Qual A Melhor Marca De Compressor De Ar?

Na hora de escolher um bom compressor de ar, o ideal é focar sempre na melhor marca, não é mesmo? Mas como você pode ter certeza qual é a melhor marca de compressor de ar? Pois neste artigo o nosso objetivo é justamente este!

A seguir nós iremos analisar marca por marca de compressor de ar, de modo que possamos definir qual delas é a melhor, e aquela que você deve escolher!

Então, se você está buscando por um bom compressor de ar, não deixe antes de conferir qual é a melhor marca aqui neste artigo!

Para que serve um compressor de ar?

Dicas para escolher o melhor compressor de ar

Antes de mais nada, você sabe dizer o que é, e para que serve um compressor de ar? A função do compressor de ar é “puxar” o ar presente naquele ambiente, de modo que ele possa comprimir e posteriormente direcionar este ar até onde você quiser, como por exemplo para poder inflar um balão.

“Mas eu posso simplesmente encher um balão soprando!”

Sim, mas além de se cansar, será um trabalho bem mais demorado. A ideia principal do compressor de ar aqui é fazer este trabalho muito mais rapidamente. Além disso há aplicações em que você poderá soprar para sempre e mesmo assim não vai resolver nada, mais abaixo nós citaremos todas as principais aplicações de um compressor de ar.

Para se ter uma ideia, há até mesmo modelos de uso industrial, sendo utilizados em hospitais, indústrias farmacêuticas e até mesmo construções. Trata-se também de um equipamento que não gera poluição para o meio ambiente, o que é uma grande vantagem ao seu favor!

Tipos de Compressor de ar

Antes de analisarmos a melhor marca de compressor de ar, é necessário analisarmos os principais tipos de compressor. Conhecer os diferentes tipos é importante, ainda mais levando em consideração que você procura não apenas a melhor marca, mas também o tipo certo de compressor de ar!

Assim sendo, vamos analisar os dois principais tipos, o compressor por PSI e o compressor para reservatórios!

Compressor por PSI

Comecemos pelo compressor por PSI, sendo que a unidade “PSI” corresponde a potência de um compressor.

Aqui é normal que a potência varia de 100 até 1000 PSI, assim sendo, quanto maior ela for, melhor, certo? Não necessariamente!

É importante, antes de mais nada, ter em mente o tipo de trabalho que você irá desempenhar. Isso pois, se você deseja realizar um trabalho mais delicado, uma potência elevada poderá, literalmente, cortar o objeto em que você a está aplicando. Ou seja, um compressor de ar com 1000 PSI, ao ser aplicado por uma superfície, poderá simplesmente cortá-la, ou pior, cortar a você mesmo!

Assim sendo, é importante ter em mente no que você irá usar o compressor de ar, para que então possa ir atrás de uma marca e consequentemente uma potência que melhor lhe atenda!

Compressor para reservatórios

A seguir nós temos o compressor para reservatórios, ou seja, ele é mais focado aqui para o uso industrial.

O reservatório corresponde a quantidade total de ar que um compressor pode armazenar, para que posteriormente possa ser utilizado. Ou seja, caso você pretenda adquirir um compressor para uso constante, ficar de olho em seu reservatório é bastante importante.

Normalmente o compressor de ar funciona em uma taxa de 7:1, e isso independente de sua marca. Assim sendo, será gerado 1 litro de ar comprimido a cada 7 litros de ar que estiverem no reservatório. Para você este é um bom rendimento? A boa notícia é que seu estoque de ar jamais ficará vazio!

Compressor de ar ou Bomba de ar?

Outra confusão bastante comum de acontecer é a confusão entre um compressor de ar e uma bomba de ar. Mesmo que ambos sejam similares, eles não são a mesma coisa, e há sim diferenças importantes aqui. Falando rapidamente, enquanto o compressor capta e pressuriza o ar, o papel da bomba de ar é apenas transportá-lo.

A bomba de ar não possui reservatório, o que faz com que ela não possa armazenar e pressurizar o ar, mas apenas transportá-lo. Se seu objetivo é apenas transportar o ar, então a bomba de ar é a escolha certa para você. A bomba de ar é bastante usada para encher colchões de ar, e demais aplicações similares.

Já para aplicações tais como o enchimento de pneus, e até mesmo para auxiliar durante pinturas, o compressor de ar já é o mais indicado.

