Qual A Melhor Plaina Manual

Nós já te ajudamos antes a escolher a melhor plaina elétrica, vamos então agora focar esforços para escolhermos a melhor plaina manual!

Aqui neste artigo nós separamos alguns incríveis modelos de plaina manual para você escolher a melhor. Além disso, nós também separamos um pequeno guia destacando tudo o que você deve levar em consideração na hora de escolher a sua.

Então, se você quer ter em mãos sua plaina manual o quanto antes, é só continuar por aqui com a gente!

CARACTERÍSTICAPLAINA MANUAL

Nr 2 Vonder
  • Modelo barato
  • Feito em ferro fundido com base lisa
Verificar Preço →

Nr 3 Tramontina
  • Modelo super resistente
  • Cabo injetado de polipropileno
Verificar Preço →

Nr 3 Vonder
  • Corpo feito em ferro fundido
  • Possível escolher dentre modelos Nº 3, 4 e 5
Verificar Preço →

Nr 4 Collins
  • Base lisa feita em ferro fundido e usinada com precisão
  • Ajuste de altura
Verificar Preço →

Qual a melhor plaina manual?

Para te ajudar a responder essa pergunta nós separamos incríveis modelos de plaina manual abaixo, então confere só!

Plaina Manual Hobby Nº 2 Vonder – A Mais Barata!

Nr 2 Vonder

Pros
  • Modelo barato
  • Feito em ferro fundido com base lisa
  • Perfeito para desbastar e cepilhar madeira
Contras
  • Laterais e solado levemente fora do esquadro
  • Necessário alguns ajustes

Comecemos nossa lista com o modelo mais barato, mas que ao mesmo tempo cumpre bem o que promete!

Este modelo trata-se de uma plaina Nº 2, feita em corpo de ferro fundido e com uma base lisa. Possui um comprimento da base de 180 mm, uma largura da base de 50 mm, e uma largura da faca de 40 mm. Modelo perfeito para desbastar e cepilhar madeira, sendo possível utilizá-lo em locais de difícil acesso com apenas uma mão.

Plaina Manual Numero 3 Tramontina – Foco Na Resistência!

Nr 3 Tramontina

Pros
  • Modelo super resistente
  • Corpo feito em chapa de aço estampada
  • Aço cromo vanádio
  • Cabo injetado de polipropileno
  • Camada de verniz anticorrosiva sobre as lâminas
  • Lâminas de 2″
  • Regulagem de altura
Contras
  • Apresenta uma folga entre a lâmina e a lateral da base

Se você deseja um modelo cujo foco está na resistência, então confere só este!

Este modelo conta com um corpo feito em chapa de aço estampada, com lâminas em aço cromo vanádio e cabo injetado de polipropileno. Além disso, ele ainda conta com a aplicação de uma camada de verniz anticorrosiva sobre as lâminas, de modo que sua vida útil seja maximizada, regulagem de altura e uma lâmina de 2″.

Plaina Manual Base Lisa Nº 3 Vonder – Bom Custo-Benefício!

Nr 3 Vonder

Pros
  • Bom custo-benefício
  • Corpo feito em ferro fundido
  • Cabo e punho feitos em plástico ABS de alta resistência
  • Base lisa
  • Possível escolher dentre modelos Nº 3, 4 e 5
Contras
  • As únicas reclamações que encontramos são referentes ao acabamento do modelo

E se você adora um bom custo-benefício, então confere só este modelo!

Aqui é possível escolher entre as plainas de numeração 3, 4 e 5, mas iremos focar na de Nº 3. Este modelo é feito de ferro fundido, com cabo e punho sendo feitos em plástico ABS de alta resistência, apresentando uma base lisa. Suas dimensões são de 230 mm de comprimento da base, 55 mm de largura da base e 45 mm de largura da faca.

Plaina Manual Base Lisa Profissional Nº 4 Collins – A Melhor!

