Quanto Tempo Leva Para Carregar Uma Parafusadeira?

Na hora de comprar uma parafusadeira, o melhor é optar por modelos a bateria, sendo importante se atentar ao tempo que leva para a carregar.

Neste artigo nós iremos focar na parafusadeira a bateria, mais especificamente em lhe informar o tempo que leva para carregar uma parafusadeira a bateria. Assim sendo, você conseguirá usar melhor sua parafusadeira, sem correr o risco dela te deixar na mão justamente quando você mais precisar dela.

Então, se você planeja comprar uma parafusadeira a bateria, salve esse artigo nos seus favoritos, você provavelmente precisará dele no futuro!

Parafusadeira elétrica ou a bateria?

Antes de passarmos para o tempo que leva para carregar uma parafusadeira, é claro que isso somente se aplica em modelos a bateria. Mas qual é o melhor, uma parafusadeira a bateria ou uma parafusadeira elétrica?

Aqui nós já te indicamos logo de cara que opte por modelos a bateria do que elétricos. Isso pois os modelos a bateria lhe dão uma maior mobilidade aqui, sendo que você não estará atado a necessidade de tomadas e a cabos elétricos. Na hora de usar uma parafusadeira, e de transportá-la de um lugar ao outro, a mobilidade é um fator decisivo e que você deve sempre levar em consideração.

Mas claro, por se tratar de um modelo a bateria o maior empecilho para você é a necessidade de recarregá-la periodicamente. Porém, ainda assim ela acaba valendo a pena a longo prazo.

Qual o melhor tipo de bateria para parafusadeira?

Uma vez que tenhamos definido que a parafusadeira a bateria é realmente a melhor opção, qual bateria é a melhor?

O normal é encontrar dois tipos de bateria para parafusadeira no mercado:

  • Íons de lítio;
  • Níquel de cádmio.

As baterias de íon de lítio, mesmo que inicialmente mais caras, acabam sendo a melhor opção a longo prazo, tanto pela durabilidade quanto pela facilidade em seu carregamento.

Mas, indo por partes, baterias de níquel cádmio são as mais antigas aqui. Além de serem maiores do que as de íons de lítio, elas também demoram mais para recarregar, sendo preciso recarregá-las com uma maior frequência. Isso leva sua parafusadeira a carregar com mais tempo do que uma bateria de íons de lítio levaria.

Uma parafusadeira com bateria de níquel de cádmio leva cerca de 10 horas para carregar antes do primeiro uso, e depois cerca de 6 horas para usos posteriores.

Passando agora para as baterias de íons de lítio, elas são mais aconselháveis aqui. Além de serem mais leves, você também não precisará recarregá-las com maior frequência. E, caso deixe-as desligada e sem uso, elas são capazes de manter o mesmo nível de carga por um período de até 6 meses.

Uma parafusadeira com bateria de íons de lítio leva cerca de 3 horas para carregar antes do primeiro uso, e depois cerca de 20 minutos para usos posteriores.

O Efeito Memória!

Você já ouviu falar no efeito memória?

O efeito memória é também chamado de “vício de bateria”, e é mais comum em baterias de cádmio. Caso não se tenha cuidado nas recargas dessas baterias, as baterias de cádmio adquirem uma capacidade cada vez mais reduzida de carga.

Apesar dos métodos milagrosos que prometem recuperar baterias atingidas pelo efeito memória, não há nada comprovadamente eficiente. Este é um dos principais motivos que levam as baterias de lítio a estarem substituindo as baterias de cádmio no mercado, e o porque você deve sempre dar preferência a elas!

Quanto tempo leva para carregar uma parafusadeira?

Carregar uma parafusadeira

Independente da marca, o que mais influencia no tempo que uma parafusadeira leva para carregar é sua bateria, ou seja, se é de lítio ou de cádmio.

Acima nós descrevemos que a parafusadeira com bateria de lítio é a mais aconselhável aqui, pois ela leva apenas 3 horas iniciais para carregar, de pois apenas cargas de 20 minutos. Então, na hora de comprar sua parafusadeira fique atento para qual é o tipo de sua bateria, e sempre opte por baterias de íons de lítio!

Entretanto, mesmo que a bateria em si dite quanto tempo leva para uma parafusadeira carregar, o indicado é pesquisar no manual do modelo que você acabou de adquirir. Somente através do manual você terá acesso a informações mais específicas, e que irão ditar o que você realmente deve fazer para carregá-la corretamente.

Como por exemplo, a seguir nós tiramos algumas dicas e informações diretamente do manual de uma parafusadeira Makita, de modo a auxiliar os operados com seu carregamento, acompanhe.

Dicas de carregamento

  1. Sempre carregue a bateria antes de utilizá-la, o tempo aqui varia de acordo com o modelo e o tipo de bateria. Em específico para a parafusadeira Makita, o aconselhável é recarregá-la cerca de 5 horas antes;
  2. Caso tente carregar uma bateria nova, ou até mesmo uma bateria que tenha ficado guardada por muito tempo, é normal que de início elas não consigam carregar completamente. A dica aqui é carregá-las em vários ciclos de carga e descarga;
  3. Na hora de carregar a bateria de sua parafusadeira, certifique-se sempre que ela esteja entre 4º a 40ºC;
  4. Para o primeiro carregamento é necessário esperar até que a bateria tenha descarregado por completo;
  5. A bateria não será carregada com a parafusadeira ligada;
  6. Tanto a bateria quanto o carregador podem acabar esquentando um pouco durante o processo de carregamento, o que é algo super normal. Esse aquecimento continuará até que a bateria tenha sido carregada por completo, e que você tenha retirado o carregador da tomada elétrica.

Estas são apenas algumas dicas para que você não tenha problemas na hora de carregar a bateria de sua parafusadeira!

Agora você já sabe quanto tempo leva para carregar uma parafusadeira!

Acima nós te informamos sobre a diferença entre a bateria de lítio e a de cádmio para sua parafusadeira, bem como qual delas leva mais tempo para carregar. Assim sendo, agora você já sabe que o ideal é sempre buscar por baterias de lítio, pois elas são realmente as melhores aqui!

Mas e quanto a você, tem experiências utilizando parafusadeira a bateria? Ou ainda ficou com dúvidas sobre o tempo que leva para carregar uma parafusadeira? Pois é só escrever nos comentários abaixo e nós estaremos prontos para lhe responder!