Roçadeira Kawashima É Boa? Vale A Pena?

Pensando em adquirir uma boa roçadeira, mas não sabe qual escolher? Você já ouviu falar da roçadeira Kawashima?

A Kawashima é uma marca bem famosa para todos os que procuram pela roçadeira ideal, mas será que ela é realmente boa? Pois o objetivo deste nosso artigo é definirmos justamente isso, se a a roçadeira da Kawashima é ou não confiável! Para que possamos definir isso, nós separamos abaixo alguns dos principais modelos de roçadeira que você encontra na Kawashima. Nós fizemos isso para que então possamos comparar tais modelos, e ter uma ideia se a Kawashima engloba todos os fatores que uma roçadeira deve possuir para a considerarmos boa.

Então, se você deseja conferir de uma vez por todas se a roçadeira da Kawashima é boa, é só continuar por aqui com a gente!

Conhecendo a Kawashima!

Antes de mais nada, você já conhece a Kawashima? Pelo nome parece até uma marca oriental, e isso é porquê ela é mesmo. A Kawashima possui tecnologia japonesa, mas ela é fabricada na China. No Brasil ela é distribuída pela CCM do Brasil, ou seja, se você pesquisar pela marca Kawashima, será redirecionado para a CCM do Brasil.

A CCM é a responsável por distribuir equipamentos, peças e componentes da Kawashima por todo o solo nacional.

Com relação a Assistência Técnica Autorizada, a CCM possui profissionais devidamente capacitados em todas as regiões do Brasil, prontos para lhe atender. Através deste link é possível acessar a página de Assistência Técnica da CCM e encontrar o profissional mais perto de você.

Mas, independente do que a CCM diga sobre si mesma, o que importa mesmo é a avaliação de seus consumidores. Somente através da avaliação dos consumidores é possível conferir a confiabilidade da CCM, e para tal nós precisamos utilizar o Reclame AQUI.

A Kawashima no Reclame AQUI

Antes de conferirmos se a roçadeira da Kawashima é confiável, precisamos atestar a confiabilidade da própria Kawashima. Para tal nós iremos utilizar as informações retiradas do site Reclame AQUI, o melhor lugar para atestar a confiabilidade de lojas em território nacional.

Indo até a página oficial da Kawashima no Reclame AQUI, lembrando que para tal precisamos pesquisar pela CCM do Brasil, nós podemos conferir alguns dados interessantes a respeito dela. A Kawashima está cadastrada no Reclame AQUI há 7 anos, e até o momento não recebeu uma avaliação do site. E o que isso significa?

Uma reputação sem índice significa que a empresa não possui avaliações o suficiente para ter uma reputação. Isso pode significar tanto um baixo índice de reclamações, quanto um baixo índice de avaliações por parte dos seus clientes. Ao total são 21 reclamações realizadas por clientes, nas quais a CCM se prestou a responder apenas 14 delas, um índice de respostas bem baixo.

É sempre bom destacarmos que essas reclamações feitas não correspondem especificamente a marca Kawashima, mas sim de todas as marcas que a CCM do Brasil representa. Por um lado isso demonstra que a Kawashima por si só não possui muitas reclamações, mas por outro lado mostra também o descaso da CCM em responder apenas a 14 reclamações.

Apesar da CCM não nos demonstrar muita segurança quanto a sua confiabilidade, é necessário que analisemos especificamente a roçadeira da Kawashima.

A roçadeira Kawashima

Roçadeira Kawashima é boa?

Abaixo nós separamos alguns dos principais modelos de roçadeira Kawashima, de modo que possamos definir se ela é realmente confiável. Então confere só!

Roçadeira Costal Kawashima Premium KW2600-c

Para abrirmos nossa lista, nós trouxemos a roçadeira costal da Kawashima. A grande vantagem deste modelo é justamente por se tratar de um modelo costal, onde todo o peso da roçadeira é igualmente distribuído por seu corpo, de modo a não lhe cansar durante seu uso. Isso faz dela uma ferramenta ideal para chácaras, fazendas, sítios e residências com áreas verdes.

