Qual A Melhor Motosserra Stihl Ou Husqvarna?

Na hora de escolher pela melhor motosserra há duas marcas que se destacam: Stihl e Husqvarna! Mas como você pode definir por qual delas é a melhor?

Pois para te ajudar nessa disputa abaixo nós iremos realizar um comparativo entre uma motosserra Stihl e uma Husqvarna para decidirmos pela melhor. Ou seja, agora você não mais ficará na mão independente do tipo de trabalho que você for executar, seja profissional ou apenas residencial.

Preparado então para conferir qual a melhor motosserra, Stihl ou Husqvarna? Pois então é só continuar aqui com a gente!

Analisando a motosserra Stihl e a Husqvarna

Abaixo nós selecionamos dois modelos de motosserra, uma da Stihl e uma da Husqvarna, para podermos então compará-las e consequentemente definirmos qual a melhor. Então confere só!

Motosserra a Gasolina Husqvarna 61

Motosserra Husqvarna

Vamos então começar aqui pelo modelo da Husqvarna.

Esta motosserra a gasolina apresenta uma incrível potência de 2,9 kW, 60 cilindradas e uma velocidade variável de 2.500 – 8.300 RPM. Além disso, este modelo possui ainda uma empunhadura dianteira angulada, bomba de óleo ajustável, freio de corrente com acionamento por inércia, sistema LowVibe para reduzir as vibrações enquanto você a utiliza e um cárter desenvolvido para resistir a rotações elevadas e ao uso intenso.

Com um tanque com capacidade para até 750 ml e com um sabre de 18 polegadas e 34 dentes, este é o modelo ideal seja para trabalhos leves quanto para cortar toras de médio e de grande porte.

Motosserra Stihl MS 170 

Motosserra Stihl

E em seguida temos a nossa motosserra da Stihl!

Este modelo movido a gasolina apresenta uma potência de 1,3 kW, 30 cilindradas e uma velocidade variável de 2.800 – 14.000 RPM. Além disso, este modelo apresenta um arranque rápido, seu compensador realiza a compensação de entrada de ar limpo, possui sistema de anti-vibração e funções como arranque frio e quente, ligamento e desligamento podem ser realizadas através de uma única alavanca, deixando sua mão direita sempre no cabo do punho.

Com um tanque com capacidade para até 250 ml e com um sabre de 12 polegadas, este é o modelo ideal para uso residencial, para você que deseja cartar lenha, ou então poder árvores de até um porte médio.

 Um comparativo entre ambos

Acima nós lhe apresentamos uma breve descrição de dois modelos de motosserra Husqvarna e Stihl, mas como podemos definir qual deles é o melhor?

Pois vamos lhe ajudar a enxergar melhor suas diferenças com um breve comparativo entre ambas, confere só!

Motosserra Husqvarna Vs Motosserra Stihl
Husqvarna 61Stihl MS 170
Potência2,9 kW1,3 kW
Possui velocidade variável?SIMSIM
Velocidade máxima8.300 RPM14.000 RPM
Cilindradas60 cc30 cc
Possui sistema para redução de vibrações?SIMSIM
Nível máximo de vibração6,9 m/s²5,9 m/s²
Nível de potência sonora117 dB(A)109 dB(A)
Capacidade do tanque750 ml250 ml
Tamanho do sabre18 polegadas12 polegadas
Peso6,2 Kg3,9 Kg
Recursos extras oferecidos pelo modeloSistema LowVibe, bomba de óleo ajustável e freio de corrente por inérciaSistema antivibratório, compensador e ela ainda pode ser manejada através de uma única alavanca

Mas mesmo com esse comparativo ainda fica um pouco difícil de enxergar se é a motosserra Husqvarna ou Stihl a melhor, não é mesmo? Pois então vamos realizar um comparativo mais direto entre ambas abaixo, de modo que não reste dúvidas entre qual é a melhor!

Husqvarna ou Stihl – Qual possui o melhor desempenho?

Melhor Desempenho: Motosserra Husqvarna

Aqui quando nós citamos desempenho na verdade estamos nos referindo a relação de potência e velocidade, então vamos analisar rapidamente estes dois fatores tanto na motosserra Husqvarna quanto na Stihl!

Começando pela potência, é fácil notarmos que a Husqvarna apresenta uma potência bem superior a Stihl, o que faz dela melhor para trabalhos mais pesados. Passando agora para a velocidade, nós temos de analisá-la tanto em valores absolutos quanto ao fato se ela é ou não variável. Com relação a velocidade variável, ambos os modelos a possuem, o que é algo que você deve sempre buscar em uma motosserra. Entretanto, se tratando de valores absolutos a motosserra Stihl acaba levando a melhor aqui.

