Nível A Laser MTX É Bom?

Na hora de procurar um bom nível a laser no mercado, a marca MTX é uma que sempre surge, mas ela é realmente boa?

Pois o objetivo deste nosso artigo é justamente este, analisarmos juntos o nível a laser MTX para averiguarmos se ele é bom mesmo. Afinal de contas, o nível a laser é uma ferramenta para medições extremamente precisas, então é necessário que ele seja preciso! Abaixo nós iremos comparar alguns modelos de nível a laser MTX e conferir se eles tem tudo o que é preciso para os considerarmos bons.

Então, se você planeja comprar um nível a laser MTX, nós aconselhamos que antes você confira este artigo!

Conhecendo a Toolsworld!

Antes de passarmos para o nível a laser MTX, é necessário conhecermos a Toolsworld, a empresa por trás da marca MTX!

A Toolsworld surgiu em 1995, em Moscou, e desde então não para de crescer e de se espalhar ao redor do mundo. Atualmente seu volume de negócios é superior a 500 milhões de dólares, com mais de 4.000 colaboradores e 11 escritórios de vendas espalhados ao redor do mundo inteiro. Dentro da Toolsworld há várias marcas, sendo a MTX nosso objetivo aqui neste artigo.

A MTX nasceu para atender o mercado de ferramentas, tendo como diferencial seu preço e sua qualidade elevada. Na Rússia a marca atende pelo nome de Matrix, e no Brasil ela é a MTX. São várias as ferramentas oferecidas pela MTX além do seu nível a laser, as quais se destacam pela qualidade e preço acessível.

Todas estas informações nos mostram o lado bom do Toolsworld e da MTX, mas também são dados retirados diretamente do site principal da Toolsworld. Ou seja, é como se a própria Toolsworld estivesse falando o quanto ela é boa, e isso não é a melhor fonte de todas. Para tal precisamos buscar fontes externas, como por exemplo o Reclame AQUI.

O Reclame AQUI é o principal lugar para atestar a reputação de lojas ao redor do Brasil. Através dele todos os compradores de uma loja podem prestar reclamações, e isso influenciará diretamente no nível de reputação daquela loja. Ou seja, as lojas se preocupam com isso, pois é sua própria reputação quem está em jogo!

Então vamos ver o que nós podemos achar no Reclame AQUI da Toolsworld.

A Toolsworld no Reclame AQUI

Para tal nós precisamos ir até a página inicial da Toolsworld através do Reclame AQUI, onde infelizmente não encontramos os melhores resultados.

Logo de cara podemos ver que a Toolsworld está no Reclame AQUI por apenas 10 meses, e recebeu um total de apenas 150 visualizações. Por estar a tão pouco tempo, ela ainda não apresenta um índice de reputação, o que estaria tudo ok se não fosse por um pequeno detalhe. Até o momento foram prestadas 8 reclamações sobre a Toolsworld, e a empresa não se prestou a responder nenhuma delas.

Nenhuma das 8 reclamações são referentes ao nível a laser MTX, mas ainda assim a empresa poderia correr atrás e responder aos clientes. Neste quesito não podemos deixar de analisar negativamente a Toolsworld, mas lembrando que não necessariamente isso influencia na qualidade da MTX e de seu nível a laser.

Vamos agora ir até o nível a laser da MTX, a ideia central deste nosso artigo!

O nível a laser MTX

Abaixo nós separamos alguns modelos de nível a laser MTX para analisarmos, então confere só!

Nível A Laser Com Prumo MTX

Este primeiro modelo da MTX é um mais amador, indicado para serviços como decorações e DIY. Trata-se de um nível a laser com três bolhas, com prumo e esquadro, que projeta feixes de laser que podem atingir distâncias de 10 metros para linha de feixe e de até 50 metros do ponto de laser, sendo ótimo para instalações de portas, quadros, janelas, prateleiras e etc.

As dimensões (C x L x A) deste modelo são de 24 x 20 x 5,7 cm, e seu peso é de 240 gramas.

Nível Laser 170 Mm Com Tripé De Altura 150 mm MTX

Já este nível a laser conta com o famoso tripé, de 150 mm, característica marcante quando falamos sobre níveis a laser. Este modelo apresenta um nivelamento manual, com um alcance de 10 metros, e utiliza-se de laser vermelho para ambientes internos. Além disso, são ao todo três bolhas, bem como um corpo de metal resistente a golpes. Acompanham este modelo 1 tripé e 3 baterias GPA 76.

As dimensões (C x L x A) deste modelo são de 24,2 x 12,2 x 3 cm, e seu peso é de 170 gramas.

