Qual A Diferença Entre a Broca De Ferro E De Madeira?

Na hora de escolher a broca certa, o tipo de material a ser perfurado, como por exemplo ferro ou madeira, faz toda a diferença!

Utilizar uma broca inapta para aquele material pode acabar lhe trazendo alguns problemas sérios. Mas sem problemas, você não precisa se preocupar em errar!

Isso pois o objetivo deste nosso artigo é justamente lhe mostrar qual a diferença entre a broca de ferro e a de madeira. Assim você poderá sempre utilizar a broca correta dependendo do tipo de trabalho que você tiver pela frente!

Então, se você quer ter em mãos a broca certa para você, é só continuar a leitura!

Para que servem as brocas?

Antes de passarmos para a diferença entre a broca de ferro e a de madeira, você sabe dizer para que elas servem?

A broca é parte importante em uma furadeira, sendo a ferramenta que vai em sua “ponta”, com o objetivo de perfurar uma determinada superfície. Esses furam podem ter os mais variados objetivos, desde a pendurar quadros a até mesmo instalar estantes e prateleiras.

Mas não basta apenas comprar uma broca qualquer e pronto, são vários os aspectos que você deve levar em consideração na hora de escolher a sua, como por exemplo o tipo de material que você deseje perfurar.

Neste artigo nós falaremos especificamente na diferença entre a broca de madeira e de ferro, ou seja, focaremos apenas nestes dois materiais. A seguir nós separamos quais os tipos de broca você deve buscar sempre que precisar perfurar algum destes dois materiais, confere só!

Quais as brocas ideais para madeira?

Se você pretende perfurar objetos, ou superfícies, de madeira, é importante ter uma broca específica para este material. Mas tenha em mente que não há uma única broca que pode ser usada em madeira, mas sim várias.

Veja então as brocas que podem ser utilizadas para madeira:

A broca de três pontas

Broca de três pontas

Comecemos pela broca de três pontas, a qual é utilizada exclusivamente para madeira.

Ela é feita em aço carbono, o que contribui para uma resistência elevada contra o calor, calor esse que inevitavelmente será gerado quando a broca entrar em atrito com a madeira. Se você reparar bem nessa broca verá que sua ponta central possui um “furinho”, de modo a garantir que o ponto inicial não escape quando você estiver perfurando.

Não importa qual tipo de madeira você tiver pela frente, essa broca é a escolha certa!

A broca serpentina

Broca serpentina

O destaque dessa broca se dá por seu design em espiral, o qual proporciona a sua perfuração um rápido avanço.

Ela pode ser utilizada tanto para madeiras mais macias quanto mais duras e úmidas. Sua perfuração possui um acabamento elevado, bem como um ótimo escoamento de cavados!

A brocha chata

Broca chata

Seu nome reflete seu formato chato, sendo essa broca indicada para materiais mais grossos, pois sua capacidade de perfuração atua acima de 20 cm.

Ela pode ser usada para perfurar madeiras, fibras e aglomerados. Sua ponta evita que ela acabe deslizando, proporcionando um maior tração, o que resulta em uma perfuração muito mais veloz. Seu uso é indicado para quando você não precisa de um acabamento mais fino.

O que acontece se eu utilizar uma broca específica para madeira no ferro?

“Mas e se eu usar uma broca de madeira para perfurar uma superfície de ferro?”

A madeira, dependendo é claro de sua espessura, é menos resistente do que o ferro, ou seja, a principal diferença aqui em sua broca é por sua resistência.

Uma broca para furar madeira é menos resistente, e você não conseguirá utilizá-la bem para superfícies de ferro.

Além disso, o design também faz diferença, pois a broca deve ser construída de tal maneira a não ocasionar danos a madeira. Como por exemplo a broca de três pontas citada acima, cujo design contribui para uma resistência elevada ao calor, e o calor é algo que você irá querer evitar quando estiver perfurando madeiras.

Abaixo você verá que o design de brocas para ferro são mais robustas, de modo que possa adentram neste material com uma maior facilidade.

Quais as brocas ideais para ferro?

A seguir nós separamos a broca específica que você deve buscar para ferro/metal/aço, confere só:

A broca aço rápido

Broca aço rápido

Essa é a broca específica para perfurar ferros e metais.

Ela apresenta uma haste cilíndrica e um formato helicoidal, sendo que sua perfuração funciona perfeitamente bem em ambas as direções, a esquerda ou a direita.

É importante também ficar atento para a cobertura da broca de aço rápido, pois você pode alterá-la de acordo com o metal a ser perfurada. Você pode, por exemplo, optar por uma cobertura de titânio caso deseja um poder máximo em perfuração!

O que acontece se eu utilizar uma broca específica para ferro na madeira?

Aqui nós já estamos lidando com a pergunta inversa que respondemos acima, pois, se uma broca é potente o suficiente para perfurar ferros e metais, então por quê não utilizá-la também para madeiras?

A diferença aqui está justamente em quão mais potente uma broca para ferro é do que uma para madeira. Ou seja, neste caso, você acabará perfurando a madeira além do desejado.

Sem contar também que o próprio design das brocas facilitam para que elas sejam utilizadas nos materiais certos. Enquanto a broca de três pontas lhe dará maior controle para perfurar madeiras, a de aço rápido não apresenta esse mesmo controle de fixação, sendo ela específica para ferros e matais!

Agora você já sabe qual é a diferença entre a broca de ferro e a broca de madeira!

Acima nós lhe informamos a broca que você deve usar seja para ferro ou para madeira, bem como a diferença em utilizar uma broca inapta para aquele serviço. Esperamos que assim você consiga escolher a broca certa para o serviço que você for desempenhar, evitando assim quaisquer problemas!

Você também pode conferir: A diferença entre a broca de madeira e de concreto!

E claro, caso tenham sobrado dúvidas, basta nos perguntar nos comentários abaixo e nós faremos o possível para lhe responder!