Qual A Diferença Entre Martelete Rompedor E Perfurador?

Na hora de escolher pelo melhor martelete para te ajudar no trabalho, você sabe dizer a diferença entre o rompedor e o perfurador? Pois aqui neste artigo nós iremos focar justamente nisso!

Abaixo nós iremos te mostrar a diferença entre o martelete rompedor e o perfurador, bem como qual deles é o mais indicado para você. Apesar de sutis, ainda assim há diferenças entre ambos, diferenças que devem ser levadas em consideração dependendo do tipo de serviço que você vá executar.

Então, se você não quer cometer erros, e saber de uma vez por todas qual a diferença entre o martelete rompedor e o perfurador, é só continuar com a leitura!

Qual a diferença entre martelete rompedor e perfurador?

De modo que possamos definir melhor qual a diferença entre o martelete rompedor e o perfurador, vamos então analisá-los separadamente abaixo.

O martelete rompedor

Martelete rompedor

Comecemos então pelo martelete rompedor, cuja função basicamente é… romper! Tá, mas como assim romper?

Nós podemos relacioná-lo com uma ferramenta de demolição, ou seja, ele é ideal para quando você deseja romper/demolir concreto em obra. Sabe aquele revestimento que está ali mas não deveria? Pois para retirá-lo apenas com um martelete rompedor em mãos!

Nós também podemos relacioná-lo com aquelas britadeiras, cuja função é perfurar o piso, porém no caso do martelete sua função é perfurar a alvenaria. Normalmente os modelos contam com um sistema anti-vibração, de modo que você não sofra desgastes enquanto o estiver utilizando.

E claro, não apenas alvenaria, mas também para quando se deseja romper concreto, cerâmica, tijolos, e quaisquer outros materiais em obras que se mostrar necessário. Até mesmo para vigas, colunas e sapatas deve-se utilizar um martelete rompedor, porém nestes casos é necessário optar por um de maior porte, específico para tais estruturas.

O martelete perfurador

Martelete perfurador

Passando agora para o martelete perfurador, você provavelmente já deve ter imaginado sua função, não é mesmo?

Aqui ele é bastante similar a uma furadeira, sendo que ele pode vir ainda com ponteiras, tais como talhadeiras e brocas. Você pode utilizá-lo para furar os mais diversos materiais, tais como tijolos, pedras, concreto, madeira, aço, cerâmica, etc. Seu peso costuma variar entre 4 a 13 Kg, e além disso ele também possui a função de aparafusamento.

Qual o melhor, o martelete rompedor ou perfurador?

Acima nós te passamos um breve resumo explicando para que serve o martelete perfurador e o rompedor, e você já deve ter notado a diferença entre ambos.

A verdade é que, enquanto um tem a função de perfurar, outro tem a função de “romper”, ou seja, não podemos definir qual o melhor. Isso pois, cada um deles possui uma aplicação diferente.

Se você necessita romper concreto/alvenaria em obra, então certamente o martelete rompedor é o melhor para você. Mas, se você necessita perfurar materiais em obra, então neste caso  o martelete perfurador já torna-se a melhor opção. E talvez você esteja se perguntando algo do tipo:

“Mas então qual dos dois devo comprar?”

Neste caso, nós temos uma indicação de compra pra você.

O martelete rompedor perfurador

Por que escolher entre um e outro, se você pode simplesmente optar por ambos no mesmo modelo?

Esta definitivamente é a melhor escolha, pois assim você consegue contar tanto com o martelete perfurador quanto com o rompedor na mesma ferramenta. Mesmo que tenha de pagar um preço um pouquinho maior, no final das contas vale a pena!

E claro, se quiser uma boa indicação de um martelete rompedor perfurador, então confere só:

Martelete Perfurador Rompedor GBH 2-24  Bosch

Pros
  • Alta potência, com 820 W
  • Velocidade e impactos variáveis
  • Possibilidade de se utilizar a função de perfuração com ou sem impacto
  • Sistema para ajuste do cinzel e da talhadeira
  • Possui proteção contra agarramentos e sobrecargas
  • Cabo comprido, com um total de 4 metros
  • Sistema de encaixe SDS-Plus
  • Acompanha um limitador de profundidade, uma empunhadura auxiliar e uma maleta para transporte
Contras
  • Possui preço um pouco elevado
  • Há também reclamações referentes ao fato da maleta de transporte ser frágil

Este modelo também lhe traz uma segurança durante sua utilização, lhe protegendo contra agarramentos e sobrecargas, e contando também com um cabo de 4 metros de comprimento. Além disso, este modelo inclui um limitador de profundidade, uma empunhadura auxiliar para maior firmeza e uma maleta para auxiliar em seu transporte. E o sistema de encaixe SDS-Plus é desenvolvido para realizar trocas rápidas.

Já com relação a sua capacidade máxima de perfuração, tem-se:

  • Metal – 13 mm
  • Concreto – 24 mm
  • Alvenaria – 24 mm
  • Madeira – 30 mm

Martelete perfurador ou furadeira de impacto?

Acima nós falamos que o martelete perfurador tem a função de perfurar, basicamente o mesmo que uma furadeira de impacto faz, o que nos leva a pergunta de qual dos dois é o melhor?

Ambos, tanto o martelete perfurador quanto a furadeira de impacto, possuem a função de perfurar, mas a diferença reside nesta “taxa” de perfuração. Ou seja, a furadeira é destinada para superfícies que sejam menos duras, enquanto o martelete é empregado em superfícies mais duras. Para uso residencial, a furadeira de impacto lhe ajudará perfeitamente bem, já para uso em obras, o martelete perfurador acaba sendo a melhor opção aqui, e de preferência um martelete rompedor perfurador.

Agora você já sabe a diferença entre martelete rompedor e perfurador!

Acima nós realizamos um pequeno comparativo, onde lhe apresentamos a diferença entre o martelete rompedor e o perfurador. Ou seja, agora você já sabe qual deles deve correr atrás dependendo de suas necessidades. E claro, caso ainda esteja na dúvida, o melhor mesmo é optar pelo martelete rompedor perfurador, e ter em mãos ambas as funções no mesmo equipamento!

Mas e para você, qual dos dois melhor irá lhe ajudar agora? O martelete rompedor ou o perfurador? Conta pra gente nos comentários abaixo!