Roçadeira Perde Força Quando Acelera – O Que Fazer?

Eis que você está usando sua roçadeira, a qual nem é tão velha assim, mas ela começa a travar. Quanto mais você acelera a roçadeira, mais ela perde força, até então simplesmente morrer e te deixar na mão. Eis então que surge a dúvida: o que fazer quando sua roçadeira perde força quando acelera?

Acredite, você não está sozinho, trata-se de um problema relativamente recorrente. Mas, antes que você corra para o conserto, há algumas coisas que você mesmo pode fazer para ajudar sua roçadeira a voltar ao normal. Abaixo nós separamos algumas dicas que podem lhe ser úteis para quando você acelera sua roçadeira e ela simplesmente perde a força, acompanhe!

O que fazer quando se acelera a roçadeira e ela perde força?

Dentre todos os modelos de roçadeira (elétrica, a bateria e a gasolina), é a roçadeira a gasolina que possui a maior potência. Entretanto, costuma ser esta a roçadeira que perde a força quando se acelera.

É difícil apontarmos de cara um culpado para este problema, pois ele pode ter muitas causas. O ideal mesmo é analisar atentamente tudo o que pode estar ocorrendo com sua roçadeira. Para lhe ajudar a resolver este problema, abaixo nós separamos algumas dicas que lhe podem ser úteis, vale a pena dar uma conferida.

Dica 1 – Regulagem do ar-combustível

Esta dica é retirada diretamente o canal Geann Soares, e é bastante fácil de ser feita.

Aqui, sempre que você ligar sua roçadeira, e ela começar a esquentar, acelerar, e então morrer, a tratativa é bem simples. A primeira coisa que você deve fazer é identificar este parafuso em sua roçadeira:

Roçadeira perde a força quando acelera - Parafuso na roçadeira
Este é o parafuso de regulagem do ar-combustível, é onde você regula a entrada de combustível em sua roçadeira

Após identificar este parafuso é fácil, com uma chave de fendas dê um giro completo no parafuso no sentido anti-horário. Feito isso, verifique se sua roçadeira ainda perde força quando você a acelera, ou se agora ela funciona normalmente. Caso ela volte a operar normalmente, então ótimo, do contrário você poderá repetir o processo com a chave de fendas e ver se agora sim o problema é resolvido. Caso queira conferir o processo na íntegra, então é só dar play no vídeo abaixo:

Mas, caso mesmo após mais um ou dois giros o problema persistir, então nós podemos passar para a próxima dica aqui.

Dica 2 – Quando o combustível não chega no carburador

Esta próxima dica é retirada diretamente do canal Terra Equipamentos e do Canal Silver Box.

Aqui é quando há um vácuo no tanque, o qual impede o combustível de sair dele, e consequentemente fazendo com que sua roçadeira perde a força quando você a acelera.

Combustível com vácuo no tanque

O que fazer então? Neste caso, é necessário fazer uma abertura para a entrada de ar. Basta desmontar a tampa e fazer um pequeno furinho nela, com o auxílio de um prego ou agulha mesmo, de modo que o ar possa melhor adentrar.

Desobstruindo a tampa da roçadeira
Basta um pequeno furinho aqui

Após isso, tudo deverá ter sido resolvido, e você agora poderá ligar normalmente sua roçadeira, sem que ela perca força ao acelerar. Caso queira conferir o vídeo na íntegra para entender melhor a solução deste problema, então é só dar play abaixo:

Mas, mesmo assim o problema ainda persista, então vamos passar agora para nossa próxima e última dica desta lista.

Dica 3 – Problema na vela da roçadeira

Esta próxima dica é novamente retirada do Canal Silver Box.

Primeiramente, temos de começar dizendo que, apesar de a vela sempre ser considerada como a maior culpada sempre que você acelera sua roçadeira e ela perde a força, a verdade é que raramente ela é a verdadeira culpada.

Vela da roçadeira
Esta pecinha pequena é a vela de sua roçadeira

Você mesmo pode fazer a limpeza de sua vela, mas nunca utilize panos ou lixas para isso. Um simples palito de dentes já é o necessário aqui nesta etapa. Passe o palito por dentro de sua vela, limpando ela por dentro, fazendo uma assepsia dentro da vela, rodando pelo eletrodo. Você pode utilizar thinner, gasolina ou até mesmo um algodão na ponta do palito para lhe ajudar neste processo.

