Qual A Diferença Entre Furadeira De Impacto E Normal?

Na hora de procurar pela melhor furadeira, você sabe dizer a diferença entre uma de Impacto e a Normal? Saber diferenciá-las é importante, pois somente assim você conseguirá ter certeza de qual é a melhor para suas necessidades!

Mas se você não tem ideia de qual sua diferença, sem problemas, nós te ajudamos com isso!

Aqui neste artigo nós vamos focar em lhe explicar detalhadamente qual é a diferença entre uma furadeira de impacto e uma normal. Além disso, nós também citaremos o martelete, o qual costuma ser muito confundido com a furadeira de impacto.

Então, se você quer entender de uma vez por todas a diferença, e poder definir se é a furadeira de impacto ou a normal que você deseja, é só continuar por aqui com a gente!

Conhecendo a furadeira comum

Comecemos então pela furadeira comum, para que então possamos definir a diferença entre ela e a de impacto.

Não é segredo para ninguém que a função de uma furadeira é a perfuração, ou seja, ela lhe ajudará a realizar “furos” em determinados materiais. Se você trabalha no setor de construção civil, marcenaria e afins, então sabe que ter uma furadeira entre suas ferramentas é imprescindível. Mas até mesmo para uso doméstico é sempre bom ter uma com você.

Isso pois, há inúmeras atividades dentro de sua residência que acabam exigindo o uso de uma furadeira, como por exemplo para montar móveis, instalar prateleiras e pendurar quadros. Exatamente por isso é sempre bom ter uma furadeira com você, mesmo que seja um modelo mais básico.

As partes de uma furadeira

A seguir nós separamos para lhe apresentar todas as principais partes de uma furadeira, e seja ela um modelo normal ou de impacto, pois não há diferença em sua constituição. Então confere só a imagem abaixo!

Partes de uma furadeira

Acima nós lhe apresentamos a “anatomia” de uma furadeira, e lembrando que neste caso não há muita diferença entre uma normal e uma de impacto. Vamos então lhe explicar a função de item por item abaixo!

Mandril

A primeira parte é o mandril, e é nele que você irá encaixar as brocas que for utilizar, sempre se atentando para que esteja usando a broca certa para o trabalho certo. O mandril e a chave de mandril são duas partes relacionadas, então vamos a ela.

Chave de mandril

A função da chave de mandril é lhe ajudar a encaixar as brocas em seu mandril. Ela tem o nome de “chave” pois lhe ajuda justamente a “abrir” o mandril, de modo que você possa colocar sua broca dentro dele, e depois a “fechá-lo”, de modo que a broca fique muito bem presa dentro dele.

Apesar de super importante, a chave de mandril acaba sendo um acessório extra, e que não é comum a todos os modelos de furadeira. Caso o modelo que você estiver de olho a possua, isso acaba sendo um ponto extra!

Função martelete

Na figura acima há um botão no topo da furadeira que corresponde a “função martelete”. Esta função não é comum a todos os modelos, sendo utilizada para materiais e superfícies mais duras. Nós falaremos mais sobre ela abaixo.

Controle de reversão

Outra função que não é comum a todos os modelos é o controle de reversão, cuja função é justamente reverter o lado para o qual sua furadeira irá girar. Pode até parecer algo desnecessário, mas acredite, isso pode lhe ajudar bastante dependendo do serviço que você for executar.

Basicamente falando, esse giro em lado inverso lhe ajudará no desparafusamento. Ou seja, sabe aquele parafuso que você não consegue retirar? Pois a função de reversão poderá lidar com ele muito bem. Ela é especialmente útil para montar e desmontar móveis.

Limitador de profundidade

O próprio nome já entrega sua utilidade, porém com o limitador de profundidade você consegue um maior controle sobre seus furos. Basta que você o ajuste de acordo com a profundidade desejada e comece a furar até a atingir.

O limitador de profundidade é outro acessório extra, não comum a todos os modelos, mas que pode muito bem lhe ajudar em seus trabalhos.

Empunhadeira lateral

E por último nós temos a empunhadeira lateral, mais um acessório extra e não comum a todos os modelos. Ela também é conhecida como “punho auxiliar”, e tem a função de lhe proporcionar uma maior comodidade e segurança para quando você for utilizar sua furadeira.

E se você estiver com dúvidas sobre a utilização de sua furadeira, então é só conferir: Como usar furadeira?

Conhecendo a furadeira de impacto

Furadeira de impacto

Uma vez que já tenhamos passado pela furadeira normal, vamos agora lhe apresentar a de impacto, para que possamos então discorrer sua diferença.

