para obras e profissionalmente, sendo que você também pode adquirir uma para uso residencial. Sempre que precisar realizar mudanças ou reformas em casa, principalmente na laje, ter uma talha manual com você para içar os materiais de construção é algo que pode ser bastante útil.

Uma vez que tenha entendido para que ela serve, chega a hora então de se decidir pela talha elétrica ou manual!

Tala elétrica ou talha manual?

A função base é a mesma para ambas, içar objetos, porém o modelo elétrico e o manual apresentam algumas diferenças básicas que você deve conhecer. Então, para te ajudar a entender a diferença entre ambos, e sobre qual deles é o melhor para você, vamos discorrer brevemente abaixo sobre cada um deles, acompanhe!

A talha manual

Talha Manual

A talha manual, como seu próprio nome já indica, tem o seu funcionamento manual, ou seja, de acordo com a força do operador. Ela geralmente é fácil de instalar, com pouca manutenção, ganchos em ambas suas extremidades e capazes de realizar o içamento de cargas muito pesadas, que costumam variar de 250 Kg e podem ir a até incríveis 50 toneladas. É importante ficar atento não somente a capacidade de carga, mas também com relação a altura de operação, ou seja, o quanto você é capaz de subir com o objeto em questão.

A talha de alavanca é um modelo específico da talha manual, sendo seu uso indicado para locais de difícil acesso, sendo possível instalá-la em diferentes pontos por meio de um gancho, e não apenas em um único ponto permanente. Entretanto, sua altura de elevação costuma ser mais limitada, sendo de, no máximo, 1,5 metros.

Aqui cabe a você definir se a talha manual convencional ou de a alavanca é a melhor para você, tudo sempre de acordo com suas aplicações e necessidades.

A talha elétrica

Talha Elétrica

Em seguida nós temos a talha elétrica, cuja finalidade é a mesma da manual, porém agora através de um motor e painel de comando, e sem o esforço físico do operador. A indicação da talha elétrica é para quando o içamento e manuseio de suas cargas é contínua, assim você obtém uma maior agilidade e rapidez no processo, tudo sem o esforço e desgaste físico por parte do operador.

O peso máximo suportado é o mesmo de modelos manuais, podendo chegar a até incríveis 50 toneladas. Aqui é importante que você sempre fique atento para mecanismos de segurança, para que assim possa evitar o deslizamento das cargas. Os modelos mais avançados possuem até mesmo um interruptor de segurança, do tipo capaz de cortar a energia de imediato sempre que ocorrer algum tipo de problema no sistema.

Qual das duas é a melhor? A talha manual é geralmente mais utilizada em obras de construção civil e para uso residencial, enquanto as talhas elétricas são mais encontrados em galpões industriais. Ou seja, tudo depende da utilização que você for empregar para elas.

Correndo por fora, ainda há a talha pneumática, cuja capacidade de carga é ainda maior, porém seu uso torna-se mais restrito a indústrias automotivas, mecânicas e petroquímica.

Devo adquirir uma talha?

Agora que você já sabe para que elas servem, sabe dizer se você realmente precisa de uma talha? Se você trabalha no setor da construção civil, então sim, você precisa de uma talha!

Ela é capaz não apenas de diminuir esforço por parte de funcionários, mas também de te economizar tempo, tempo este em que os funcionários poderiam estar gastando com tarefas mais importantes, adiantando o cronograma de obra. Mas e se você não atuar no setor de construção civil?

Bom, dependendo do seu setor, ainda assim uma talha pode te ajudar. Na verdade tudo depende se há ou não o içamento de cargas no local que você trabalha. Talvez você queira uma talha apenas para içar caixas um andar acima, elas poderão te ajudar com isso e ainda economizar bastante tempo e esforço.

Então, basicamente falando, sempre que você precisar içar muitos objetos e materiais, a talha sempre poderá te ajudar com isso, independente de seu setor.

Cuidados na hora de utilizar sua talha

Utilizar uma talha não é algo difícil, e você mesmo pode fazer isso mesmo não sendo da área. Entretanto, nós separamos abaixo algumas dicas de cuidados que você deve ter na hora de utilizar sua talha, tanto manual quanto elétrica. Então confere só!

  • Antes de mais nada, é importante que você planeje bem o espaço onde irá instalar sua talha, bem como onde você irá içar o objeto, tendo em mente que deve ser um espaço amplo e livre;
  • Sempre verifique o estado da talha, e ao menor sinal de avarias ou problemas, troque-a imediatamente;
  • Sempre esteja atento a capacidade máxima de peso de sua talha, e nunca tente içar materiais que sejam mais pesados que o limite máximo, do contrário isso poderá resultar em acidentes graves;
  • Se você atuar no setor químico ou farmacêutico, então é importante que sua talha não tenha qualquer tipo de pintura. Isso pois talhas com pintura podem acabar infectando os produtos que você for içar;
  • Luvas, capacetes e demais equipamentos de proteção jamais podem ser esquecidos, mesmo para o manuseio de sua talha.