Muito cuidado para não deixar sua vela cair no chão, pois isso pode acabar amassando o eletrodo e a danificando. No caso de um eletrodo amassado, será necessário utilizar um calibre de metal, geralmente de 5 mm, ou então a moeda de calibrar vela, para ajudar a desamassar este eletrodo.

O isolador quebrado ou trincado é o terceiro defeito comum que pode acometer sua vela.

Ou seja, os três defeitos mais comuns da vela de sua roçadeira são:

  1. Sujeira
  2. Eletrodo amassado
  3. Isolador trincado ou quebrado

Dentre todos, a sujeira é sempre a mais comum. Realizando a limpeza certinha, como descrita acima, sua vela estará novinha em folha. Fazendo com que sempre que você acelera sua roçadeira, a força não mais se perde, e você possa utilizá-la normalmente. Caso queira dar uma conferida na íntegra no vídeo lhe explicando o que se deve fazer quando sua vela apresentar problemas, então é só dar play no vídeo abaixo:

Mas, caso seu problema persista mesmo você tendo passado pelas nossas três dicas acima, então o mais aconselhável é levar sua roçadeira para a assistência técnica, de modo que eles possam encontrar o verdadeiro problema.

Bônus: Como limpar o carburador da roçadeira?

Agora que você já sabe como resolver sempre que for ligar sua roçadeira e ela perde força quando acelera. Entretanto, este não é o único problema que sua roçadeira estará sujeita.

O seu carburador é o responsável aqui por abastecer o motor de sua roçadeira, criando e dosando a mistura ideal de combustível e ar em todos os motores de combustão interna. Para manter sua roçadeira sempre funcionando, é necessário manter o seu carburador sempre bem limpinho, e é pensando exatamente nisso que nós trazemos até você este passo a passo para lhe ajudar, confira!

#1 – Roçadeira sempre desligada e em um lugar plano

O primeiro cuidado que você deve ter ao limpar o carburador de sua roçadeira é conferir se ela está realmente desligada. Após isto, coloque-a sobre um local plano, e depois vá diretamente até o carburador de sua roçadeira.

#2 – Retirando o carburador

Encontrou o carburador? Ótimo, então agora você deverá retirá-lo para que possa efetivamente limpá-lo. Confira se o cabo de eletricidade, acelerador, braçadeiras de entrada e saída de ar e a mangueira da gasolina estão todas abertas. Lembre-se de que após limpar você deverá colocar tudo de volta no mesmo lugar. Então, a menos que você tenha uma memória fotográfica, o melhor a se fazer é realmente fotografar. Assim você garante que tudo vá voltar ao mesmo lugar após a limpeza, sem nenhum tipo de confusão.

#3 – Cuidado ao retirar a tampa

A tampa do carburador é bastante frágil, ou seja, muito cuidado para não danificá-la quando for retirá-la. Geralmente as tampas contam com um parafuso em baixo e um em cima, então basta desparafusá-los para retirar a tampa.

#4 – Hora da limpeza

Agora é a hora em que você começa efetivamente a limpar seu carburador. Para a limpeza você vai precisar de:

  • Uma escova de dente velha
  • Um desengraxante

Agora basta usar a escova de dente para passar o desengraxante pelas peças. Após isto, é só deixar secar sobre um papel toalha, mas lembre-se de deixar as peças sobre um local que não vá acumular poeira. Nas peças de plástico do carburador você pode usar um pano úmido, e depois secar bem.

Mas atenção, lembre-se aqui de que você não pode utilizar água para limpar as peças, apenas desengraxante ou então gasolina.

#5 – Agora é só montar tudo de volta

Acabou de limpar e secar todas as peças do seu carburador? Então agora é só remontar tudo novamente e pronto. Para esta etapa as fotos que você retirou antes realmente irão lhe ajudar. Lembre-se de que tudo deve voltar a sua exata posição, para que não ocorram problemas em sua roçadeira.

Acima nós te explicamos tudo o que você deve fazer sempre que sua roçadeira perde força quando você a acelera. Seguindo as dicas você conseguirá fazer com que sua roçadeira volte ao normal e você possa utilizá-la novamente sem nenhum problema!