Qual A Melhor Esmerilhadeira?

Precisa polir, amolar ou cortar? Então o que você precisa mesmo é ter em mãos a melhor esmerilhadeira que puder encontrar! A esmerilhadeira é a ferramenta certa seja para cortar metais e pedras ou para polir facas e alicates.

Assim sendo, aqui neste artigo nós iremos lhe apresentar incríveis modelos de esmerilhadeira para você escolher a melhor. Além disso, também iremos lhe apresentar um pequeno guia destacando tudo o que você deve levar em consideração na hora de fazer sua escolha.

Então, seja para polir, cortar ou amolar, venha conferir qual é a melhor esmerilhadeira!

CARACTERÍSTICAPRODUTO

Black+Decker G720-BR
  • Modelo barato
  • Boa para trabalhos domésticos
Verificar Preço →

Vonder
  • Bateria intercambiável com demais ferramentas Vonder
  • Motor com isolamento duplho
Verificar Preço →

DeWalt
  • Interruptor de gatilho com trava para uso contínuo
  • Motor protegido contra abrasão
Verificar Preço →

 

Qual é a melhor esmerilhadeira?

Para lhe ajudar a responder essa pergunta abaixo nós separamos incríveis modelos de esmerilhadeira para você definir a melhor, então confere só!

Esmerilhadeira Black+Decker G720-BR – A Esmerilhadeira Para Cutelaria!

Pros
  • Modelo mais barato da categoria
  • Bom modelo para cutelaria
  • Empunhadura auxiliar para até 3 posições
  • Trava de segurança lateral
  • Botão selado contra pó
  • Acompanham este modelo um disco de 115 mm, uma chave de aperto e uma empunhadura auxiliar
Contras
  • Encontramos apenas uma reclamação referente ao seu corte não ser muito preciso

Quer uma esmerilhadeira focada para cutelaria? Então confere só este modelo!

Este modelo apresenta uma potência de 820 W, bem como uma velocidade de 11.000 RPM e, apesar de não ser o modelo ideal para corte (mesmo que ela ainda possa cortar concreto, metal e mármore), ela funciona muito bem para polimento. Ou seja, para cutelaria, onde o polimento de facas é o principal, este modelo lhe atenderá muito bem.

Além disso, este modelo ainda conta com uma empunhadura auxiliar para até 3 posições, trava de segurança lateral, botão selado contra pó. Acompanham este modelo um disco de 115 mm, uma chave de aperto e uma empunhadura auxiliar.

Esmerilhadeira Bateria Intercambiável Vonder – O Modelo A Bateria!

Pros
  • Modelo a bateria
  • Bateria intercambiável com demais modelos de ferramentas Vonder
  • Punho auxiliar para até duas posições
  • Isolamento duplo
  • Botão de trava do eixo
  • Acompanham este modelo 1 punho auxiliar, 1 capa de proteção para o disco, 1 chave e uma maleta para transporte
Contras
  • A bateria não está inclusa a este modelo
  • Sua velocidade não é a melhor dentre os demais modelos apresentados aqui

Se você quer uma maior mobilidade, sem ficar preso a tomadas, então este modelo a bateria é o ideal!

Este modelo apresenta uma potência de 18 V, bem como uma velocidade de 8.500 RPM. A bateria deste modelo é intercambiável, ou seja, ela funciona perfeitamente bem com outros modelos Vonder, ela ainda possui um punho auxiliar para até duas posições, isolamento duplo e um botão de trava do eixo. Entretanto, é importante ter em mente que a bateria não está inclusa a este modelo.

Acompanham este modelo 1 punho auxiliar, 1 capa de proteção para o disco, 1 chave e uma maleta para transporte.

Esmerilhadeira Angular DeWalt – A Esmerilhadeira Para Cortar Ferro!

Pros
  • Modelo ideal para corte de ferro e trabalhos pesados
  • Potência de 2.600 W
  • Empunhadura lateral anti-vibração
  • Interruptor de gatilho com trava para uso contínuo
  • Motor protegido contra abrasão
  • Caixa de engrenagem reforçada em alumínio
  • Acompanha ainda 1 guarda de proteção, 1 empunhadura lateral e 1 chave de dois pinos
Contras
  • Seu preço é mais elevado quando comparado aos modelos anteriores

Quer um modelo que seja potente o suficiente para cortar ferro e quaisquer outros trabalhos pesados que você tiver pela frente? Então confere só este!

Este modelo apresenta uma incrível potência de 2.600 W, bem como uma velocidade de 8.500 RPM e uma empunhadura lateral anti-vibração. Além disso, ele apresenta um interruptor de gatilho com uma trava para uso contínuo, caixa de engrenagem reforçada em alumínio e um motor protegido contra abrasão. Modelo ideal para corte em ferro e para trabalhos pesados que você necessite desempenhar!

