Qual A Melhor Escada: Aço Ou Alumínio?

Procurando por uma escada mas não sabe se a melhor é a de aço ou a de alumínio? Você tá com sorte, pois é justamente sobre isso que nós iremos falar aqui neste artigo!

Abaixo vamos comparar uma escada de aço com uma de alumínio, para assim conseguirmos definir qual das duas é a melhor. E claro, melhor no quesito daquilo que você está buscando. Aqui nós iremos lhe apresentar as diferenças para cada tipo de escada, bem como as funções em que cada uma é mais aconselhável, para que você não tenha mais dúvidas.

Preparado então para se decidir entre a escada de aço e a de alumínio? Pois então vamos começar!

Para que serve uma escada?

Antes de passarmos para o comparativo de uma escada de aço e uma de alumínio, vamos focar rapidinho em para que serve uma escada. E sim, você provavelmente já sabe para que elas servem, mas acredite, não são apenas “para subir”.

O que nós queremos ressaltar aqui é que as escadas possuem funções específicas. Ou seja, você pode procurar uma escada para colocar em sua piscina, uma escada para lhe dar acesso ao sótão, uma escada para lhe auxiliar eu seu trabalho, uma escada para ajudar em pequenos serviços em cada, e até mesmo aquelas escadas lindas e luxuosas que servem de ligação de um andar para o outro dentro de sua casa. E claro, para cada funcionalidade, há sempre um tipo diferente de escada que é mais aconselhável.

Então, dependendo de qual uso você deseja empregar a sua escada, você precisará de um modelo específico de escada. Dito isso, abaixo nós encontraremos um determinado uso em que uma escada de alumínio pode ser melhor do que uma escada de aço, e vice-versa. Uma vez que isto já esteja explicado e que você entenda este conceito, vamos então analisar ambas as escadas abaixo.

A escada de alumínio

Escada de alumínio
Tá vendo as dobras? Pois são todos os lugares onde você pode “modelar” o formato dessa escada

Sabe aquela escada que é sempre importante termos em casa para os mais variados serviços? Pois é exatamente nisso que a escada de alumínio é boa!

Além disso, você ainda encontra diversos modelos de escada de alumínio que podem lhe ajudar nos mais diversos trabalhos. Para se ter uma ideia, há até mesmo escadas que são dobráveis nas mais diversas posições, lhe dando uma gama maior de possibilidade na hora de utilizá-la na limpeza, pintura ou manutenção. E com relação a altura, você encontra tanto escadas de mão, aquelas com apenas um lance de degrau e que são basicamente um “banquinho”, quanto as escadas extensíveis, que podem chegar a até mesmo 24 degraus.

Parece uma escada muito boa, não é mesmo? E ela é, porém ainda assim tem suas limitações. Para começar, este modelo é indicado para uso residencial, e não para trabalhos profissionais. Isso pois, seu limite de peso é menor do que outros, tendo uma média de 120 Kg, com alguns poucos modelos podendo chegar até 150 Kg. E você também nunca deve utilizá-la próxima a rede elétrica, pois o alumínio é um excelente condutor, e ele conduzindo eletricidade até você é algo que definitivamente você deve evitar.

Vamos agora conferir a escada de aço.

A escada de aço

Escada de aço

Acima nós conferimos a escada de alumínio, então vamos agora dar uma olhadinha na de aço e em suas principais características.

A começar a escada de aço também é muito boa para uso residencial. Trata-se de uma escada durável, resistente e que aguenta até mais peso do que sua concorrente de alumínio. Já com relação a altura, há modelos que alcançam até mesmo mais de 4 metros, então isso não deverá ser problema para você. E, devido a suportar pesos elevados e grandes alturas, isso faz com que esta escada seja boa para se utilizar em obras.

Entretanto, é bom ter em mente que este modelo não é muito bom quando se tem água envolvida. Isso pois, a água pode acabar enferrujando a escada, fazendo com que uma manutenção seja necessária. E talvez você esteja pensando aqui algo como: “Mas eu já vi uma escada de aço sendo usada na piscina”, mas aí é um pouquinho diferente.