Nr 4 Collins 2

Pros
  • Melhor modelo
  • Lâmina em aço carbono especial temperado
  • Base lisa feita em ferro fundido e usinada com precisão
  • Cabo resistente de madeira
  • Ajuste de altura
Contras
  • Modelo mais caro de nossa lista

E por último, mas não por menos, temos nossa campeã!

Esta plaina manual apresenta uma lâmina de aço carbono especial temperado, uma base lisa feito em ferro fundido e usinada com precisão, cabo resistente de madeira e ajuste de altura.

Para que serve uma plaina?

Acima nós te mostramos vários modelos de plaina manual, mas você sabe dizer para que serve uma plaina?

A plaina tem a função de desbastar um determinado material, ou seja, retirar suas irregularidades, reduzindo assim suas dimensões e lhe ajudando em trabalhos artísticos. As plainas são perfeitas para quando você tem um objeto que é delicado demais para uma serra, mas ao mesmo tempo é também grande demais para uma lixa. Neste cenário é quando as plainas entram em ação, te ajudando bem.

Então, se você pretende trabalhar com madeiras, saiba que a plaina é uma ferramenta que não pode faltar, tanto a manual quanto a elétrica!

Plaina manual ou plaina elétrica?

Acima nós citamos a plaina manual e a elétrica, você sabe dizer qual a diferença entre ambas, e qual delas é a melhor para você? Pois vamos dar uma analisada abaixo na diferença entre ambas, de modo que você possa definir qual delas você realmente necessita.

Comecemos então pela plaina manual, onde o próprio nome já indica que trata-se de uma ferramenta manual, ou seja, você terá de se esforçar aqui. Essa plaina possui um corte em sentido único, é bem mais barata que o modelo elétrico e a qualidade do serviço vai depender inteiramente da qualidade de seu trabalho. Dentre as vantagens que ela oferece estão um melhor acabamento, uma maior precisão, um menor nível de ruídos, e você de quebra ainda consegue se exercitar!

Passando agora para a plaina elétrica, apesar de ser mais cara que a manual, aqui o esforço por parte do operador é mínimo. Essa plaina apresenta um sistema de regulagem, seu sentido de corte funciona em ambos os lados, e a guia de corte ajuda a se ter uma maior precisão.

Lembra que acima nós falamos que o ideal seria ter ambas as plainas? Pois enquanto a elétrica é mais prática, e te ajuda em grandes demandas, a manual é mais específica, ideal para trabalhos em que você precisa de um melhor acabamento e uma maior precisão.

Plaina, raspadeira ou lixadeira?

Quem trabalha com madeira sabe que trata-se de um material versátil, onde você pose utilizar diversas ferramentas e técnicas para moldá-la da maneira certa. São várias as ferramentas que você tem a disposição, cada uma delas com uma função específica, o que torna até comum a confusão entre plaina, raspadeira e lixadeira. Assim sendo, vamos te ajudar a entender melhor sobre a função de cada uma destas.

Acima nós já lhe descrevemos para que serve uma plaina, então a função dela ainda deve estar bem claro na sua mente. Sendo assim, vamos focar abaixo em lhe explicar para que seve a raspadeira e a lixadeira.

Começando pela raspadeira, ela é usada durante a fase de preparação de superfícies, contando com uma lâmina de aço bastante flexível. Normalmente a raspadeira é utilizada em conjunto com a lixa, ou até mesmo após ela. O ponto negativo aqui é que ela não possui um ajuste de profundidade, e sua capacidade de modelagem não é tão boa quanto a da plaina, sendo que ela apenas “rasga” a superfície.

Enquanto a lixadeira pode ser tanto manual quanto elétrica, o seu lado áspero é utilizado para alisar e eliminar falhas e protuberâncias, sendo essa ferramenta mais indicada para trabalhos pequenos. Porém é importante ter em mente que seu uso é apenas para acabamento ou preparação, isso pois ela pode ocasionar um certo desnível na peça dependendo da força que você utilizar.