Como o próprio nome já diz, a furadeira de impacto imprime um maior impacto sobre a superfície que você estiver trabalhando. Ou seja, ela funciona aplicando “golpes”, os quais lhe ajudarão a perfurar um lugar mais resistente do que se você estivesse utilizando uma furadeira comum, como por exemplo uma parede.

A este ponto já ficou mais fácil para você entender que a principal diferença entre a furadeira de impacto e a normal se dá pela força do impacto, e consequentemente da dureza/resistência dos locais onde você poderá usá-la, não é mesmo? Assim sendo, vamos analisar mais detalhadamente estas diferenças!

A diferença entre uma furadeira normal e uma furadeira de impacto

A principal diferença entre uma furadeira normal e uma de impacto se dá pela resistência dos materiais que você poderá perfurar. Enquanto a furadeira normal deve ser utilizada em superfícies mais leves e menos resistente, a de impacto funciona dando “golpes” na superfície, o que faz com que ela seja ideal para trabalhos mais pesados.

“Mas no que, mais especificamente, é possível utilizar cada uma dessas furadeiras?”

Essa é uma pergunta bem comum, então para respondê-la nós separamos abaixo as principais aplicações destas furadeiras:

  • Enquanto a furadeira comum possui um foco na precisão, e deve ser utilizada em materiais menos resistentes, como por exemplo em madeira, aço, ferro e acrílico;
  • A furadeira de impacto possui um foco na força/potência, funcionando melhor em superfícies mais duras e resistentes, tal como granito, concreto, paredes e até mesmo em pedras!

“Então qual delas eu devo usar?”

Ou seja, se você deseja uma furadeira apenas para uso residencial, e como neste caso você provavelmente irá perfurar paredes, a furadeira de impacto acaba sendo a melhor opção para isso.

“Se a de impacto é melhor, então por quê não utilizá-la para todos os trabalhos?”

A furadeira de impacto possui maior força/potência, o que não necessariamente significa que ela é a melhor. Supondo que você precisa furar um material bem frágil, como por exemplo uma madeira fina, usar uma furadeira de impacto para isso terá uma diferença bem maior do que se você usar uma normal.

E quando falamos em diferença, estamos nos referindo a precisão, ou seja, você acabará perfurando muito mais do que o necessário. Nós podemos dizer aqui que, neste caso, a grande diferença é que uma furadeira comum lhe trará muito mais precisão do que uma furadeira de impacto.

Mas a grande questão aqui é que você não precisa necessariamente escolher entre uma ou outra. Isso pois, atualmente há diversos modelos no mercado capazes de alternar entre ambas as funções, funcionando como um 2 em 1. Ou seja, você consegue usar a precisão da furadeira normal, e depois alternar para a força da de impacto.

Mesmo que tais modelos acabem custando inicialmente um pouquinho a mais, vale a pena investir neles!

Deu para entender agora a diferença entre uma furadeira normal e uma de impacto?

Conhecendo o martelete

E por fim nós temos o martelete, que também costuma ser bastante confundido com uma furadeira de impacto, porém ambos possuem algumas diferenças.

Nós falamos acima que a grande diferença entre uma furadeira de impacto e uma normal é sua potência elevada, no caso de um martelete é como se essa potência se acentuasse ainda mais. Na realidade, o martelete é mais comparável a uma britadeira do que a uma furadeira, tamanha é sua força.

Para se ter uma ideia, ele é usado para a demolição de colunas e vigas, para abrir canaletas, retirar piso e várias outras funções nesta mesma linha. Então, para que você não mais se confunda:

  • A furadeira de impacto lhe dará uma força extra na perfuração, sendo ideal para paredes, concreto, alvenaria e podendo ser utilizada até mesmo em pedras;
  • Enquanto o foco do martelete não é na perfuração, mas sim na demolição, lhe ajudando a romper e demolir estruturas de concreto.

Agora você já sabe a diferença entre uma furadeira normal e uma de impacto!

Acima nós lhe informamos a diferença entre uma furadeira de impacto e uma normal, de modo que não lhe reste dúvidas entre ambas e que agora você possa selecionar aquela que melhor irá se encaixar em suas necessidades. Então agora que você já sabe a diferença entre ambos, é só escolher o melhor deles para você e começar o quanto antes a utilizá-lo!

Mas claro, caso ainda tenham restado duvidas sobre a diferença entre a furadeira normal e a de impacto, basta nos perguntar nos comentários abaixo e nós faremos o possível para lhe responder!