Mas, mesmo que a velocidade máxima da motosserra Stihl seja superior, pelo conjunto da obra nós acabamos por escolher a Motosserra da Husqvarna como a campeã nessa categoria!

Husqvarna ou Stihl – Qual possui a melhor capacidade do tanque?

Melhor Capacidade do tanque: Motosserra Husqvarna

Ambos os modelos são movidos a gasolina, o que é sempre preferível quando se está atrás de uma motosserra, então nós temos de comprar agora a capacidade de seus tanques.

Aqui novamente a Motosserra Husqvarna fica sendo nossa grande vencedora, com um tanque três vezes maior do que a concorrente Stihl. Um tanque com maior capacidade quer dizer que você poderá utilizar aquela determinada motosserra por um período maior de tempo, sem ter de parar para reabastecê-la frequentemente, o que é bastante cômodo dependendo do serviço que você for realizar e onde você for realizá-lo.

Husqvarna ou Stihl – Qual possui os melhores recursos extras?

Melhores Recursos Extras: Empate

Em seguida vamos dar uma conferida nos recursos extras tanto da motosserra Husqvarna quanto da motosserra Stihl.

Comecemos então pela Husqvarna, cujos recursos extras a se destacar são o seu sistema LowVibe para reduzir as vibrações, a bomba de óleo ajustável para regular a lubrificação da corrente de acordo com suas necessidades e o seu sistema de freio de corrente que é acionado por inércia. Passando agora para a Stihl nós temos o seu sistema antivibratório, seu compensador que lhe ajuda a compensar a entrada de ar limpo de modo a aumentar os intervalos de limpeza do filtro de ar e além disso também com um manejo de todas as funções da máquina através de uma única alavanca.

Como podemos então definir qual dentre eles oferece os melhores recursos? A resposta é que não podemos, pois ambos oferecem recursos excelentes e que podem lhe ajudar igualmente bem. Ou seja, aqui nessa categoria o resultado é o empate!

Husqvarna ou Stihl – Qual é mais ergonômica?

Mais Ergonômica: Empate

Utilizar uma motosserra é um trabalho inteiramente manual, ou seja, é de extrema importância que o modelo escolhido seja ergonômico. Para analisar a ergonomia você deve se atentar tanto para o design de cada modelo quanto para o seu peso, tendo sempre em mente que dependendo do serviço você terá de segurar sua motosserra por bastante tempo.

O peso deve sempre ser relacionado de acordo com o tipo de serviço que você irá realizar. Ou seja, para serviços leves opte sempre por modelos de até 6 Kg, já para trabalhos mais pesados, você pode ir até um limite máximo de até 7 Kg.

Se analisarmos acima apenas com relação no peso, a motosserra Stihl sairá vencedora em cima da Husqvarna. Mas como nós também precisamos levar em consideração o tipo de trabalho a ser realizado, então o empate é o melhor para esta disputa, tendo em vista que ambos os modelos apresentam uma boa ergonomia de acordo com o que prometem.

Husqvarna ou Stihl – Qual possui o melhor valor?

Melhor Valor: Motosserra Stihl

Outro fator importante que você deve sempre levar em consideração é com relação ao valor de cada motosserra.

Claro, é sempre complicado analisarmos apenas pelo valor, pois nem sempre o modelo mais barato é aquele que apresenta um melhor valor. Entretanto, aqui nessa disputa nós iremos focar exclusivamente no modelo mais barato, o qual é a Motosserra Stihl. Mas sempre lembrando que isso não necessariamente significa que ela seja a melhor.

Husqvarna ou Stihl – Qual é a melhor para uso residencial?

Melhor Para Uso Residencial: Motosserra Stihl

Focando agora exclusivamente no uso residencial, ou seja, para trabalhos mais leves, nossa grande vencedora nessa categoria fica sendo a Motosserra Stihl.

Lembrando que a motosserra Husqvarna pode igualmente realizar todo trabalho de uso residencial que você tiver pela frente, mas nós escolhemos a Stihl aqui justamente pelo seu preço baixo. O que nós leva a finalmente nossa decisão quanto tudo.

Motosserra Husqvarna Vs Motosserra Stihl – Qual é a melhor?

Após realizarmos tantas análises e comparações acima, nós podemos finalmente definir qual é a melhor motosserra, não é mesmo?

Pois então, a grande vencedora aqui dessa disputa é a Motosserra Husqvarna!