Como usar uma plaina manual

A plaina manual é uma ferramenta totalmente manual, ou seja, você terá de se esforçar aqui. Abaixo nós montamos um pequeno passo a passo, baseado nas instruções do canal Adilson Pinheiro, para te ajudara utilizar sua plaina manual, então confere só!

1 – A primeira coisa que você deve fazer é afiar a lâmina de sua plaina, e isso mesmo que você tenha acabado de comprá-la. Mais abaixo nós apresentamos um vídeo lhe ensinando o passo a passo para afiar a lâmina de sua plaina manual.

2 – Agora você irá definir a madeira em que você irá utilizar a plaina manual, e coloque-a sobre uma superfície reta.

3 – Em seguida você irá posicionar sua plaina diagonalmente na madeira, tal como a figura abaixo. Pois assim você conseguirá entrar com a lâmina mais suavemente.

Como usar a plaina manual - 1

4 – Agora é segurar firme sua plaina com ambas as mãos e a deslizar por toda a extensão da madeira, de modo que sua lâmina possa tirar as lascas da madeira. A mão utilizada na parte traseira da plaina tem a função apenas de empurrá-la, de fazer a força bruta. Enquanto a mão na parte da frente é onde você irá conduzir, pressionar e até levantar a plaina para quando você for tirá-la de uma parte. Caso se torne necessário inverter o sentido da plaina, a ordem e função das mãos não se inverte, continuando a mesma.

5 – E não se esqueça também de aplainar também as pontas da madeira, e para fazer isso sempre utilize sua plaina do meio para o final da peça.

Viu só como não tem segredo na hora de usar a plaina manual? E o acabamento dela é ótimo, superior ao de uma plaina elétrica. Porém, caso você queira ver todo o processo sendo feito, então é só conferir ele no vídeo abaixo:

E caso queira aproveitar a onda para conferir também como você pode afiar e regular a lâmina de sua plaina manual, então é só dar play no vídeo abaixo:

Dicas de como escolher a melhor plaina manual

Qual a melhor plaina manual?

Acima nós lhe mostramos vários bons modelos de plaina manual, mas como você pode definir qual delas é a melhor? Pois para te ajudar com isso nós separamos abaixo todos os fatores que você deve levar em consideração na hora de escolher a sua, confere só!

1 – Qual a numeração?

Acima você deve ter reparado que nós apresentamos uma numeração na frente dos modelos, mas você sabe o que isso significa? Sabe qual é a melhor numeração para o que você deseja? Vamos então te ajudar a entender melhor o que a numeração de uma plaina significa.

As plainas dentre o número 1 e 4 são as utilizadas para alisar uma determinada superfície. A número 1 é o modelo mais antigo, sendo pequena e ideal para quando você precisa alcançar aqueles lugares onde o acesso é mais difícil. Já a número 2 é a que você irá usar para as peças pequenas, enquanto a número 3 tem a função de corrigir madeiras que foram cortadas no sentido errado, ou seja, com partes retalhadas. E por fim aqui nós temos a número 4, utilizada para trabalhar em peças e móveis maiores e, devido sua base ser mais pesada e sua lâmina mais larga, você irá utilizar menos passadas.

Em seguida nós temos as plainas de número 5 e 6, as quais são utilizadas para desbaste. A plaina de número 5 apresenta uma lâmina super potente, ideal para desbastar madeira, retirando todas aquelas ondulações e calombos. Já a plaina de número 6 apresenta um poder que é ainda maior, com ela você é capaz de arrancar pedaços inteiros de uma madeira.

E por último nós temos as plainas de número 7 e 8, que são usadas para o nivelamento. A plaina de número 7 é ótima para o nivelamento de painéis, bordas e móveis muito grandes. Enquanto a plaina de número 8 apresenta a mesma funcionalidade, porém ela pode ser usada em madeiras muito mais duras, as quais apresentam mais nós.

Agora que você já conhece as numerações, poderá identificar melhor qual delas é a melhor para suas necessidades!