É importante saber fazer esta diferenciação, de modo que você não compre um produto, quando na verdade estava interessado era em outro!

No que dá para usar um compressor de ar?

Antes de analisarmos a marca, você sabe dizer exatamente no que dá para usar um compressor de ar? A seguir nós listamos todas as principais aplicações em que um compressor de ar ajuda bastante, confere só!

  • Ele é usado para secar superfícies ou equipamentos em um menor tempo;
  • Também é muito útil para limpeza de locais pequenos e de acesso mais dificultado, caso opte por modelos com baixa pressão, você poderá até mesmo usá-lo para limpar componentes eletrônicos;
  • Na hora do churrasco ele também ajuda, pois é possível utilizá-lo na churrasqueira para aumentar o fogo;
  • Indo ao oposto do fogo, você também poderá usá-lo para criar neve artificial, um uso bem comum para entretenimento;
  • Ainda focando em entretenimento, se você alguma vez já jogou paintball, então saiba que todas as arminhas de paintball funcionam através de ar comprimido;
  • Seu uso também estende aos mergulhadores, pois auxiliam para que os equipamentos de mergulho garantam oxigênio para os mergulhadores;
  • Para serviços odontológicos, como por exemplo no consultório de dentistas, ele também é usado para realizar a limpeza bucal;
  • Já em hospitais seu uso é vasto, como por exemplo para fornecer oxigênio a pacientes que necessitem;
  • No uso industrial eles ajudam a mover sementes e grãos, sendo usados também para ventilar estufas;
  • Além de todas estas aplicações citadas acima, ainda há várias outras, em especial envolvendo equipamentos eletrônicos e elétricos!

Qual a melhor marca de compressor de ar?

Uma vez que já tenhamos abordado tudo sobre o compressor de ar, vamos então agora focar em analisar qual é a melhor marca!

Para isto nós separamos abaixo mais de uma marca de compressor de ar, onde vamos falar um pouquinho sobre cada ela, e depois apresentar um bom modelo referente a esta marca!

Shulz

O compressor de ar da marca Schulz é indicado para um uso mais simples, tal como para encher objetos infláveis e balões, ou até mesmo para calibrar pneus de bicicletas e carros. Normalmente seus modelos apresentam indicadores de pressão, com um desligamento automático que irá desligar no momento em que chegar a pressão pré-selecionada. Alimentações por bateria também são bastante úteis para momentos de emergência!

Compressor de Ar Schulz CSV10 PRO

Pros
  • Mais potência e versatilidade para trabalhos constantes
  • Mais estabilidade e desempenho durante trabalhos
  • Indicado para atividades profissionais
Contras
  • Encontramos apenas uma única reclamação referente ao ruído gerado

Este compressor de ar da Schulz apresenta uma capacidade para até 100 litros, bem como uma potência de 2 HP e uma pressão de 140 lbf. Ele é indicado para atividades profissionais, onde o desempenho e a estabilidade são requeridos.

Suas dimensões (L x A x C) são de 48 x 85 x 90 cm, e seu peso é de 97 Kg.

Motomil

Focando agora no compressor de ar da marca motomil, eles são aconselháveis para várias utilizações. É possível utilizá-lo para limpezas, pinturas de paredes e domésticas, enchimento de bolas, calibragem de pneus, pulverização de líquidos, dentre diversas outras utilizações.

Compressor de Ar Motomil CMV-15PL

Pros
  • Indicado para uso mais profissional
  • Tanto a potência quanto a capacidade do reservatório são bastante elevadas
Contras
  • Seu preço pode ser considerado elevado

Este compressor de ar da Motomil apresenta uma capacidade para até 150 litros, bem como uma potência de 3 HP e uma pressão de 140 lbf. Seu uso é mais profissional, como por exemplo para pintura com pistolas de produção média, ou até mesmo para o acionamento de ferramentas pneumáticas, dentre vários outros.

Suas dimensões (L x A x C) são de 64 x 138 x 54 cm, e seu peso é de 63 Kg.

Compressor de Ar Direto Motomil Jetmais

Pros
  • Indicado para hobby e uso doméstico
  • Também pode ser usado para trabalhos artesanais
  • Acompanha 1 mangueira espiral e 1 pistola de pintura
Contras
  • Não utilizável para trabalhos mais pesados e profissionais

Já este modelo da Motomil é mais simples, sendo que seu uso é mais indicado para hobby. Ele conta com uma potência de 1/3HP, bem como uma frequência de 60 Hz e uma pressão máxima de 40 lbf/pol².