Nível Laser 150 Mm Com Tripé De Altura Até 1100 Mm MTX

Este também conta com um tripé, porém com uma altura maior do que o modelo anterior, de 1100 mm. Este modelo conta com botões independentes para ligar e desligar as linhas verticais e horizontais (com precisão de 1 mm/m), lhe permitindo utilizá-las como uma cruz, e com um alcance de até 10 metros. Acompanham este modelo 1 tripé ajustável, 1 óculos de proteção, 2 pilhas AA e 1 maleta plástica para transporte e armazenamento.

As dimensões (C x L x A) deste modelo são de 46 x 27,5 x 13 cm, e seu peso é de 286 gramas.

Nível Laser Rotativo Com Nivelamento Automático De 10 M Mtx

E por último nós temos o modelo mais preciso da MTX, o qual não irá lhe deixar na mão!

Sim, nós sabemos que a um primeiro momento ele pode até lembrar uma garrafinha de café, mas não se engane, ele é um excelente nível a laser. Assim como o modelo acima, ele também conta com botões independentes para ligar e desligar as linhas verticais e horizontais (apresentando uma precisão de ± 0,5 mm/5 m), lhe permitindo utilizá-lo como uma cruz, e com um alcance para até 10 metros. Acompanham este modelo 1 óculos de proteção e 3 pilhas AA.

As dimensões (C x L x A) deste modelo são de 35,5 x 15,8 x 13 cm, e com um peso de 1,2 Kg.

Comparando os níveis a laser MTX

Acima nós lhe mostramos várias boas opções de nível a laser da MTX, mas talvez seja um pouco difícil analisá-los separadamente. Então, para ajudá-lo nisso, abaixo nós separamos uma tabela comparativa, onde destacamos as principais diferenças entre cada modelo.

Nível a Laser MTX
Nível a LaserNível a Laser 350209Nível a Laser 350339Nível a Laser 350359
Possui tripé?NãoSimSimNão
Altura do tripé150 mm1100 mm
Alcance máximo10 metros10 metros10 metros10 metros
Extensão do laser650 Nm650 Nm650 Nm625 Nm
Precisão1,6 mm/mNão especificada1 mm/m0,5 mm/5 m
Possui linhas horizontais e verticais?NãoNãoSimSim
Alimentação3 pilhas AABateria GPA 76Baterias AA3 pilhas AA
Acompanham este modelo1 tripé e 3 baterias GPA 762 pilhas AA, 1 tripé ajustável, 1 óculos de proteção e 1 maleta plástica para transporte e armazenamento1 óculos de proteção e 3 pilhas AA
Dimensões (C x L x A)24 x 20 x 5,7 cm24,2 x 12,2 x 3 cm46 x 27,5 x 13 cm35,5 x 15,8 x 13 cm
Peso240 gramas170 gramas286 gramas1,2 Kg

Com isso você pode ter uma melhor noção dos modelos da MTX, mas isso não responde se o nível a laser MTX é bom ou não. Então, para focarmos exclusivamente nisso, vamos analisar abaixo os modelos de acordo com os principais fatores que você deve levar em consideração ao adquirir um bom nível a laser!

Analisando o nível a laser MTX

Nível a laser MTX é bom?

Abaixo nós separamos todos os fatores que você deve levar em consideração para adquirir um nível a laser, seja ele da MTX bem como de qualquer outra marca.

Então confere só como é a atuação do nível a laser MTX quando levamos em conta fatores tais como:

Quanto a precisão

A primeira coisa que devemos levar em consideração ao analisarmos um nível a laser é sua precisão, afinal de contas, ninguém gosta de operar uma ferramenta desregulada e que não apresente valores corretos, não é mesmo?

Você não encontrará modelos no mercado com uma precisão de 100%, isto é algo que simplesmente não existe, mas esse valor pode sim ser baixo. Ou seja, apesar de não serem perfeitos, há modelos que se aproxima muito da perfeição, fazendo com que essa diferença seja imperceptível.

Dentre os modelos acima nós podemos ver que a precisão do nível a laser MTX é muito boa. A precisão vai desde 1,6 mm/m a até 0,5 mm/m, ou seja, é algo que você definitivamente não precisa se preocupar. Uma diferença de 0,5 mm a cada 5 metros é algo tão insignificante que podemos considerar como nulo. Então, no quesito precisão, o nível a laser MTX atua muito bem aqui!