Enquanto a Stihl ganha na categoria de melhor para uso residencial (devido ao seu preço baixo), a Husqvarna vence na categoria geral, sendo boa tanto para uso residencial quanto para uso profissional. Com uma Husqvarna na mão nada ficará no seu caminho, você poderá realizar serviços leves e pesados sem maiores dificuldades!

Dica: Sempre opte por modelos a gasolina!

A se saber, há três tipos de motosserra: a gasolina, a bateria e os modelos elétricos. A nossa dica aqui é uma só: sempre opte pelos modelos a gasolina. Mas para te ajudar a entender melhor o porque disso, confere abaixo uma pequena análise sobre cada um destes modelos.

A começar pela motosserra a bateria, elas são as mais leves e práticas, indicadas para serviços mais leves, onde você não tem acesso a tomadas e nem a combustíveis. Mas o problema aqui fica por conta de sua potência, que é a mais baixa dentre as três.

Em seguida nós temos a motosserra elétrica, a qual também é indicada para serviços mais leves mesmo sendo mais potente que os modelos a bateria. Sua limitação aqui fica por conta da necessidade de haver uma tomada por perto para sua utilização.

E por último nós temos a motosserra a gasolina, a qual é mais usualmente utilizada e indicada. Um aspecto bom aqui é a sua variedade de modelos, você pode optar tanto por modelos para trabalhos leves quanto para trabalhos mais pesados como um reflorestamento profissional. Exatamente por isso é que estes modelos são os mais aconselháveis aqui, pois eles sim podem lhe ajudar independente da situação!

Dica: Medidas de segurança que devem ser seguidas!

Utilizar uma motosserra não é algo complicado ou de outro mundo, mas ainda assim há certos cuidados que você deve tomar para evitar ao máximo acidentes. E foi pensando nisso que nós separamos abaixo algumas dicas de utilização que você deve sempre seguir, confere só!

  • Nunca deixe de utilizar os equipamentos de proteção ideias, tais como luvas de proteção, capacete, óculos e protetor auricular. Calça, cinto e colete de segurança são outros itens de segurança não tão obrigatórios assim, mas que é bom utilizar também;
  • É importante que sua motosserra esteja sempre bem limpa e pronta para o uso;
  • Tenha em mente que a motosserra é para uso individual, ou seja, sem ninguém perto de você tentando te ajudar quando você a estiver utilizando;
  • Cuidado também onde você irá ligá-la, evite ao máximo ligar sua motosserra em um local fechado;
  • Precisa percorrer alguma distância enquanto está com a motosserra em mãos? Pois então certifique-se sempre de desligá-la antes, e se possível cubra-a também com a capa protetora;
  • Na hora de utilizá-la sempre a segure firme com ambas as mãos;
  • Quando a estiver utilizando, sempre lembre-se de verificar em qual aceleração ela está, e se aquela é a aceleração ideal para a atividade que você está desempenhando;
  • Sempre utilize a parte inferior de seu sabre, deixando que a corrente sempre esteja girando para trás;
  • O manual não é apenas um item extra decorativo, lê-lo é importante e pode lhe ajudar bastante a entender os aspectos de sua motosserra;
  • Uma motosserra a gasolina é muito boa, mas é necessário que você fique atento. Isso pois, no caso de um motor de 2 tempos, ele funciona através de uma mistura de óleo 2 tempos e de gasolina, ou seja, é preciso utilizar a proporção correta, sempre de acordo com as instruções do fabricante;
  • Terminou de utilizar sua motosserra? Então lembre-se sempre de esvaziar o tanque! Caso contrário, o óleo de 2 tempos que você utilizou pode acabar solidificando e até mesmo danificando sua motosserra;
  • E por último, é importante também ficar atento onde você está guardando sua motosserra. Guarde-a sempre em um local seco, longe do sol e da umidade, pois isso pode acabar diminuindo sua vida útil.

Agora você já sabe qual a melhor!

Acima nós te mostramos dois modelos de motosserra, uma da Husqvarna e uma da Stihl, bem como realizamos um pequeno comparativo entra ambas para definir qual delas é a melhor. E claro, vale a pena lembrar que apesar de termos escolhido a motosserra Husqvarna como a melhor no geral, a Stihl se torna uma excelente opção caso você esteja procurando apenas por um modelo para uso residencial. Mas independente de qual for sua escolha, você estará bem servido!

Mas e quanto a você, concorda com a nossa escolha da motosserra Husqvarna ou acha que na verdade a Stihl é que é a melhor? Conta pra gente sua opinião nos comentários abaixo!