Suas dimensões (L x A x C) são de 48 x 26 x 18 cm, e seu peso é de 11 Kg. Além disso, ela acompanha 1 mangueira espiral de 5 metros com engate rápido e 1 pistola de pintura.

Tramontina

E por fim nós temos a marca nacional Tramontina, onde aqui o compressor de ar pode ser utilizado em jardins, garagens e casas, sendo que seu uso mais comum, e aconselhável, é o uso residencial.

Compressor de Ar Portátil Tramontina

Pros
  • Modelo portátil, com uma boa mobilidade
  • Modelo barato
  • Perfeito para uso residencial e situações cotidianas
  • Manômetro com duas diferentes escalas de pressão
  • Ponteiras adaptadoras
  • Cabo de alimentação com 2,8 metros de comprimento
  • Mangueira de 45 cm de comprimento com uma válvula especial
Contras
  • Não possui botão liga/desliga
  • Encontramos reclamações referentes a tremulações durante seu uso
  • Trata-se de um modelo simples, o qual não é aconselhável a ser utilizado em trabalhos mais pesados

O compressor de ar da Tramontina é ideal para situações cotidianas, tal como encher boias, bolas, o pneu de uma bicicleta, e várias outras aplicações rotineiras que possam surgir. Este compressor conta com uma potência de 12 V e 50 W, bem como com uma pressão máxima de 300 PSI e uma vazão de 8 litros/minuto.

Além disso, este compressor conta ainda com uma mangueira de 45 cm de comprimento com uma válvula especial, e  também com um manômetro com duas diferentes escalas de pressão para facilitar seu entendimento, bem como com ponteiras adaptadoras cujo objetivo é garantir seu uso para as mais variadas situações.

Suas dimensões (L x A x C) são de 24 x 8 x 24 cm, e seu peso é de 0,62 Kg.

Dicas na hora de usar seu compressor de ar!

Uma vez que já tenhamos lhe apresentado acima bons modelos de compressor de ar de mais de uma boa marca, e após você escolher o seu, é chegada a hora de utilizá-lo, não é mesmo? Para tal nós separamos abaixo algumas dicas que com certeza lhe serão úteis para quando você for utilizá-lo.

  • Sempre deixe seu compressor em locais limpos, e sempre a uma distância de, pelo menos, 30 cm da parede;
  • Lembre-se de limpar o filtro do compressor pelo menos três vezes por semana, assim você evita que ele possa vir a superaquecer;
  • Sempre antes de utilizá-lo, limpe sua válvula de retenção. A válvula de retenção é uma das peças primordiais para o funcionamento, pois é ela a responsável por fazer com que o ar comprimido esteja armazenado dentro da estrutura;
  • Sempre procure por vazamentos de óleo no compressor, tenha em mente que um pequeno vazamento, caso entre em contato com chamas, pode provocar uma explosão;
  • Sempre procure também por fissuras, sendo que é importante sempre verificar a válvula de leitura durante cada operação;
  • O tambor deve ficar sempre longe de maçaricos, em locais arejados e abertos, especialmente nos dias mais quentes, onde a pressão interna do tambor será maior;
  • Verifique sempre o nível de óleo;
  • Sempre tenha certeza de que o compressor está desligado para que você possa mexer nele;
  • De modo que a lubrificação não fique comprometida, é importante que o compressor esteja sempre nivelado;
  • E por fim, mantenha seu ambiente de trabalho sempre bem limpo!

Estas são apenas algumas dicas que poderão lhe ajudar bastante na hora de usar seu compressor de ar, independente de qual seja sua marca!

Agora você já sabe qual é a melhor marca de compressor de ar para cada ocasião!

Acima nós lhe mostramos várias informações sobre o compressor de ar, bem como realizamos uma análise entre as principais marcas de um compressor de ar. Ou seja, agora que você já conhece as principais marcas e modelos do mercado, fica muito mais fácil para que você possa escolher o seu e começar seus trabalhos o quanto antes!

Mas e quanto a você, acha que nós deixamos alguma boa marca de compressor de ar de fora dessa lista? Você já utilizou alguma das marcas, ou dos modelos, que citamos acima? Conta tudo isso pra gente nos comentários abaixo!