Este modelo acompanha ainda 1 guarda de proteção, 1 empunhadura lateral e 1 chave de dois pinos.

Para que serve uma esmerilhadeira?

Para que serve uma esmerilhadeira?

Acima nós lhe mostramos vários modelos de esmerilhadeira, mas você sabe dizer para que ela serve? Basicamente falando, ela é a ferramenta que você utilizará sempre que precisar polir, amolar ou realizar acabamentos em peças de concreto, aço, ferro, metal, mármore e diversos outros.

Ela pode ser utilizada tanto profissionalmente, como inclusive é utilizada, quanto residencialmente para hobbies. Ela é bastante utilizada em oficinas mecânicas, em peças automotivas metálicas. Também pode ser encontrada na construção civil, realizando desbaste em peças de concreto, sendo esta uma das poucas ferramentas que desempenham esta função de maneira tão precisa.

Outros tipos de serviços que você pode encontrar uma esmerilhadeira são: Funilarias, serralherias, lanternagem, caldeirarias, fundição, metalúrgicas, departamentos de manutenção industrial, dentre vários outros.

Dependendo do trabalho que você tem pela frente, é necessário que você saiba definir bem qual o tipo de esmerilhadeira é a melhor para você. Assim sendo, confira abaixo todos os principais tipos a se saber.

Os diferentes tipos de esmerilhadeira

Basicamente falando, há três tipos principais de esmerilhadeira no mercado: angular, pneumáticas e a bateria. Abaixo vamos discorrer brevemente sobre cada uma delas, de modo que você possa entender melhor como tudo funciona.

Comecemos pela esmerilhadeira angular, a qual é o tipo mais comum e utilizado, funcionando através de uma tomada de 110 V ou 220 V.

Em seguida temos a esmerilhadeira a bateria, a qual pelo nome você já pode supor no que ela se diferencia do modelo anterior, não é mesmo? Ela é ideal para quando você necessita realizar trabalhos em locais afastados de tomadas elétricas, você também pode recarregar suas baterias.

E por último nós temos a esmerilhadeira pneumática, a qual funciona através de um compressor de ar, e não é tão usual assim.

Qual é a potência ideal para uma esmerilhadeira?

Para saber qual seria a potência ideal de sua esmerilhadeira, antes de mais nada você deve ter em mente qual o tipo de trabalho irá executar, bem como o material. Para trabalhar com metal e mármore por exemplo, será necessária uma potência mais elevada para o primeiro.

No caso de trabalhos domésticos, uma potência de 1.200 W deverá lhe servir para a maioria das utilizações. Entretanto, no caso de uso profissional, então o melhor é optar por modelos com uma potência de 2.000 W. Mas para lhe ajudar melhor com essa relação de potência e trabalho, abaixo nos fizemos uma correlação mais fácil de ser entendida.

Então confere só a potência ideal para:

  • Lixamento = 1.000 W
  • Polimento = 500 W
  • Corte em materiais simples = 1.500 W
  • Corte em materiais resistentes = 2.500 W

Qual o tamanho ideal para uma esmerilhadeira?

Além da potência, é necessário também qual o tamanho ideal que sua esmerilhadeira deve possuir. Então, para te ajudar também com isso, confere abaixo a relação de tamanho que nós montamos.

A esmerilhadeira de 4.1/2 polegadas serve para alvenaria e para realizar cortes em concreto, bem como em superfícies enferrujadas ou pintadas.

Já a esmerilhadeira de 5 polegadas lhe permite limpar aquela parte enferrujada ou pintada dos materiais, removendo a rebarba das peças fundidas, bem como realizando acabamentos em soldas ou então em desbastes nos metais e nas pedras.

Já o modelo de 7 polegadas é perfeito para limpar superfícies que estejam enferrujadas, bem como para remover rebarba de componentes fundidos, desbastar metais e dar aquele acabamento sobre soldas.

E por fim nós temos a esmerilhadeira de 9 polegadas, perfeita para cortar e desbastar metais e pedras, exigindo potência máxima de seu motor para lhe entregar os melhores resultados.

Nesse meio temos também a esmerilhadeira-serra, que é bastante usada para cortar e realizar acabamentos em tijolos, alvenaria, ardósia pisos e mármore.

Posso usar uma esmerilhadeira para amolar facas?

Nós citamos um modelo de esmerilhadeira acima perfeito para cutelaria, mas será que ela pode realmente ser utilizada para amolar facas? A resposta é que sim, ela é bastante eficiente para este serviço em específico!