Além disso, este modelo apresenta uma rotação máxima de 12.000 RPM, e um motor de 2 tempos com 25,4 cilindradas. O seu combustível é de Gasolina + Óleo 2 tempos, e o tanque possui uma capacidade máxima para até 550 ml.

Acompanham este modelo 1 lâmina de vidro de 40 dentes, 1 cinto de sustentação, 1 dosador de combustível, 1 kit de ferramentas e 1 óculos de proteção.

Roçadeira Kawashima Premium KW 3300-T com motor M-3300 a Gasolina

Este modelo já é mais indicado para trabalhos tidos como “medianos”, pois o seu motor é mais potente do que o modelo anterior. Apesar dele não ser um modelo costal, ainda assim traz ergonomia para o operador durante sua utilização, e você pode utilizá-lo para diferentes tipos de cortes, tal como em arbustos e relvas.

Além disso, este modelo apresenta uma rotação máxima de 12.000 RPM, e um motor de 2 tempos com 32,6 cilindradas. O seu combustível é de Gasolina + Óleo 2 tempos, e o tanque possui uma capacidade máxima para até 800 ml.

Acompanham este modelo 1 lâmina de vidro de 40 dentes, 1 cinto de sustentação, 1 dosador de combustível, 1 kit de ferramentas, 1 óculos de proteção e 1 cortador de fio de nylon.

Roçadeira Kawashima KW 52-LE

E nosso último modelo é aquele com o motor mais potente, ou seja, para te ajudar nos trabalhos mais pesados. O novo guidão deste modelo é ergonômico, ideal para proporcionar um maior conforto durante a operação, contando ainda com uma manopla de fácil manejo e ajuste do acelerador. A lâmina de 3 pás e o cabeçote de fio de nylon fazem deste um modelo completo para seu jardim!

Além disso, este modelo apresenta uma rotação máxima de 12.000 RPM, e um motor de 2 tempos com 51,7 cilindradas. O seu combustível é de Gasolina + Óleo 2 tempos, e o tanque possui uma capacidade máxima para até 1,2 litros.

Acompanham este modelo 1 cinto de sustentação duplo, 1 dosador de combustível, 1 cabeçote de fio de nylon, 1 lâmina de 3 pás  1 kit de ferramentas.

Comparando ambos os modelos

Acima nós lhe apresentamos incríveis modelos de roçadeira da Kawashima, entretanto, abaixo nós separamos uma tabela onde poderemos comparar melhor tais modelos. Então confere só!

Roçadeira Kawashima
KW 2600-CKW 3300-TKW 52-LE
Cilindradas25,4 cc32,6 cc51,7 cc
Rotação máxima12.000 RPM12.000 RPM12,000 RPM
TipoCostalLateral com empunhadura circularLateral com guidão
Diâmetro da haste24 mm26 mm28 mm
Comprimento da haste150 cm150 cm150 cm
Tipo de motor2 Tempos a gasolina2 Tempos a gasolina2 Tempos a gasolina
Tipo de combustívelGasolina + Óleo 2 tempos (25:1)Gasolina + Óleo 2 tempos (25:1)Gasolina + Óleio 2 tempos (25:1)
Capacidade do tanque550 ml800 ml1,10 L
Dimensões20 x 16 x 2 cm15 x 174 x 21 cm29 x 30 x 183 cm
Peso8,49 Kg8,7 Kg8,57 Kg
Acompanha1 lâmina de vidro de 40 dentes, 1 cinto de sustentação, 1 dosador de combustível, 1 kit de ferramentas e 1 óculos de proteção1 lâmina de vidro de 40 dentes, 1 cinto de sustentação, 1 dosador de combustível, 1 kit de ferramentas, 1 óculos de proteção e 1 cortador de fio de nylon1 cinto de sustentação duplo, 1 dosador de combustível, 1 cabeçote de fio de nylon, 1 lâmina de 3 pás 1 kit de ferramentas

Mas, mesmo com essa tabela talvez ainda fique difícil para você enxergar se a roçadeira Kawashima vale realmente a pena. Pois abaixo nós focamos justamente em te ajudar a enxergar melhor isto!

