Moto Esmeril O Que É E Para Que Serve?

É importante sempre poder contar com o melhor moto esmeril do mercado, mas você sabe dizer para que ele serve? Se não sabe dizer ao certo, não tem problema, pois nós iremos te ajudar com isso.

Nesse artigo nós iremos lhe mostrar o que é, para que serve, e tudo mais que você precisa saber sobre o moto esmeril. Assim sendo, nós esperamos que ao final você possa sair daqui tendo plena noção de para que serve o moto esmeril e em como ele poderá lhe ajudar em seu trabalho!

Então, se você quer aprender de uma vez por todas para que serve um moto esmeril, é só continuar por aqui com a gente!

O que é e para que serve um moto esmeril!

O moto esmeril nada mais é do que uma ferramenta manual, cuja função é cortar, afiar, desbastar e até mesmo amolar ferramentas. Ele é o tipo de ferramenta que não falta em uma oficina mecânica, pois ele cumpre mais do que apenas uma única função.

Na figura abaixo você consegue entender melhor as partes que compõem o moto esmeril.

Partes de um moto esmeril

Mais do que apenas em oficinas mecânicas, seu uso se estende também para o setor da construção civil, cutelarias e serralherias.

Abaixo vamos focar melhor em para que serve um moto esmeril e no que você poderá utilizá-lo.

No que dá para usar um moto esmeril?

Quando nos perguntamos para que serve um moto esmeril, a primeira coisa que nos vem a cabeça é no que nós poderemos utilizá-lo. Acima nós descrevemos muito brevemente algumas de suas funções, pois agora nós iremos nos aprofundar nelas. Então confere só tudo o que você consegue fazer com o seu moto esmeril.

  • Corte → Começando pelo corte, o moto esmeril também poderá lhe ajudar a cortar alguma peça que você necessite. Isso é bastante útil para a construção civil, onde é comum precisar realizar cortes em azulejos e pisos;
  • Desbastamento → Nós chamamos de desbastamento a prática de realizar remoções de um material, tal como retirar rebarbas de um material, para que você possa deixá-lo perfeito e sem irregularidades;
  • Afiar/Amolar → Quer afiar ou amolar uma faca, um alicate ou alguma outra ferramenta de corte? Pois então saiba que o moto esmeril também serve para isso, e pode muito bem te ajudar aqui!
  • Acabamento → E por fim nós temos o acabamento, para quando você deseja uma superfície bem lisa e sem irregularidades. O acabamento é diferente do desbastamento, pois seu rebolo deve possuir uma granulação fina, nós falaremos sobre rebolo mais abaixo. No acabamento é possível até mesmo modificar uma peça para atender as dimensões e geometria que você deseja alcançar.

Acima nós descrevemos apenas as principais funções que você pode imprimir com seu moto esmeril, mas claro que ele serve para muito mais coisas. Dependendo do serviço que surgir você pode julgar que ele é ideal para o seu moto esmeril, então na realidade depende muito mais da ocasião em si. Mas lembre-se sempre de focar na segurança do operador!

O que é um rebolo?

Acima nós citamos o rebolo, e até mesmo na imagem você pode encontrá-lo destacado, mas o que ele realmente é?

O rebolo são as “pedras circulares” presentes nas laterais do moto esmeril. Essas pedras rotacionam em velocidade elevada, sendo elas as responsáveis por cortar, desbastar, afiar, amolar e dar o acabamento aos materiais.

Para que seu moto esmeril possa funcionar adequadamente é importante que o rebolo esteja sempre plano e uniforme, sem buracos ou trincas. Para tal é importante ficar atento até mesmo na hora de guardá-lo. O ideal é sempre guardar o rebolo de pé, nunca juntos um ao outro para que eles não entrem em atrito (você pode separá-los com um papelão), preferencialmente sobre um material macio, e sempre longe de temperaturas extremas e umidade.

Dicas para usar seu moto esmeril

Acima você já pode conferir para que serve o moto esmeril, então vamos agora a algumas dicas que irão lhe ajudar a usar o moto esmeril da melhor maneira possível.

  • O moto esmeril deve apenas ser utilizado por um operador que já tenha familiaridade com ele, e que saiba o que está fazendo. Ou seja, seu uso não é aconselhável para pessoas inexperientes;
  • Sempre lembre-se de ler o manual de instruções, pois é nele que você encontrará as informações importantes de que necessita;
  • Nunca se esqueça de utilizar os Equipamentos de Proteção necessários: óculos, protetor facial, avental, protetor auricular, botas, dentro outros que estejam de acordo com as instruções para a operação do moto esmeril;
  • Nada de roupas largas, soltas e acessórios enquanto estiver manuseando o moto esmeril, pois isso pode acabar ocasionando acidentes, e é sempre melhor evitá-los;
  • Antes de utilizá-lo, deixe seu moto esmeril ligado e funcionando por cerca de um minuto;
  • Uso somente a parte plana do esmeril, pois o lado da roda poderá acabar danificando a pedra, sem contar que você também correrá o risco dela “puxar” sua mão durante o uso;
  • Muita atenção para que as faíscas do esmeril não entrem em contato com combustíveis e nem com materiais inflamáveis. O ideal aqui é que você o utilize apenas em um local adequado e longe de riscos;
  • Não há necessidade de imprimir muita força sobre o rebolo;
  • Sempre que for trocar o rebolo tenha certeza de que o moto esmeril esteja totalmente desligado, espere alguns minutos até que ele possa esfriar totalmente;
  • Sempre certifique-se também que o rebolo vá parar de girar totalmente depois que você desligá-lo!

Essas são as dicas que você deve sempre seguir a risca na hora de usar seu moto esmeril, evitando acidentes e falhas na execução de seu trabalho!

Como usar o moto esmeril

Uma vez que você já tenha conferido as dicas para usá-lo, vamos então efetivamente começar a utilizá-lo. Para tal nós separamos um pequeno passo a passo abaixo, então confere só!

  1. Comece soltando as travas de porca e em seguida colocando o disco adequado em seu moto esmeril;
  2. Utilize uma chave de boca para poder apertar bem a porca de fixação;
  3. Agora é só posicionar o material que você deseja cortar ou desbastar sobre o rebolo;
  4. Para cortes → Caso deseja cortar chapas, avance-as de maneira regular. Caso deseja cortar materiais de construção, tais como azulejos e tijolos, o ideal é utilizar o disco diamantado para este trabalho;
  5. Para desbaste → Aqui você deverá posicionar a máquina a cerca de 25º, e então esperar até que o disco consiga atingir sua máxima rotação, sempre faça movimentos constantes de vai e vem. Caso deseja fazer contornos, basta aumentar mais o ângulo.

De início pode até parecer um pouquinho confuso, mas é exatamente por isso que o moto esmeril não deve ser utilizado por um operador inexperiente. Então, caso você deseje se aperfeiçoar com essa ferramenta, o ideal é que você teste-a bastante, na maior quantidade de materiais que tiver a sua disposição.

Apenas após a dominar completamente você estará apto para utilizá-la efetivamente em um trabalho!

Agora você já sabe para que serve um moto esmeril!

Acima nós te informamos tudo o que você precisa saber sobre um moto esmeril, desde o que ele, para que serve e até mesmo como usá-lo. Com isso nós esperamos que não tenham restado dúvidas para você sobre o moto esmeril, e que agora você consiga dominá-lo totalmente e utilizá-lo seja lá para qual trabalho você o necessite!

Mas claro, caso tenham restado dúvidas sobre o funcionamento do moto esmeril, então é só nos perguntar nos comentários abaixo e nós faremos o possível para lhe responder!