2 – Qual o material usado na construção?

Em seguida nós temos de avaliar o material de construção de nossa plaina, de modo que ela não seja inferior e simplesmente nos deixe na mão!

Ferro fundido, chapas de aço estampado, e aço cromo vanádio, estes são apenas alguns exemplos dos materiais que você deve sempre buscar na hora de procurar pelo modelo ideal de plaina. Mas lembre-se também de levar o material do cabo em consideração. Cabos em madeira, ou plástico ABS de alta resistência são os mais aconselháveis aqui, te ajudando a utilizar sua plaina em plena perfeição!

Uma outra dica aqui é desconfiar quando o material da plaina não estiver especificado na descrição do produto, principalmente se for um preço bem abaixo do mercado!

3 – De que a lâmina é feita?

Uma vez que você tenha conferido o material de confecção da plaina em si, também é importante conferir o material da lâmina, afinal de contas, é ela que irá fazer todo o serviço!

Lâmina de aço carbono temperado,  e com uma camada de verniz anticorrosivo são sempre boas opções para se contar!

4 – Busque sempre por regulagem de altura

A regulagem de altura é necessária, pois assim você consegue obter um maior controle e precisão com sua lâmina, então isso é algo que você não pode deixar de fora.

A boa notícia aqui é que a grande maioria dos modelos já apresenta esta regulagem, porém é sempre bom ficar de olho se justamente o modelo que você deseja adquirir também apresenta uma regulagem de altura!

5 – De olho nas dimensões

Quando nos referimos as dimensões queremos dizer especificamente o tamanho de sua plaina. O tamanho da plaina está diretamente relacionado a sua numeração, bem como explicamos acima, porém ainda é possível encontrar lâminas dentro da mesma numeração com dimensões diferentes.

A numeração é importante para lhe garantir uma maior comodidade na hora de utilizar a plaina, ou seja, o foco aqui é em sua ergonomia. Se você puder testar a plaina antes, ou ao menos conferir com ela fica em suas mãos, melhor ainda. Mas caso não seja possível, opte sempre por dimensões que você julga serem confortáveis à utilização.

6 – O preço também deve ser levado em consideração!

E por último, mas não menos importante, o preço é algo que você deve sempre levar em consideração!

A boa notícia aqui é que, dependendo do modelo, a plaina manual não é tão cara assim, principalmente se a compararmos com os modelos elétricos. Nos modelos que nós apresentamos acima ela pode variar de cerca de R$ 80,00 a até mais de R$ 200,00, e tudo depende apenas de suas necessidades para com a plaina.

Então a nossa dica aqui é simples, defina suas necessidades, bem como o seu orçamento, e se atenha a isso. Certamente você será capaz de encontrar uma plaina que atenda as suas necessidades sem com isso estoura o seu orçamento!

Onde encontrar produtos com bom preço?

Se você chegou aqui decido em qual produto comprar saiba que nem sempre é fácil encontrar o melhor preço na internet.

Preço bom até você até pode encontrar, mas surge a pergunta loja é confiável?

Aqui no Portal da Construção nós sempre recomendamos a Amazon, que é uma gigante no mercado mundial.

É importante mencionar que se você é cliente PRIME você tem FRETE GRÁTIS nas suas compras.

Clique no botão abaixo e garanta seu novo produto.

Agora você já sabe como escolher a melhor plaina manual!

Acima nós lhe mostramos incríveis modelos de plaina manual para você escolher a melhor, bem como um pequeno guia destacando tudo o que você deve levar em consideração na hora de escolher a sua. Assim sendo, agora você já sabe que, sempre que precisar realizar um acabamento mais preciso em determinada peça, é só ter em mãos uma boa plaina manual para te ajudar com isso!

Pensando em adquirir algum dos modelos apresentados acima, ou então já até possui um deles? Pois então não deixe de nos contar sua opinião a respeito nos comentários abaixo!