E aqui é bom levantarmos ao fato que, quando falamos em amolar, nós não estamos nos referindo apenas as facas domésticas, mas também a ferramentas, alicates e tesouras. E se você estiver com dúvidas de como fazer isso, é mais fácil do que você imagina.

Basta prender bem a faca que você deseja amolar, e em seguida passar o disco de sua esmerilhadeira sobre a borda da lâmina de sua faca, sempre em um ângulo entre 25 a 35 graus.

Qual a diferença entre esmerilhadeira, lixadeira e politriz?

Esta é uma dúvida bastante comum, pois não é raro as pessoas confundirem esmerilhadeira com lixadeira e politriz. Então, para você entender bem a diferença entre elas nós separamos uma pequena explicação de cada uma abaixo.

Esmerilhadeira

Comecemos pelo nosso foco deste artigo, a esmerilhadeira. Ela trata-se de uma ferramenta poderosa, com um motor bem mais potente que a lixadeira e a politriz. A sua velocidade varia sempre de acordo com seu tamanho, geralmente fornecido em polegadas, sendo que sua média costuma ir de 9.500 a 12.000 RPM.

Politriz

Já a politriz funciona em uma velocidade bem baixa, sendo seu uso aconselhável apenas para polimento. Sua velocidade costuma variar de 600 a 3.300 RPM, sendo seu uso bem mais específico e indicado apenas para trabalhos leves.

Lixadeira

Já a lixadeira apresenta uma velocidade média, quando comparada com a esmerilhadeira e a politriz. Sua velocidade costuma variar de 4.000 a 6.600 RPM, e seu objetivo principal é lixar, seja madeira, rochas, metal, mármore ou diversos outros materiais que você queira.

Uma dica

Aqui você já consegue ter uma noção melhor da diferença entre elas, porém aqui vai uma dica que poderá lhe ajudar bastante: opte por uma esmerilhadeira que possua a função de controle de velocidade. Isso pois, com esta função você consegue utilizar sua esmerilhadeira também nas funções de politriz e de lixadeira. Ou seja, são três produtos/funções em um só, o que é muito mais cômodo independente do serviço que você vá executar!

Dicas para usar bem sua esmerilhadeira!

Usar a esmerilhadeira não é algo de outro mundo, sendo na verdade até bem simples. Mas, para te ajudar a evitar acidentes, nós separamos algumas dicas abaixo que vale a pena dar uma conferida!

A primeira dica é simples e você provavelmente nem precisa ser lembrado disso mas, nunca trabalhe próximo de crianças! A esmerilhadeira trata-se de uma ferramenta de trabalho, não de um brinquedo, e por esse motivo nunca deve estar ao alcance de crianças.

Mantenha-a também sempre longe de áreas molhadas, bem como longe de líquidos que possam vir a causar um curto-circuito na ferramenta.

Nunca se esqueça de usar os equipamentos de proteção. Equipamentos de proteção individuais, tais como luvas e protetor facial são de extrema importância aqui, e você jamais deve esquecer deles na hora de utilizar sua esmerilhadeira, são eles que irão lhe proteger de quaisquer pedaços de material que possa acabar escapando durante o trabalho.

Nunca vá direto para o trabalho sem antes praticar, faça cortes de teste. Essa dica é útil principalmente se você nunca antes tiver utilizado uma esmerilhadeira. Pois antes de já utilizá-la diretamente sobre seu trabalho principal é necessário fazer alguns testes, conhecer bem a ferramenta, para só então ter confiança de utilizá-la profissionalmente. Tenha sempre em mãos o manual de instruções do modelo para tirar quaisquer dúvidas que acabem surgindo.

Na hora de trocar os discos, lembre-se sempre de desconectar sua esmerilhadeira da tomada, ou então remover totalmente a bateria dependendo do modelo. Fazer isso é importante para que você não corra o risco de acontecerem quaisquer acidentes durante a troca de discos.

E claro, a manutenção periódica também é super importante aqui. Sempre, de tempos em tempos, confira as condições de sua esmerilhadeira, bem como uma manutenção completa da ferramenta. Assim você poderá garantir sua maior vida útil, bem como evitar acidentes durante seu uso.

Estas são apenas algumas dicas simples de segurança, que se você seguir poderá utilizar sua esmerilhadeira muito mais tranquilo!

Dicas de como escolher a melhor esmerilhadeira!

Como escolher a melhor esmerilhadeira?

Acima nós lhe mostramos incríveis modelos de esmerilhadeira, mas como você pode decidir por qual delas é a melhor? Pois para te ajudar com isso nós separamos abaixo todos os fatores que você deve levar em consideração na hora de fazer sua escolha, acompanhe!