Para entender isso nós temos de voltar no tópico ali em cima em que falamos sobre os diferentes usos de uma escada. Ou seja, se você busca uma escada especificamente para colocar em sua piscina, não há problema nenhum em optar por um modelo de aço, pois eles são desenvolvidos com esse intuito e a água não é um problema. Mas, se você quer uma escada de aço para uso residencial ou profissional, então deverá sim se preocupar com a água.

Qual a melhor, a escada de aço ou a escada de alumínio?

Acima nós te mostramos um breve resumo sobre cada uma destas escadas, mas qual delas é a melhor?

A resposta é que depende! Isso pois a melhor escada vai variar de acordo com o uso que você deseje empregar a ela. Se você procura uma escada para uso residencial, então a escada de alumínio é a melhor. Mas, se você quer uma escada para trabalhar, então a escada de aço já fica sendo a melhor opção.

Entende como dependendo da função que você deseja o tipo da escada acaba variando? Pois isto é algo que você deve ter em mente antes de mais nada!

Escada de aço Vs escada de alumínio

Agora que você já entende que a melhor escada varia de acordo com o seu uso, que tal compararmos a escada de aço com a de alumínio? Pois abaixo nós iremos realizar este comparativo, mas um comparativo relativo a sua utilização.

Ou seja, ao invés de compararmos com fatores como peso, altura, resistência e etc, vamos focar aqui no uso que você poderá empregar a cada uma dessas escadas. Vamos lá?

Qual a melhor para uso residencial?

Para Uso Residencial: Escada de alumínio

Quando falamos aqui de uso residencial queremos dizer aquela escada que você tem em casa para “quebrar galho”. Aqui temos de focar no peso, na altura, mobilidade e maleabilidade da escada. E é por isso que nós ficamos com a escada de alumínio.

A escada de alumínio pode até não suportar tanto peso quanto a de aço, mas o quanto ela suporta é o suficiente para uso residencial. Além disso, o que realmente a destaca aqui é o fato dela ser dobrável. Em alguns modelos você pode dobrar sua escada em até 8 diferentes posições, o que lhe dá uma maior gama de possibilidades para a maioria dos trabalhos que você for realizar em casa.

Com isto em pauta, a escada de alumínio fica sendo nossa campeã aqui.

Qual a melhor para uso profissional?

Para Uso Profissiona: Escada de aço

Mas, quando passamos para o uso profissional, a escada de aço acaba vencendo aqui sem contestação.

Isso se dá mais ao fato da escada de alumínio não ser feita para esta utilização, pois ela não suporta um peso muito elevado e não é boa para resistir a impactos. Além disso, também tem o pequeno detalhe de que você nunca deve utilizar uma escada de alumínio para trabalhos em rede elétrica.

Em contrapartida, a escada além de ser resistente também suporta pesos elevados, o que faz dela uma melhor opção para todo tipo de obra. Mas é sempre bom reforçar o fato de que você não deve utilizá-la exposta a água.

Qual a melhor para uso decorativo?

Escada de aço
Quando falamos em uma escada de aço para uso decorativo, é disso que estamos falando!
Para Uso Decorativo: Escada de aço

Quando falamos em uso decorativo, queremos dizer aquela escada luxuosa que serve para conectar um andar ao outro.

E, neste cenário, a escada de aço é a grande campeão. A escada de aço é bem mais resistente do que a de alumínio, além de apresentar uma durabilidade bem mais elevada. Mas, o que a destaca aqui é a possibilidade de moldar este material, sendo possível fazer com que esta escada assuma os mais diversos formatos, ocupando os mais diversos lugares, tais como a escada reta ou a caracol.

O cuidado que se deve ter aqui é com escadas nas áreas externas, as quais em contato com o sol podem aquecer bastante, fazendo com que seu uso seja desconfortável. Mas nada que um acabamento com epóxi ou esmalte sintético não resolva.

Agora é só ir atrás da sua!

Acima nós realizamos um pequeno comparativo para lhe mostrar a diferença entre a escada de aço e a de alumínio. Agora que você já entende que o tipo de escada varia de acordo com o que você deseja dela, e também já sabe qual a melhor para cada função, agora é só ir atrás da sua escada. Então, seja uma escada para uso residencial, profissional ou decorativo, você já tem a resposta de qual é a melhor!

Mas e você, concorda com nossa análise acima ou tem uma opinião diferente? Conta pra gente nos comentários abaixo!