Estas são apenas algumas dicas simples que podem te ajudar na hora de utilizar sua talha sem o risco de acidentes!

Dicas de como escolher a melhor talha

Qual a melhor talha?

Acima nós lhe apresentamos vários modelos de talha, mas como você pode definir qual delas é a melhor para você? Pois para te ajudar com isso nós separamos abaixo todos os fatores que você deve levar em consideração na hora de escolher a sua, confere só!

1 – No que você irá utilizá-la?

Antes de mais nada, a primeira coisa que você deve ter em mente é para que você deseja uma talha, no que você irá utilizá-la.

Você deseja uma talha para uso profissional ou apenas residencial? Já tem alguma ideia do tipo de material e objetos em que você irá utilizá-la? E quanto a altura de elevação?

Estas são perguntas que você deve pelo menos ter uma ideia em mente antes de ir atrás do modelo ideal de talha para você. Abaixo nós iremos focar nelas mais especificamente, te ajudando a entender melhor que tipo de talha você precisa.

2 – Manual ou elétrica?

Esta é a primeira especificação que você deve responder, você está atrás de uma talha manual ou elétrica? Acima nós discorremos melhor dentre as diferenças entre estes dois tipos, então a dica aqui é que você leia este tópico para ter uma ideia de melhor de como ambas as talhas atuam e de qual delas é a melhor para você.

Entretanto, de maneira resumida, nós podemos falar que para uso residencial e em obras de pequeno porte na construção civil uma talha manual já lhe será de bom uso. Enquanto para galpões industriais, obras de médio e grande porte, e para uso contínuo, os modelos elétricos são os mais aconselháveis.

Também existem os modelos de talha pneumática, porém sua aplicação é mais restrita, para uso realmente pesado, como em industrias automotivas, petrolíferas, etc.

3 – Qual o peso suportado?

O próximo fator é com relação ao peso suportando, sempre de acordo com a aplicação que você for efetuar.

Há modelos que variam desde 250 Kg a até mesmo 50 toneladas, porém, nos modelos que trouxemos acima, o limite máximo de peso é de 3 toneladas. 3 toneladas é um limite satisfatório para a maioria das aplicações que você tiver em mente, sendo este valor o suficiente para uso na construção civil. Entretanto é bom também ter em mente que ao aumentar o peso suportado o valor da talha também será maior, então a dica é saber casar bem o preço com o peso que você realmente necessita nos seu serviços.

Sempre se atenha a nunca utilizar um peso maior do que o suportado pela talha, do contrário ela poderá acabar se partindo no meio do caminho e ocasionando em acidentes graves para quem estiver por perto.

4 – Qual a altura total de elevação?

Em seguida é necessário ficar atento a altura total de elevação. Seu modelo é capaz de elevar os objetos e materiais até que altura? Esta altura é suficiente para o que você tem em mente?

É importante ficar atento a isso, do contrário você será obrigado a subir com os objetos um andar e depois realizar todo o processo manualmente, o que não faz o menor sentido ao adquirir uma talha.

5 – Qual a velocidade de elevação?

A velocidade de elevação é um fator que somente faz sentido quando falamos na talha elétrica.

Imagine só você querer içar um objeto para o andar superior e ele demorar uma hora para isso, simplesmente não dá, não é mesmo? A ideia da talha é ganhar agilidade neste processo, então é importante que ela possa realizar esse serviço com rapidez.

Aqui nós falamos que este fator somente se refere a talha elétrica pois no modelo manual tudo depende de você, ou seja, quanto mais rapidamente você puxar, mais rapidamente o objeto irá subir.

No modelo de talha elétrica que trouxemos acima a velocidade de elevação chega a até 8 metros por minuto, o que é um valor satisfatório.

6 – E claro, o preço deve sempre ser levado em consideração!

E por último, mas não menos importante, o preço deve sempre ser levado em consideração!

De nada adianta você ter encontrado uma boa talha se ela simplesmente estoura o seu orçamento. Então a dica aqui é simples, defina suas necessidades, bem como o seu orçamento e se atenha a eles. Certamente você será capaz de encontrar uma talha que atenda as suas necessidades sem com isso estourar o seu orçamento!

Agora você já sabe como escolher a melhor talha!

Acima nós lhe apresentamos vários modelos de talha para você escolher a melhor, bem como um pequeno guia destacando tudo o que você deve levar em consideração na hora de escolher a sua. Então agora você já sabe que não precisa mais ficar sofrendo para levar seus objetos e materiais para o andar de cima, é só contar com uma boa talha para te ajudar com isso!

Pensando em adquirir algum dos modelos acima, ou então até mesmo já possui algum deles? Pois então não deixe de nos contar sua opinião sobre ele nos comentários abaixo!