1 – Polir, lixar ou cortar?

Antes de mais nada, a primeira coisa que você deve decidir é para que você usará sua esmerilhadeira. Você irá utilizá-la para polir, lixar ou cortar? Pois saiba que você deve escolher o modelo sempre de acordo com a função que ele irá desempenhar.

Uma vez que você tenha bem em mente para que irá utilizar sua esmerilhadeira, então é hora de ir atrás de uma potência que atenda as suas necessidades.

2 – De olho na potência

Nós já discorremos acima sobre a potência ideal de acordo com o trabalho que você for desempenhar, então vamos apenas simplificar aqui.

Ou seja, você deve selecionar a potência ideal para:

  • Lixamento = 1.000 W
  • Polimento = 500 W
  • Corte em materiais simples = 1.500 W
  • Corte em materiais resistentes = 2.500 W

Tudo certo? Então vamos para o próximo fator a ser analisado.

3 – Qual a fonte de energia?

Ao falarmos na fonte de energia queremos dizer se sua esmerilhadeira será elétrica, a bateria ou pneumática. Aqui nós aconselhamos que você opte por um modelo elétrico.

Uma esmerilhadeira a bateria ganha na praticidade, pois você pode utilizá-la mesmo em lugares que não há energia elétrica por perto, mas elas perdem na potência. Exatamente por isso elas são aconselhadas apenas para algumas situações, tais como pequenos trabalhos domésticos ou para artesanatos.

O modelo pneumático se prende ao fato de que deverá estar conectado a um compressor de ar para funcionar, do contrário ela apenas lhe deixará na mão. Há também modelos movidos a diesel, os quais são mais potentes, porém apresentam um barulho alto, e o odor produzido pela queima do material também será elevado.

Por fim temos os modelos elétricos, os quais nós lhe aconselhamos aqui. Sua potência costuma ser bastante alta, dependendo do modelo selecionado, e eles também podem realizar trabalhos pesados sem maiores problemas com odor e barulho. O único inconveniente é a necessidade de energia elétrica por perto, mas caso ela exista, então sem dúvidas este é o melhor modelo à se ter em mãos.

4 – O modelo que você deseja adquirir possui Certificado INMETRO?

Segurança é a palavra-chave aqui, acima de todas as outras!

Independente do modelo que você queira comprar, sempre certifique de que ele possui o Certificado INMETRO, pois é ele quem irá atestar que aquele modelo não acabará simplesmente explodindo em você assim que ligá-lo. Caso não ache isso na descrição do produto, então você pode pesquisar pelo produto/marca diretamente no site do INMETRO.

5 – O design do modelo também deve ser levado em consideração

Utilizar uma esmerilhadeira trata-se de um trabalho inteiramente manual, ou seja, aqui você vai querer que o modelo escolhido seja ergonômico, de modo que você não tenha quaisquer problemas com ele. Verificar itens tais como trava de segurança e tampa protetora para o disco também é super importante, assim você evita acidentes.

Certifique-se também de que o modelo escolhido é resistente e forte, e de preferência que tenha um sistema para proteção contra água e poeira.

6 – Confira os itens extras que lhe são oferecidos

Dúvida entre dois modelos bastante similares? Pois então não deixe de conferir os itens extras que são oferecidos por eles!

Itens extras podem ir desde punho auxiliar, capa de proteção, maleta até discos e chaves de aperto. Na hora de pesar a balança entre um modelo ou outro, eles podem muito bem lhe ajudar a decidir.

7 – E claro, o preço também é importante!

E por último, mas não menos importante, é sempre bom lembrar de considerar o valor da esmerilhadeira.

Isso pois, de nada adianta ter encontrado a melhor esmerilhadeira de todas se ela simplesmente estoura em muito o seu orçamento. Então a dica aqui é simples, defina suas necessidades, bem como o seu orçamento, e se atenha a eles. Certamente você encontrará uma esmerilhadeira que atenda as suas necessidades sem com isso estourar o seu orçamento!

Agora você já sabe como escolher a melhor esmerilhadeira para seus trabalhos!

Acima nós te mostramos incríveis modelos de esmerilhadeira para você escolher a melhor, bem como um pequeno guia destacando tudo o que você deve levar em consideração na hora de tomar sua decisão. Então agora sempre que você precisar polir, lixar ou cortar algum material, já sabe que é só ir direto naquela esmerilhadeira que vai lhe salvar!

Mas e quanto a você, pensando em adquirir algum dos modelos que citamos acima, ou então até mesmo já possui algum deles em mãos? Pois então não deixe de nos contar sua opinião a respeito nos comentários abaixo!