Analisando a roçadeira Kawashima

Vamos então analisar a roçadeira Kawashima, de modo a atestarmos se ela vale ou não a pena. Para tal, nós precisamos analisá-la de acordo com alguns fatores, tais como:

Quanto a potência

A primeira coisa que devemos sempre nos atentar quando procuramos uma boa roçadeira é quanto a sua potência, pois é a potência quem irá ditar seu uso. Acima nós apresentamos três modelos de roçadeira Kawashima, sendo que cada um destes modelos entra em uma das classificações de potência que você deve ficar de olho. Confere então quais são estas classificações:

  • Para potências de até 26 cc → Potências de até 26 cilindradas são o primeiro nível aqui, ou seja, elas são as roçadeiras para trabalhos mais leves. Esta potência costuma também ser a mais barata, o que faz com que ela se torne ideal para quando você precisa lidar com trabalhos mais leves, e não quer (ou não pode) gastar muito com isso;
  • Para potências de até 33 cc → Aqui nós entramos na segunda classificação de potência, entre 26 e 33 cilindradas. O nível de trabalho que você poderá desempenhar aqui já é um pouco maior, como por exemplo para vegetações mais altas e pesadas;
  • Para potências superiores a 44 cc → E por fim nós temos nossa última categoria, roçadeiras acima de 44 cilindradas. Estes são os modelos mais “robustos”, ideais para quando você deseja executar trabalhos mais pesados.

Como você pode notar, acima nós trouxemos um bom modelo Kawashima para cada categoria, e o que isso significa? Significa que a Kawashima atua em todas as faixas de potência, apresentando boas roçadeiras para qualquer que sejam suas necessidades.

Quanto ao tipo de lâmina

Mas a potência não é tudo que você deve levar em consideração na hora de usar sua roçadeira em trabalhos pesados, é necessário que a lâmina também esteja de acordo. Abaixo nós separamos os principais tipos de lâmina, todas de acordo com sua utilização, para que você consiga definir melhor qual delas é a ideal para suas necessidades:

  • Nylon → A lâmina de nylon é o primeiro tipo, e também a mais comum. Ela é bastante utilizada para serviços leves, tal como em manutenções e acabamentos;
  • Lâmina metálica de 2 pontas → Um nível acima da lâmina de nylon nós temos a metálica de 2pontos. Por ser um nível acima, essa lâmina já suporta, por exemplo, gramados maiores do que você conseguiria cortar com uma lâmina de nylon;
  • Lâmina metálica de 3 pontas → Subindo ainda mais, nós temos a lâmina metálica de 3 pontas, a qual o próprio nome já indica que é superior a de 2 pontas. Essa lâmina é aconselhável para, quando além de alta, a vegetação também esteja densa, como no caso de arbustos;
  • Serra circular → E por último nós temos a serra circular, a qual está acima das demais. Essa serra é para quando você tem aquelas vegetações resistentes pela frente, e ela pode até mesmo lidar com troncos de árvores, desde que eles sejam pequenos.

Dos modelos apresentados acima, as roçadeiras variam em lâminas de nylon e de 3 pontas, ou seja, são modelos tanto para trabalhos mais simples quando mais pesados. E isso apenas nos modelos que apresentamos acima, a Kawashima ainda possui modelos que apresentam lâminas de 2 pontas e serra circular, basta conferir em seu catálogo de acordo com suas necessidades.

Então, levando em conta as lâminas, a Kawashima não deixa a desejar!

Quanto ao combustível

Todos os modelos que citamos acima são movidos a gasolina, isso pois as roçadeiras a gasolina são as mais potentes do mercado, mais do que demais tipos.

Mas, quando vamos analisar o combustível, não basta apenas olharmos se ele é a gasolina ou não. É necessário analisarmos fatores tais como o consumo e a capacidade máxima do tanque de combustível daquele modelo. É importante analisarmos ambos os fatores, pois somente assim poderemos ter uma noção da autonomia do modelo, ou seja, por quanto tempo você poderá utilizar tal roçadeira sem que seja necessário interromper o seu trabalho para reabastecê-la.