Quanto ao alcance

O próximo fator a ser considerado aqui é o alcance, ou seja, até onde o laser poderá chegar. É comum que o alcance de um nível a laser varie de 10 a 100 metros, mas antes de correr para pegar o maior alcance de todos, é bom ter em mente suas necessidades. Isso pois, de nada adianta você pagar mais caro para ter um alcance de 100 metros, se um de 10 metros já lhe atenderia perfeitamente bem em seus trabalhos. Então muito cuidado para não pagar a mais por um alcance que você nem ao menos irá usar.

No caso do nível a laser MTX, todos os principais modelos que encontramos possuem o mesmo alcance de 10 metros, o que  depende muito do serviço que você irá executar. Uma medição de 10 metros é o suficiente para você? Então este nível a laser poderá lhe ajudar. Mas se você precisa de um alcance maior, então a dica é ir atrás de outros modelos que possam melhor lhe atender aqui!

Quanto ao local em que você irá utilizá-lo

Quando falamos no local em que você irá utilizar o nível a laser, estamos nos referindo se ele será usando internamente ou externamente. O uso interno é o mais comum, e todos os níveis a laser atuam muito bem aqui, mas o uso externo costuma ser mais complicado. Muitos modelos de nível a laser não funcionam bem externamente, o que pode dificultar um pouquinho o seu trabalho. Então é importante ter em mente onde você irá utilizar seu nível, e conferir se ele poderá lhe ajudar nisso, para não ter problemas futuros.

Todos os modelos de nível a laser MTX que apresentamos acima não são bons para uso externo, tendo diversas reclamações de usuários neste quesito. Ou seja, se você busca por um nível a laser para uso externo, o MTX não é o mais aconselhável.

Quanto aos sinais visuais e sonoros

Sinais visuais e sonoros são bons indicativos para lhe ajudar a ter uma noção sempre que você atingiu uma medição específica. Pode até parecer algo irrelevante, mas é sempre bom ter em mente que na hora de usar um nível a laser o objetivo é a perfeição, então toda a ajuda é válida.

Nós não encontramos quaisquer informações em nenhum dos níveis a laser MTX sobre sinais visuais ou sonoros, o que é um ponto negativo aqui, mas nada que chegue a prejudicar a qualidade destes modelos.

Quanto a alimentação

Todos os modelos possuem uma alimentação específica, que podem ser tanto baterias quanto pilhas AA. Dos modelos que apresentamos acima da MTX a alimentação é variada entre baterias e pilhas, e não há necessariamente uma melhor do que a outra.

Só é bom prestar atenção pois há modelos cuja bateria não está inclusa na compra, então você teria de comprá-la separadamente.

Quanto aos itens extras

Sempre que você estiver em dúvida sobre dois modelos bastante similares, a melhor maneira de desempatar é conferindo os itens extras de ambos os modelos.

Dos quatro modelos apresentados acima, três deles possuem itens extras e apenas um não. Os itens extras oferecidos pelos modelos MTX não são nada sensacionais, sendo na verdade bem padrões. O único item extra que não é comum aqui são os óculos de proteção, um equipamento de proteção essencial para a maioria dos trabalhos.

Quanto ao preço

E por último, mas não menos importante, o preço é algo que você deve sempre levar em consideração. E não apenas para o nível a laser da MTX, mas para quaisquer outros que você esteja cogitando adquirir.

O nível a laser MTX se destaca muito pelo seu preço baixo, estando abaixo da média do mercado. Ou seja, se você precisa de um modelo bom e barato, vale a pena conferir os modelos que a MTX tem a oferecer!

O nível a laser MTX é bom mesmo?

Acima nós lhe apresentamos muitos bons modelos de nível a laser MTX, bem como realizamos uma análise comparativa entre todos estes modelos, e depois os analisamos de acordo com os principais fatores que você deve levar em consideração na hora de escolher seu nível a laser. Então agora só nos resta voltar e responder a pergunta central deste artigo: o nível a laser MTX é bom?

E a reposta é que sim, o nível a laser MTX é bom, mas depende bastante!

Nós falamos que depende pois, por todas as análises que nós fizemos acima, nós podemos dizer que o nível a laser MTX é bom para trabalhos menores, como por exemplo para decorações em ambientes internos, e não é bom para trabalhos mais profissionais, como por exemplo em canteiros de obras. Ou seja, se você precisa de um bom nível a laser para usar internamente, então o nível a laser MTX é bom, mas se você precisa de um para aplicações profissionais e usar no canteiro de obras e externamente, então há modelos que são muito mais bem aconselháveis!

Mas e quanto a você, está pensando em adquirir algum dos modelos que apresentamos acima? Ou então até mesmo já possui algum deles em casa? Pois então não deixe de nos contar sua opinião a respeito nos comentários abaixo!