Infelizmente, no caso das roçadeiras da Kawashima, não nos foi fornecido dados relativos a sua autonomia, apenas a capacidade máxima do tanque de combustível. Mesmo que a capacidade do tanque seja satisfatória, sem dados de consumo fica difícil mensurarmos a autonomia de cada um dos modelos, sendo a única maneira de fazermos isso seja efetivamente testando os modelos.

Não chega a ser um ponto negativo, porém é uma informação que a Kawashima poderá disponibilizar, e que ajudaria bastante na hora de comprarmos um de seus modelos.

Quanto a ergonomia

A roçadeira é uma ferramenta inteiramente manual, ou seja, é crucial de que o modelo que você for adquirir seja ergonômico, preferencialmente não muito pesado. Utilizar modelos que não sejam ergonômicos, e pesados, fará com que você tenha dificuldades em operar sua roçadeira corretamente, o que além de ser prejudicial para sua segurança, também irá comprometer a qualidade do trabalho.

Dentre os modelos que apresentamos acima, há uma roçadeira Kawashima que possui um apoio costal. Quando falamos em ergonomia, a roçadeira de apoio costal é, certamente, a mais confortável e ergonômica do mercado. Isso pois ela faz com que todo o peso da roçadeira seja igualmente distribuído em todo o seu corpo, deixando todo o processo muito mais confortável para você.

Mas mesmo nos modelos que não possuem apoio costal, ainda assim a Kawashima não decepciona, sendo que suas roçadeiras, independente do tipo, são ergonômicas e não muito pesados. Quando ao quesito ergonomia a Kawashima pontua positivamente aqui.

Quanto aos seus itens extras

Sempre que você se encontrar em dúvida quanto a dois modelos similares, a melhor maneira de desempatar essa disputa é analisando os itens extras que são oferecidos por cada um destes modelos.

A Kawashima possui uma certa padronização em seus itens extras, sendo que a maioria das roçadeiras contam com os mesmos itens extras. Ou seja, no quesito itens extras a roçadeira Kawashima não apresenta nada que a destaque de demais roçadeiras no mercado, mas ainda assim ela “cumpre o esperado”.

Quanto ao preço

E por último, mas não menos importante, o preço é algo que você deve sempre levar em consideração na hora de sua escolha!

Os modelos de roçadeira Kawashima que separamos acima não são tão baratos assim, sendo todos eles acima de R$ 1.000,00. Talvez este seja um valor inicial que você não se disponha no momento, porém, caso seu orçamento permita, então a dica é que você adquira tal roçadeira. No quesito “custo-benefício”, a roçadeira da Kawashima vale sim a pena, mesmo que inicialmente ela seja mais cara do que demais concorrentes!

A roçadeira Kawashima é boa mesmo?

Acima nós lhe mostramos três bons modelos de roçadeira Kawashima, nós realizamos primeiro uma análise separada de cada um destes modelos, e depois uma análise comparativa de todos estes modelo. Essa análise dos modelos foi importante para definirmos se a Kawashima apresentava roçadeiras que se adéquem aos principais fatores que uma boa roçadeira deve ter. Com isso nós podemos, finalmente, responder a pergunta principal deste artigo:

A roçadeira Kawashima é boa? A roçadeira Kawashima é boa, apesar da CCM não!

O que nós queremos dizer com isso? Que a CCM do Brasil, marca por trás da Kawashima, não possui uma boa avaliação no site Reclame AQUI, porém isso não influencia na qualidade da roçadeira da Kawashima, a qual é sim muito boa. Ou seja, se você estiver pensando em adquirir uma boa roçadeira, a Kawashima é uma marca que você deve sim levar em consideração!

Mas e aí, você está realmente pensando em adquirir alguma roçadeira da Kawashima? Se sim, qual delas? Ou então você já até mesmo possui uma roçadeira dela? Caso possua, conta pra gente nos comentários abaixo sua experiência com ela!